Perspectivas para a formação dos profissionais da saúde : educação interprofissional em foco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lamers, Juliana Maciel de Souza
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/182426
Resumo: A presença da educação interprofissional (EIP) nos currículos da graduação em saúde reforça as atitudes para o trabalho colaborativo em equipe, por meio de um amplo reconhecimento e respeito às especificidades de cada profissão. Este ensaio discute perspectivas para a formação dos profissionais da saúde, a partir do conceito e princípios da EIP. Está organizado em três momentos. O primeiro traz reflexões teórico-conceituais de educação interprofissional em saúde e a inter-relação com o Sistema Único de Saúde (SUS), o segundo apresenta dados sobre a saúde da população brasileira e a formação médica no Brasil e o terceiro trata das possibilidades e desafios para o estabelecimento da educação interprofissional nos cursos de graduação em saúde. Os argumentos apresentados reforçam a relevância da inserção dos fundamentos teóricos e experiências de EIP na formação de profissionais da saúde, a partir da graduação e ao longo de sua trajetória profissional. Pesquisas devem ser consideradas no sentido de trazer mais conhecimento sobre como a EIP pode ser efetivamente planejada e implementada, estabelecendo seu papel em melhorar a colaboração interprofissional no trabalho em equipe e aumentar a qualidade do cuidado em saúde.
id UFRGS-2_e4af7531897a35b7884c4ec56cf5e624
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/182426
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Lamers, Juliana Maciel de SouzaToassi, Ramona Fernanda Ceriotti2018-09-22T03:01:35Z20182525-507Xhttp://hdl.handle.net/10183/182426001074766A presença da educação interprofissional (EIP) nos currículos da graduação em saúde reforça as atitudes para o trabalho colaborativo em equipe, por meio de um amplo reconhecimento e respeito às especificidades de cada profissão. Este ensaio discute perspectivas para a formação dos profissionais da saúde, a partir do conceito e princípios da EIP. Está organizado em três momentos. O primeiro traz reflexões teórico-conceituais de educação interprofissional em saúde e a inter-relação com o Sistema Único de Saúde (SUS), o segundo apresenta dados sobre a saúde da população brasileira e a formação médica no Brasil e o terceiro trata das possibilidades e desafios para o estabelecimento da educação interprofissional nos cursos de graduação em saúde. Os argumentos apresentados reforçam a relevância da inserção dos fundamentos teóricos e experiências de EIP na formação de profissionais da saúde, a partir da graduação e ao longo de sua trajetória profissional. Pesquisas devem ser consideradas no sentido de trazer mais conhecimento sobre como a EIP pode ser efetivamente planejada e implementada, estabelecendo seu papel em melhorar a colaboração interprofissional no trabalho em equipe e aumentar a qualidade do cuidado em saúde.The existence of interprofessional education (IPE) in the curriculum of health education strengths the collaborative teamwork, since it brings large acknowledgment and respect to the specificities of each profession. This essay argues perspectives for the education of health professionals based on the concept and principles of IPE. It is organized in three moments. The first presents theoretical-conceptual reflections of interprofessional health education and the interrelationship with the Unified Health System (Sistema Único de Saúde or SUS); the second presents data about the health of the Brazilian population and the medical education in Brazil; and the third approaches the possibilities and challenges for the statement of interprofessional education in health education. The arguments presented herein reinforce the relevance of the insertion of the theoretical foundations and experiences of IPE in the education of health professionals, from graduation throughout their professional career. It is still necessary more researches to understand how IPE can be effectively planned and implemented, in order to constitute its role in improving interprofessional teamwork and increasing the quality of health care.La presencia de la educación interprofesional en los currículos de la graduación en salud refuerza las actitudes para el trabajo colaborativo en equipo, a través de un amplio reconocimiento y respeto a las especificidades de cada profesión. Este ensayo discute perspectivas para la formación de los profesionales de la salud, a partir del concepto y principios de la educación interprofesional. Está organizado en tres momentos. El primero trae reflexiones teórico-conceptuales de educación interprofesional en salud y la interrelación con el Sistema Único de Salud (SUS), el segundo presenta datos sobre la salud de la población brasileña y la formación médica en Brasil y el tercero trata de las posibilidades y desafíos para El establecimiento de la educación interprofesional en los cursos de graduación en salud. Los argumentos presentados refuerzan la relevancia de la inserción de los fundamentos teóricos y experiencias de educación interprofesional en salud en la formación de profesionales de la salud, a partir de la graduación ya lo largo de su trayectoria profesional. Las investigaciones deben considerarse en el sentido de traer más conocimiento sobre cómo la educación interprofesional puede ser efectivamente planificada e implementada, estableciendo su papel en mejorar la colaboración interprofesional en el trabajo en equipo y aumentar la calidad del cuidado en salud.application/pdfporRevista saberes plurais : educação na saúde. Porto Alegre, RS. Vol. 2, n. 2 (ago. 2018), p. 34-42CurrículoRelações interprofissionaisEducação em saúdeSistema Único de SaúdeEducationHigherCurriculumInterprofessional relationsInterprofessional educationInterdisciplinary communicationUnified Health SystemEducación superiorCurriculumRelaciones interprofesionalesEducación interprofesionalComunicación interdisciplinariaSistema único de saludPerspectivas para a formação dos profissionais da saúde : educação interprofissional em focoProspects for the training of health professionals : interprofessional education in focusPerspectivas para la formación de los profesionales de la salud: educación interprofesional en focoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001074766.pdfTexto completoapplication/pdf282541http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182426/1/001074766.pdf1cd49713b795324373d0e8d9bc5fe2c6MD51TEXT001074766.pdf.txt001074766.pdf.txtExtracted Texttext/plain27885http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182426/2/001074766.pdf.txt9256893fe4f51cd796a30162122e1042MD52THUMBNAIL001074766.pdf.jpg001074766.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2307http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182426/3/001074766.pdf.jpg6bbd08d5e1c4520ce25eb58898e2c3bcMD5310183/1824262019-03-09 02:35:28.101024oai:www.lume.ufrgs.br:10183/182426Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-03-09T05:35:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Perspectivas para a formação dos profissionais da saúde : educação interprofissional em foco
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Prospects for the training of health professionals : interprofessional education in focus
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Perspectivas para la formación de los profesionales de la salud: educación interprofesional en foco
title Perspectivas para a formação dos profissionais da saúde : educação interprofissional em foco
spellingShingle Perspectivas para a formação dos profissionais da saúde : educação interprofissional em foco
Lamers, Juliana Maciel de Souza
Currículo
Relações interprofissionais
Educação em saúde
Sistema Único de Saúde
Education
Higher
Curriculum
Interprofessional relations
Interprofessional education
Interdisciplinary communication
Unified Health System
Educación superior
Curriculum
Relaciones interprofesionales
Educación interprofesional
Comunicación interdisciplinaria
Sistema único de salud
title_short Perspectivas para a formação dos profissionais da saúde : educação interprofissional em foco
title_full Perspectivas para a formação dos profissionais da saúde : educação interprofissional em foco
title_fullStr Perspectivas para a formação dos profissionais da saúde : educação interprofissional em foco
title_full_unstemmed Perspectivas para a formação dos profissionais da saúde : educação interprofissional em foco
title_sort Perspectivas para a formação dos profissionais da saúde : educação interprofissional em foco
author Lamers, Juliana Maciel de Souza
author_facet Lamers, Juliana Maciel de Souza
Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti
author_role author
author2 Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lamers, Juliana Maciel de Souza
Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
Relações interprofissionais
Educação em saúde
Sistema Único de Saúde
topic Currículo
Relações interprofissionais
Educação em saúde
Sistema Único de Saúde
Education
Higher
Curriculum
Interprofessional relations
Interprofessional education
Interdisciplinary communication
Unified Health System
Educación superior
Curriculum
Relaciones interprofesionales
Educación interprofesional
Comunicación interdisciplinaria
Sistema único de salud
dc.subject.eng.fl_str_mv Education
Higher
Curriculum
Interprofessional relations
Interprofessional education
Interdisciplinary communication
Unified Health System
dc.subject.spa.fl_str_mv Educación superior
Curriculum
Relaciones interprofesionales
Educación interprofesional
Comunicación interdisciplinaria
Sistema único de salud
description A presença da educação interprofissional (EIP) nos currículos da graduação em saúde reforça as atitudes para o trabalho colaborativo em equipe, por meio de um amplo reconhecimento e respeito às especificidades de cada profissão. Este ensaio discute perspectivas para a formação dos profissionais da saúde, a partir do conceito e princípios da EIP. Está organizado em três momentos. O primeiro traz reflexões teórico-conceituais de educação interprofissional em saúde e a inter-relação com o Sistema Único de Saúde (SUS), o segundo apresenta dados sobre a saúde da população brasileira e a formação médica no Brasil e o terceiro trata das possibilidades e desafios para o estabelecimento da educação interprofissional nos cursos de graduação em saúde. Os argumentos apresentados reforçam a relevância da inserção dos fundamentos teóricos e experiências de EIP na formação de profissionais da saúde, a partir da graduação e ao longo de sua trajetória profissional. Pesquisas devem ser consideradas no sentido de trazer mais conhecimento sobre como a EIP pode ser efetivamente planejada e implementada, estabelecendo seu papel em melhorar a colaboração interprofissional no trabalho em equipe e aumentar a qualidade do cuidado em saúde.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-09-22T03:01:35Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/182426
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2525-507X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001074766
identifier_str_mv 2525-507X
001074766
url http://hdl.handle.net/10183/182426
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista saberes plurais : educação na saúde. Porto Alegre, RS. Vol. 2, n. 2 (ago. 2018), p. 34-42
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182426/1/001074766.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182426/2/001074766.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182426/3/001074766.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1cd49713b795324373d0e8d9bc5fe2c6
9256893fe4f51cd796a30162122e1042
6bbd08d5e1c4520ce25eb58898e2c3bc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224951523442688