O Impacto das mudanças no ensino durante a pandemia de Covid-19 : desafios e perspectivas com o retorno às aulas presenciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borba, Lucas Eduardo de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/250655
Resumo: O presente trabalho visa apresentar a partir de relatos dos alunos da rede pública estadual, as dificuldades enfrentadas na implementação do ensino remoto emergencial (ERE), como alternativa a não suspensão das aulas no ano letivo de 2020 por conta da pandemia de COVID-19. O estudo se propôs através da metodologia de Grupo Focal, compreender como um grupo de jovens estudantes vivenciou esse período de ERE, suas dificuldades e perspectivas, bem como o desafio em retornar à escola depois de quase dois anos. Para este estudo, foram realizados dois encontros com um grupo de alunos do terceiro ano do ensino médio noturno na E.E.E.M Padre Reus, localizada na zona sul da cidade de Porto Alegre - RS. Os resultados evidenciaram a dificuldade dos estudantes em participar das aulas e atividades propostas a partir do uso do ERE e salientaram como vivenciaram a falta do ambiente escolar. Atrelado a isso, destaca-se que a necessidade de urgência na implantação do ERE dificultou a adequação e adaptação dos planos de aula tornando a interação entre aluno e professor muito baixa e acarretando a diminuição do vínculo com a escola durante esse período. Com o retorno as salas de aula, surgem inseguranças e lacunas se tornam perceptíveis, mas ainda assim os alunos ousam sonhar e pensar no seu futuro.
id UFRGS-2_5672f2e7025ad260e322f2f4bcee5e74
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/250655
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Borba, Lucas Eduardo deKaercher, Nestor André2022-11-04T04:37:19Z2022http://hdl.handle.net/10183/250655001153023O presente trabalho visa apresentar a partir de relatos dos alunos da rede pública estadual, as dificuldades enfrentadas na implementação do ensino remoto emergencial (ERE), como alternativa a não suspensão das aulas no ano letivo de 2020 por conta da pandemia de COVID-19. O estudo se propôs através da metodologia de Grupo Focal, compreender como um grupo de jovens estudantes vivenciou esse período de ERE, suas dificuldades e perspectivas, bem como o desafio em retornar à escola depois de quase dois anos. Para este estudo, foram realizados dois encontros com um grupo de alunos do terceiro ano do ensino médio noturno na E.E.E.M Padre Reus, localizada na zona sul da cidade de Porto Alegre - RS. Os resultados evidenciaram a dificuldade dos estudantes em participar das aulas e atividades propostas a partir do uso do ERE e salientaram como vivenciaram a falta do ambiente escolar. Atrelado a isso, destaca-se que a necessidade de urgência na implantação do ERE dificultou a adequação e adaptação dos planos de aula tornando a interação entre aluno e professor muito baixa e acarretando a diminuição do vínculo com a escola durante esse período. Com o retorno as salas de aula, surgem inseguranças e lacunas se tornam perceptíveis, mas ainda assim os alunos ousam sonhar e pensar no seu futuro.application/pdfporEnsino de geografiaGeografia escolarEnsino Remoto Emergencial (ERE)O Impacto das mudanças no ensino durante a pandemia de Covid-19 : desafios e perspectivas com o retorno às aulas presenciaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPorto Alegre, BR-RS2022Geografia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001153023.pdf.txt001153023.pdf.txtExtracted Texttext/plain69719http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250655/2/001153023.pdf.txtd270c95e7dc7bbcafd2f52abec0484a6MD52ORIGINAL001153023.pdfTexto completoapplication/pdf685664http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250655/1/001153023.pdf94746012011c1992d55b94efc983de3aMD5110183/2506552022-11-05 04:49:00.570607oai:www.lume.ufrgs.br:10183/250655Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-11-05T07:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O Impacto das mudanças no ensino durante a pandemia de Covid-19 : desafios e perspectivas com o retorno às aulas presenciais
title O Impacto das mudanças no ensino durante a pandemia de Covid-19 : desafios e perspectivas com o retorno às aulas presenciais
spellingShingle O Impacto das mudanças no ensino durante a pandemia de Covid-19 : desafios e perspectivas com o retorno às aulas presenciais
Borba, Lucas Eduardo de
Ensino de geografia
Geografia escolar
Ensino Remoto Emergencial (ERE)
title_short O Impacto das mudanças no ensino durante a pandemia de Covid-19 : desafios e perspectivas com o retorno às aulas presenciais
title_full O Impacto das mudanças no ensino durante a pandemia de Covid-19 : desafios e perspectivas com o retorno às aulas presenciais
title_fullStr O Impacto das mudanças no ensino durante a pandemia de Covid-19 : desafios e perspectivas com o retorno às aulas presenciais
title_full_unstemmed O Impacto das mudanças no ensino durante a pandemia de Covid-19 : desafios e perspectivas com o retorno às aulas presenciais
title_sort O Impacto das mudanças no ensino durante a pandemia de Covid-19 : desafios e perspectivas com o retorno às aulas presenciais
author Borba, Lucas Eduardo de
author_facet Borba, Lucas Eduardo de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borba, Lucas Eduardo de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kaercher, Nestor André
contributor_str_mv Kaercher, Nestor André
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de geografia
Geografia escolar
Ensino Remoto Emergencial (ERE)
topic Ensino de geografia
Geografia escolar
Ensino Remoto Emergencial (ERE)
description O presente trabalho visa apresentar a partir de relatos dos alunos da rede pública estadual, as dificuldades enfrentadas na implementação do ensino remoto emergencial (ERE), como alternativa a não suspensão das aulas no ano letivo de 2020 por conta da pandemia de COVID-19. O estudo se propôs através da metodologia de Grupo Focal, compreender como um grupo de jovens estudantes vivenciou esse período de ERE, suas dificuldades e perspectivas, bem como o desafio em retornar à escola depois de quase dois anos. Para este estudo, foram realizados dois encontros com um grupo de alunos do terceiro ano do ensino médio noturno na E.E.E.M Padre Reus, localizada na zona sul da cidade de Porto Alegre - RS. Os resultados evidenciaram a dificuldade dos estudantes em participar das aulas e atividades propostas a partir do uso do ERE e salientaram como vivenciaram a falta do ambiente escolar. Atrelado a isso, destaca-se que a necessidade de urgência na implantação do ERE dificultou a adequação e adaptação dos planos de aula tornando a interação entre aluno e professor muito baixa e acarretando a diminuição do vínculo com a escola durante esse período. Com o retorno as salas de aula, surgem inseguranças e lacunas se tornam perceptíveis, mas ainda assim os alunos ousam sonhar e pensar no seu futuro.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-04T04:37:19Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/250655
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001153023
url http://hdl.handle.net/10183/250655
identifier_str_mv 001153023
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250655/2/001153023.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250655/1/001153023.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d270c95e7dc7bbcafd2f52abec0484a6
94746012011c1992d55b94efc983de3a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224643505291264