Quem planeja uma pandemia? reflexões sobre aprendizagem, planejamento e mudanças das aulas de Geografia com o ensino remoto emergencial frente à pandemia de coronavírus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Rai Nunes dos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/232896
Resumo: Este trabalho tem como tema central a discussão sobre aprendizagem, planejamento e Ensino de Geografia frente à pandemia de coronavírus entre os anos de 2020 e 2021. A discussão está pautada a partir de perguntas de pesquisa que versam sobre quais são as modificações ocasionadas pela adoção do Ensino Remoto Emergencial (ERE) e de que maneira estas modificações incidem sobre as práticas de ensino. Nesse sentido, discutimos a implementação das aulas remotas, os desafios com as tecnologias digitais, bem como as angústias e pressões sofridas pelos professores, como o aumento da carga de trabalho. Nossa argumentação teórica parte do pressuposto de que é necessário se instrumentalizar a partir de planejamentos e de abordagens que tenham o aluno como sujeito protagonista junto aos objetos do conhecimento, promovendo valorização das experiências vividas pelos alunos, onde o exercício do planejamento seja valorizado como ato criativo e que rompe com paradigmas. Para o registro do transcurso da pandemia a partir dos professores, escolhemos uma metodologia de trabalho, além de uma revisão teórica e contextualização do momento: realizou-se entrevistas do tipo narrativa com quatro professores que vivenciaram esse período do ERE. A partir de suas falas, construímos uma argumentação que se relaciona com o teórico e que visa deixar registrados os impactos e transformações que foram ocasionados pela implementação do ERE. Por fim, dialogamos sobre a importância do planejamento como instrumento chave no exercício da docência, destacando alguns horizontes que a retomada das aulas presenciais oferece, destacando que aulas novamente se modificarão a partir da volta ao ensino presencial, que é um retorno a uma realidade diferente do que experienciávamos antes da pandemia.
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