Quem planeja uma pandemia? reflexões sobre aprendizagem, planejamento e mudanças das aulas de Geografia com o ensino remoto emergencial frente à pandemia de coronavírus
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/232896 |
Resumo: | Este trabalho tem como tema central a discussão sobre aprendizagem, planejamento e Ensino de Geografia frente à pandemia de coronavírus entre os anos de 2020 e 2021. A discussão está pautada a partir de perguntas de pesquisa que versam sobre quais são as modificações ocasionadas pela adoção do Ensino Remoto Emergencial (ERE) e de que maneira estas modificações incidem sobre as práticas de ensino. Nesse sentido, discutimos a implementação das aulas remotas, os desafios com as tecnologias digitais, bem como as angústias e pressões sofridas pelos professores, como o aumento da carga de trabalho. Nossa argumentação teórica parte do pressuposto de que é necessário se instrumentalizar a partir de planejamentos e de abordagens que tenham o aluno como sujeito protagonista junto aos objetos do conhecimento, promovendo valorização das experiências vividas pelos alunos, onde o exercício do planejamento seja valorizado como ato criativo e que rompe com paradigmas. Para o registro do transcurso da pandemia a partir dos professores, escolhemos uma metodologia de trabalho, além de uma revisão teórica e contextualização do momento: realizou-se entrevistas do tipo narrativa com quatro professores que vivenciaram esse período do ERE. A partir de suas falas, construímos uma argumentação que se relaciona com o teórico e que visa deixar registrados os impactos e transformações que foram ocasionados pela implementação do ERE. Por fim, dialogamos sobre a importância do planejamento como instrumento chave no exercício da docência, destacando alguns horizontes que a retomada das aulas presenciais oferece, destacando que aulas novamente se modificarão a partir da volta ao ensino presencial, que é um retorno a uma realidade diferente do que experienciávamos antes da pandemia. |
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Santos, Rai Nunes dosCostella, Roselane Zordan2021-12-14T04:27:03Z2021http://hdl.handle.net/10183/232896001134766Este trabalho tem como tema central a discussão sobre aprendizagem, planejamento e Ensino de Geografia frente à pandemia de coronavírus entre os anos de 2020 e 2021. A discussão está pautada a partir de perguntas de pesquisa que versam sobre quais são as modificações ocasionadas pela adoção do Ensino Remoto Emergencial (ERE) e de que maneira estas modificações incidem sobre as práticas de ensino. Nesse sentido, discutimos a implementação das aulas remotas, os desafios com as tecnologias digitais, bem como as angústias e pressões sofridas pelos professores, como o aumento da carga de trabalho. Nossa argumentação teórica parte do pressuposto de que é necessário se instrumentalizar a partir de planejamentos e de abordagens que tenham o aluno como sujeito protagonista junto aos objetos do conhecimento, promovendo valorização das experiências vividas pelos alunos, onde o exercício do planejamento seja valorizado como ato criativo e que rompe com paradigmas. Para o registro do transcurso da pandemia a partir dos professores, escolhemos uma metodologia de trabalho, além de uma revisão teórica e contextualização do momento: realizou-se entrevistas do tipo narrativa com quatro professores que vivenciaram esse período do ERE. A partir de suas falas, construímos uma argumentação que se relaciona com o teórico e que visa deixar registrados os impactos e transformações que foram ocasionados pela implementação do ERE. Por fim, dialogamos sobre a importância do planejamento como instrumento chave no exercício da docência, destacando alguns horizontes que a retomada das aulas presenciais oferece, destacando que aulas novamente se modificarão a partir da volta ao ensino presencial, que é um retorno a uma realidade diferente do que experienciávamos antes da pandemia.Este trabajo tiene como tema central la discusión sobre aprendizaje, planificación y Enseñanza de la Geografía ante la pandemia del coronavirus entre los años 2020 y 2021. La discusión se fundamenta en preguntas de investigación que tratan sobre cuál y cómo han sido las modificaciones que la adopción de la Educación Remota de Emergencia (ERE) ha tenido en las prácticas docentes. Dentro de esto, discutimos la implementación de clases remotas, los desafíos con las tecnologías digitales, así como las ansiedades y presiones que sufren los maestros, como el aumento de la carga de trabajo. Nuestra argumentación teórica es parte de que es necesario instrumentalizarse desde la planificación y los enfoques del alumno como sujeto protagonista junto con los objetos de conocimiento, en valorar las experiencias vividas por los alumnos, donde se valora el ejercicio de planificación como un acto creativo y que rompe con paradigmas. Para el registro del curso de la pandemia por parte de los docentes, se eligió una metodología de trabajo, además de una revisión teórica y contextualización del momento, se realizaron entrevistas narrativas a cuatro docentes que experimentaron este periodo de ERE. A partir de sus discursos, construimos un argumento que se relaciona con lo teórico y que pretende dejar los impactos y transformaciones que fueron provocados por la implementación del ERE. Finalmente, concluimos el texto dialogando sobre la importancia de la planificación como instrumento clave en el ejercicio de la docencia, destacando algunos horizontes que ofrece la reanudación de las clases presenciales, destacando que las clases volverán a cambiar desde el regreso a la docencia presencial, que es un retorno diferente al de antes de la pandemia.application/pdfporEnsino de geografiaProfessoresCoronavirusEnsino Remoto Emergencial (ERE)Enseñanza de GeografíaPandemiaNarrativaEducación remotaMaestrosQuem planeja uma pandemia? reflexões sobre aprendizagem, planejamento e mudanças das aulas de Geografia com o ensino remoto emergencial frente à pandemia de coronavírusinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPorto Alegre, BR-RS2021Geografia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001134766.pdf.txt001134766.pdf.txtExtracted Texttext/plain97007http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232896/2/001134766.pdf.txt09e34a3ee3ff8fab86646500b7e15567MD52ORIGINAL001134766.pdfTexto completoapplication/pdf906430http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232896/1/001134766.pdfda376a1b1edccedca793725ffaf6f866MD5110183/2328962022-01-07 05:27:59.933161oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232896Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-01-07T07:27:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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