M[e]nino ou m[i]nino? Bol[o] ou bol[u]? : O tratamento das vogais do português brasileiro (LE) por manuais voltados a aprendizes argentinos
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/173376 |
Resumo: | Neste artigo, analisamos o tratamento dispensado ao componente fonético-fonológico em duas séries de materiais didáticos voltadas ao ensino do português brasileiro (LE) para aprendizes argentinos. Concentramo-nos, especificamente, no ensino do sistema vocálico. A análise dos materiais revela que, ainda que as oposições em posição tônica sejam abordadas pelas duas séries, há pouca sistematicidade no que diz respeito à posição átona. As pós-tônicas não-finais são tratadas por ambas as coleções, ao passo que a variação da pré-tônica é marginalmente abordada. Os resultados chamam a atenção para a necessidade de materiais que abordem a variação do sistema vocálico átono, bem como ressaltam o papel fundamental da formação teórica do profissional de ensino para uso eficiente desses materiais. |
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Alves, Ubiratã KickhöfelSilva, Susiele Machry da2018-03-15T02:31:45Z20131415-1928http://hdl.handle.net/10183/173376000895296Neste artigo, analisamos o tratamento dispensado ao componente fonético-fonológico em duas séries de materiais didáticos voltadas ao ensino do português brasileiro (LE) para aprendizes argentinos. Concentramo-nos, especificamente, no ensino do sistema vocálico. A análise dos materiais revela que, ainda que as oposições em posição tônica sejam abordadas pelas duas séries, há pouca sistematicidade no que diz respeito à posição átona. As pós-tônicas não-finais são tratadas por ambas as coleções, ao passo que a variação da pré-tônica é marginalmente abordada. Os resultados chamam a atenção para a necessidade de materiais que abordem a variação do sistema vocálico átono, bem como ressaltam o papel fundamental da formação teórica do profissional de ensino para uso eficiente desses materiais.In this article, we investigate the teaching of phonetic-phonological aspects of Brazilian Portuguese as a Foreign Language in two series of coursebooks aimed at Argentinean learners. We concentrate our discussion on the teaching of the Brazilian Portuguese vowel system. Our analysis has shown that, even though the two collections concentrate on the teaching of stressed vowels, there is little agreement with regard to the teaching of vowels in unstressed positions. Final unstressed vowels are approached in the two teaching materials, whereas pretonic variation is marginally addressed. The results in this study highlight the important role to be played by a consistent theoretical basis brought by teachers when using these materials.application/pdfporLinguagem & ensino. Pelotas, RS. Vol. 16, n. 1 (jan./jun. 2013), p. 131-153Língua portuguesaAprendizagem de língua estrangeiraSistema vocálicoMaterial didáticoPhonological acquisition of Brazilian Portuguese as a Foreign LanguageBrazilian Portuguese vowel systemAnalysis of teaching materialsM[e]nino ou m[i]nino? Bol[o] ou bol[u]? : O tratamento das vogais do português brasileiro (LE) por manuais voltados a aprendizes argentinosM[e]nino or m[i]nino? Bol[o] or bol[u]? The teaching of Brazilian Portuguese vowels (FL) in coursebooks for Argentinean learners info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000895296.pdf000895296.pdfTexto completoapplication/pdf345906http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173376/1/000895296.pdf7a9cfe7a85660be354c264808c765d8eMD51TEXT000895296.pdf.txt000895296.pdf.txtExtracted Texttext/plain51827http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173376/2/000895296.pdf.txt013cf84bcbbc8d16e67c563b78fcf454MD5210183/1733762018-03-16 02:31:28.048364oai:www.lume.ufrgs.br:10183/173376Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-03-16T05:31:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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Neste artigo, analisamos o tratamento dispensado ao componente fonético-fonológico em duas séries de materiais didáticos voltadas ao ensino do português brasileiro (LE) para aprendizes argentinos. Concentramo-nos, especificamente, no ensino do sistema vocálico. A análise dos materiais revela que, ainda que as oposições em posição tônica sejam abordadas pelas duas séries, há pouca sistematicidade no que diz respeito à posição átona. As pós-tônicas não-finais são tratadas por ambas as coleções, ao passo que a variação da pré-tônica é marginalmente abordada. Os resultados chamam a atenção para a necessidade de materiais que abordem a variação do sistema vocálico átono, bem como ressaltam o papel fundamental da formação teórica do profissional de ensino para uso eficiente desses materiais. |
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