É possível pensar de outro modo a educação em enfermagem?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kruse, Maria Henriqueta Luce
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/85878
Resumo: Discorre sobre as práticas pedagógicas que constituem a enfermeira, onde se estabelecem, regulam e modificam as relações deste sujeito consigo mesmo e nas quais se constitui a experiência de si. Aponta os discursos que a produzem, as condições de possibilidades do aparecimento desta profissão no Brasil, os repertórios de modos de experiência de si e os dispositivos para formação de seus membros, destacando quatro aspectos da Tese “Os poderes dos corpos frios”: a disciplina de Anatomia, as técnicas de enfermagem, o exame físico e os diagnósticos de enfermagem, aqui vistos como dispositivos produtores dos corpos frios. Aponta tais estratégias de ensino como representativas de um determinado modo de ensinar enfermagem, ressaltando que os mecanismos disciplinares que permeiam o modo como ensinamos podem nos impedir de pensar de outro modo o ensino de enfermagem.
id UFRGS-2_5689436e1cea368e595afdc20417f8af
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/85878
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Kruse, Maria Henriqueta Luce2014-01-16T01:53:11Z20081414-8145http://hdl.handle.net/10183/85878000643667Discorre sobre as práticas pedagógicas que constituem a enfermeira, onde se estabelecem, regulam e modificam as relações deste sujeito consigo mesmo e nas quais se constitui a experiência de si. Aponta os discursos que a produzem, as condições de possibilidades do aparecimento desta profissão no Brasil, os repertórios de modos de experiência de si e os dispositivos para formação de seus membros, destacando quatro aspectos da Tese “Os poderes dos corpos frios”: a disciplina de Anatomia, as técnicas de enfermagem, o exame físico e os diagnósticos de enfermagem, aqui vistos como dispositivos produtores dos corpos frios. Aponta tais estratégias de ensino como representativas de um determinado modo de ensinar enfermagem, ressaltando que os mecanismos disciplinares que permeiam o modo como ensinamos podem nos impedir de pensar de outro modo o ensino de enfermagem.Considers the pedagogical practices that are used in nursing where the relations of this person are established, regulated, and modified with themselves and where their own experience is made up. It points out the discourses that produce this, the conditions of possibilities of the rise of this profession in Brazil, the repertoires of ways of experiencing themselves, and the instruments for the formation of its members, focusing on four aspects of the Thesis The powers of the cold bodies: the discipline of Anatomy, the nursing techniques, the physical exam, and the nursing diagnosis here viewed as apparatuses that produce cold bodies. It points out such teaching strategies as representative of a certain way of teaching nursing, pointing out that the disciplinary mechanisms that permeate the way how we teach can keep us from thinking that nursing instruction could be done differently.Discurre sobre las prácticas pedagógicas que constituyen la enfermera, donde se establecen, regulan y modifican las relaciones de este sujeto consigo mismo y en las cuales se constituye la experiencia de sí. Apunta a los discursos que la producen, las condiciones de posibilidades del nacimiento de esta profesión en Brasil, los repertorios de modos de experiencia de sí y los dispositivos para la formación de sus miembros, destacando cuatro aspectos de la Tesis. “Los poderes de los cuerpos fríos: la disciplina de Anatomía”, las técnicas de enfermería, el examen físico y los diagnósticos de enfermería, aquí vistos como dispositivos productores de los cuerpos fríos. Apunta tales estrategias de enseñanza como representativas de un determinado modo de enseñar enfermería, resaltando que los mecanismos disciplinarios que atraviesan la forma de cómo enseñamos nos pueden impedir pensar de otra manera la enseñanza de enfermería.application/pdfporEscola Anna Nery: Revista de Enfermagem. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 12, n. 2 (jun. 2008), p. 348-352Educação em enfermagemEnfermagem : HistóriaEducation, nursingEducation, higherHistory of nursingEducación en enfermeríaEducación superiorHistoria de la enfermeríaÉ possível pensar de outro modo a educação em enfermagem?Is it possible to view nursing education differently? ¿Es posible pensar de otra manera la educación en enfermería? info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000643667.pdf.txt000643667.pdf.txtExtracted Texttext/plain27710http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85878/2/000643667.pdf.txtf084b21ab0b4a2dc4d8165f573059f71MD52ORIGINAL000643667.pdf000643667.pdfTexto completoapplication/pdf71686http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85878/1/000643667.pdf153a805576ca292fbef9110ced42f1ccMD51THUMBNAIL000643667.pdf.jpg000643667.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1712http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85878/3/000643667.pdf.jpge2ec523c2b8be539860cc89e948de8d6MD5310183/858782018-10-05 08:20:31.631oai:www.lume.ufrgs.br:10183/85878Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T11:20:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv É possível pensar de outro modo a educação em enfermagem?
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Is it possible to view nursing education differently?
dc.title.alternative.es.fl_str_mv ¿Es posible pensar de otra manera la educación en enfermería?
title É possível pensar de outro modo a educação em enfermagem?
spellingShingle É possível pensar de outro modo a educação em enfermagem?
Kruse, Maria Henriqueta Luce
Educação em enfermagem
Enfermagem : História
Education, nursing
Education, higher
History of nursing
Educación en enfermería
Educación superior
Historia de la enfermería
title_short É possível pensar de outro modo a educação em enfermagem?
title_full É possível pensar de outro modo a educação em enfermagem?
title_fullStr É possível pensar de outro modo a educação em enfermagem?
title_full_unstemmed É possível pensar de outro modo a educação em enfermagem?
title_sort É possível pensar de outro modo a educação em enfermagem?
author Kruse, Maria Henriqueta Luce
author_facet Kruse, Maria Henriqueta Luce
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kruse, Maria Henriqueta Luce
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em enfermagem
Enfermagem : História
topic Educação em enfermagem
Enfermagem : História
Education, nursing
Education, higher
History of nursing
Educación en enfermería
Educación superior
Historia de la enfermería
dc.subject.eng.fl_str_mv Education, nursing
Education, higher
History of nursing
dc.subject.spa.fl_str_mv Educación en enfermería
Educación superior
Historia de la enfermería
description Discorre sobre as práticas pedagógicas que constituem a enfermeira, onde se estabelecem, regulam e modificam as relações deste sujeito consigo mesmo e nas quais se constitui a experiência de si. Aponta os discursos que a produzem, as condições de possibilidades do aparecimento desta profissão no Brasil, os repertórios de modos de experiência de si e os dispositivos para formação de seus membros, destacando quatro aspectos da Tese “Os poderes dos corpos frios”: a disciplina de Anatomia, as técnicas de enfermagem, o exame físico e os diagnósticos de enfermagem, aqui vistos como dispositivos produtores dos corpos frios. Aponta tais estratégias de ensino como representativas de um determinado modo de ensinar enfermagem, ressaltando que os mecanismos disciplinares que permeiam o modo como ensinamos podem nos impedir de pensar de outro modo o ensino de enfermagem.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-01-16T01:53:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/85878
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1414-8145
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000643667
identifier_str_mv 1414-8145
000643667
url http://hdl.handle.net/10183/85878
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Escola Anna Nery: Revista de Enfermagem. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 12, n. 2 (jun. 2008), p. 348-352
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85878/2/000643667.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85878/1/000643667.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85878/3/000643667.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f084b21ab0b4a2dc4d8165f573059f71
153a805576ca292fbef9110ced42f1cc
e2ec523c2b8be539860cc89e948de8d6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224819671302144