A importância dos jogos na educação infantil evidenciada na Revista Nova Escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/253228 |
Resumo: | Esta pesquisa decorre da construção do Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia, no qual tive a intenção de aprofundar o conhecimento sobre a importância dos jogos na educação infantil evidenciada na Revista Nova Escola. Parte do pressuposto de que somos educados em instituições formais de ensino, mas também nos educamos na cultura. Por essa razão, estabeleceu-se como problema de pesquisa, as seguintes questões: que lugar o jogo ocupa e o que diz sobre a infância nas narrativas postas em circulação na revista nova escola endereçada à professores? Trata-se de jogos com ou sem competição, para usarmos em sala de aula no desempenho do ensino-aprendizagem. Pretendeu-se encontrar elementos para problematizar o modo como tais lições podem ser tomadas para promoção da ludicidade em sala de aula. A pesquisa se caracteriza como de caráter exploratório e qualitativo. Os resultados mapeados demonstram que uma das principais lições ensinadas na Revista Nova Escola, aqui analisadas, foram encontrados nove artigos, cujo tema representa o objeto dessa pesquisa, onde os jogos podem ser um excelente recurso para alunos com dificuldades de aprendizagem, concentração e atenção. E ainda, pode-se perceber certo otimismo tecnológico quanto aos jogos em redes sociais, pois hoje em dia, os alunos estão super envolvidos nas tecnologias. Por essas razões, conclui-se que os jogos com ou sem competições devem sim estar presentes dentro e fora da sala de aula, sendo uma segunda ferramenta para o aprendizado, por meio da ludicidade própria das mídias contemporâneas. |
id |
UFRGS-2_31b966312ad01550ed43b8227c05e18d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253228 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pedroso, Fabiane ForiniSiqueira, André Boccasius2022-12-24T05:06:37Z2022http://hdl.handle.net/10183/253228001155128Esta pesquisa decorre da construção do Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia, no qual tive a intenção de aprofundar o conhecimento sobre a importância dos jogos na educação infantil evidenciada na Revista Nova Escola. Parte do pressuposto de que somos educados em instituições formais de ensino, mas também nos educamos na cultura. Por essa razão, estabeleceu-se como problema de pesquisa, as seguintes questões: que lugar o jogo ocupa e o que diz sobre a infância nas narrativas postas em circulação na revista nova escola endereçada à professores? Trata-se de jogos com ou sem competição, para usarmos em sala de aula no desempenho do ensino-aprendizagem. Pretendeu-se encontrar elementos para problematizar o modo como tais lições podem ser tomadas para promoção da ludicidade em sala de aula. A pesquisa se caracteriza como de caráter exploratório e qualitativo. Os resultados mapeados demonstram que uma das principais lições ensinadas na Revista Nova Escola, aqui analisadas, foram encontrados nove artigos, cujo tema representa o objeto dessa pesquisa, onde os jogos podem ser um excelente recurso para alunos com dificuldades de aprendizagem, concentração e atenção. E ainda, pode-se perceber certo otimismo tecnológico quanto aos jogos em redes sociais, pois hoje em dia, os alunos estão super envolvidos nas tecnologias. Por essas razões, conclui-se que os jogos com ou sem competições devem sim estar presentes dentro e fora da sala de aula, sendo uma segunda ferramenta para o aprendizado, por meio da ludicidade própria das mídias contemporâneas.This research stems from the construction of the Pedagogy Final Paper in which I intended to deepen the knowledge about the importance of games in early childhood education evidenced in the Nova Escola Magazine. It starts from the assumption that we are educated in formal educational institutions, but we are also educated in culture. For this reason, the following questions were established as a research problem: what place does the game occupy in the narratives put into circulation by a magazine addressed to teachers? What is said about the game and childhood in Nova Escola magazine? These are games with or without competition, to be used in the classroom for teaching-learning performance. It was intended to find elements to problematize the way in which such lessons can be taken to promote playfulness in the classroom. The research is characterized as exploratory and qualitative. The mapped results demonstrate that one of the main lessons taught in the Nova Escola magazine, here analyzed, is that games can be an excellent resource for students with learning, concentration and attention difficulties. And yet, you can see a certain technological optimism about games on social networks, where nowadays the students are super involved in technologies. For these reasons, it is concluded that games with or without competitions must be present inside and outside the classroom, being a second tool for learning, through the playfulness of contemporary media.application/pdfporNova Escola (Revista)Pedagogia culturalLudicidadeEducação infantilJogos educativosCultural pedagogyPlayfulness and mappingA importância dos jogos na educação infantil evidenciada na Revista Nova Escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2022Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001155128.pdf.txt001155128.pdf.txtExtracted Texttext/plain50409http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253228/2/001155128.pdf.txt647b8382978edaaa57669c60b936ccedMD52ORIGINAL001155128.pdfTexto completoapplication/pdf465125http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253228/1/001155128.pdf7232dfcb5e5e5d1bfe9af146e2b4ab47MD5110183/2532282022-12-25 05:56:57.670321oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253228Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-12-25T07:56:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A importância dos jogos na educação infantil evidenciada na Revista Nova Escola |
title |
A importância dos jogos na educação infantil evidenciada na Revista Nova Escola |
spellingShingle |
A importância dos jogos na educação infantil evidenciada na Revista Nova Escola Pedroso, Fabiane Forini Nova Escola (Revista) Pedagogia cultural Ludicidade Educação infantil Jogos educativos Cultural pedagogy Playfulness and mapping |
title_short |
A importância dos jogos na educação infantil evidenciada na Revista Nova Escola |
title_full |
A importância dos jogos na educação infantil evidenciada na Revista Nova Escola |
title_fullStr |
A importância dos jogos na educação infantil evidenciada na Revista Nova Escola |
title_full_unstemmed |
A importância dos jogos na educação infantil evidenciada na Revista Nova Escola |
title_sort |
A importância dos jogos na educação infantil evidenciada na Revista Nova Escola |
author |
Pedroso, Fabiane Forini |
author_facet |
Pedroso, Fabiane Forini |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pedroso, Fabiane Forini |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Siqueira, André Boccasius |
contributor_str_mv |
Siqueira, André Boccasius |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Nova Escola (Revista) Pedagogia cultural Ludicidade Educação infantil Jogos educativos |
topic |
Nova Escola (Revista) Pedagogia cultural Ludicidade Educação infantil Jogos educativos Cultural pedagogy Playfulness and mapping |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Cultural pedagogy Playfulness and mapping |
description |
Esta pesquisa decorre da construção do Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia, no qual tive a intenção de aprofundar o conhecimento sobre a importância dos jogos na educação infantil evidenciada na Revista Nova Escola. Parte do pressuposto de que somos educados em instituições formais de ensino, mas também nos educamos na cultura. Por essa razão, estabeleceu-se como problema de pesquisa, as seguintes questões: que lugar o jogo ocupa e o que diz sobre a infância nas narrativas postas em circulação na revista nova escola endereçada à professores? Trata-se de jogos com ou sem competição, para usarmos em sala de aula no desempenho do ensino-aprendizagem. Pretendeu-se encontrar elementos para problematizar o modo como tais lições podem ser tomadas para promoção da ludicidade em sala de aula. A pesquisa se caracteriza como de caráter exploratório e qualitativo. Os resultados mapeados demonstram que uma das principais lições ensinadas na Revista Nova Escola, aqui analisadas, foram encontrados nove artigos, cujo tema representa o objeto dessa pesquisa, onde os jogos podem ser um excelente recurso para alunos com dificuldades de aprendizagem, concentração e atenção. E ainda, pode-se perceber certo otimismo tecnológico quanto aos jogos em redes sociais, pois hoje em dia, os alunos estão super envolvidos nas tecnologias. Por essas razões, conclui-se que os jogos com ou sem competições devem sim estar presentes dentro e fora da sala de aula, sendo uma segunda ferramenta para o aprendizado, por meio da ludicidade própria das mídias contemporâneas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-12-24T05:06:37Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/253228 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001155128 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/253228 |
identifier_str_mv |
001155128 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253228/2/001155128.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253228/1/001155128.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
647b8382978edaaa57669c60b936cced 7232dfcb5e5e5d1bfe9af146e2b4ab47 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224647862124544 |