A importância dos jogos na educação infantil evidenciada na Revista Nova Escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedroso, Fabiane Forini
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/253228
Resumo: Esta pesquisa decorre da construção do Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia, no qual tive a intenção de aprofundar o conhecimento sobre a importância dos jogos na educação infantil evidenciada na Revista Nova Escola. Parte do pressuposto de que somos educados em instituições formais de ensino, mas também nos educamos na cultura. Por essa razão, estabeleceu-se como problema de pesquisa, as seguintes questões: que lugar o jogo ocupa e o que diz sobre a infância nas narrativas postas em circulação na revista nova escola endereçada à professores? Trata-se de jogos com ou sem competição, para usarmos em sala de aula no desempenho do ensino-aprendizagem. Pretendeu-se encontrar elementos para problematizar o modo como tais lições podem ser tomadas para promoção da ludicidade em sala de aula. A pesquisa se caracteriza como de caráter exploratório e qualitativo. Os resultados mapeados demonstram que uma das principais lições ensinadas na Revista Nova Escola, aqui analisadas, foram encontrados nove artigos, cujo tema representa o objeto dessa pesquisa, onde os jogos podem ser um excelente recurso para alunos com dificuldades de aprendizagem, concentração e atenção. E ainda, pode-se perceber certo otimismo tecnológico quanto aos jogos em redes sociais, pois hoje em dia, os alunos estão super envolvidos nas tecnologias. Por essas razões, conclui-se que os jogos com ou sem competições devem sim estar presentes dentro e fora da sala de aula, sendo uma segunda ferramenta para o aprendizado, por meio da ludicidade própria das mídias contemporâneas.
id UFRGS-2_31b966312ad01550ed43b8227c05e18d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253228
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pedroso, Fabiane ForiniSiqueira, André Boccasius2022-12-24T05:06:37Z2022http://hdl.handle.net/10183/253228001155128Esta pesquisa decorre da construção do Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia, no qual tive a intenção de aprofundar o conhecimento sobre a importância dos jogos na educação infantil evidenciada na Revista Nova Escola. Parte do pressuposto de que somos educados em instituições formais de ensino, mas também nos educamos na cultura. Por essa razão, estabeleceu-se como problema de pesquisa, as seguintes questões: que lugar o jogo ocupa e o que diz sobre a infância nas narrativas postas em circulação na revista nova escola endereçada à professores? Trata-se de jogos com ou sem competição, para usarmos em sala de aula no desempenho do ensino-aprendizagem. Pretendeu-se encontrar elementos para problematizar o modo como tais lições podem ser tomadas para promoção da ludicidade em sala de aula. A pesquisa se caracteriza como de caráter exploratório e qualitativo. Os resultados mapeados demonstram que uma das principais lições ensinadas na Revista Nova Escola, aqui analisadas, foram encontrados nove artigos, cujo tema representa o objeto dessa pesquisa, onde os jogos podem ser um excelente recurso para alunos com dificuldades de aprendizagem, concentração e atenção. E ainda, pode-se perceber certo otimismo tecnológico quanto aos jogos em redes sociais, pois hoje em dia, os alunos estão super envolvidos nas tecnologias. Por essas razões, conclui-se que os jogos com ou sem competições devem sim estar presentes dentro e fora da sala de aula, sendo uma segunda ferramenta para o aprendizado, por meio da ludicidade própria das mídias contemporâneas.This research stems from the construction of the Pedagogy Final Paper in which I intended to deepen the knowledge about the importance of games in early childhood education evidenced in the Nova Escola Magazine. It starts from the assumption that we are educated in formal educational institutions, but we are also educated in culture. For this reason, the following questions were established as a research problem: what place does the game occupy in the narratives put into circulation by a magazine addressed to teachers? What is said about the game and childhood in Nova Escola magazine? These are games with or without competition, to be used in the classroom for teaching-learning performance. It was intended to find elements to problematize the way in which such lessons can be taken to promote playfulness in the classroom. The research is characterized as exploratory and qualitative. The mapped results demonstrate that one of the main lessons taught in the Nova Escola magazine, here analyzed, is that games can be an excellent resource for students with learning, concentration and attention difficulties. And yet, you can see a certain technological optimism about games on social networks, where nowadays the students are super involved in technologies. For these reasons, it is concluded that games with or without competitions must be present inside and outside the classroom, being a second tool for learning, through the playfulness of contemporary media.application/pdfporNova Escola (Revista)Pedagogia culturalLudicidadeEducação infantilJogos educativosCultural pedagogyPlayfulness and mappingA importância dos jogos na educação infantil evidenciada na Revista Nova Escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2022Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001155128.pdf.txt001155128.pdf.txtExtracted Texttext/plain50409http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253228/2/001155128.pdf.txt647b8382978edaaa57669c60b936ccedMD52ORIGINAL001155128.pdfTexto completoapplication/pdf465125http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253228/1/001155128.pdf7232dfcb5e5e5d1bfe9af146e2b4ab47MD5110183/2532282022-12-25 05:56:57.670321oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253228Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-12-25T07:56:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A importância dos jogos na educação infantil evidenciada na Revista Nova Escola
title A importância dos jogos na educação infantil evidenciada na Revista Nova Escola
spellingShingle A importância dos jogos na educação infantil evidenciada na Revista Nova Escola
Pedroso, Fabiane Forini
Nova Escola (Revista)
Pedagogia cultural
Ludicidade
Educação infantil
Jogos educativos
Cultural pedagogy
Playfulness and mapping
title_short A importância dos jogos na educação infantil evidenciada na Revista Nova Escola
title_full A importância dos jogos na educação infantil evidenciada na Revista Nova Escola
title_fullStr A importância dos jogos na educação infantil evidenciada na Revista Nova Escola
title_full_unstemmed A importância dos jogos na educação infantil evidenciada na Revista Nova Escola
title_sort A importância dos jogos na educação infantil evidenciada na Revista Nova Escola
author Pedroso, Fabiane Forini
author_facet Pedroso, Fabiane Forini
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pedroso, Fabiane Forini
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Siqueira, André Boccasius
contributor_str_mv Siqueira, André Boccasius
dc.subject.por.fl_str_mv Nova Escola (Revista)
Pedagogia cultural
Ludicidade
Educação infantil
Jogos educativos
topic Nova Escola (Revista)
Pedagogia cultural
Ludicidade
Educação infantil
Jogos educativos
Cultural pedagogy
Playfulness and mapping
dc.subject.eng.fl_str_mv Cultural pedagogy
Playfulness and mapping
description Esta pesquisa decorre da construção do Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia, no qual tive a intenção de aprofundar o conhecimento sobre a importância dos jogos na educação infantil evidenciada na Revista Nova Escola. Parte do pressuposto de que somos educados em instituições formais de ensino, mas também nos educamos na cultura. Por essa razão, estabeleceu-se como problema de pesquisa, as seguintes questões: que lugar o jogo ocupa e o que diz sobre a infância nas narrativas postas em circulação na revista nova escola endereçada à professores? Trata-se de jogos com ou sem competição, para usarmos em sala de aula no desempenho do ensino-aprendizagem. Pretendeu-se encontrar elementos para problematizar o modo como tais lições podem ser tomadas para promoção da ludicidade em sala de aula. A pesquisa se caracteriza como de caráter exploratório e qualitativo. Os resultados mapeados demonstram que uma das principais lições ensinadas na Revista Nova Escola, aqui analisadas, foram encontrados nove artigos, cujo tema representa o objeto dessa pesquisa, onde os jogos podem ser um excelente recurso para alunos com dificuldades de aprendizagem, concentração e atenção. E ainda, pode-se perceber certo otimismo tecnológico quanto aos jogos em redes sociais, pois hoje em dia, os alunos estão super envolvidos nas tecnologias. Por essas razões, conclui-se que os jogos com ou sem competições devem sim estar presentes dentro e fora da sala de aula, sendo uma segunda ferramenta para o aprendizado, por meio da ludicidade própria das mídias contemporâneas.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-24T05:06:37Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/253228
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001155128
url http://hdl.handle.net/10183/253228
identifier_str_mv 001155128
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253228/2/001155128.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253228/1/001155128.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 647b8382978edaaa57669c60b936cced
7232dfcb5e5e5d1bfe9af146e2b4ab47
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224647862124544