Ambientes de autoria como possibilidade para múltiplas alfabetizações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/102808 |
Resumo: | O presente trabalho monográfico trata das possibilidades de utilização do Squeak no Ensino Fundamental (séries iniciais) como uma ferramenta de autoria que apoia as múltiplas alfabetizações. Este estudo foi desenvolvido com uma turma de alunos do 1º ano do 2º ciclo da E. M. E. B. Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha, através de 8 encontros. Nesse trabalho enfatizou-se as mudanças e impasses pelos quais a escola está passando por estar inserida em uma sociedade tecnológica que tem alunos que são nativos digitais e professores que são imigrantes digitais. Diante dessa realidade sugere-se a utilização de ferramentas que estimulem o processo de criação de ideias, múltiplas alfabetizações e fluência digital através de um ambiente de autoria chamado Squeak para que a aprendizagem seja prazerosa. Os resultados dos encontros da oficina evidenciam para a real possibilidade de utilização do Software Squeak, já que os alunos evidenciaram através de manifestações verbais e não verbais o quão prazerosos foram os momentos de criação com a ferramenta, a qual é um verdadeiro laboratório, que dá liberdade de construção e reconstrução do trabalho, de modo autoral. Ainda aponta-se para futuras oficinas um maior número de encontros para permitir a finalização dos trabalhos. |
id |
UFRGS-2_56ca7d7ce6d80e829ffc94b4e6beaf64 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102808 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Dullius, Simone RosanelliTijiboy, Ana Vilma2014-09-11T02:09:40Z2012http://hdl.handle.net/10183/102808000921433O presente trabalho monográfico trata das possibilidades de utilização do Squeak no Ensino Fundamental (séries iniciais) como uma ferramenta de autoria que apoia as múltiplas alfabetizações. Este estudo foi desenvolvido com uma turma de alunos do 1º ano do 2º ciclo da E. M. E. B. Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha, através de 8 encontros. Nesse trabalho enfatizou-se as mudanças e impasses pelos quais a escola está passando por estar inserida em uma sociedade tecnológica que tem alunos que são nativos digitais e professores que são imigrantes digitais. Diante dessa realidade sugere-se a utilização de ferramentas que estimulem o processo de criação de ideias, múltiplas alfabetizações e fluência digital através de um ambiente de autoria chamado Squeak para que a aprendizagem seja prazerosa. Os resultados dos encontros da oficina evidenciam para a real possibilidade de utilização do Software Squeak, já que os alunos evidenciaram através de manifestações verbais e não verbais o quão prazerosos foram os momentos de criação com a ferramenta, a qual é um verdadeiro laboratório, que dá liberdade de construção e reconstrução do trabalho, de modo autoral. Ainda aponta-se para futuras oficinas um maior número de encontros para permitir a finalização dos trabalhos.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)AlfabetizaçãoAutoriaAmbientes de autoria como possibilidade para múltiplas alfabetizaçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000921433.pdf000921433.pdfTexto completoapplication/pdf755969http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102808/1/000921433.pdf13048b4b59dd1510633c36ee0538fde3MD51TEXT000921433.pdf.txt000921433.pdf.txtExtracted Texttext/plain74194http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102808/2/000921433.pdf.txt87d9bbe2a4e25b59a6709d8a91cd2e8bMD52THUMBNAIL000921433.pdf.jpg000921433.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1047http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102808/3/000921433.pdf.jpgb9103de322c1c87affab3f1523e5b636MD5310183/1028082018-10-25 09:02:58.008oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102808Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:02:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ambientes de autoria como possibilidade para múltiplas alfabetizações |
title |
Ambientes de autoria como possibilidade para múltiplas alfabetizações |
spellingShingle |
Ambientes de autoria como possibilidade para múltiplas alfabetizações Dullius, Simone Rosanelli Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Alfabetização Autoria |
title_short |
Ambientes de autoria como possibilidade para múltiplas alfabetizações |
title_full |
Ambientes de autoria como possibilidade para múltiplas alfabetizações |
title_fullStr |
Ambientes de autoria como possibilidade para múltiplas alfabetizações |
title_full_unstemmed |
Ambientes de autoria como possibilidade para múltiplas alfabetizações |
title_sort |
Ambientes de autoria como possibilidade para múltiplas alfabetizações |
author |
Dullius, Simone Rosanelli |
author_facet |
Dullius, Simone Rosanelli |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dullius, Simone Rosanelli |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Tijiboy, Ana Vilma |
contributor_str_mv |
Tijiboy, Ana Vilma |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Alfabetização Autoria |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Alfabetização Autoria |
description |
O presente trabalho monográfico trata das possibilidades de utilização do Squeak no Ensino Fundamental (séries iniciais) como uma ferramenta de autoria que apoia as múltiplas alfabetizações. Este estudo foi desenvolvido com uma turma de alunos do 1º ano do 2º ciclo da E. M. E. B. Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha, através de 8 encontros. Nesse trabalho enfatizou-se as mudanças e impasses pelos quais a escola está passando por estar inserida em uma sociedade tecnológica que tem alunos que são nativos digitais e professores que são imigrantes digitais. Diante dessa realidade sugere-se a utilização de ferramentas que estimulem o processo de criação de ideias, múltiplas alfabetizações e fluência digital através de um ambiente de autoria chamado Squeak para que a aprendizagem seja prazerosa. Os resultados dos encontros da oficina evidenciam para a real possibilidade de utilização do Software Squeak, já que os alunos evidenciaram através de manifestações verbais e não verbais o quão prazerosos foram os momentos de criação com a ferramenta, a qual é um verdadeiro laboratório, que dá liberdade de construção e reconstrução do trabalho, de modo autoral. Ainda aponta-se para futuras oficinas um maior número de encontros para permitir a finalização dos trabalhos. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-09-11T02:09:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/102808 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000921433 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/102808 |
identifier_str_mv |
000921433 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102808/1/000921433.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102808/2/000921433.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102808/3/000921433.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
13048b4b59dd1510633c36ee0538fde3 87d9bbe2a4e25b59a6709d8a91cd2e8b b9103de322c1c87affab3f1523e5b636 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224471300800512 |