Ambientes de autoria como possibilidade para múltiplas alfabetizações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dullius, Simone Rosanelli
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/102808
Resumo: O presente trabalho monográfico trata das possibilidades de utilização do Squeak no Ensino Fundamental (séries iniciais) como uma ferramenta de autoria que apoia as múltiplas alfabetizações. Este estudo foi desenvolvido com uma turma de alunos do 1º ano do 2º ciclo da E. M. E. B. Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha, através de 8 encontros. Nesse trabalho enfatizou-se as mudanças e impasses pelos quais a escola está passando por estar inserida em uma sociedade tecnológica que tem alunos que são nativos digitais e professores que são imigrantes digitais. Diante dessa realidade sugere-se a utilização de ferramentas que estimulem o processo de criação de ideias, múltiplas alfabetizações e fluência digital através de um ambiente de autoria chamado Squeak para que a aprendizagem seja prazerosa. Os resultados dos encontros da oficina evidenciam para a real possibilidade de utilização do Software Squeak, já que os alunos evidenciaram através de manifestações verbais e não verbais o quão prazerosos foram os momentos de criação com a ferramenta, a qual é um verdadeiro laboratório, que dá liberdade de construção e reconstrução do trabalho, de modo autoral. Ainda aponta-se para futuras oficinas um maior número de encontros para permitir a finalização dos trabalhos.
id UFRGS-2_56ca7d7ce6d80e829ffc94b4e6beaf64
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102808
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Dullius, Simone RosanelliTijiboy, Ana Vilma2014-09-11T02:09:40Z2012http://hdl.handle.net/10183/102808000921433O presente trabalho monográfico trata das possibilidades de utilização do Squeak no Ensino Fundamental (séries iniciais) como uma ferramenta de autoria que apoia as múltiplas alfabetizações. Este estudo foi desenvolvido com uma turma de alunos do 1º ano do 2º ciclo da E. M. E. B. Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha, através de 8 encontros. Nesse trabalho enfatizou-se as mudanças e impasses pelos quais a escola está passando por estar inserida em uma sociedade tecnológica que tem alunos que são nativos digitais e professores que são imigrantes digitais. Diante dessa realidade sugere-se a utilização de ferramentas que estimulem o processo de criação de ideias, múltiplas alfabetizações e fluência digital através de um ambiente de autoria chamado Squeak para que a aprendizagem seja prazerosa. Os resultados dos encontros da oficina evidenciam para a real possibilidade de utilização do Software Squeak, já que os alunos evidenciaram através de manifestações verbais e não verbais o quão prazerosos foram os momentos de criação com a ferramenta, a qual é um verdadeiro laboratório, que dá liberdade de construção e reconstrução do trabalho, de modo autoral. Ainda aponta-se para futuras oficinas um maior número de encontros para permitir a finalização dos trabalhos.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)AlfabetizaçãoAutoriaAmbientes de autoria como possibilidade para múltiplas alfabetizaçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000921433.pdf000921433.pdfTexto completoapplication/pdf755969http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102808/1/000921433.pdf13048b4b59dd1510633c36ee0538fde3MD51TEXT000921433.pdf.txt000921433.pdf.txtExtracted Texttext/plain74194http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102808/2/000921433.pdf.txt87d9bbe2a4e25b59a6709d8a91cd2e8bMD52THUMBNAIL000921433.pdf.jpg000921433.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1047http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102808/3/000921433.pdf.jpgb9103de322c1c87affab3f1523e5b636MD5310183/1028082018-10-25 09:02:58.008oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102808Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:02:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ambientes de autoria como possibilidade para múltiplas alfabetizações
title Ambientes de autoria como possibilidade para múltiplas alfabetizações
spellingShingle Ambientes de autoria como possibilidade para múltiplas alfabetizações
Dullius, Simone Rosanelli
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Alfabetização
Autoria
title_short Ambientes de autoria como possibilidade para múltiplas alfabetizações
title_full Ambientes de autoria como possibilidade para múltiplas alfabetizações
title_fullStr Ambientes de autoria como possibilidade para múltiplas alfabetizações
title_full_unstemmed Ambientes de autoria como possibilidade para múltiplas alfabetizações
title_sort Ambientes de autoria como possibilidade para múltiplas alfabetizações
author Dullius, Simone Rosanelli
author_facet Dullius, Simone Rosanelli
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dullius, Simone Rosanelli
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tijiboy, Ana Vilma
contributor_str_mv Tijiboy, Ana Vilma
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Alfabetização
Autoria
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Alfabetização
Autoria
description O presente trabalho monográfico trata das possibilidades de utilização do Squeak no Ensino Fundamental (séries iniciais) como uma ferramenta de autoria que apoia as múltiplas alfabetizações. Este estudo foi desenvolvido com uma turma de alunos do 1º ano do 2º ciclo da E. M. E. B. Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha, através de 8 encontros. Nesse trabalho enfatizou-se as mudanças e impasses pelos quais a escola está passando por estar inserida em uma sociedade tecnológica que tem alunos que são nativos digitais e professores que são imigrantes digitais. Diante dessa realidade sugere-se a utilização de ferramentas que estimulem o processo de criação de ideias, múltiplas alfabetizações e fluência digital através de um ambiente de autoria chamado Squeak para que a aprendizagem seja prazerosa. Os resultados dos encontros da oficina evidenciam para a real possibilidade de utilização do Software Squeak, já que os alunos evidenciaram através de manifestações verbais e não verbais o quão prazerosos foram os momentos de criação com a ferramenta, a qual é um verdadeiro laboratório, que dá liberdade de construção e reconstrução do trabalho, de modo autoral. Ainda aponta-se para futuras oficinas um maior número de encontros para permitir a finalização dos trabalhos.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-09-11T02:09:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/102808
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000921433
url http://hdl.handle.net/10183/102808
identifier_str_mv 000921433
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102808/1/000921433.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102808/2/000921433.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102808/3/000921433.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 13048b4b59dd1510633c36ee0538fde3
87d9bbe2a4e25b59a6709d8a91cd2e8b
b9103de322c1c87affab3f1523e5b636
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224471300800512