O uso da mesa educacional alfabeto e suas possibilidades no processo de alfabetização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Karina Wagner
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/39543
Resumo: O presente trabalho busca apresentar quais as possibilidades de uso da Mesa Educacional Alfabeto enquanto suporte para o auxilio no processo de aprendizagem, mais especificamente no processo de alfabetização. Para tanto, além de apresentar argumentações teóricas abordando o uso das tecnologias na escola e suas contribuições para a aprendizagem, foi apresentada a Mesa Alfabeto e sua utilização. Assim como, através de um relato de experiência, foram apresentadas evidências de aprendizagem de um grupo de alunos que fizeram uso deste software durante um período de seis meses, cujos avanços, de acordo com as observações realizadas, não se deram devido ao uso específico da Mesa Alfabeto e sim, tanto quanto o seu uso constituiu-se como um elemento impulsionador de aprendizagens, a ajuda cooperativa e o entrosamento entre os alunos, assim como as intervenções feitas pela professora, proporcionou um ambiente harmonioso, onde o respeito as diferenças e limitações individuais, permitiu ao grupo o desenvolvimento da autonomia, da crítica e da auto-estima, a partir do momento em que deixaram de ser meros receptores de informações e passaram a ser responsáveis pela construção de seu conhecimento.
id UFRGS-2_c695c7cef0a074e0140cc0bbf20e96cc
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/39543
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Castro, Karina WagnerCollares, Darli2012-04-25T01:23:52Z2010http://hdl.handle.net/10183/39543000823369O presente trabalho busca apresentar quais as possibilidades de uso da Mesa Educacional Alfabeto enquanto suporte para o auxilio no processo de aprendizagem, mais especificamente no processo de alfabetização. Para tanto, além de apresentar argumentações teóricas abordando o uso das tecnologias na escola e suas contribuições para a aprendizagem, foi apresentada a Mesa Alfabeto e sua utilização. Assim como, através de um relato de experiência, foram apresentadas evidências de aprendizagem de um grupo de alunos que fizeram uso deste software durante um período de seis meses, cujos avanços, de acordo com as observações realizadas, não se deram devido ao uso específico da Mesa Alfabeto e sim, tanto quanto o seu uso constituiu-se como um elemento impulsionador de aprendizagens, a ajuda cooperativa e o entrosamento entre os alunos, assim como as intervenções feitas pela professora, proporcionou um ambiente harmonioso, onde o respeito as diferenças e limitações individuais, permitiu ao grupo o desenvolvimento da autonomia, da crítica e da auto-estima, a partir do momento em que deixaram de ser meros receptores de informações e passaram a ser responsáveis pela construção de seu conhecimento.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Tecnologia educacionalAlfabetizaçãoSoftware educacionalO uso da mesa educacional alfabeto e suas possibilidades no processo de alfabetizaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000823369.pdf000823369.pdfTexto completoapplication/pdf2147500http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39543/1/000823369.pdfc18fc88d2e7baab2d926aa671dbf8b1dMD51TEXT000823369.pdf.txt000823369.pdf.txtExtracted Texttext/plain63015http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39543/2/000823369.pdf.txtf9a22b9cef0e68984abff4d7205ff409MD52THUMBNAIL000823369.pdf.jpg000823369.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1211http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39543/3/000823369.pdf.jpg84393d6e2196303b4c52d2d84dcbea4dMD5310183/395432018-10-10 08:17:11.999oai:www.lume.ufrgs.br:10183/39543Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T11:17:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso da mesa educacional alfabeto e suas possibilidades no processo de alfabetização
title O uso da mesa educacional alfabeto e suas possibilidades no processo de alfabetização
spellingShingle O uso da mesa educacional alfabeto e suas possibilidades no processo de alfabetização
Castro, Karina Wagner
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Tecnologia educacional
Alfabetização
Software educacional
title_short O uso da mesa educacional alfabeto e suas possibilidades no processo de alfabetização
title_full O uso da mesa educacional alfabeto e suas possibilidades no processo de alfabetização
title_fullStr O uso da mesa educacional alfabeto e suas possibilidades no processo de alfabetização
title_full_unstemmed O uso da mesa educacional alfabeto e suas possibilidades no processo de alfabetização
title_sort O uso da mesa educacional alfabeto e suas possibilidades no processo de alfabetização
author Castro, Karina Wagner
author_facet Castro, Karina Wagner
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Karina Wagner
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Collares, Darli
contributor_str_mv Collares, Darli
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Tecnologia educacional
Alfabetização
Software educacional
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Tecnologia educacional
Alfabetização
Software educacional
description O presente trabalho busca apresentar quais as possibilidades de uso da Mesa Educacional Alfabeto enquanto suporte para o auxilio no processo de aprendizagem, mais especificamente no processo de alfabetização. Para tanto, além de apresentar argumentações teóricas abordando o uso das tecnologias na escola e suas contribuições para a aprendizagem, foi apresentada a Mesa Alfabeto e sua utilização. Assim como, através de um relato de experiência, foram apresentadas evidências de aprendizagem de um grupo de alunos que fizeram uso deste software durante um período de seis meses, cujos avanços, de acordo com as observações realizadas, não se deram devido ao uso específico da Mesa Alfabeto e sim, tanto quanto o seu uso constituiu-se como um elemento impulsionador de aprendizagens, a ajuda cooperativa e o entrosamento entre os alunos, assim como as intervenções feitas pela professora, proporcionou um ambiente harmonioso, onde o respeito as diferenças e limitações individuais, permitiu ao grupo o desenvolvimento da autonomia, da crítica e da auto-estima, a partir do momento em que deixaram de ser meros receptores de informações e passaram a ser responsáveis pela construção de seu conhecimento.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-04-25T01:23:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/39543
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000823369
url http://hdl.handle.net/10183/39543
identifier_str_mv 000823369
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39543/1/000823369.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39543/2/000823369.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39543/3/000823369.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c18fc88d2e7baab2d926aa671dbf8b1d
f9a22b9cef0e68984abff4d7205ff409
84393d6e2196303b4c52d2d84dcbea4d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447084567887872