O uso da mesa educacional alfabeto e suas possibilidades no processo de alfabetização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/39543 |
Resumo: | O presente trabalho busca apresentar quais as possibilidades de uso da Mesa Educacional Alfabeto enquanto suporte para o auxilio no processo de aprendizagem, mais especificamente no processo de alfabetização. Para tanto, além de apresentar argumentações teóricas abordando o uso das tecnologias na escola e suas contribuições para a aprendizagem, foi apresentada a Mesa Alfabeto e sua utilização. Assim como, através de um relato de experiência, foram apresentadas evidências de aprendizagem de um grupo de alunos que fizeram uso deste software durante um período de seis meses, cujos avanços, de acordo com as observações realizadas, não se deram devido ao uso específico da Mesa Alfabeto e sim, tanto quanto o seu uso constituiu-se como um elemento impulsionador de aprendizagens, a ajuda cooperativa e o entrosamento entre os alunos, assim como as intervenções feitas pela professora, proporcionou um ambiente harmonioso, onde o respeito as diferenças e limitações individuais, permitiu ao grupo o desenvolvimento da autonomia, da crítica e da auto-estima, a partir do momento em que deixaram de ser meros receptores de informações e passaram a ser responsáveis pela construção de seu conhecimento. |
id |
UFRGS-2_c695c7cef0a074e0140cc0bbf20e96cc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/39543 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Castro, Karina WagnerCollares, Darli2012-04-25T01:23:52Z2010http://hdl.handle.net/10183/39543000823369O presente trabalho busca apresentar quais as possibilidades de uso da Mesa Educacional Alfabeto enquanto suporte para o auxilio no processo de aprendizagem, mais especificamente no processo de alfabetização. Para tanto, além de apresentar argumentações teóricas abordando o uso das tecnologias na escola e suas contribuições para a aprendizagem, foi apresentada a Mesa Alfabeto e sua utilização. Assim como, através de um relato de experiência, foram apresentadas evidências de aprendizagem de um grupo de alunos que fizeram uso deste software durante um período de seis meses, cujos avanços, de acordo com as observações realizadas, não se deram devido ao uso específico da Mesa Alfabeto e sim, tanto quanto o seu uso constituiu-se como um elemento impulsionador de aprendizagens, a ajuda cooperativa e o entrosamento entre os alunos, assim como as intervenções feitas pela professora, proporcionou um ambiente harmonioso, onde o respeito as diferenças e limitações individuais, permitiu ao grupo o desenvolvimento da autonomia, da crítica e da auto-estima, a partir do momento em que deixaram de ser meros receptores de informações e passaram a ser responsáveis pela construção de seu conhecimento.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Tecnologia educacionalAlfabetizaçãoSoftware educacionalO uso da mesa educacional alfabeto e suas possibilidades no processo de alfabetizaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000823369.pdf000823369.pdfTexto completoapplication/pdf2147500http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39543/1/000823369.pdfc18fc88d2e7baab2d926aa671dbf8b1dMD51TEXT000823369.pdf.txt000823369.pdf.txtExtracted Texttext/plain63015http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39543/2/000823369.pdf.txtf9a22b9cef0e68984abff4d7205ff409MD52THUMBNAIL000823369.pdf.jpg000823369.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1211http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39543/3/000823369.pdf.jpg84393d6e2196303b4c52d2d84dcbea4dMD5310183/395432018-10-10 08:17:11.999oai:www.lume.ufrgs.br:10183/39543Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T11:17:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O uso da mesa educacional alfabeto e suas possibilidades no processo de alfabetização |
title |
O uso da mesa educacional alfabeto e suas possibilidades no processo de alfabetização |
spellingShingle |
O uso da mesa educacional alfabeto e suas possibilidades no processo de alfabetização Castro, Karina Wagner Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Tecnologia educacional Alfabetização Software educacional |
title_short |
O uso da mesa educacional alfabeto e suas possibilidades no processo de alfabetização |
title_full |
O uso da mesa educacional alfabeto e suas possibilidades no processo de alfabetização |
title_fullStr |
O uso da mesa educacional alfabeto e suas possibilidades no processo de alfabetização |
title_full_unstemmed |
O uso da mesa educacional alfabeto e suas possibilidades no processo de alfabetização |
title_sort |
O uso da mesa educacional alfabeto e suas possibilidades no processo de alfabetização |
author |
Castro, Karina Wagner |
author_facet |
Castro, Karina Wagner |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castro, Karina Wagner |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Collares, Darli |
contributor_str_mv |
Collares, Darli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Tecnologia educacional Alfabetização Software educacional |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Tecnologia educacional Alfabetização Software educacional |
description |
O presente trabalho busca apresentar quais as possibilidades de uso da Mesa Educacional Alfabeto enquanto suporte para o auxilio no processo de aprendizagem, mais especificamente no processo de alfabetização. Para tanto, além de apresentar argumentações teóricas abordando o uso das tecnologias na escola e suas contribuições para a aprendizagem, foi apresentada a Mesa Alfabeto e sua utilização. Assim como, através de um relato de experiência, foram apresentadas evidências de aprendizagem de um grupo de alunos que fizeram uso deste software durante um período de seis meses, cujos avanços, de acordo com as observações realizadas, não se deram devido ao uso específico da Mesa Alfabeto e sim, tanto quanto o seu uso constituiu-se como um elemento impulsionador de aprendizagens, a ajuda cooperativa e o entrosamento entre os alunos, assim como as intervenções feitas pela professora, proporcionou um ambiente harmonioso, onde o respeito as diferenças e limitações individuais, permitiu ao grupo o desenvolvimento da autonomia, da crítica e da auto-estima, a partir do momento em que deixaram de ser meros receptores de informações e passaram a ser responsáveis pela construção de seu conhecimento. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-04-25T01:23:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/39543 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000823369 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/39543 |
identifier_str_mv |
000823369 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39543/1/000823369.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39543/2/000823369.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39543/3/000823369.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c18fc88d2e7baab2d926aa671dbf8b1d f9a22b9cef0e68984abff4d7205ff409 84393d6e2196303b4c52d2d84dcbea4d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447084567887872 |