O processo investigativo na alfabetização através dos conteúdos de ciências : um estudo sobre aprendizagens significativas com crianças não alfabetizadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Szelest, Tatiani Roland
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/35150
Resumo: Esta pesquisa aborda uma experiência pedagógica apoiada em Projetos de Aprendizagens (PA) e o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) como práticas que qualificam a alfabetização de crianças e o desenvolvimento investigativo em uma turma de 1º ano escolar de uma escola da rede estadual no município de Alvorada, RS. O período da experiência foi de nove semanas, realizado entre os meses de abril a junho de 2010, compreendido durante o estágio curricular supervisionado do curso de graduação em Pedagogia - Modalidade à distância (EAD) da Universidade Federal do Rio grande do Sul (UFRGS). Esta experiência aborda o uso metodológico dos projetos de aprendizagens numa turma de crianças não alfabetizadas com o intuito de desenvolver um caráter crítico e investigativo às crianças tendo como ponto de partida suas curiosidades e anseios. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa onde a análise de dados coletados está expressada através de indicadores previamente escolhidos como marcadores da qualificação na construção alfabética das crianças e postura investigativa. A pesquisa resultou na confirmação de que os PA e o uso de TICs são significativos para os alunos e qualificam bem como agilizam o processo de alfabetização e letramento das crianças.
id UFRGS-2_33c14d56d3dfa32a779db571a426ae0d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35150
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Szelest, Tatiani RolandMagdalena, Beatriz CorsoRamminger, Simone2011-12-07T01:20:00Z2010http://hdl.handle.net/10183/35150000794333Esta pesquisa aborda uma experiência pedagógica apoiada em Projetos de Aprendizagens (PA) e o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) como práticas que qualificam a alfabetização de crianças e o desenvolvimento investigativo em uma turma de 1º ano escolar de uma escola da rede estadual no município de Alvorada, RS. O período da experiência foi de nove semanas, realizado entre os meses de abril a junho de 2010, compreendido durante o estágio curricular supervisionado do curso de graduação em Pedagogia - Modalidade à distância (EAD) da Universidade Federal do Rio grande do Sul (UFRGS). Esta experiência aborda o uso metodológico dos projetos de aprendizagens numa turma de crianças não alfabetizadas com o intuito de desenvolver um caráter crítico e investigativo às crianças tendo como ponto de partida suas curiosidades e anseios. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa onde a análise de dados coletados está expressada através de indicadores previamente escolhidos como marcadores da qualificação na construção alfabética das crianças e postura investigativa. A pesquisa resultou na confirmação de que os PA e o uso de TICs são significativos para os alunos e qualificam bem como agilizam o processo de alfabetização e letramento das crianças.application/pdfporAlfabetizaçãoTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)O processo investigativo na alfabetização através dos conteúdos de ciências : um estudo sobre aprendizagens significativas com crianças não alfabetizadasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000794333.pdf000794333.pdfTexto completoapplication/pdf357985http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35150/1/000794333.pdf34807c34a38d8c023597d4552dd6c7adMD51TEXT000794333.pdf.txt000794333.pdf.txtExtracted Texttext/plain108324http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35150/2/000794333.pdf.txt0d6a868cca4c5b14181420ed73b8fd44MD52THUMBNAIL000794333.pdf.jpg000794333.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1135http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35150/3/000794333.pdf.jpgb48db2b2ed5683449ced8ff050f24f59MD5310183/351502018-10-08 09:23:25.772oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35150Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T12:23:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O processo investigativo na alfabetização através dos conteúdos de ciências : um estudo sobre aprendizagens significativas com crianças não alfabetizadas
title O processo investigativo na alfabetização através dos conteúdos de ciências : um estudo sobre aprendizagens significativas com crianças não alfabetizadas
spellingShingle O processo investigativo na alfabetização através dos conteúdos de ciências : um estudo sobre aprendizagens significativas com crianças não alfabetizadas
Szelest, Tatiani Roland
Alfabetização
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
title_short O processo investigativo na alfabetização através dos conteúdos de ciências : um estudo sobre aprendizagens significativas com crianças não alfabetizadas
title_full O processo investigativo na alfabetização através dos conteúdos de ciências : um estudo sobre aprendizagens significativas com crianças não alfabetizadas
title_fullStr O processo investigativo na alfabetização através dos conteúdos de ciências : um estudo sobre aprendizagens significativas com crianças não alfabetizadas
title_full_unstemmed O processo investigativo na alfabetização através dos conteúdos de ciências : um estudo sobre aprendizagens significativas com crianças não alfabetizadas
title_sort O processo investigativo na alfabetização através dos conteúdos de ciências : um estudo sobre aprendizagens significativas com crianças não alfabetizadas
author Szelest, Tatiani Roland
author_facet Szelest, Tatiani Roland
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Szelest, Tatiani Roland
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Magdalena, Beatriz Corso
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Ramminger, Simone
contributor_str_mv Magdalena, Beatriz Corso
Ramminger, Simone
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
topic Alfabetização
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
description Esta pesquisa aborda uma experiência pedagógica apoiada em Projetos de Aprendizagens (PA) e o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) como práticas que qualificam a alfabetização de crianças e o desenvolvimento investigativo em uma turma de 1º ano escolar de uma escola da rede estadual no município de Alvorada, RS. O período da experiência foi de nove semanas, realizado entre os meses de abril a junho de 2010, compreendido durante o estágio curricular supervisionado do curso de graduação em Pedagogia - Modalidade à distância (EAD) da Universidade Federal do Rio grande do Sul (UFRGS). Esta experiência aborda o uso metodológico dos projetos de aprendizagens numa turma de crianças não alfabetizadas com o intuito de desenvolver um caráter crítico e investigativo às crianças tendo como ponto de partida suas curiosidades e anseios. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa onde a análise de dados coletados está expressada através de indicadores previamente escolhidos como marcadores da qualificação na construção alfabética das crianças e postura investigativa. A pesquisa resultou na confirmação de que os PA e o uso de TICs são significativos para os alunos e qualificam bem como agilizam o processo de alfabetização e letramento das crianças.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-12-07T01:20:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/35150
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000794333
url http://hdl.handle.net/10183/35150
identifier_str_mv 000794333
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35150/1/000794333.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35150/2/000794333.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35150/3/000794333.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 34807c34a38d8c023597d4552dd6c7ad
0d6a868cca4c5b14181420ed73b8fd44
b48db2b2ed5683449ced8ff050f24f59
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447068201713664