Tudo que a gente vê é uma imagem! : percepções das crianças sobre as imagens em seus processos de alfabetização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/56372 |
Resumo: | A presente pesquisa tem como foco investigativo compreender como as crianças se relacionam com as imagens oferecidas pela escola na fase de alfabetização. Ancorado nos Estudos Culturais e da Cultura Visual, tendo como conceitos centrais o alfabetismo visual (HERNÁNDEZ, 2007) e a pedagogia da visualidade (CUNHA, 2005) esse estudo discute como as imagens trazidas pelos alunos para a escola se distanciam daquelas dos materiais de alfabetização, especificamente, os alfabetos ilustrados. Trata ainda da importância de conhecer os repertórios imagéticos das crianças e de tomá-los como ponto de partida para aprofundar relações, ampliar e qualificar o contato com outras imagens. De caráter qualitativo, a investigação utilizou a técnica de grupo focal, propondo um conjunto de ações seguidas de conversas com o grupo. Os sujeitos participantes são alunos do 1º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual de Porto Alegre. Os dados produzidos baseiam-se nas falas das crianças e em imagens que elas escolheram e trouxeram de casa para a pesquisa. Os dados geraram dois eixos de análise: as relações das imagens com alfabetização verbal-escrita e os repertórios imagéticos e o posicionamento das crianças a partir desses. Dessas apreciações também foi possível constatar que a concepção de imagem das crianças difere do olhar adulto que investiga, tendo claro o descompasso entre a percepção desses olhares. |
id |
UFRGS-2_575280ce71de66f1752aaf6ebf607514 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/56372 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Collet, Iara BarataCunha, Susana Rangel Vieira da2012-10-12T01:35:21Z2012http://hdl.handle.net/10183/56372000859441A presente pesquisa tem como foco investigativo compreender como as crianças se relacionam com as imagens oferecidas pela escola na fase de alfabetização. Ancorado nos Estudos Culturais e da Cultura Visual, tendo como conceitos centrais o alfabetismo visual (HERNÁNDEZ, 2007) e a pedagogia da visualidade (CUNHA, 2005) esse estudo discute como as imagens trazidas pelos alunos para a escola se distanciam daquelas dos materiais de alfabetização, especificamente, os alfabetos ilustrados. Trata ainda da importância de conhecer os repertórios imagéticos das crianças e de tomá-los como ponto de partida para aprofundar relações, ampliar e qualificar o contato com outras imagens. De caráter qualitativo, a investigação utilizou a técnica de grupo focal, propondo um conjunto de ações seguidas de conversas com o grupo. Os sujeitos participantes são alunos do 1º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual de Porto Alegre. Os dados produzidos baseiam-se nas falas das crianças e em imagens que elas escolheram e trouxeram de casa para a pesquisa. Os dados geraram dois eixos de análise: as relações das imagens com alfabetização verbal-escrita e os repertórios imagéticos e o posicionamento das crianças a partir desses. Dessas apreciações também foi possível constatar que a concepção de imagem das crianças difere do olhar adulto que investiga, tendo claro o descompasso entre a percepção desses olhares.application/pdfporPercepção visualAlfabetizaçãoLetramentoTudo que a gente vê é uma imagem! : percepções das crianças sobre as imagens em seus processos de alfabetizaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000859441.pdf000859441.pdfTexto completoapplication/pdf3185737http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56372/1/000859441.pdff942b3faf1b2efd266ff74d57210813fMD51TEXT000859441.pdf.txt000859441.pdf.txtExtracted Texttext/plain83045http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56372/2/000859441.pdf.txtd94376dbd67a55eb050123b48bcf4d86MD52THUMBNAIL000859441.pdf.jpg000859441.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1077http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56372/3/000859441.pdf.jpg152350a5a4d351030631766eff7c1e97MD5310183/563722018-10-08 08:13:43.492oai:www.lume.ufrgs.br:10183/56372Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T11:13:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Tudo que a gente vê é uma imagem! : percepções das crianças sobre as imagens em seus processos de alfabetização |
title |
Tudo que a gente vê é uma imagem! : percepções das crianças sobre as imagens em seus processos de alfabetização |
spellingShingle |
Tudo que a gente vê é uma imagem! : percepções das crianças sobre as imagens em seus processos de alfabetização Collet, Iara Barata Percepção visual Alfabetização Letramento |
title_short |
Tudo que a gente vê é uma imagem! : percepções das crianças sobre as imagens em seus processos de alfabetização |
title_full |
Tudo que a gente vê é uma imagem! : percepções das crianças sobre as imagens em seus processos de alfabetização |
title_fullStr |
Tudo que a gente vê é uma imagem! : percepções das crianças sobre as imagens em seus processos de alfabetização |
title_full_unstemmed |
Tudo que a gente vê é uma imagem! : percepções das crianças sobre as imagens em seus processos de alfabetização |
title_sort |
Tudo que a gente vê é uma imagem! : percepções das crianças sobre as imagens em seus processos de alfabetização |
author |
Collet, Iara Barata |
author_facet |
Collet, Iara Barata |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Collet, Iara Barata |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cunha, Susana Rangel Vieira da |
contributor_str_mv |
Cunha, Susana Rangel Vieira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Percepção visual Alfabetização Letramento |
topic |
Percepção visual Alfabetização Letramento |
description |
A presente pesquisa tem como foco investigativo compreender como as crianças se relacionam com as imagens oferecidas pela escola na fase de alfabetização. Ancorado nos Estudos Culturais e da Cultura Visual, tendo como conceitos centrais o alfabetismo visual (HERNÁNDEZ, 2007) e a pedagogia da visualidade (CUNHA, 2005) esse estudo discute como as imagens trazidas pelos alunos para a escola se distanciam daquelas dos materiais de alfabetização, especificamente, os alfabetos ilustrados. Trata ainda da importância de conhecer os repertórios imagéticos das crianças e de tomá-los como ponto de partida para aprofundar relações, ampliar e qualificar o contato com outras imagens. De caráter qualitativo, a investigação utilizou a técnica de grupo focal, propondo um conjunto de ações seguidas de conversas com o grupo. Os sujeitos participantes são alunos do 1º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual de Porto Alegre. Os dados produzidos baseiam-se nas falas das crianças e em imagens que elas escolheram e trouxeram de casa para a pesquisa. Os dados geraram dois eixos de análise: as relações das imagens com alfabetização verbal-escrita e os repertórios imagéticos e o posicionamento das crianças a partir desses. Dessas apreciações também foi possível constatar que a concepção de imagem das crianças difere do olhar adulto que investiga, tendo claro o descompasso entre a percepção desses olhares. |
publishDate |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-10-12T01:35:21Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/56372 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000859441 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/56372 |
identifier_str_mv |
000859441 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56372/1/000859441.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56372/2/000859441.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56372/3/000859441.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f942b3faf1b2efd266ff74d57210813f d94376dbd67a55eb050123b48bcf4d86 152350a5a4d351030631766eff7c1e97 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224433925357568 |