Tudo que a gente vê é uma imagem! : percepções das crianças sobre as imagens em seus processos de alfabetização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Collet, Iara Barata
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/56372
Resumo: A presente pesquisa tem como foco investigativo compreender como as crianças se relacionam com as imagens oferecidas pela escola na fase de alfabetização. Ancorado nos Estudos Culturais e da Cultura Visual, tendo como conceitos centrais o alfabetismo visual (HERNÁNDEZ, 2007) e a pedagogia da visualidade (CUNHA, 2005) esse estudo discute como as imagens trazidas pelos alunos para a escola se distanciam daquelas dos materiais de alfabetização, especificamente, os alfabetos ilustrados. Trata ainda da importância de conhecer os repertórios imagéticos das crianças e de tomá-los como ponto de partida para aprofundar relações, ampliar e qualificar o contato com outras imagens. De caráter qualitativo, a investigação utilizou a técnica de grupo focal, propondo um conjunto de ações seguidas de conversas com o grupo. Os sujeitos participantes são alunos do 1º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual de Porto Alegre. Os dados produzidos baseiam-se nas falas das crianças e em imagens que elas escolheram e trouxeram de casa para a pesquisa. Os dados geraram dois eixos de análise: as relações das imagens com alfabetização verbal-escrita e os repertórios imagéticos e o posicionamento das crianças a partir desses. Dessas apreciações também foi possível constatar que a concepção de imagem das crianças difere do olhar adulto que investiga, tendo claro o descompasso entre a percepção desses olhares.
id UFRGS-2_575280ce71de66f1752aaf6ebf607514
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/56372
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Collet, Iara BarataCunha, Susana Rangel Vieira da2012-10-12T01:35:21Z2012http://hdl.handle.net/10183/56372000859441A presente pesquisa tem como foco investigativo compreender como as crianças se relacionam com as imagens oferecidas pela escola na fase de alfabetização. Ancorado nos Estudos Culturais e da Cultura Visual, tendo como conceitos centrais o alfabetismo visual (HERNÁNDEZ, 2007) e a pedagogia da visualidade (CUNHA, 2005) esse estudo discute como as imagens trazidas pelos alunos para a escola se distanciam daquelas dos materiais de alfabetização, especificamente, os alfabetos ilustrados. Trata ainda da importância de conhecer os repertórios imagéticos das crianças e de tomá-los como ponto de partida para aprofundar relações, ampliar e qualificar o contato com outras imagens. De caráter qualitativo, a investigação utilizou a técnica de grupo focal, propondo um conjunto de ações seguidas de conversas com o grupo. Os sujeitos participantes são alunos do 1º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual de Porto Alegre. Os dados produzidos baseiam-se nas falas das crianças e em imagens que elas escolheram e trouxeram de casa para a pesquisa. Os dados geraram dois eixos de análise: as relações das imagens com alfabetização verbal-escrita e os repertórios imagéticos e o posicionamento das crianças a partir desses. Dessas apreciações também foi possível constatar que a concepção de imagem das crianças difere do olhar adulto que investiga, tendo claro o descompasso entre a percepção desses olhares.application/pdfporPercepção visualAlfabetizaçãoLetramentoTudo que a gente vê é uma imagem! : percepções das crianças sobre as imagens em seus processos de alfabetizaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000859441.pdf000859441.pdfTexto completoapplication/pdf3185737http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56372/1/000859441.pdff942b3faf1b2efd266ff74d57210813fMD51TEXT000859441.pdf.txt000859441.pdf.txtExtracted Texttext/plain83045http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56372/2/000859441.pdf.txtd94376dbd67a55eb050123b48bcf4d86MD52THUMBNAIL000859441.pdf.jpg000859441.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1077http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56372/3/000859441.pdf.jpg152350a5a4d351030631766eff7c1e97MD5310183/563722018-10-08 08:13:43.492oai:www.lume.ufrgs.br:10183/56372Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T11:13:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Tudo que a gente vê é uma imagem! : percepções das crianças sobre as imagens em seus processos de alfabetização
title Tudo que a gente vê é uma imagem! : percepções das crianças sobre as imagens em seus processos de alfabetização
spellingShingle Tudo que a gente vê é uma imagem! : percepções das crianças sobre as imagens em seus processos de alfabetização
Collet, Iara Barata
Percepção visual
Alfabetização
Letramento
title_short Tudo que a gente vê é uma imagem! : percepções das crianças sobre as imagens em seus processos de alfabetização
title_full Tudo que a gente vê é uma imagem! : percepções das crianças sobre as imagens em seus processos de alfabetização
title_fullStr Tudo que a gente vê é uma imagem! : percepções das crianças sobre as imagens em seus processos de alfabetização
title_full_unstemmed Tudo que a gente vê é uma imagem! : percepções das crianças sobre as imagens em seus processos de alfabetização
title_sort Tudo que a gente vê é uma imagem! : percepções das crianças sobre as imagens em seus processos de alfabetização
author Collet, Iara Barata
author_facet Collet, Iara Barata
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Collet, Iara Barata
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cunha, Susana Rangel Vieira da
contributor_str_mv Cunha, Susana Rangel Vieira da
dc.subject.por.fl_str_mv Percepção visual
Alfabetização
Letramento
topic Percepção visual
Alfabetização
Letramento
description A presente pesquisa tem como foco investigativo compreender como as crianças se relacionam com as imagens oferecidas pela escola na fase de alfabetização. Ancorado nos Estudos Culturais e da Cultura Visual, tendo como conceitos centrais o alfabetismo visual (HERNÁNDEZ, 2007) e a pedagogia da visualidade (CUNHA, 2005) esse estudo discute como as imagens trazidas pelos alunos para a escola se distanciam daquelas dos materiais de alfabetização, especificamente, os alfabetos ilustrados. Trata ainda da importância de conhecer os repertórios imagéticos das crianças e de tomá-los como ponto de partida para aprofundar relações, ampliar e qualificar o contato com outras imagens. De caráter qualitativo, a investigação utilizou a técnica de grupo focal, propondo um conjunto de ações seguidas de conversas com o grupo. Os sujeitos participantes são alunos do 1º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual de Porto Alegre. Os dados produzidos baseiam-se nas falas das crianças e em imagens que elas escolheram e trouxeram de casa para a pesquisa. Os dados geraram dois eixos de análise: as relações das imagens com alfabetização verbal-escrita e os repertórios imagéticos e o posicionamento das crianças a partir desses. Dessas apreciações também foi possível constatar que a concepção de imagem das crianças difere do olhar adulto que investiga, tendo claro o descompasso entre a percepção desses olhares.
publishDate 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-12T01:35:21Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/56372
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000859441
url http://hdl.handle.net/10183/56372
identifier_str_mv 000859441
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56372/1/000859441.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56372/2/000859441.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56372/3/000859441.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f942b3faf1b2efd266ff74d57210813f
d94376dbd67a55eb050123b48bcf4d86
152350a5a4d351030631766eff7c1e97
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224433925357568