Se não agora, quando? a urgência do hoje e a desigualdade como tema no ensino de história
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/232113 |
Resumo: | Este artigo parte da percepção da centralidade do tema desigualdade no Ensino de História, em conexão com situações de conflitualidade e violência. A desigualdade é analisada aqui como algo situado em muitos contextos, ela é produzida a partir de alguns dos marcadores sociais da diferença que selecionamos, que são classe, raça, gênero, geração, pertencimento religioso, região e local de moradia e suas modalidades de intersecção. Apresenta-se, então, a estratégia de educação em temas sensíveis no Ensino de História como alternativa pedagógica para abordagem do tema desigualdade. A discussão é feita a partir da coleta de relatos e da observação de cenas de aulas on-line durante o período da pandemia, que causaram forte tensão nos modos de viver a cultura escolar e o cotidiano escolar, acentuando desigualdades, mas também indicando linhas de fuga. Deposse dos elementos colhidos nessa trajetória, propõe-se uma redefinição no conceito de educação em temas sensíveis, com o deslocamento para a percepção de produção de relações sensíveis. É do tempo presente, da história ensinada, das situações de desigualdade e da educação em temas sensíveis que este artigo trata, com ambientação no período da pandemia. |
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Seffner, Fernando2021-11-23T04:34:31Z20212175-1803http://hdl.handle.net/10183/232113001133177Este artigo parte da percepção da centralidade do tema desigualdade no Ensino de História, em conexão com situações de conflitualidade e violência. A desigualdade é analisada aqui como algo situado em muitos contextos, ela é produzida a partir de alguns dos marcadores sociais da diferença que selecionamos, que são classe, raça, gênero, geração, pertencimento religioso, região e local de moradia e suas modalidades de intersecção. Apresenta-se, então, a estratégia de educação em temas sensíveis no Ensino de História como alternativa pedagógica para abordagem do tema desigualdade. A discussão é feita a partir da coleta de relatos e da observação de cenas de aulas on-line durante o período da pandemia, que causaram forte tensão nos modos de viver a cultura escolar e o cotidiano escolar, acentuando desigualdades, mas também indicando linhas de fuga. Deposse dos elementos colhidos nessa trajetória, propõe-se uma redefinição no conceito de educação em temas sensíveis, com o deslocamento para a percepção de produção de relações sensíveis. É do tempo presente, da história ensinada, das situações de desigualdade e da educação em temas sensíveis que este artigo trata, com ambientação no período da pandemia.This article starts from the perception of inequality as a central theme in History Teaching, in connection with situations of conflict and violence. Inequality is analyzed here as being situated in many contexts, it is produced from some social markers of difference that we have selected, i.e. class, race, gender, generation, religious belonging, region and place of residence, and their intersection modalities. The strategy of education on sensitive topics in History Teaching is then presented as a pedagogical alternative to address inequality as a theme. The discussion is based on collection of accounts and observation of scenes from online classes during the pandemic period, which caused strong tension in the ways ofliving the school culture and the school daily routine, accentuating inequalities, but also indicating escape routes. In possession of elements collected in this way, a redefinition of the concept of education on sensitive topics is proposed, then shifting to the perception of sensitive relationship-making. This article deals with the present time, history taught, situations of inequality, and education on sensitive themes, being set in the pandemic period.Este artículo parte de la percepción de la desigualdad como tema central en la Enseñanza de Historia, en relación con situaciones de conflicto y violencia. La desigualdad se analiza aquí como si estuviera situada en muchos contextos, se produce a partir de algunos marcadores sociales de diferencia que hemos seleccionado, es decir, clase, raza, género, generación, pertenencia religiosa, región, y lugar de residencia, y sus modalidades de intersección. La estrategia de educación en temas sensibles en la Enseñanza de Historia se presenta luego como una alternativa pedagógica para abordar la desigualdad como tema.La discusión se basa en la recopilación de relatos y la observación de escenas de las clases en línea durante el período pandémico, que provocó una fuerte tensión en las formas de vivir la cultura escolar y la rutina diaria de la escuela, acentuando las desigualdades, pero también indicando vías de escape. En posesión de elementos así recogidos, se propone una redefinición del concepto de educación en temas sensibles, con cambio a la percepción de producción de relaciones sensibles. Este artículo trata sobre el tiempo presente, la historia enseñada, las situaciones de desigualdad y la educación en temas sensibles, estando ambientado en el período pandémico.application/pdfporRevista Tempo e Argumento. Florianópolis, SC. Vol. 11, n. 33 (2021), p. 1-30EducaçãoEnsino de históriaDesigualdadeCurrículo escolarHistory teachingSensitive topicsInequalityViolenceSchool curriculumEnseñanza de historiaTemas sensiblesDesigualdadViolenciaCurrículum escolarSe não agora, quando? a urgência do hoje e a desigualdade como tema no ensino de históriaIf not now, when? The urgency of today and inequality asa theme in history teaching the urgency of today and inequality asa theme in history teaching¿Si no es ahora, cuando? La urgencia del hoy y la desigualdad como tema en la enseñanza de historia info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001133177.pdf.txt001133177.pdf.txtExtracted Texttext/plain77448http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232113/2/001133177.pdf.txt1142559d76e63f328f173889c389e4feMD52ORIGINAL001133177.pdfTexto completoapplication/pdf480895http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232113/1/001133177.pdfa91bb0dcc28c5b29c322c7b2598edd55MD5110183/2321132022-12-23 05:54:12.76278oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232113Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2022-12-23T07:54:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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