Espanhol como língua estrangeira a alunos com TDAH : proposta de atividades práticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramires, Caroline Rocha
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/242561
Resumo: Este trabalho tem como tema o ensino de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE) para crianças em contexto escolar com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH). O objetivo principal é refletir sobre estratégias pedagógicas que possam contribuir com o desenvolvimento da aprendizagem de ELE deste alunos. Para alcançar tal objetivo, nos propomos a elaborar atividades práticas que levem em consideração as especificidades deste público em específico. A partir da apresentação das atividades, almejamos ainda oferecer suporte aos professores em seus trabalhos docentes. Durante toda a reflexão estabelecida ao longo do trabalho, buscamos relacionar nossa experiência docente aos aspectos teóricos referentes ao ensino de ELE para crianças, mais especificamente, crianças com TDAH, entre 6 e 10 anos. Para a elaboração das atividades, levamos em conta discussões relacionadas ao componente lúdico (VIRTURI, 2004) e sua relação com os jogos enquanto prática pedagógica. Desse modo, as atividades são pensadas para que se pontecialize a aprendizagem dos alunos que possuem TDAH, de forma a encorajá-los neste processo. Em relação ao formato das atividades, pensamos tanto na forma física, quanto na forma digital, para que todas elas podem ser adaptadas aos recursos que se possui no momento. Além disso, nos preocupamos em descrever a metodologia de desenvolvimento de cada uma delas a fim de facilitar o trabalho do professor. Por fim, entendemos que os resultados alcançados com a presente pesquisa coloca em evidencia não só a temática do ensino de ELE a crianças com TDAH, como também oferece suporte aos professores para que se apropiem da das atividades e das metodologia que elas apresentam.
id UFRGS-2_581a9a19c3ad0a6ce136f24728132a85
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/242561
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ramires, Caroline RochaNariño Rodriguez, Mónica2022-07-15T04:48:25Z2022http://hdl.handle.net/10183/242561001144385Este trabalho tem como tema o ensino de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE) para crianças em contexto escolar com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH). O objetivo principal é refletir sobre estratégias pedagógicas que possam contribuir com o desenvolvimento da aprendizagem de ELE deste alunos. Para alcançar tal objetivo, nos propomos a elaborar atividades práticas que levem em consideração as especificidades deste público em específico. A partir da apresentação das atividades, almejamos ainda oferecer suporte aos professores em seus trabalhos docentes. Durante toda a reflexão estabelecida ao longo do trabalho, buscamos relacionar nossa experiência docente aos aspectos teóricos referentes ao ensino de ELE para crianças, mais especificamente, crianças com TDAH, entre 6 e 10 anos. Para a elaboração das atividades, levamos em conta discussões relacionadas ao componente lúdico (VIRTURI, 2004) e sua relação com os jogos enquanto prática pedagógica. Desse modo, as atividades são pensadas para que se pontecialize a aprendizagem dos alunos que possuem TDAH, de forma a encorajá-los neste processo. Em relação ao formato das atividades, pensamos tanto na forma física, quanto na forma digital, para que todas elas podem ser adaptadas aos recursos que se possui no momento. Além disso, nos preocupamos em descrever a metodologia de desenvolvimento de cada uma delas a fim de facilitar o trabalho do professor. Por fim, entendemos que os resultados alcançados com a presente pesquisa coloca em evidencia não só a temática do ensino de ELE a crianças com TDAH, como também oferece suporte aos professores para que se apropiem da das atividades e das metodologia que elas apresentam.Este trabajo tiene como temática la enseñanza de Español como Lengua Extranjera (ELE) para niños en contexto escolar con Trastorno de Déficit de Atención/ Hiperactividad (TDAH). El principal objetivo es reflexionar acerca de estrategias pedagógicas que puedan contribuir con el desarrollo del aprendizaje de ELE de estos estudiantes. Para alcanzar tal objetivo, nos proponemos a elaborar actividades prácticas que tengan en cuenta las especificidades de este público en específico. Desde la presentación de las actividades, objetivamos ofrecer soporte a los profesores en su labor docente. En la reflexión establecida a lo largo del trabajo, buscamos relacionar nuestra experiencia a los aspectos teóricos referentes a la enseñanza de ELE para niños, más específicamente, niños con TDAH, entre 7 y 10 años de edad. A la elaboración de las actividades, tuvimos en cuenta discusiones relacionadas al componente lúdico (VIRTURI, 2004) y su relación con los juegos en cuanto práctica pedagógica. De este modo, las actividades son pensadas a fin de que se potencialice el aprendizaje de los alumnos que tengan TDAH, de forma a encorajarlos en este proceso. En cuanto a la forma de las actividades, algunas poseen una forma física, otras una forma digital, con la finalidad que todas puedan ser adaptadas a los recursos del contexto de enseñanza. Además de eso, nos preocupamos en describir la metodología de desarrollo de cada una de ellas a fin de facilitar el trabajo del profesor. Por fin, entendemos que los resultados a los que logramos con la presente investigación pone en evidencia no solo la temática de la enseñanza de ELE a niños con TDAH, como también ofrece soporte a los profesores para que se apropien de las actividades y de las metodologías que ellas presentan.application/pdfporEnsino de língua estrangeira (espanhol)Transtorno de déficit de atençãoEnsino e aprendizagemEspañol como lengua extranjeraEnseñanza de español para niñosTDAHEspanhol como língua estrangeira a alunos com TDAH : proposta de atividades práticasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2022Letras: Português e Espanhol: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001144385.pdf.txt001144385.pdf.txtExtracted Texttext/plain85476http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242561/2/001144385.pdf.txtb8d46c5fe9547a96c81cb5a287ed7e14MD52ORIGINAL001144385.pdfTexto completoapplication/pdf1778818http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242561/1/001144385.pdf63365616198ad9ac7573264e5f1d8330MD5110183/2425612022-07-21 04:55:41.195346oai:www.lume.ufrgs.br:10183/242561Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-07-21T07:55:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Espanhol como língua estrangeira a alunos com TDAH : proposta de atividades práticas
title Espanhol como língua estrangeira a alunos com TDAH : proposta de atividades práticas
spellingShingle Espanhol como língua estrangeira a alunos com TDAH : proposta de atividades práticas
Ramires, Caroline Rocha
Ensino de língua estrangeira (espanhol)
Transtorno de déficit de atenção
Ensino e aprendizagem
Español como lengua extranjera
Enseñanza de español para niños
TDAH
title_short Espanhol como língua estrangeira a alunos com TDAH : proposta de atividades práticas
title_full Espanhol como língua estrangeira a alunos com TDAH : proposta de atividades práticas
title_fullStr Espanhol como língua estrangeira a alunos com TDAH : proposta de atividades práticas
title_full_unstemmed Espanhol como língua estrangeira a alunos com TDAH : proposta de atividades práticas
title_sort Espanhol como língua estrangeira a alunos com TDAH : proposta de atividades práticas
author Ramires, Caroline Rocha
author_facet Ramires, Caroline Rocha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramires, Caroline Rocha
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nariño Rodriguez, Mónica
contributor_str_mv Nariño Rodriguez, Mónica
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de língua estrangeira (espanhol)
Transtorno de déficit de atenção
Ensino e aprendizagem
topic Ensino de língua estrangeira (espanhol)
Transtorno de déficit de atenção
Ensino e aprendizagem
Español como lengua extranjera
Enseñanza de español para niños
TDAH
dc.subject.spa.fl_str_mv Español como lengua extranjera
Enseñanza de español para niños
TDAH
description Este trabalho tem como tema o ensino de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE) para crianças em contexto escolar com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH). O objetivo principal é refletir sobre estratégias pedagógicas que possam contribuir com o desenvolvimento da aprendizagem de ELE deste alunos. Para alcançar tal objetivo, nos propomos a elaborar atividades práticas que levem em consideração as especificidades deste público em específico. A partir da apresentação das atividades, almejamos ainda oferecer suporte aos professores em seus trabalhos docentes. Durante toda a reflexão estabelecida ao longo do trabalho, buscamos relacionar nossa experiência docente aos aspectos teóricos referentes ao ensino de ELE para crianças, mais especificamente, crianças com TDAH, entre 6 e 10 anos. Para a elaboração das atividades, levamos em conta discussões relacionadas ao componente lúdico (VIRTURI, 2004) e sua relação com os jogos enquanto prática pedagógica. Desse modo, as atividades são pensadas para que se pontecialize a aprendizagem dos alunos que possuem TDAH, de forma a encorajá-los neste processo. Em relação ao formato das atividades, pensamos tanto na forma física, quanto na forma digital, para que todas elas podem ser adaptadas aos recursos que se possui no momento. Além disso, nos preocupamos em descrever a metodologia de desenvolvimento de cada uma delas a fim de facilitar o trabalho do professor. Por fim, entendemos que os resultados alcançados com a presente pesquisa coloca em evidencia não só a temática do ensino de ELE a crianças com TDAH, como também oferece suporte aos professores para que se apropiem da das atividades e das metodologia que elas apresentam.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-15T04:48:25Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/242561
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001144385
url http://hdl.handle.net/10183/242561
identifier_str_mv 001144385
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242561/2/001144385.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242561/1/001144385.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b8d46c5fe9547a96c81cb5a287ed7e14
63365616198ad9ac7573264e5f1d8330
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224637611245568