Estratégias pedagógicas na educação a distância: Um olhar a partir de diferentes contextos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado,Leticia Rocha
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Ribeiro,Ana Carolina Ribeiro, Sonego,Anna Helena Silveira, Barvinski,Carla Adriana, Torrezzan,Cristina Alba Wildt, Sampaio,Deyse Cristina Frizzo, Ferreira,Gislaine Rossetti Madureira, Behar,Patricia Alejandra, Grande,Tássia Priscila Fagundes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872021000200183
Resumo: Resumo O artigo tem como objetivo apresentar o mapeamento, construção e aplicação de estratégias pedagógicas (EP) voltadas para a Educação a Distância (EaD) em diferentes contextos. Para isso, foram utilizados cursos de extensão em áreas distintas, que versaram sobre aspetos socioafetivos da EaD, m-learning e inclusão digital de idosos. A realização da investigação mostrou-se necessária, tendo em vista que o entendimento sobre o conceito de estratégias pedagógicas costuma ser amplo e, muitas vezes, impreciso. Este artigo apresenta uma definição de estratégias pedagógicas, bem como situações de implementação na EaD. As EP podem ser consideradas como um conjunto de ações colocadas em prática pelo professor para alcançar uma finalidade voltada à educação. A metodologia empregada para a realização desta pesquisa foi a qualitativa do tipo estudo de casos múltiplos. A coleta de dados teve como base o desenvolvimento, aplicação e avaliação de estratégias pedagógicas em cursos de extensão. A partir da análise dos dados, foi possível mapear diferentes estratégias e verificar a pertinência da sua adequação, de acordo com o contexto e perfil de cada público. As EP necessitam ser constantemente avaliadas, principalmente em função das transformações que podem ocorrer com a inclusão de novas tecnologias digitais no contexto virtual, além do perfil heterogéneo dos alunos envolvidos no processo educativo.
id RCAP_27ea8c2d23485efb16a4eea316d56a04
oai_identifier_str oai:scielo:S0871-91872021000200183
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estratégias pedagógicas na educação a distância: Um olhar a partir de diferentes contextosEstratégias pedagógicaseducação a distancia.Resumo O artigo tem como objetivo apresentar o mapeamento, construção e aplicação de estratégias pedagógicas (EP) voltadas para a Educação a Distância (EaD) em diferentes contextos. Para isso, foram utilizados cursos de extensão em áreas distintas, que versaram sobre aspetos socioafetivos da EaD, m-learning e inclusão digital de idosos. A realização da investigação mostrou-se necessária, tendo em vista que o entendimento sobre o conceito de estratégias pedagógicas costuma ser amplo e, muitas vezes, impreciso. Este artigo apresenta uma definição de estratégias pedagógicas, bem como situações de implementação na EaD. As EP podem ser consideradas como um conjunto de ações colocadas em prática pelo professor para alcançar uma finalidade voltada à educação. A metodologia empregada para a realização desta pesquisa foi a qualitativa do tipo estudo de casos múltiplos. A coleta de dados teve como base o desenvolvimento, aplicação e avaliação de estratégias pedagógicas em cursos de extensão. A partir da análise dos dados, foi possível mapear diferentes estratégias e verificar a pertinência da sua adequação, de acordo com o contexto e perfil de cada público. As EP necessitam ser constantemente avaliadas, principalmente em função das transformações que podem ocorrer com a inclusão de novas tecnologias digitais no contexto virtual, além do perfil heterogéneo dos alunos envolvidos no processo educativo.Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho2021-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872021000200183Revista Portuguesa de Educação v.34 n.2 2021reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872021000200183Machado,Leticia RochaRibeiro,Ana Carolina RibeiroSonego,Anna Helena SilveiraBarvinski,Carla AdrianaTorrezzan,Cristina Alba WildtSampaio,Deyse Cristina FrizzoFerreira,Gislaine Rossetti MadureiraBehar,Patricia AlejandraGrande,Tássia Priscila Fagundesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:04:09Zoai:scielo:S0871-91872021000200183Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:18:30.940204Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias pedagógicas na educação a distância: Um olhar a partir de diferentes contextos
title Estratégias pedagógicas na educação a distância: Um olhar a partir de diferentes contextos
spellingShingle Estratégias pedagógicas na educação a distância: Um olhar a partir de diferentes contextos
Machado,Leticia Rocha
Estratégias pedagógicas
educação a distancia.
title_short Estratégias pedagógicas na educação a distância: Um olhar a partir de diferentes contextos
title_full Estratégias pedagógicas na educação a distância: Um olhar a partir de diferentes contextos
title_fullStr Estratégias pedagógicas na educação a distância: Um olhar a partir de diferentes contextos
title_full_unstemmed Estratégias pedagógicas na educação a distância: Um olhar a partir de diferentes contextos
title_sort Estratégias pedagógicas na educação a distância: Um olhar a partir de diferentes contextos
author Machado,Leticia Rocha
author_facet Machado,Leticia Rocha
Ribeiro,Ana Carolina Ribeiro
Sonego,Anna Helena Silveira
Barvinski,Carla Adriana
Torrezzan,Cristina Alba Wildt
Sampaio,Deyse Cristina Frizzo
Ferreira,Gislaine Rossetti Madureira
Behar,Patricia Alejandra
Grande,Tássia Priscila Fagundes
author_role author
author2 Ribeiro,Ana Carolina Ribeiro
Sonego,Anna Helena Silveira
Barvinski,Carla Adriana
Torrezzan,Cristina Alba Wildt
Sampaio,Deyse Cristina Frizzo
Ferreira,Gislaine Rossetti Madureira
Behar,Patricia Alejandra
Grande,Tássia Priscila Fagundes
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado,Leticia Rocha
Ribeiro,Ana Carolina Ribeiro
Sonego,Anna Helena Silveira
Barvinski,Carla Adriana
Torrezzan,Cristina Alba Wildt
Sampaio,Deyse Cristina Frizzo
Ferreira,Gislaine Rossetti Madureira
Behar,Patricia Alejandra
Grande,Tássia Priscila Fagundes
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégias pedagógicas
educação a distancia.
topic Estratégias pedagógicas
educação a distancia.
description Resumo O artigo tem como objetivo apresentar o mapeamento, construção e aplicação de estratégias pedagógicas (EP) voltadas para a Educação a Distância (EaD) em diferentes contextos. Para isso, foram utilizados cursos de extensão em áreas distintas, que versaram sobre aspetos socioafetivos da EaD, m-learning e inclusão digital de idosos. A realização da investigação mostrou-se necessária, tendo em vista que o entendimento sobre o conceito de estratégias pedagógicas costuma ser amplo e, muitas vezes, impreciso. Este artigo apresenta uma definição de estratégias pedagógicas, bem como situações de implementação na EaD. As EP podem ser consideradas como um conjunto de ações colocadas em prática pelo professor para alcançar uma finalidade voltada à educação. A metodologia empregada para a realização desta pesquisa foi a qualitativa do tipo estudo de casos múltiplos. A coleta de dados teve como base o desenvolvimento, aplicação e avaliação de estratégias pedagógicas em cursos de extensão. A partir da análise dos dados, foi possível mapear diferentes estratégias e verificar a pertinência da sua adequação, de acordo com o contexto e perfil de cada público. As EP necessitam ser constantemente avaliadas, principalmente em função das transformações que podem ocorrer com a inclusão de novas tecnologias digitais no contexto virtual, além do perfil heterogéneo dos alunos envolvidos no processo educativo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872021000200183
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872021000200183
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872021000200183
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho
publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho
dc.source.none.fl_str_mv Revista Portuguesa de Educação v.34 n.2 2021
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137276253437952