Estratégias pedagógicas na educação a distância: Um olhar a partir de diferentes contextos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872021000200183 |
Resumo: | Resumo O artigo tem como objetivo apresentar o mapeamento, construção e aplicação de estratégias pedagógicas (EP) voltadas para a Educação a Distância (EaD) em diferentes contextos. Para isso, foram utilizados cursos de extensão em áreas distintas, que versaram sobre aspetos socioafetivos da EaD, m-learning e inclusão digital de idosos. A realização da investigação mostrou-se necessária, tendo em vista que o entendimento sobre o conceito de estratégias pedagógicas costuma ser amplo e, muitas vezes, impreciso. Este artigo apresenta uma definição de estratégias pedagógicas, bem como situações de implementação na EaD. As EP podem ser consideradas como um conjunto de ações colocadas em prática pelo professor para alcançar uma finalidade voltada à educação. A metodologia empregada para a realização desta pesquisa foi a qualitativa do tipo estudo de casos múltiplos. A coleta de dados teve como base o desenvolvimento, aplicação e avaliação de estratégias pedagógicas em cursos de extensão. A partir da análise dos dados, foi possível mapear diferentes estratégias e verificar a pertinência da sua adequação, de acordo com o contexto e perfil de cada público. As EP necessitam ser constantemente avaliadas, principalmente em função das transformações que podem ocorrer com a inclusão de novas tecnologias digitais no contexto virtual, além do perfil heterogéneo dos alunos envolvidos no processo educativo. |
id |
RCAP_27ea8c2d23485efb16a4eea316d56a04 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0871-91872021000200183 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estratégias pedagógicas na educação a distância: Um olhar a partir de diferentes contextosEstratégias pedagógicaseducação a distancia.Resumo O artigo tem como objetivo apresentar o mapeamento, construção e aplicação de estratégias pedagógicas (EP) voltadas para a Educação a Distância (EaD) em diferentes contextos. Para isso, foram utilizados cursos de extensão em áreas distintas, que versaram sobre aspetos socioafetivos da EaD, m-learning e inclusão digital de idosos. A realização da investigação mostrou-se necessária, tendo em vista que o entendimento sobre o conceito de estratégias pedagógicas costuma ser amplo e, muitas vezes, impreciso. Este artigo apresenta uma definição de estratégias pedagógicas, bem como situações de implementação na EaD. As EP podem ser consideradas como um conjunto de ações colocadas em prática pelo professor para alcançar uma finalidade voltada à educação. A metodologia empregada para a realização desta pesquisa foi a qualitativa do tipo estudo de casos múltiplos. A coleta de dados teve como base o desenvolvimento, aplicação e avaliação de estratégias pedagógicas em cursos de extensão. A partir da análise dos dados, foi possível mapear diferentes estratégias e verificar a pertinência da sua adequação, de acordo com o contexto e perfil de cada público. As EP necessitam ser constantemente avaliadas, principalmente em função das transformações que podem ocorrer com a inclusão de novas tecnologias digitais no contexto virtual, além do perfil heterogéneo dos alunos envolvidos no processo educativo.Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho2021-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872021000200183Revista Portuguesa de Educação v.34 n.2 2021reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872021000200183Machado,Leticia RochaRibeiro,Ana Carolina RibeiroSonego,Anna Helena SilveiraBarvinski,Carla AdrianaTorrezzan,Cristina Alba WildtSampaio,Deyse Cristina FrizzoFerreira,Gislaine Rossetti MadureiraBehar,Patricia AlejandraGrande,Tássia Priscila Fagundesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:04:09Zoai:scielo:S0871-91872021000200183Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:18:30.940204Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias pedagógicas na educação a distância: Um olhar a partir de diferentes contextos |
title |
Estratégias pedagógicas na educação a distância: Um olhar a partir de diferentes contextos |
spellingShingle |
Estratégias pedagógicas na educação a distância: Um olhar a partir de diferentes contextos Machado,Leticia Rocha Estratégias pedagógicas educação a distancia. |
title_short |
Estratégias pedagógicas na educação a distância: Um olhar a partir de diferentes contextos |
title_full |
Estratégias pedagógicas na educação a distância: Um olhar a partir de diferentes contextos |
title_fullStr |
Estratégias pedagógicas na educação a distância: Um olhar a partir de diferentes contextos |
title_full_unstemmed |
Estratégias pedagógicas na educação a distância: Um olhar a partir de diferentes contextos |
title_sort |
Estratégias pedagógicas na educação a distância: Um olhar a partir de diferentes contextos |
author |
Machado,Leticia Rocha |
author_facet |
Machado,Leticia Rocha Ribeiro,Ana Carolina Ribeiro Sonego,Anna Helena Silveira Barvinski,Carla Adriana Torrezzan,Cristina Alba Wildt Sampaio,Deyse Cristina Frizzo Ferreira,Gislaine Rossetti Madureira Behar,Patricia Alejandra Grande,Tássia Priscila Fagundes |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro,Ana Carolina Ribeiro Sonego,Anna Helena Silveira Barvinski,Carla Adriana Torrezzan,Cristina Alba Wildt Sampaio,Deyse Cristina Frizzo Ferreira,Gislaine Rossetti Madureira Behar,Patricia Alejandra Grande,Tássia Priscila Fagundes |
author2_role |
author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado,Leticia Rocha Ribeiro,Ana Carolina Ribeiro Sonego,Anna Helena Silveira Barvinski,Carla Adriana Torrezzan,Cristina Alba Wildt Sampaio,Deyse Cristina Frizzo Ferreira,Gislaine Rossetti Madureira Behar,Patricia Alejandra Grande,Tássia Priscila Fagundes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estratégias pedagógicas educação a distancia. |
topic |
Estratégias pedagógicas educação a distancia. |
description |
Resumo O artigo tem como objetivo apresentar o mapeamento, construção e aplicação de estratégias pedagógicas (EP) voltadas para a Educação a Distância (EaD) em diferentes contextos. Para isso, foram utilizados cursos de extensão em áreas distintas, que versaram sobre aspetos socioafetivos da EaD, m-learning e inclusão digital de idosos. A realização da investigação mostrou-se necessária, tendo em vista que o entendimento sobre o conceito de estratégias pedagógicas costuma ser amplo e, muitas vezes, impreciso. Este artigo apresenta uma definição de estratégias pedagógicas, bem como situações de implementação na EaD. As EP podem ser consideradas como um conjunto de ações colocadas em prática pelo professor para alcançar uma finalidade voltada à educação. A metodologia empregada para a realização desta pesquisa foi a qualitativa do tipo estudo de casos múltiplos. A coleta de dados teve como base o desenvolvimento, aplicação e avaliação de estratégias pedagógicas em cursos de extensão. A partir da análise dos dados, foi possível mapear diferentes estratégias e verificar a pertinência da sua adequação, de acordo com o contexto e perfil de cada público. As EP necessitam ser constantemente avaliadas, principalmente em função das transformações que podem ocorrer com a inclusão de novas tecnologias digitais no contexto virtual, além do perfil heterogéneo dos alunos envolvidos no processo educativo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872021000200183 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872021000200183 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872021000200183 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Portuguesa de Educação v.34 n.2 2021 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137276253437952 |