Avaliação ou exame : impressões de docentes de ciências no ensino fundamental II

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Agostini, Diego Aurélio
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/180426
Resumo: A avaliação é uma ferramenta importante no direcionamento e manutenção de nossas trajetórias escolares. A legislação referente a orienta para que ela aconteça de forma contínua e formativa. Entretanto, essa abordagem não é a mais utilizada nos bancos escolares atualmente. O presente estudo buscou averiguar o conhecimento de docentes que atuaram na área de Ciências no Ensino Fundamental II sobre a avaliação formativa, como obtiveram esse conhecimento; de que forma avaliavam seus alunos; suas impressões de como a avaliação poderia mudar, e o que impediria essas mudanças de ocorrerem. Foram feitas entrevistas semi-estruturadas com oito docentes da rede pública e privada de ensino. Durante as entrevistas, pode-se perceber que os docentes conhecem a avaliação contínua em teoria, mas suas práticas diferem substancialmente. Embora poucos tenham recebido esse conhecimento durante a formação inicial, nenhum teve a experiência de ser avaliado nesse método. A ferramenta principal de avaliação atualmente continua sendo a prova, usada no contexto classificatório-somativo. As ferramentas avaliativas de cunho formativo são menos valoradas, representando apenas uma pequena parcela do resultado divulgado pelo professor. Principalmente na rede privada, elas não são usadas por pressão dos pais e da gestão escolar. Na rede pública, há pouca regulação sobre as avaliações usadas. A eficácia da avaliação no estado atual foi contestada por metade dos docentes. Entre as mudanças sugeridas, uma maior autonomia aos professores da rede privada, e mais suporte e recursos para aqueles da rede pública.
id UFRGS-2_58b098eb7f16c1fc892ff49330d24454
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180426
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Agostini, Diego AurélioMoço, Maria Cecília de Chiara2018-07-13T02:23:54Z2017http://hdl.handle.net/10183/180426001063406A avaliação é uma ferramenta importante no direcionamento e manutenção de nossas trajetórias escolares. A legislação referente a orienta para que ela aconteça de forma contínua e formativa. Entretanto, essa abordagem não é a mais utilizada nos bancos escolares atualmente. O presente estudo buscou averiguar o conhecimento de docentes que atuaram na área de Ciências no Ensino Fundamental II sobre a avaliação formativa, como obtiveram esse conhecimento; de que forma avaliavam seus alunos; suas impressões de como a avaliação poderia mudar, e o que impediria essas mudanças de ocorrerem. Foram feitas entrevistas semi-estruturadas com oito docentes da rede pública e privada de ensino. Durante as entrevistas, pode-se perceber que os docentes conhecem a avaliação contínua em teoria, mas suas práticas diferem substancialmente. Embora poucos tenham recebido esse conhecimento durante a formação inicial, nenhum teve a experiência de ser avaliado nesse método. A ferramenta principal de avaliação atualmente continua sendo a prova, usada no contexto classificatório-somativo. As ferramentas avaliativas de cunho formativo são menos valoradas, representando apenas uma pequena parcela do resultado divulgado pelo professor. Principalmente na rede privada, elas não são usadas por pressão dos pais e da gestão escolar. Na rede pública, há pouca regulação sobre as avaliações usadas. A eficácia da avaliação no estado atual foi contestada por metade dos docentes. Entre as mudanças sugeridas, uma maior autonomia aos professores da rede privada, e mais suporte e recursos para aqueles da rede pública.application/pdfporAvaliaçãoEducação básicaFormação de professoresAvaliação ou exame : impressões de docentes de ciências no ensino fundamental IIinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2017Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001063406.pdf001063406.pdfTexto completoapplication/pdf290056http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180426/1/001063406.pdf23703bc1a91e3ac9023d730eed326dcfMD51TEXT001063406.pdf.txt001063406.pdf.txtExtracted Texttext/plain65606http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180426/2/001063406.pdf.txt98175bb91faf99f221e0652154fb7849MD5210183/1804262018-07-14 03:03:23.251063oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180426Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-07-14T06:03:23Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação ou exame : impressões de docentes de ciências no ensino fundamental II
title Avaliação ou exame : impressões de docentes de ciências no ensino fundamental II
spellingShingle Avaliação ou exame : impressões de docentes de ciências no ensino fundamental II
Agostini, Diego Aurélio
Avaliação
Educação básica
Formação de professores
title_short Avaliação ou exame : impressões de docentes de ciências no ensino fundamental II
title_full Avaliação ou exame : impressões de docentes de ciências no ensino fundamental II
title_fullStr Avaliação ou exame : impressões de docentes de ciências no ensino fundamental II
title_full_unstemmed Avaliação ou exame : impressões de docentes de ciências no ensino fundamental II
title_sort Avaliação ou exame : impressões de docentes de ciências no ensino fundamental II
author Agostini, Diego Aurélio
author_facet Agostini, Diego Aurélio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Agostini, Diego Aurélio
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moço, Maria Cecília de Chiara
contributor_str_mv Moço, Maria Cecília de Chiara
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Educação básica
Formação de professores
topic Avaliação
Educação básica
Formação de professores
description A avaliação é uma ferramenta importante no direcionamento e manutenção de nossas trajetórias escolares. A legislação referente a orienta para que ela aconteça de forma contínua e formativa. Entretanto, essa abordagem não é a mais utilizada nos bancos escolares atualmente. O presente estudo buscou averiguar o conhecimento de docentes que atuaram na área de Ciências no Ensino Fundamental II sobre a avaliação formativa, como obtiveram esse conhecimento; de que forma avaliavam seus alunos; suas impressões de como a avaliação poderia mudar, e o que impediria essas mudanças de ocorrerem. Foram feitas entrevistas semi-estruturadas com oito docentes da rede pública e privada de ensino. Durante as entrevistas, pode-se perceber que os docentes conhecem a avaliação contínua em teoria, mas suas práticas diferem substancialmente. Embora poucos tenham recebido esse conhecimento durante a formação inicial, nenhum teve a experiência de ser avaliado nesse método. A ferramenta principal de avaliação atualmente continua sendo a prova, usada no contexto classificatório-somativo. As ferramentas avaliativas de cunho formativo são menos valoradas, representando apenas uma pequena parcela do resultado divulgado pelo professor. Principalmente na rede privada, elas não são usadas por pressão dos pais e da gestão escolar. Na rede pública, há pouca regulação sobre as avaliações usadas. A eficácia da avaliação no estado atual foi contestada por metade dos docentes. Entre as mudanças sugeridas, uma maior autonomia aos professores da rede privada, e mais suporte e recursos para aqueles da rede pública.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-07-13T02:23:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/180426
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001063406
url http://hdl.handle.net/10183/180426
identifier_str_mv 001063406
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180426/1/001063406.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180426/2/001063406.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 23703bc1a91e3ac9023d730eed326dcf
98175bb91faf99f221e0652154fb7849
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224554296639488