Avaliação ou exame : impressões de docentes de ciências no ensino fundamental II
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/180426 |
Resumo: | A avaliação é uma ferramenta importante no direcionamento e manutenção de nossas trajetórias escolares. A legislação referente a orienta para que ela aconteça de forma contínua e formativa. Entretanto, essa abordagem não é a mais utilizada nos bancos escolares atualmente. O presente estudo buscou averiguar o conhecimento de docentes que atuaram na área de Ciências no Ensino Fundamental II sobre a avaliação formativa, como obtiveram esse conhecimento; de que forma avaliavam seus alunos; suas impressões de como a avaliação poderia mudar, e o que impediria essas mudanças de ocorrerem. Foram feitas entrevistas semi-estruturadas com oito docentes da rede pública e privada de ensino. Durante as entrevistas, pode-se perceber que os docentes conhecem a avaliação contínua em teoria, mas suas práticas diferem substancialmente. Embora poucos tenham recebido esse conhecimento durante a formação inicial, nenhum teve a experiência de ser avaliado nesse método. A ferramenta principal de avaliação atualmente continua sendo a prova, usada no contexto classificatório-somativo. As ferramentas avaliativas de cunho formativo são menos valoradas, representando apenas uma pequena parcela do resultado divulgado pelo professor. Principalmente na rede privada, elas não são usadas por pressão dos pais e da gestão escolar. Na rede pública, há pouca regulação sobre as avaliações usadas. A eficácia da avaliação no estado atual foi contestada por metade dos docentes. Entre as mudanças sugeridas, uma maior autonomia aos professores da rede privada, e mais suporte e recursos para aqueles da rede pública. |
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