Aplicabilidade dos resultados da pesquisa de satisfação dos usuários pela enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/131374 |
Resumo: | Objetivo: Analisar a utilização de resultados da pesquisa de satisfação dos usuários pelas chefias de Enfermagem das unidades de internação. Métodos: Pesquisa exploratória, descritiva, realizada em hospital universitário. O instrumento de pesquisa foi um formulário aplicado por entrevista com 14 enfermeiras. Os depoimentos transcritos foram submetidos à análise de conteúdo. Resultados: Emergiram quatro categorias: a comunicação como forma de transmissão das informações para a equipe de Enfermagem; a contribuição da pesquisa de satisfação do usuário para o atendimento em saúde; mudanças implementadas nas unidades a partir dos resultados da pesquisa; e a influência da pesquisa de satisfação na avaliação de desempenho da equipe de Enfermagem. Conclusão: As informações obtidas pela pesquisa de satisfação fornecem um panorama da performance do serviço e podem auxiliar gestores na tomada de decisões. Servem ainda como fonte de informação para a avaliação do desempenho individual dos funcionários e indicadores de qualidade da assistência. |
id |
UFRGS-2_58b0dec0f4ea4f2b7dcd486df1df764f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/131374 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Inchauspe, Juciane Aparecida FurlanMoura, Gisela Maria Schebella Souto de2015-12-25T02:39:04Z20150103-2100http://hdl.handle.net/10183/131374000981278Objetivo: Analisar a utilização de resultados da pesquisa de satisfação dos usuários pelas chefias de Enfermagem das unidades de internação. Métodos: Pesquisa exploratória, descritiva, realizada em hospital universitário. O instrumento de pesquisa foi um formulário aplicado por entrevista com 14 enfermeiras. Os depoimentos transcritos foram submetidos à análise de conteúdo. Resultados: Emergiram quatro categorias: a comunicação como forma de transmissão das informações para a equipe de Enfermagem; a contribuição da pesquisa de satisfação do usuário para o atendimento em saúde; mudanças implementadas nas unidades a partir dos resultados da pesquisa; e a influência da pesquisa de satisfação na avaliação de desempenho da equipe de Enfermagem. Conclusão: As informações obtidas pela pesquisa de satisfação fornecem um panorama da performance do serviço e podem auxiliar gestores na tomada de decisões. Servem ainda como fonte de informação para a avaliação do desempenho individual dos funcionários e indicadores de qualidade da assistência.Objective: To analyze the use of the results of a user satisfaction survey by head nurses in inpatient units. Methods: A descriptive exploratory study conducted at a university hospital. The research tool was a form administered to 14 nurses using interviews. Transcribed testimonies were submitted to content analysis. Results: Four categories emerged: communication as a means of transmitting information to the nursing team; the contribution of the user satisfaction survey to health care; changes implemented in the units based on survey results; and the influence of the satisfaction survey on the evaluation of nursing team performance. Conclusion: The information obtained through satisfaction surveys provided an overview of the performance of the nursing service and can assist managers in making decisions. It also serves as a source of information for the assessment of individual employee performance and quality of care indicators.application/pdfporActa paulista de enfermagem. São Paulo. Vol. 28, n. 2 (mar./abr. 2015), p. 177-182Satisfação do pacientePesquisa em enfermagemServiço hospitalar de enfermagemAvaliação em enfermagemPatient satisfactionHealth evaluationNursing researchNursing service hospitalNursing assessmentAplicabilidade dos resultados da pesquisa de satisfação dos usuários pela enfermagemApplicability of the results of a user satisfaction survey by nursing info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000981278.pdf000981278.pdfTexto completoapplication/pdf128369http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131374/1/000981278.pdf3e9620d871239ebf599192ef1c2c7f8dMD51TEXT000981278.pdf.txt000981278.pdf.txtExtracted Texttext/plain26895http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131374/2/000981278.pdf.txtb218f37815ecc43df3d14c09dbf20407MD52THUMBNAIL000981278.pdf.jpg000981278.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2088http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131374/3/000981278.pdf.jpg7b377fdb48364abe8cd787f41028afb3MD5310183/1313742018-10-25 10:00:37.254oai:www.lume.ufrgs.br:10183/131374Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T13:00:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Aplicabilidade dos resultados da pesquisa de satisfação dos usuários pela enfermagem |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Applicability of the results of a user satisfaction survey by nursing |
title |
Aplicabilidade dos resultados da pesquisa de satisfação dos usuários pela enfermagem |
spellingShingle |
Aplicabilidade dos resultados da pesquisa de satisfação dos usuários pela enfermagem Inchauspe, Juciane Aparecida Furlan Satisfação do paciente Pesquisa em enfermagem Serviço hospitalar de enfermagem Avaliação em enfermagem Patient satisfaction Health evaluation Nursing research Nursing service hospital Nursing assessment |
title_short |
Aplicabilidade dos resultados da pesquisa de satisfação dos usuários pela enfermagem |
title_full |
Aplicabilidade dos resultados da pesquisa de satisfação dos usuários pela enfermagem |
title_fullStr |
Aplicabilidade dos resultados da pesquisa de satisfação dos usuários pela enfermagem |
title_full_unstemmed |
Aplicabilidade dos resultados da pesquisa de satisfação dos usuários pela enfermagem |
title_sort |
Aplicabilidade dos resultados da pesquisa de satisfação dos usuários pela enfermagem |
author |
Inchauspe, Juciane Aparecida Furlan |
author_facet |
Inchauspe, Juciane Aparecida Furlan Moura, Gisela Maria Schebella Souto de |
author_role |
author |
author2 |
Moura, Gisela Maria Schebella Souto de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Inchauspe, Juciane Aparecida Furlan Moura, Gisela Maria Schebella Souto de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Satisfação do paciente Pesquisa em enfermagem Serviço hospitalar de enfermagem Avaliação em enfermagem |
topic |
Satisfação do paciente Pesquisa em enfermagem Serviço hospitalar de enfermagem Avaliação em enfermagem Patient satisfaction Health evaluation Nursing research Nursing service hospital Nursing assessment |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Patient satisfaction Health evaluation Nursing research Nursing service hospital Nursing assessment |
description |
Objetivo: Analisar a utilização de resultados da pesquisa de satisfação dos usuários pelas chefias de Enfermagem das unidades de internação. Métodos: Pesquisa exploratória, descritiva, realizada em hospital universitário. O instrumento de pesquisa foi um formulário aplicado por entrevista com 14 enfermeiras. Os depoimentos transcritos foram submetidos à análise de conteúdo. Resultados: Emergiram quatro categorias: a comunicação como forma de transmissão das informações para a equipe de Enfermagem; a contribuição da pesquisa de satisfação do usuário para o atendimento em saúde; mudanças implementadas nas unidades a partir dos resultados da pesquisa; e a influência da pesquisa de satisfação na avaliação de desempenho da equipe de Enfermagem. Conclusão: As informações obtidas pela pesquisa de satisfação fornecem um panorama da performance do serviço e podem auxiliar gestores na tomada de decisões. Servem ainda como fonte de informação para a avaliação do desempenho individual dos funcionários e indicadores de qualidade da assistência. |
publishDate |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-12-25T02:39:04Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/131374 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0103-2100 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000981278 |
identifier_str_mv |
0103-2100 000981278 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/131374 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Acta paulista de enfermagem. São Paulo. Vol. 28, n. 2 (mar./abr. 2015), p. 177-182 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131374/1/000981278.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131374/2/000981278.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131374/3/000981278.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3e9620d871239ebf599192ef1c2c7f8d b218f37815ecc43df3d14c09dbf20407 7b377fdb48364abe8cd787f41028afb3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447605602156544 |