Aplicabilidade dos resultados da pesquisa de satisfação dos usuários pela Enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Acta Paulista de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002015000200177 |
Resumo: | Objetivo Analisar a utilização de resultados da pesquisa de satisfação dos usuários pelas chefias de Enfermagem das unidades de internação. Métodos Pesquisa exploratória, descritiva, realizada em hospital universitário. O instrumento de pesquisa foi um formulário aplicado por entrevista com 14 enfermeiras. Os depoimentos transcritos foram submetidos à análise de conteúdo. Resultados Emergiram quatro categorias: a comunicação como forma de transmissão das informações para a equipe de Enfermagem; a contribuição da pesquisa de satisfação do usuário para o atendimento em saúde; mudanças implementadas nas unidades a partir dos resultados da pesquisa; e a influência da pesquisa de satisfação na avaliação de desempenho da equipe de Enfermagem. Conclusão As informações obtidas pela pesquisa de satisfação fornecem um panorama da performance do serviço e podem auxiliar gestores na tomada de decisões. Servem ainda como fonte de informação para a avaliação do desempenho individual dos funcionários e indicadores de qualidade da assistência. |
id |
USP-8_075acee7f586b664a605233af00a0219 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0103-21002015000200177 |
network_acronym_str |
USP-8 |
network_name_str |
Acta Paulista de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Aplicabilidade dos resultados da pesquisa de satisfação dos usuários pela EnfermagemSatisfação do pacienteAvaliação em saúdePesquisa em enfermagemServiço hospitalar de enfermagemAvaliação em enfermagem Objetivo Analisar a utilização de resultados da pesquisa de satisfação dos usuários pelas chefias de Enfermagem das unidades de internação. Métodos Pesquisa exploratória, descritiva, realizada em hospital universitário. O instrumento de pesquisa foi um formulário aplicado por entrevista com 14 enfermeiras. Os depoimentos transcritos foram submetidos à análise de conteúdo. Resultados Emergiram quatro categorias: a comunicação como forma de transmissão das informações para a equipe de Enfermagem; a contribuição da pesquisa de satisfação do usuário para o atendimento em saúde; mudanças implementadas nas unidades a partir dos resultados da pesquisa; e a influência da pesquisa de satisfação na avaliação de desempenho da equipe de Enfermagem. Conclusão As informações obtidas pela pesquisa de satisfação fornecem um panorama da performance do serviço e podem auxiliar gestores na tomada de decisões. Servem ainda como fonte de informação para a avaliação do desempenho individual dos funcionários e indicadores de qualidade da assistência.Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo2015-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002015000200177Acta Paulista de Enfermagem v.28 n.2 2015reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:USP10.1590/1982-0194201500030info:eu-repo/semantics/openAccessInchauspe,Juciane Aparecida FurlanMoura,Gisela Maria Schebella Souto depor2016-11-18T00:00:00Zoai:scielo:S0103-21002015000200177Revistahttp://www.scielo.br/apePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br1982-01940103-2100opendoar:2016-11-18T00:00Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aplicabilidade dos resultados da pesquisa de satisfação dos usuários pela Enfermagem |
title |
Aplicabilidade dos resultados da pesquisa de satisfação dos usuários pela Enfermagem |
spellingShingle |
Aplicabilidade dos resultados da pesquisa de satisfação dos usuários pela Enfermagem Inchauspe,Juciane Aparecida Furlan Satisfação do paciente Avaliação em saúde Pesquisa em enfermagem Serviço hospitalar de enfermagem Avaliação em enfermagem |
title_short |
Aplicabilidade dos resultados da pesquisa de satisfação dos usuários pela Enfermagem |
title_full |
Aplicabilidade dos resultados da pesquisa de satisfação dos usuários pela Enfermagem |
title_fullStr |
Aplicabilidade dos resultados da pesquisa de satisfação dos usuários pela Enfermagem |
title_full_unstemmed |
Aplicabilidade dos resultados da pesquisa de satisfação dos usuários pela Enfermagem |
title_sort |
Aplicabilidade dos resultados da pesquisa de satisfação dos usuários pela Enfermagem |
author |
Inchauspe,Juciane Aparecida Furlan |
author_facet |
Inchauspe,Juciane Aparecida Furlan Moura,Gisela Maria Schebella Souto de |
author_role |
author |
author2 |
Moura,Gisela Maria Schebella Souto de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Inchauspe,Juciane Aparecida Furlan Moura,Gisela Maria Schebella Souto de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Satisfação do paciente Avaliação em saúde Pesquisa em enfermagem Serviço hospitalar de enfermagem Avaliação em enfermagem |
topic |
Satisfação do paciente Avaliação em saúde Pesquisa em enfermagem Serviço hospitalar de enfermagem Avaliação em enfermagem |
description |
Objetivo Analisar a utilização de resultados da pesquisa de satisfação dos usuários pelas chefias de Enfermagem das unidades de internação. Métodos Pesquisa exploratória, descritiva, realizada em hospital universitário. O instrumento de pesquisa foi um formulário aplicado por entrevista com 14 enfermeiras. Os depoimentos transcritos foram submetidos à análise de conteúdo. Resultados Emergiram quatro categorias: a comunicação como forma de transmissão das informações para a equipe de Enfermagem; a contribuição da pesquisa de satisfação do usuário para o atendimento em saúde; mudanças implementadas nas unidades a partir dos resultados da pesquisa; e a influência da pesquisa de satisfação na avaliação de desempenho da equipe de Enfermagem. Conclusão As informações obtidas pela pesquisa de satisfação fornecem um panorama da performance do serviço e podem auxiliar gestores na tomada de decisões. Servem ainda como fonte de informação para a avaliação do desempenho individual dos funcionários e indicadores de qualidade da assistência. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002015000200177 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002015000200177 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1982-0194201500030 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Acta Paulista de Enfermagem v.28 n.2 2015 reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online) instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Acta Paulista de Enfermagem (Online) |
collection |
Acta Paulista de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br |
_version_ |
1748858266369130496 |