"Depois de chupar adianta bochechar com Cepacol?" : educação para a sexualidade a partir das aulas de biologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/96677 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo geral propor ações que visem uma educação para a sexualidade no âmbito escolar, a partir das teorizações de Felipe, Xavier Filha e Ribeiro (2009). Para discutir e aprofundar o conceito de gênero, recorro a Louro (1997), Scott (1995), bem como a Weeks (1999) e Furlani (2011) para problematizar o conceito de sexualidade. A revisão bibliográfica também teve como intuito de procurar informações a respeito de trabalhos já realizados neste campo temático. Em seguida, a partir das palestras por mim ministradas sobre o tema da sexualidade com três turmas do Ensino Médio de uma escola pública, tomando também por base as dúvidas pontuadas pelos/as alunos/as, trago algumas reflexões sobre a formação docente na área da biologia, buscando refletir sobre uma educação para sexualidade mais ampla, que não se limite apenas aos aspectos biológicos, mas que possa contemplar também as perspectivas históricas, sociais e culturais. Assim, questões de gênero, diversidade e orientação sexual estão presentes neste trabalho. Embora os PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) tenham colocado a sexualidade como tema transversal, devendo ser ministrada conjuntamente em várias áreas, não só restrita às aulas de biologia ou ciências, a escola ainda está longe de seguir tais recomendações. Desse modo, este trabalho propõe algumas temáticas consideradas fundamentais para promover o debate entre os jovens, como sugere Felipe (2009), a saber: história do corpo e da sexualidade, história do amor e da família, maternidade com aprisionamento, paternidade responsável, identidades de gênero e identidades sexuais, violência doméstica e violência sexual, maus tratos emocionais, dentre outros temas. |
id |
UFRGS-2_58bfebfd063e23abf57a5ea4a1fcd8d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/96677 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Castro, Andressa Caporale deFelipe, Jane2014-06-17T02:08:26Z2013http://hdl.handle.net/10183/96677000918197Este trabalho tem como objetivo geral propor ações que visem uma educação para a sexualidade no âmbito escolar, a partir das teorizações de Felipe, Xavier Filha e Ribeiro (2009). Para discutir e aprofundar o conceito de gênero, recorro a Louro (1997), Scott (1995), bem como a Weeks (1999) e Furlani (2011) para problematizar o conceito de sexualidade. A revisão bibliográfica também teve como intuito de procurar informações a respeito de trabalhos já realizados neste campo temático. Em seguida, a partir das palestras por mim ministradas sobre o tema da sexualidade com três turmas do Ensino Médio de uma escola pública, tomando também por base as dúvidas pontuadas pelos/as alunos/as, trago algumas reflexões sobre a formação docente na área da biologia, buscando refletir sobre uma educação para sexualidade mais ampla, que não se limite apenas aos aspectos biológicos, mas que possa contemplar também as perspectivas históricas, sociais e culturais. Assim, questões de gênero, diversidade e orientação sexual estão presentes neste trabalho. Embora os PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) tenham colocado a sexualidade como tema transversal, devendo ser ministrada conjuntamente em várias áreas, não só restrita às aulas de biologia ou ciências, a escola ainda está longe de seguir tais recomendações. Desse modo, este trabalho propõe algumas temáticas consideradas fundamentais para promover o debate entre os jovens, como sugere Felipe (2009), a saber: história do corpo e da sexualidade, história do amor e da família, maternidade com aprisionamento, paternidade responsável, identidades de gênero e identidades sexuais, violência doméstica e violência sexual, maus tratos emocionais, dentre outros temas.application/pdfporEducação sexualEnsino médio"Depois de chupar adianta bochechar com Cepacol?" : educação para a sexualidade a partir das aulas de biologiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2013Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000918197.pdf000918197.pdfTexto completoapplication/pdf537767http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96677/1/000918197.pdf132ca113a170f4a0f53bedea274cbb73MD51TEXT000918197.pdf.txt000918197.pdf.txtExtracted Texttext/plain51547http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96677/2/000918197.pdf.txt3667aff8db77ac640a2bc9d5b356fbb2MD52THUMBNAIL000918197.pdf.jpg000918197.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1121http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96677/3/000918197.pdf.jpgf21c3481a0133b4d19e817f5983cc0e5MD5310183/966772018-10-18 08:20:16.084oai:www.lume.ufrgs.br:10183/96677Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T11:20:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
"Depois de chupar adianta bochechar com Cepacol?" : educação para a sexualidade a partir das aulas de biologia |
title |
"Depois de chupar adianta bochechar com Cepacol?" : educação para a sexualidade a partir das aulas de biologia |
spellingShingle |
"Depois de chupar adianta bochechar com Cepacol?" : educação para a sexualidade a partir das aulas de biologia Castro, Andressa Caporale de Educação sexual Ensino médio |
title_short |
"Depois de chupar adianta bochechar com Cepacol?" : educação para a sexualidade a partir das aulas de biologia |
title_full |
"Depois de chupar adianta bochechar com Cepacol?" : educação para a sexualidade a partir das aulas de biologia |
title_fullStr |
"Depois de chupar adianta bochechar com Cepacol?" : educação para a sexualidade a partir das aulas de biologia |
title_full_unstemmed |
"Depois de chupar adianta bochechar com Cepacol?" : educação para a sexualidade a partir das aulas de biologia |
title_sort |
"Depois de chupar adianta bochechar com Cepacol?" : educação para a sexualidade a partir das aulas de biologia |
author |
Castro, Andressa Caporale de |
author_facet |
Castro, Andressa Caporale de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castro, Andressa Caporale de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Felipe, Jane |
contributor_str_mv |
Felipe, Jane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação sexual Ensino médio |
topic |
Educação sexual Ensino médio |
description |
Este trabalho tem como objetivo geral propor ações que visem uma educação para a sexualidade no âmbito escolar, a partir das teorizações de Felipe, Xavier Filha e Ribeiro (2009). Para discutir e aprofundar o conceito de gênero, recorro a Louro (1997), Scott (1995), bem como a Weeks (1999) e Furlani (2011) para problematizar o conceito de sexualidade. A revisão bibliográfica também teve como intuito de procurar informações a respeito de trabalhos já realizados neste campo temático. Em seguida, a partir das palestras por mim ministradas sobre o tema da sexualidade com três turmas do Ensino Médio de uma escola pública, tomando também por base as dúvidas pontuadas pelos/as alunos/as, trago algumas reflexões sobre a formação docente na área da biologia, buscando refletir sobre uma educação para sexualidade mais ampla, que não se limite apenas aos aspectos biológicos, mas que possa contemplar também as perspectivas históricas, sociais e culturais. Assim, questões de gênero, diversidade e orientação sexual estão presentes neste trabalho. Embora os PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) tenham colocado a sexualidade como tema transversal, devendo ser ministrada conjuntamente em várias áreas, não só restrita às aulas de biologia ou ciências, a escola ainda está longe de seguir tais recomendações. Desse modo, este trabalho propõe algumas temáticas consideradas fundamentais para promover o debate entre os jovens, como sugere Felipe (2009), a saber: história do corpo e da sexualidade, história do amor e da família, maternidade com aprisionamento, paternidade responsável, identidades de gênero e identidades sexuais, violência doméstica e violência sexual, maus tratos emocionais, dentre outros temas. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-06-17T02:08:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/96677 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000918197 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/96677 |
identifier_str_mv |
000918197 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96677/1/000918197.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96677/2/000918197.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96677/3/000918197.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
132ca113a170f4a0f53bedea274cbb73 3667aff8db77ac640a2bc9d5b356fbb2 f21c3481a0133b4d19e817f5983cc0e5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447128512659456 |