"Depois de chupar adianta bochechar com Cepacol?" : educação para a sexualidade a partir das aulas de biologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Andressa Caporale de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/96677
Resumo: Este trabalho tem como objetivo geral propor ações que visem uma educação para a sexualidade no âmbito escolar, a partir das teorizações de Felipe, Xavier Filha e Ribeiro (2009). Para discutir e aprofundar o conceito de gênero, recorro a Louro (1997), Scott (1995), bem como a Weeks (1999) e Furlani (2011) para problematizar o conceito de sexualidade. A revisão bibliográfica também teve como intuito de procurar informações a respeito de trabalhos já realizados neste campo temático. Em seguida, a partir das palestras por mim ministradas sobre o tema da sexualidade com três turmas do Ensino Médio de uma escola pública, tomando também por base as dúvidas pontuadas pelos/as alunos/as, trago algumas reflexões sobre a formação docente na área da biologia, buscando refletir sobre uma educação para sexualidade mais ampla, que não se limite apenas aos aspectos biológicos, mas que possa contemplar também as perspectivas históricas, sociais e culturais. Assim, questões de gênero, diversidade e orientação sexual estão presentes neste trabalho. Embora os PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) tenham colocado a sexualidade como tema transversal, devendo ser ministrada conjuntamente em várias áreas, não só restrita às aulas de biologia ou ciências, a escola ainda está longe de seguir tais recomendações. Desse modo, este trabalho propõe algumas temáticas consideradas fundamentais para promover o debate entre os jovens, como sugere Felipe (2009), a saber: história do corpo e da sexualidade, história do amor e da família, maternidade com aprisionamento, paternidade responsável, identidades de gênero e identidades sexuais, violência doméstica e violência sexual, maus tratos emocionais, dentre outros temas.
id UFRGS-2_58bfebfd063e23abf57a5ea4a1fcd8d0
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/96677
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Castro, Andressa Caporale deFelipe, Jane2014-06-17T02:08:26Z2013http://hdl.handle.net/10183/96677000918197Este trabalho tem como objetivo geral propor ações que visem uma educação para a sexualidade no âmbito escolar, a partir das teorizações de Felipe, Xavier Filha e Ribeiro (2009). Para discutir e aprofundar o conceito de gênero, recorro a Louro (1997), Scott (1995), bem como a Weeks (1999) e Furlani (2011) para problematizar o conceito de sexualidade. A revisão bibliográfica também teve como intuito de procurar informações a respeito de trabalhos já realizados neste campo temático. Em seguida, a partir das palestras por mim ministradas sobre o tema da sexualidade com três turmas do Ensino Médio de uma escola pública, tomando também por base as dúvidas pontuadas pelos/as alunos/as, trago algumas reflexões sobre a formação docente na área da biologia, buscando refletir sobre uma educação para sexualidade mais ampla, que não se limite apenas aos aspectos biológicos, mas que possa contemplar também as perspectivas históricas, sociais e culturais. Assim, questões de gênero, diversidade e orientação sexual estão presentes neste trabalho. Embora os PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) tenham colocado a sexualidade como tema transversal, devendo ser ministrada conjuntamente em várias áreas, não só restrita às aulas de biologia ou ciências, a escola ainda está longe de seguir tais recomendações. Desse modo, este trabalho propõe algumas temáticas consideradas fundamentais para promover o debate entre os jovens, como sugere Felipe (2009), a saber: história do corpo e da sexualidade, história do amor e da família, maternidade com aprisionamento, paternidade responsável, identidades de gênero e identidades sexuais, violência doméstica e violência sexual, maus tratos emocionais, dentre outros temas.application/pdfporEducação sexualEnsino médio"Depois de chupar adianta bochechar com Cepacol?" : educação para a sexualidade a partir das aulas de biologiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2013Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000918197.pdf000918197.pdfTexto completoapplication/pdf537767http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96677/1/000918197.pdf132ca113a170f4a0f53bedea274cbb73MD51TEXT000918197.pdf.txt000918197.pdf.txtExtracted Texttext/plain51547http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96677/2/000918197.pdf.txt3667aff8db77ac640a2bc9d5b356fbb2MD52THUMBNAIL000918197.pdf.jpg000918197.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1121http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96677/3/000918197.pdf.jpgf21c3481a0133b4d19e817f5983cc0e5MD5310183/966772018-10-18 08:20:16.084oai:www.lume.ufrgs.br:10183/96677Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T11:20:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv "Depois de chupar adianta bochechar com Cepacol?" : educação para a sexualidade a partir das aulas de biologia
title "Depois de chupar adianta bochechar com Cepacol?" : educação para a sexualidade a partir das aulas de biologia
spellingShingle "Depois de chupar adianta bochechar com Cepacol?" : educação para a sexualidade a partir das aulas de biologia
Castro, Andressa Caporale de
Educação sexual
Ensino médio
title_short "Depois de chupar adianta bochechar com Cepacol?" : educação para a sexualidade a partir das aulas de biologia
title_full "Depois de chupar adianta bochechar com Cepacol?" : educação para a sexualidade a partir das aulas de biologia
title_fullStr "Depois de chupar adianta bochechar com Cepacol?" : educação para a sexualidade a partir das aulas de biologia
title_full_unstemmed "Depois de chupar adianta bochechar com Cepacol?" : educação para a sexualidade a partir das aulas de biologia
title_sort "Depois de chupar adianta bochechar com Cepacol?" : educação para a sexualidade a partir das aulas de biologia
author Castro, Andressa Caporale de
author_facet Castro, Andressa Caporale de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Andressa Caporale de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Felipe, Jane
contributor_str_mv Felipe, Jane
dc.subject.por.fl_str_mv Educação sexual
Ensino médio
topic Educação sexual
Ensino médio
description Este trabalho tem como objetivo geral propor ações que visem uma educação para a sexualidade no âmbito escolar, a partir das teorizações de Felipe, Xavier Filha e Ribeiro (2009). Para discutir e aprofundar o conceito de gênero, recorro a Louro (1997), Scott (1995), bem como a Weeks (1999) e Furlani (2011) para problematizar o conceito de sexualidade. A revisão bibliográfica também teve como intuito de procurar informações a respeito de trabalhos já realizados neste campo temático. Em seguida, a partir das palestras por mim ministradas sobre o tema da sexualidade com três turmas do Ensino Médio de uma escola pública, tomando também por base as dúvidas pontuadas pelos/as alunos/as, trago algumas reflexões sobre a formação docente na área da biologia, buscando refletir sobre uma educação para sexualidade mais ampla, que não se limite apenas aos aspectos biológicos, mas que possa contemplar também as perspectivas históricas, sociais e culturais. Assim, questões de gênero, diversidade e orientação sexual estão presentes neste trabalho. Embora os PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) tenham colocado a sexualidade como tema transversal, devendo ser ministrada conjuntamente em várias áreas, não só restrita às aulas de biologia ou ciências, a escola ainda está longe de seguir tais recomendações. Desse modo, este trabalho propõe algumas temáticas consideradas fundamentais para promover o debate entre os jovens, como sugere Felipe (2009), a saber: história do corpo e da sexualidade, história do amor e da família, maternidade com aprisionamento, paternidade responsável, identidades de gênero e identidades sexuais, violência doméstica e violência sexual, maus tratos emocionais, dentre outros temas.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-06-17T02:08:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/96677
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000918197
url http://hdl.handle.net/10183/96677
identifier_str_mv 000918197
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96677/1/000918197.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96677/2/000918197.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96677/3/000918197.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 132ca113a170f4a0f53bedea274cbb73
3667aff8db77ac640a2bc9d5b356fbb2
f21c3481a0133b4d19e817f5983cc0e5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447128512659456