Entre salas de aula e exposição, o que resta após ? memes, impulsos alegóricos e senso comum

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Lucas Vitor Vilela
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/221672
Resumo: Esta monografia nasce a partir do fluxo entre salas de aula, como estudante da Especialização em Práticas Curatoriais (PPGAV/IA – UFRGS) e como professor no Colégio Vicentino Santa Cecília. Na práxis desse fluxo, surge a proposta curatorial da exposição O que resta após (Pinacoteca Ruben Berta, Porto Alegre, 2019), em que memes feitos pelos meus alunos do ensino básico compuseram trabalhos da mostra. A partir da análise dessas experiências práticas e de pesquisa bibliográfica sobre o tema, este trabalho procura investigar de que modo o meme, então na potência da ideia de impulso alegórico, constitui fenômeno de (re)interpretação do senso comum. Busco entender a concepção do termo na sua alta capacidade de replicação de fenômenos culturais e massiva identificação de ideias na sociedade ; e como isso se torna relevante pensar a sua presença na exposição e nas salas de aula. Pois o meme por meio da estrutura alegórica que abarca ironias e metáforas, atualizado no ciberespaço da internet, vale aqui para compreender a sua ocupação contra hegemônica no senso comum; o que, por sua vez, também me leva a defender os espaços das exposições e salas de aula como importantes lugares às essas ocupações. Assim, pensar como o meme torna-se potência na (re)designação de dados políticos e estéticos do senso comum.
id UFRGS-2_58d842a54f637b19ab695b241b38ff28
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/221672
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Souza, Lucas Vitor VilelaSchenkel, Camila Monteiro2021-05-28T04:26:30Z2020http://hdl.handle.net/10183/221672001126099Esta monografia nasce a partir do fluxo entre salas de aula, como estudante da Especialização em Práticas Curatoriais (PPGAV/IA – UFRGS) e como professor no Colégio Vicentino Santa Cecília. Na práxis desse fluxo, surge a proposta curatorial da exposição O que resta após (Pinacoteca Ruben Berta, Porto Alegre, 2019), em que memes feitos pelos meus alunos do ensino básico compuseram trabalhos da mostra. A partir da análise dessas experiências práticas e de pesquisa bibliográfica sobre o tema, este trabalho procura investigar de que modo o meme, então na potência da ideia de impulso alegórico, constitui fenômeno de (re)interpretação do senso comum. Busco entender a concepção do termo na sua alta capacidade de replicação de fenômenos culturais e massiva identificação de ideias na sociedade ; e como isso se torna relevante pensar a sua presença na exposição e nas salas de aula. Pois o meme por meio da estrutura alegórica que abarca ironias e metáforas, atualizado no ciberespaço da internet, vale aqui para compreender a sua ocupação contra hegemônica no senso comum; o que, por sua vez, também me leva a defender os espaços das exposições e salas de aula como importantes lugares às essas ocupações. Assim, pensar como o meme torna-se potência na (re)designação de dados políticos e estéticos do senso comum.This monograph arises from the flow between classrooms, as a student of the Specialization in Curatorial Practices (PPGAV/IA – UFRGS) and as a professor at Colégio Vicentino Santa Cecília. In praxis of this flow, appears the curatorial proposal of the exhibition O que resta após (Pinacoteca Ruben Berta, Porto Alegre, 2019) in which memes made by my students of basic education composed works of the exhibition. From the analysis of these practical experiences and bibliographic research on the theme, this work investigates how meme, then in the power of the idea of allegorical impulse, constitutes a phenomenon of (re) interpretation of common sense. I seek to understand the concept of the term in its high capacity for cultural replication phenomenon and massive identification of ideas in society; and how it becomes relevant to think about its presence in classrooms and exhibitions. For the meme through the allegorical structure that includes ironies and metaphors, updated in the cyberspace of the internet, is valid here to understand its counter-hegemonic occupation in common sense; which, in turn, also leads me to defend the exhibition spaces and classrooms as important places for these occupations. Thus, thinking about how the meme becomes power in the (re) designation of political and aesthetic data of common sense.application/pdfporSala de aulaExposição (Arte)MemesSenso comumClassroomsArt expositionMemeAllegorical impulseCommon senseEntre salas de aula e exposição, o que resta após ? memes, impulsos alegóricos e senso comuminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2020especializaçãoPráticas Curatoriaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001126099.pdf.txt001126099.pdf.txtExtracted Texttext/plain80823http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221672/2/001126099.pdf.txt87e2b1afbdf6b854490a90810896d165MD52ORIGINAL001126099.pdfTexto completoapplication/pdf1660743http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221672/1/001126099.pdf6be90f03e9b5c639d168c3f696a4fd0bMD5110183/2216722021-06-13 04:34:21.930197oai:www.lume.ufrgs.br:10183/221672Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-06-13T07:34:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Entre salas de aula e exposição, o que resta após ? memes, impulsos alegóricos e senso comum
title Entre salas de aula e exposição, o que resta após ? memes, impulsos alegóricos e senso comum
spellingShingle Entre salas de aula e exposição, o que resta após ? memes, impulsos alegóricos e senso comum
Souza, Lucas Vitor Vilela
Sala de aula
Exposição (Arte)
Memes
Senso comum
Classrooms
Art exposition
Meme
Allegorical impulse
Common sense
title_short Entre salas de aula e exposição, o que resta após ? memes, impulsos alegóricos e senso comum
title_full Entre salas de aula e exposição, o que resta após ? memes, impulsos alegóricos e senso comum
title_fullStr Entre salas de aula e exposição, o que resta após ? memes, impulsos alegóricos e senso comum
title_full_unstemmed Entre salas de aula e exposição, o que resta após ? memes, impulsos alegóricos e senso comum
title_sort Entre salas de aula e exposição, o que resta após ? memes, impulsos alegóricos e senso comum
author Souza, Lucas Vitor Vilela
author_facet Souza, Lucas Vitor Vilela
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Lucas Vitor Vilela
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Schenkel, Camila Monteiro
contributor_str_mv Schenkel, Camila Monteiro
dc.subject.por.fl_str_mv Sala de aula
Exposição (Arte)
Memes
Senso comum
topic Sala de aula
Exposição (Arte)
Memes
Senso comum
Classrooms
Art exposition
Meme
Allegorical impulse
Common sense
dc.subject.eng.fl_str_mv Classrooms
Art exposition
Meme
Allegorical impulse
Common sense
description Esta monografia nasce a partir do fluxo entre salas de aula, como estudante da Especialização em Práticas Curatoriais (PPGAV/IA – UFRGS) e como professor no Colégio Vicentino Santa Cecília. Na práxis desse fluxo, surge a proposta curatorial da exposição O que resta após (Pinacoteca Ruben Berta, Porto Alegre, 2019), em que memes feitos pelos meus alunos do ensino básico compuseram trabalhos da mostra. A partir da análise dessas experiências práticas e de pesquisa bibliográfica sobre o tema, este trabalho procura investigar de que modo o meme, então na potência da ideia de impulso alegórico, constitui fenômeno de (re)interpretação do senso comum. Busco entender a concepção do termo na sua alta capacidade de replicação de fenômenos culturais e massiva identificação de ideias na sociedade ; e como isso se torna relevante pensar a sua presença na exposição e nas salas de aula. Pois o meme por meio da estrutura alegórica que abarca ironias e metáforas, atualizado no ciberespaço da internet, vale aqui para compreender a sua ocupação contra hegemônica no senso comum; o que, por sua vez, também me leva a defender os espaços das exposições e salas de aula como importantes lugares às essas ocupações. Assim, pensar como o meme torna-se potência na (re)designação de dados políticos e estéticos do senso comum.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-28T04:26:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/221672
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001126099
url http://hdl.handle.net/10183/221672
identifier_str_mv 001126099
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221672/2/001126099.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221672/1/001126099.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 87e2b1afbdf6b854490a90810896d165
6be90f03e9b5c639d168c3f696a4fd0b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224606535647232