Alfabetização científica : possibilidades didático-pedagógicas da revista Ciência Hoje das Crianças online

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Maria do Rocio Fontoura
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Pereira, Juliana Carvalho, Stueber, Ketlen
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/196799
Resumo: Analisa trinta e cinco textos da revista Ciência Hoje para as Crianças Online, considerando-a como fonte de informação na perspectiva didático-pedagógicas para a mediação da Alfabetização Científica. A questão principal do estudo foi: Como a revista Ciência Hoje das Crianças Onlinepode viabilizar a Alfabetização Científica no ensinar e aprender ciência? A abordagem metodológica foi de natureza qualitativa e fundamentou-se na pesquisa bibliográfica e na análise de conteúdo. Identificaram-se os autores e as instituições que contribuíramna produção dos textose a que público se destinavam. Elencaram-se os facilitadores de Alfabetização Científica, níveis de interdisciplinaridade e as possíveis aplicabilidades didático-pedagógicas. Conclui-se que as matérias analisadas possuem viabilidade pedagógica, fomentam debates e reflexões a partir do conhecimento científico. Evidencia-se a atuação da revista no Ensino de Ciências e indica o quão necessário são as investigações de temas no viés científico que possam fomentar práticas inovadoras na perspectiva do ensino interdisciplinar.
id UFRGS-2_97769db2dc64d965aa578b985efb6a27
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/196799
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Teixeira, Maria do Rocio FontouraPereira, Juliana CarvalhoStueber, Ketlen2019-07-11T02:35:23Z20190104-3757http://hdl.handle.net/10183/196799001096906Analisa trinta e cinco textos da revista Ciência Hoje para as Crianças Online, considerando-a como fonte de informação na perspectiva didático-pedagógicas para a mediação da Alfabetização Científica. A questão principal do estudo foi: Como a revista Ciência Hoje das Crianças Onlinepode viabilizar a Alfabetização Científica no ensinar e aprender ciência? A abordagem metodológica foi de natureza qualitativa e fundamentou-se na pesquisa bibliográfica e na análise de conteúdo. Identificaram-se os autores e as instituições que contribuíramna produção dos textose a que público se destinavam. Elencaram-se os facilitadores de Alfabetização Científica, níveis de interdisciplinaridade e as possíveis aplicabilidades didático-pedagógicas. Conclui-se que as matérias analisadas possuem viabilidade pedagógica, fomentam debates e reflexões a partir do conhecimento científico. Evidencia-se a atuação da revista no Ensino de Ciências e indica o quão necessário são as investigações de temas no viés científico que possam fomentar práticas inovadoras na perspectiva do ensino interdisciplinar.It analyses thirty-five texts of the magazine Ciência Hoje das Crianças Onlineconsidering them sourceof information with didactic-pedagogical perspectivefor the mediation of Scientific Literacy. The main question of the study was: How can the online magazine Ciência Hoje das Crianças Onlineenable scientific literacy in teaching and learning science? The methodological approach was qualitative in nature and was based on bibliographic research and content analysis. The authors and institutions that contributed to the production of the texts and the intended audience were identified. The facilitators of Scientific Literacy, levels of interdisciplinary and the possible didactic-pedagogical applicability were listed. It is concluded that the analyses materials have pedagogical feasibility, fomentdebates and reflections from the scientific knowledge. The journal's performance in Science Teaching is shown and indicates how necessary are the investigations of topics in the scientific bias that can foster innovative practices in the perspective of interdisciplinary teachingapplication/pdfporEnsino em re-vista. Uberlândia, MG. Vol. 26, n. 2 (maio/ago. 2019), p. 457-480Ensino e aprendizagemAlfabetização científicaScience teachingScientific literacyAlfabetização científica : possibilidades didático-pedagógicas da revista Ciência Hoje das Crianças onlineScientific Literacy : didactic-pedagogical possibilities of the Science magazine Ciência Hoje das Crianças onlineinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001096906.pdf.txt001096906.pdf.txtExtracted Texttext/plain52882http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196799/2/001096906.pdf.txt5ebccf6ff4090ce2baebec62ae74c902MD52ORIGINAL001096906.pdfTexto completoapplication/pdf594912http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196799/1/001096906.pdfa09157a98fc169c91ddd0767697b80e6MD5110183/1967992019-07-14 02:37:01.447219oai:www.lume.ufrgs.br:10183/196799Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-07-14T05:37:01Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Alfabetização científica : possibilidades didático-pedagógicas da revista Ciência Hoje das Crianças online
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Scientific Literacy : didactic-pedagogical possibilities of the Science magazine Ciência Hoje das Crianças online
title Alfabetização científica : possibilidades didático-pedagógicas da revista Ciência Hoje das Crianças online
spellingShingle Alfabetização científica : possibilidades didático-pedagógicas da revista Ciência Hoje das Crianças online
Teixeira, Maria do Rocio Fontoura
Ensino e aprendizagem
Alfabetização científica
Science teaching
Scientific literacy
title_short Alfabetização científica : possibilidades didático-pedagógicas da revista Ciência Hoje das Crianças online
title_full Alfabetização científica : possibilidades didático-pedagógicas da revista Ciência Hoje das Crianças online
title_fullStr Alfabetização científica : possibilidades didático-pedagógicas da revista Ciência Hoje das Crianças online
title_full_unstemmed Alfabetização científica : possibilidades didático-pedagógicas da revista Ciência Hoje das Crianças online
title_sort Alfabetização científica : possibilidades didático-pedagógicas da revista Ciência Hoje das Crianças online
author Teixeira, Maria do Rocio Fontoura
author_facet Teixeira, Maria do Rocio Fontoura
Pereira, Juliana Carvalho
Stueber, Ketlen
author_role author
author2 Pereira, Juliana Carvalho
Stueber, Ketlen
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Maria do Rocio Fontoura
Pereira, Juliana Carvalho
Stueber, Ketlen
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino e aprendizagem
Alfabetização científica
topic Ensino e aprendizagem
Alfabetização científica
Science teaching
Scientific literacy
dc.subject.eng.fl_str_mv Science teaching
Scientific literacy
description Analisa trinta e cinco textos da revista Ciência Hoje para as Crianças Online, considerando-a como fonte de informação na perspectiva didático-pedagógicas para a mediação da Alfabetização Científica. A questão principal do estudo foi: Como a revista Ciência Hoje das Crianças Onlinepode viabilizar a Alfabetização Científica no ensinar e aprender ciência? A abordagem metodológica foi de natureza qualitativa e fundamentou-se na pesquisa bibliográfica e na análise de conteúdo. Identificaram-se os autores e as instituições que contribuíramna produção dos textose a que público se destinavam. Elencaram-se os facilitadores de Alfabetização Científica, níveis de interdisciplinaridade e as possíveis aplicabilidades didático-pedagógicas. Conclui-se que as matérias analisadas possuem viabilidade pedagógica, fomentam debates e reflexões a partir do conhecimento científico. Evidencia-se a atuação da revista no Ensino de Ciências e indica o quão necessário são as investigações de temas no viés científico que possam fomentar práticas inovadoras na perspectiva do ensino interdisciplinar.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-07-11T02:35:23Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/196799
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0104-3757
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001096906
identifier_str_mv 0104-3757
001096906
url http://hdl.handle.net/10183/196799
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Ensino em re-vista. Uberlândia, MG. Vol. 26, n. 2 (maio/ago. 2019), p. 457-480
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196799/2/001096906.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196799/1/001096906.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5ebccf6ff4090ce2baebec62ae74c902
a09157a98fc169c91ddd0767697b80e6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224970840309760