Alfabetização científica : possibilidades didático-pedagógicas da revista Ciência Hoje das Crianças online
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/196799 |
Resumo: | Analisa trinta e cinco textos da revista Ciência Hoje para as Crianças Online, considerando-a como fonte de informação na perspectiva didático-pedagógicas para a mediação da Alfabetização Científica. A questão principal do estudo foi: Como a revista Ciência Hoje das Crianças Onlinepode viabilizar a Alfabetização Científica no ensinar e aprender ciência? A abordagem metodológica foi de natureza qualitativa e fundamentou-se na pesquisa bibliográfica e na análise de conteúdo. Identificaram-se os autores e as instituições que contribuíramna produção dos textose a que público se destinavam. Elencaram-se os facilitadores de Alfabetização Científica, níveis de interdisciplinaridade e as possíveis aplicabilidades didático-pedagógicas. Conclui-se que as matérias analisadas possuem viabilidade pedagógica, fomentam debates e reflexões a partir do conhecimento científico. Evidencia-se a atuação da revista no Ensino de Ciências e indica o quão necessário são as investigações de temas no viés científico que possam fomentar práticas inovadoras na perspectiva do ensino interdisciplinar. |
id |
UFRGS-2_97769db2dc64d965aa578b985efb6a27 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/196799 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Teixeira, Maria do Rocio FontouraPereira, Juliana CarvalhoStueber, Ketlen2019-07-11T02:35:23Z20190104-3757http://hdl.handle.net/10183/196799001096906Analisa trinta e cinco textos da revista Ciência Hoje para as Crianças Online, considerando-a como fonte de informação na perspectiva didático-pedagógicas para a mediação da Alfabetização Científica. A questão principal do estudo foi: Como a revista Ciência Hoje das Crianças Onlinepode viabilizar a Alfabetização Científica no ensinar e aprender ciência? A abordagem metodológica foi de natureza qualitativa e fundamentou-se na pesquisa bibliográfica e na análise de conteúdo. Identificaram-se os autores e as instituições que contribuíramna produção dos textose a que público se destinavam. Elencaram-se os facilitadores de Alfabetização Científica, níveis de interdisciplinaridade e as possíveis aplicabilidades didático-pedagógicas. Conclui-se que as matérias analisadas possuem viabilidade pedagógica, fomentam debates e reflexões a partir do conhecimento científico. Evidencia-se a atuação da revista no Ensino de Ciências e indica o quão necessário são as investigações de temas no viés científico que possam fomentar práticas inovadoras na perspectiva do ensino interdisciplinar.It analyses thirty-five texts of the magazine Ciência Hoje das Crianças Onlineconsidering them sourceof information with didactic-pedagogical perspectivefor the mediation of Scientific Literacy. The main question of the study was: How can the online magazine Ciência Hoje das Crianças Onlineenable scientific literacy in teaching and learning science? The methodological approach was qualitative in nature and was based on bibliographic research and content analysis. The authors and institutions that contributed to the production of the texts and the intended audience were identified. The facilitators of Scientific Literacy, levels of interdisciplinary and the possible didactic-pedagogical applicability were listed. It is concluded that the analyses materials have pedagogical feasibility, fomentdebates and reflections from the scientific knowledge. The journal's performance in Science Teaching is shown and indicates how necessary are the investigations of topics in the scientific bias that can foster innovative practices in the perspective of interdisciplinary teachingapplication/pdfporEnsino em re-vista. Uberlândia, MG. Vol. 26, n. 2 (maio/ago. 2019), p. 457-480Ensino e aprendizagemAlfabetização científicaScience teachingScientific literacyAlfabetização científica : possibilidades didático-pedagógicas da revista Ciência Hoje das Crianças onlineScientific Literacy : didactic-pedagogical possibilities of the Science magazine Ciência Hoje das Crianças onlineinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001096906.pdf.txt001096906.pdf.txtExtracted Texttext/plain52882http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196799/2/001096906.pdf.txt5ebccf6ff4090ce2baebec62ae74c902MD52ORIGINAL001096906.pdfTexto completoapplication/pdf594912http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196799/1/001096906.pdfa09157a98fc169c91ddd0767697b80e6MD5110183/1967992019-07-14 02:37:01.447219oai:www.lume.ufrgs.br:10183/196799Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-07-14T05:37:01Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Alfabetização científica : possibilidades didático-pedagógicas da revista Ciência Hoje das Crianças online |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Scientific Literacy : didactic-pedagogical possibilities of the Science magazine Ciência Hoje das Crianças online |
title |
Alfabetização científica : possibilidades didático-pedagógicas da revista Ciência Hoje das Crianças online |
spellingShingle |
Alfabetização científica : possibilidades didático-pedagógicas da revista Ciência Hoje das Crianças online Teixeira, Maria do Rocio Fontoura Ensino e aprendizagem Alfabetização científica Science teaching Scientific literacy |
title_short |
Alfabetização científica : possibilidades didático-pedagógicas da revista Ciência Hoje das Crianças online |
title_full |
Alfabetização científica : possibilidades didático-pedagógicas da revista Ciência Hoje das Crianças online |
title_fullStr |
Alfabetização científica : possibilidades didático-pedagógicas da revista Ciência Hoje das Crianças online |
title_full_unstemmed |
Alfabetização científica : possibilidades didático-pedagógicas da revista Ciência Hoje das Crianças online |
title_sort |
Alfabetização científica : possibilidades didático-pedagógicas da revista Ciência Hoje das Crianças online |
author |
Teixeira, Maria do Rocio Fontoura |
author_facet |
Teixeira, Maria do Rocio Fontoura Pereira, Juliana Carvalho Stueber, Ketlen |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Juliana Carvalho Stueber, Ketlen |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Maria do Rocio Fontoura Pereira, Juliana Carvalho Stueber, Ketlen |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino e aprendizagem Alfabetização científica |
topic |
Ensino e aprendizagem Alfabetização científica Science teaching Scientific literacy |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Science teaching Scientific literacy |
description |
Analisa trinta e cinco textos da revista Ciência Hoje para as Crianças Online, considerando-a como fonte de informação na perspectiva didático-pedagógicas para a mediação da Alfabetização Científica. A questão principal do estudo foi: Como a revista Ciência Hoje das Crianças Onlinepode viabilizar a Alfabetização Científica no ensinar e aprender ciência? A abordagem metodológica foi de natureza qualitativa e fundamentou-se na pesquisa bibliográfica e na análise de conteúdo. Identificaram-se os autores e as instituições que contribuíramna produção dos textose a que público se destinavam. Elencaram-se os facilitadores de Alfabetização Científica, níveis de interdisciplinaridade e as possíveis aplicabilidades didático-pedagógicas. Conclui-se que as matérias analisadas possuem viabilidade pedagógica, fomentam debates e reflexões a partir do conhecimento científico. Evidencia-se a atuação da revista no Ensino de Ciências e indica o quão necessário são as investigações de temas no viés científico que possam fomentar práticas inovadoras na perspectiva do ensino interdisciplinar. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-07-11T02:35:23Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/196799 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0104-3757 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001096906 |
identifier_str_mv |
0104-3757 001096906 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/196799 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Ensino em re-vista. Uberlândia, MG. Vol. 26, n. 2 (maio/ago. 2019), p. 457-480 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196799/2/001096906.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196799/1/001096906.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5ebccf6ff4090ce2baebec62ae74c902 a09157a98fc169c91ddd0767697b80e6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447690684661760 |