Docência em história na experiência da educação de jovens e adultos/RS : estudo realizado a partir da perspectiva do docente da disciplina de história e a sua relação com a modalidade de ensino EJA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Vanessa Silveira Fagundes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/239655
Resumo: O presente artigo resulta de uma pesquisa com abordagem qualitativa, no campo da didática, com foco investigativo na docência em História na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Observa e analisa os pressupostos pedagógicos e historiográficos do educador, por intermédio de enquete respondida online, por professores/as que atuam em três municípios do Rio Grande do Sul. Com esta análise, busca-se compreender melhor a dinâmica da docência em História experimentada em turmas da EJA do ensino fundamental, considerando as reflexões apontadas pelos/as professores/as sobre o desenvolvimento da disciplina, a interação social entre estudantes e professor/a e questões apresentadas pelos/as colaboradores/as sobre as singularidades do dia a dia escolar na EJA, tais como a juvenilização dos estudantes e a situação do aluno trabalhador. Observa-se o contexto social que atravessa o ambiente escolar, potencializando temáticas do ensino de história que dialogam com o cotidiano vivenciado pelas comunidades escolares. Ressalta-se a importância de estudos relacionados ao campo docente da História em conjunto com a Educação de Jovens e Adultos, possibilitando uma amplitude no campo científico da Educação.
id UFRGS-2_592272332494fd1ee09713a3242603dd
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/239655
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rodrigues, Vanessa Silveira FagundesMeinerz, Carla Beatriz2022-06-03T04:33:50Z2022http://hdl.handle.net/10183/239655001142030O presente artigo resulta de uma pesquisa com abordagem qualitativa, no campo da didática, com foco investigativo na docência em História na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Observa e analisa os pressupostos pedagógicos e historiográficos do educador, por intermédio de enquete respondida online, por professores/as que atuam em três municípios do Rio Grande do Sul. Com esta análise, busca-se compreender melhor a dinâmica da docência em História experimentada em turmas da EJA do ensino fundamental, considerando as reflexões apontadas pelos/as professores/as sobre o desenvolvimento da disciplina, a interação social entre estudantes e professor/a e questões apresentadas pelos/as colaboradores/as sobre as singularidades do dia a dia escolar na EJA, tais como a juvenilização dos estudantes e a situação do aluno trabalhador. Observa-se o contexto social que atravessa o ambiente escolar, potencializando temáticas do ensino de história que dialogam com o cotidiano vivenciado pelas comunidades escolares. Ressalta-se a importância de estudos relacionados ao campo docente da História em conjunto com a Educação de Jovens e Adultos, possibilitando uma amplitude no campo científico da Educação.This article is the result of a research with a qualitative approach, in the field of didactics, with an investigative focus on teaching History in the Youth and Adult Education (EJA) modality. It observes and analyzes the pedagogical and historiographical assumptions of the educator, through an online survey answered by teachers who work in three municipalities in Rio Grande do Sul. With this analysis, we seek to better understand the dynamics of History teaching experienced in elementary school EJA classes, considering the reflections pointed out by the teachers on the development of the discipline, the social interaction between students and teacher and questions presented by the collaborators about the singularities of the school day at EJA, such as the juvenilization of students and the situation of the working student. The social context that crosses the school environment is observed, enhancing themes of history teaching that dialogue with the daily life experienced by school communities. The importance of studies related to the teaching field of History together with the Education of Young People and Adults is highlighted, allowing for a breadth in the scientific field of Education.application/pdfporEnsino de históriaDocênciaEducação de jovens e adultosProfessores de históriaTeaching in historyYouth and adult educationTeacherDocência em história na experiência da educação de jovens e adultos/RS : estudo realizado a partir da perspectiva do docente da disciplina de história e a sua relação com a modalidade de ensino EJAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2022História: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001142030.pdf.txt001142030.pdf.txtExtracted Texttext/plain63398http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239655/2/001142030.pdf.txt25d4219f986238c170eeef57da1a605aMD52ORIGINAL001142030.pdfTexto completoapplication/pdf274946http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239655/1/001142030.pdf2d70a1b87102352304044a5172844c7cMD5110183/2396552022-08-06 04:42:54.784907oai:www.lume.ufrgs.br:10183/239655Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:42:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Docência em história na experiência da educação de jovens e adultos/RS : estudo realizado a partir da perspectiva do docente da disciplina de história e a sua relação com a modalidade de ensino EJA
title Docência em história na experiência da educação de jovens e adultos/RS : estudo realizado a partir da perspectiva do docente da disciplina de história e a sua relação com a modalidade de ensino EJA
spellingShingle Docência em história na experiência da educação de jovens e adultos/RS : estudo realizado a partir da perspectiva do docente da disciplina de história e a sua relação com a modalidade de ensino EJA
Rodrigues, Vanessa Silveira Fagundes
Ensino de história
Docência
Educação de jovens e adultos
Professores de história
Teaching in history
Youth and adult education
Teacher
title_short Docência em história na experiência da educação de jovens e adultos/RS : estudo realizado a partir da perspectiva do docente da disciplina de história e a sua relação com a modalidade de ensino EJA
title_full Docência em história na experiência da educação de jovens e adultos/RS : estudo realizado a partir da perspectiva do docente da disciplina de história e a sua relação com a modalidade de ensino EJA
title_fullStr Docência em história na experiência da educação de jovens e adultos/RS : estudo realizado a partir da perspectiva do docente da disciplina de história e a sua relação com a modalidade de ensino EJA
title_full_unstemmed Docência em história na experiência da educação de jovens e adultos/RS : estudo realizado a partir da perspectiva do docente da disciplina de história e a sua relação com a modalidade de ensino EJA
title_sort Docência em história na experiência da educação de jovens e adultos/RS : estudo realizado a partir da perspectiva do docente da disciplina de história e a sua relação com a modalidade de ensino EJA
author Rodrigues, Vanessa Silveira Fagundes
author_facet Rodrigues, Vanessa Silveira Fagundes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Vanessa Silveira Fagundes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Meinerz, Carla Beatriz
contributor_str_mv Meinerz, Carla Beatriz
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de história
Docência
Educação de jovens e adultos
Professores de história
topic Ensino de história
Docência
Educação de jovens e adultos
Professores de história
Teaching in history
Youth and adult education
Teacher
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching in history
Youth and adult education
Teacher
description O presente artigo resulta de uma pesquisa com abordagem qualitativa, no campo da didática, com foco investigativo na docência em História na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Observa e analisa os pressupostos pedagógicos e historiográficos do educador, por intermédio de enquete respondida online, por professores/as que atuam em três municípios do Rio Grande do Sul. Com esta análise, busca-se compreender melhor a dinâmica da docência em História experimentada em turmas da EJA do ensino fundamental, considerando as reflexões apontadas pelos/as professores/as sobre o desenvolvimento da disciplina, a interação social entre estudantes e professor/a e questões apresentadas pelos/as colaboradores/as sobre as singularidades do dia a dia escolar na EJA, tais como a juvenilização dos estudantes e a situação do aluno trabalhador. Observa-se o contexto social que atravessa o ambiente escolar, potencializando temáticas do ensino de história que dialogam com o cotidiano vivenciado pelas comunidades escolares. Ressalta-se a importância de estudos relacionados ao campo docente da História em conjunto com a Educação de Jovens e Adultos, possibilitando uma amplitude no campo científico da Educação.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-06-03T04:33:50Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/239655
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001142030
url http://hdl.handle.net/10183/239655
identifier_str_mv 001142030
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239655/2/001142030.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239655/1/001142030.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 25d4219f986238c170eeef57da1a605a
2d70a1b87102352304044a5172844c7c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224633435815936