Educação e distribuição de renda no Brasil no período pós-Plano Real
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/180445 |
Resumo: | O debate sobre a relação entre Educação e Distribuição de Renda sempre foi considerado muito importante, tanto para pesquisadores, principalmente os economistas, aos formuladores de políticas públicas, quanto para a sociedade em geral, quando o objetivo central de uma nação é proporcionar um alto nível de bem estar para sua população. Os objetivos principais desse trabalho foram: primeiro, mostrar o efeito positivo que uma educação de alta qualidade tem para diminuir os níveis de desigualdade social de um país. Segundo, mostrar a importância de uma análise mais ampla da relação entre Educação e Distribuição de Renda, dentro do contexto de evolução no processo de Desenvolvimento Humano. O terceiro objetivo foi mostrar alguns indicadores resultantes das reformas educacionais ocorridas nos países analisados. O quarto objetivo foi apresentar alguns indicadores educacionais e estabelecer um panorama da educação no Brasil, junto a isso, mostrar como alguns autores brasileiros abordaram a relação entre a Educação e Distribuição de Renda, ao longo dos anos, principalmente após o período de início do Plano Real. Para que a educação tenha um efeito positivo na sociedade é importante destacar que o compromisso de um país com a educação deve começar nos primeiros anos de vida de uma pessoa, através de programas chamados de ‘intervenção precoce’ Nesses programas, uma quantidade de recursos é destinada à instituições que atendem crianças de três a cinco anos de idade, em condições socioeconômicas de vulnerabilidade, garantindo que elas tenham uma alimentação adequada, mantenham uma boa saúde e tenham condições de desenvolver suas habilidades futuras. Essa atenção deve ser destinada a todos os níveis de educação, com objetivo central de que a educação possa ser capaz de formar cidadãos críticos e conscientes de seus direitos e deveres. Outro objetivo relevante é que a educação de um país possa desenvolver as habilidades e capacidades de seus estudantes para que possam entrar no mercado de trabalho com um nível maior de qualificação e assim poder obter uma remuneração maior. Como resultado desse trabalho, pode-se inferir que a expansão da educação é muito importante, tanto no Brasil, quanto nos países da OCDE e que a contínua busca por uma educação de alta qualidade mantém uma estabilidade de seus benefícios de médio a longo prazo para a população desses países. |
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Silva, Francisco LuisFlorissi, Stefano2018-07-13T02:24:13Z2017http://hdl.handle.net/10183/180445001069232O debate sobre a relação entre Educação e Distribuição de Renda sempre foi considerado muito importante, tanto para pesquisadores, principalmente os economistas, aos formuladores de políticas públicas, quanto para a sociedade em geral, quando o objetivo central de uma nação é proporcionar um alto nível de bem estar para sua população. Os objetivos principais desse trabalho foram: primeiro, mostrar o efeito positivo que uma educação de alta qualidade tem para diminuir os níveis de desigualdade social de um país. Segundo, mostrar a importância de uma análise mais ampla da relação entre Educação e Distribuição de Renda, dentro do contexto de evolução no processo de Desenvolvimento Humano. O terceiro objetivo foi mostrar alguns indicadores resultantes das reformas educacionais ocorridas nos países analisados. O quarto objetivo foi apresentar alguns indicadores educacionais e estabelecer um panorama da educação no Brasil, junto a isso, mostrar como alguns autores brasileiros abordaram a relação entre a Educação e Distribuição de Renda, ao longo dos anos, principalmente após o período de início do Plano Real. Para que a educação tenha um efeito positivo na sociedade é importante destacar que o compromisso de um país com a educação deve começar nos primeiros anos de vida de uma pessoa, através de programas chamados de ‘intervenção precoce’ Nesses programas, uma quantidade de recursos é destinada à instituições que atendem crianças de três a cinco anos de idade, em condições socioeconômicas de vulnerabilidade, garantindo que elas tenham uma alimentação adequada, mantenham uma boa saúde e tenham condições de desenvolver suas habilidades futuras. Essa atenção deve ser destinada a todos os níveis de educação, com objetivo central de que a educação possa ser capaz de formar cidadãos críticos e conscientes de seus direitos e deveres. Outro objetivo relevante é que a educação de um país possa desenvolver as habilidades e capacidades de seus estudantes para que possam entrar no mercado de trabalho com um nível maior de qualificação e assim poder obter uma remuneração maior. Como resultado desse trabalho, pode-se inferir que a expansão da educação é muito importante, tanto no Brasil, quanto nos países da OCDE e que a contínua busca por uma educação de alta qualidade mantém uma estabilidade de seus benefícios de médio a longo prazo para a população desses países.The debate on the relationship between education and income distribution has always been considered very important, both for researchers, especially economists, policymakers, and for society at large, when the central objective of a nation is to provide a high level well-being for its population. The main objectives of this study were: first, to show the positive effect that a high quality education has to reduce the levels of social inequality in a country. Second, to show the importance of a broader analysis of the relationship between Education and Income Distribution, within the context of evolution in the Human Development process. The third objective was to show some indicators resulting from educational reforms in the countries analyzed. The fourth objective was to present some educational indicators and establish a panorama of education in Brazil, along with this, to show how some Brazilian authors have approached the relationship between Education and Income Distribution, over the years, mainly after the period of beginning of the Plan Real For education to have a positive effect on society, it is important to note that a country's commitment to education must begin in the earliest years of a person's life through programs called 'early intervention'. In these programs, a number of resources are allocated to institutions that serve children three to five years of age under socioeconomic conditions of vulnerability, ensuring that they have adequate nutrition, maintain good health and are able to develop their future skills. Such attention should be directed to all levels of education, with the central objective of education being able to train citizens who are critical and aware of their rights and duties. Another relevant objective is that a country's education can develop the skills and abilities of its students so that they can enter the job market with a higher level of qualification and thus be able to obtain a higher remuneration. As a result of this work, it can be inferred that the expansion of education is very important both in Brazil and in OECD countries and that the continuous search for high quality education maintains a stable medium to long term benefits for the population of these countries.application/pdfporDistribuição da rendaEducationIncome distributionHuman developmentQuality of educationInequality of incomeEducação e distribuição de renda no Brasil no período pós-Plano Realinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPorto Alegre, BR-RS2017Ciências Econômicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001069232.pdf001069232.pdfTexto completoapplication/pdf1156583http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180445/1/001069232.pdf3b638f9da4a5cd34d3396f86f140534dMD51TEXT001069232.pdf.txt001069232.pdf.txtExtracted Texttext/plain267260http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180445/2/001069232.pdf.txt103a815b52e429d54605de146357bff9MD5210183/1804452018-07-14 03:03:49.752099oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180445Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-07-14T06:03:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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O debate sobre a relação entre Educação e Distribuição de Renda sempre foi considerado muito importante, tanto para pesquisadores, principalmente os economistas, aos formuladores de políticas públicas, quanto para a sociedade em geral, quando o objetivo central de uma nação é proporcionar um alto nível de bem estar para sua população. Os objetivos principais desse trabalho foram: primeiro, mostrar o efeito positivo que uma educação de alta qualidade tem para diminuir os níveis de desigualdade social de um país. Segundo, mostrar a importância de uma análise mais ampla da relação entre Educação e Distribuição de Renda, dentro do contexto de evolução no processo de Desenvolvimento Humano. O terceiro objetivo foi mostrar alguns indicadores resultantes das reformas educacionais ocorridas nos países analisados. O quarto objetivo foi apresentar alguns indicadores educacionais e estabelecer um panorama da educação no Brasil, junto a isso, mostrar como alguns autores brasileiros abordaram a relação entre a Educação e Distribuição de Renda, ao longo dos anos, principalmente após o período de início do Plano Real. Para que a educação tenha um efeito positivo na sociedade é importante destacar que o compromisso de um país com a educação deve começar nos primeiros anos de vida de uma pessoa, através de programas chamados de ‘intervenção precoce’ Nesses programas, uma quantidade de recursos é destinada à instituições que atendem crianças de três a cinco anos de idade, em condições socioeconômicas de vulnerabilidade, garantindo que elas tenham uma alimentação adequada, mantenham uma boa saúde e tenham condições de desenvolver suas habilidades futuras. Essa atenção deve ser destinada a todos os níveis de educação, com objetivo central de que a educação possa ser capaz de formar cidadãos críticos e conscientes de seus direitos e deveres. Outro objetivo relevante é que a educação de um país possa desenvolver as habilidades e capacidades de seus estudantes para que possam entrar no mercado de trabalho com um nível maior de qualificação e assim poder obter uma remuneração maior. Como resultado desse trabalho, pode-se inferir que a expansão da educação é muito importante, tanto no Brasil, quanto nos países da OCDE e que a contínua busca por uma educação de alta qualidade mantém uma estabilidade de seus benefícios de médio a longo prazo para a população desses países. |
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