Capacitação de professores em formação no uso das tecnologias na educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guterer, Patrícia Regina Rodrigues
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/147865
Resumo: O presente trabalho faz um recorte sobre os avanços tecnológicos ao longo da história da humanidade, discute o espaço escolar e as práticas docentes neste novo tempo permeado pelas Tecnologias da Informação e Comunicação. Apresenta pesquisas e levantamentos realizados no Brasil sobre o uso das novas tecnologias nas escolas, por professores e alunos. Mostra alguns exemplos de efetivas ações que já ocorrem, tanto por parte das esferas públicas como por parte de professores que se capacitaram e após desenvolveram projetos nas escolas. É apresentado um estudo de caso envolvendo formação de estudantes de licenciatura para o uso de ferramentas de autoria com vistas ao seu uso educacional e um levantamento sobre a experiência e expectativas dos docentes em formação quanto ao uso da TIC. Ao final estão algumas considerações sobre a atuação da monitoria neste processo de formação.
id UFRGS-2_594ae3894093084caa6f70d4774a905d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147865
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Guterer, Patrícia Regina RodriguesTarouco, Liane Margarida Rockenbach2016-08-31T02:18:38Z2016http://hdl.handle.net/10183/147865001000146O presente trabalho faz um recorte sobre os avanços tecnológicos ao longo da história da humanidade, discute o espaço escolar e as práticas docentes neste novo tempo permeado pelas Tecnologias da Informação e Comunicação. Apresenta pesquisas e levantamentos realizados no Brasil sobre o uso das novas tecnologias nas escolas, por professores e alunos. Mostra alguns exemplos de efetivas ações que já ocorrem, tanto por parte das esferas públicas como por parte de professores que se capacitaram e após desenvolveram projetos nas escolas. É apresentado um estudo de caso envolvendo formação de estudantes de licenciatura para o uso de ferramentas de autoria com vistas ao seu uso educacional e um levantamento sobre a experiência e expectativas dos docentes em formação quanto ao uso da TIC. Ao final estão algumas considerações sobre a atuação da monitoria neste processo de formação.application/pdfporFormação de professoresTecnologiaAlunoEducaçãoCapacitação de professores em formação no uso das tecnologias na educaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2016Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001000146.pdf001000146.pdfTexto completoapplication/pdf613301http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147865/1/001000146.pdf879b43c83e6ab6862daa0861c5c598b0MD51TEXT001000146.pdf.txt001000146.pdf.txtExtracted Texttext/plain93033http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147865/2/001000146.pdf.txtda8f55641dcf6fbea249fa86fbf1774eMD52THUMBNAIL001000146.pdf.jpg001000146.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1051http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147865/3/001000146.pdf.jpgb8fa77ed376039457338e22e1febb83aMD5310183/1478652018-10-29 08:45:39.064oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147865Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:45:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Capacitação de professores em formação no uso das tecnologias na educação
title Capacitação de professores em formação no uso das tecnologias na educação
spellingShingle Capacitação de professores em formação no uso das tecnologias na educação
Guterer, Patrícia Regina Rodrigues
Formação de professores
Tecnologia
Aluno
Educação
title_short Capacitação de professores em formação no uso das tecnologias na educação
title_full Capacitação de professores em formação no uso das tecnologias na educação
title_fullStr Capacitação de professores em formação no uso das tecnologias na educação
title_full_unstemmed Capacitação de professores em formação no uso das tecnologias na educação
title_sort Capacitação de professores em formação no uso das tecnologias na educação
author Guterer, Patrícia Regina Rodrigues
author_facet Guterer, Patrícia Regina Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guterer, Patrícia Regina Rodrigues
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
contributor_str_mv Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Tecnologia
Aluno
Educação
topic Formação de professores
Tecnologia
Aluno
Educação
description O presente trabalho faz um recorte sobre os avanços tecnológicos ao longo da história da humanidade, discute o espaço escolar e as práticas docentes neste novo tempo permeado pelas Tecnologias da Informação e Comunicação. Apresenta pesquisas e levantamentos realizados no Brasil sobre o uso das novas tecnologias nas escolas, por professores e alunos. Mostra alguns exemplos de efetivas ações que já ocorrem, tanto por parte das esferas públicas como por parte de professores que se capacitaram e após desenvolveram projetos nas escolas. É apresentado um estudo de caso envolvendo formação de estudantes de licenciatura para o uso de ferramentas de autoria com vistas ao seu uso educacional e um levantamento sobre a experiência e expectativas dos docentes em formação quanto ao uso da TIC. Ao final estão algumas considerações sobre a atuação da monitoria neste processo de formação.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-08-31T02:18:38Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/147865
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001000146
url http://hdl.handle.net/10183/147865
identifier_str_mv 001000146
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147865/1/001000146.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147865/2/001000146.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147865/3/001000146.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 879b43c83e6ab6862daa0861c5c598b0
da8f55641dcf6fbea249fa86fbf1774e
b8fa77ed376039457338e22e1febb83a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224516284710912