Capacitação de professores em formação no uso das tecnologias na educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/147865 |
Resumo: | O presente trabalho faz um recorte sobre os avanços tecnológicos ao longo da história da humanidade, discute o espaço escolar e as práticas docentes neste novo tempo permeado pelas Tecnologias da Informação e Comunicação. Apresenta pesquisas e levantamentos realizados no Brasil sobre o uso das novas tecnologias nas escolas, por professores e alunos. Mostra alguns exemplos de efetivas ações que já ocorrem, tanto por parte das esferas públicas como por parte de professores que se capacitaram e após desenvolveram projetos nas escolas. É apresentado um estudo de caso envolvendo formação de estudantes de licenciatura para o uso de ferramentas de autoria com vistas ao seu uso educacional e um levantamento sobre a experiência e expectativas dos docentes em formação quanto ao uso da TIC. Ao final estão algumas considerações sobre a atuação da monitoria neste processo de formação. |
id |
UFRGS-2_594ae3894093084caa6f70d4774a905d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147865 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Guterer, Patrícia Regina RodriguesTarouco, Liane Margarida Rockenbach2016-08-31T02:18:38Z2016http://hdl.handle.net/10183/147865001000146O presente trabalho faz um recorte sobre os avanços tecnológicos ao longo da história da humanidade, discute o espaço escolar e as práticas docentes neste novo tempo permeado pelas Tecnologias da Informação e Comunicação. Apresenta pesquisas e levantamentos realizados no Brasil sobre o uso das novas tecnologias nas escolas, por professores e alunos. Mostra alguns exemplos de efetivas ações que já ocorrem, tanto por parte das esferas públicas como por parte de professores que se capacitaram e após desenvolveram projetos nas escolas. É apresentado um estudo de caso envolvendo formação de estudantes de licenciatura para o uso de ferramentas de autoria com vistas ao seu uso educacional e um levantamento sobre a experiência e expectativas dos docentes em formação quanto ao uso da TIC. Ao final estão algumas considerações sobre a atuação da monitoria neste processo de formação.application/pdfporFormação de professoresTecnologiaAlunoEducaçãoCapacitação de professores em formação no uso das tecnologias na educaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2016Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001000146.pdf001000146.pdfTexto completoapplication/pdf613301http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147865/1/001000146.pdf879b43c83e6ab6862daa0861c5c598b0MD51TEXT001000146.pdf.txt001000146.pdf.txtExtracted Texttext/plain93033http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147865/2/001000146.pdf.txtda8f55641dcf6fbea249fa86fbf1774eMD52THUMBNAIL001000146.pdf.jpg001000146.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1051http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147865/3/001000146.pdf.jpgb8fa77ed376039457338e22e1febb83aMD5310183/1478652018-10-29 08:45:39.064oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147865Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:45:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Capacitação de professores em formação no uso das tecnologias na educação |
title |
Capacitação de professores em formação no uso das tecnologias na educação |
spellingShingle |
Capacitação de professores em formação no uso das tecnologias na educação Guterer, Patrícia Regina Rodrigues Formação de professores Tecnologia Aluno Educação |
title_short |
Capacitação de professores em formação no uso das tecnologias na educação |
title_full |
Capacitação de professores em formação no uso das tecnologias na educação |
title_fullStr |
Capacitação de professores em formação no uso das tecnologias na educação |
title_full_unstemmed |
Capacitação de professores em formação no uso das tecnologias na educação |
title_sort |
Capacitação de professores em formação no uso das tecnologias na educação |
author |
Guterer, Patrícia Regina Rodrigues |
author_facet |
Guterer, Patrícia Regina Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guterer, Patrícia Regina Rodrigues |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Tarouco, Liane Margarida Rockenbach |
contributor_str_mv |
Tarouco, Liane Margarida Rockenbach |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Tecnologia Aluno Educação |
topic |
Formação de professores Tecnologia Aluno Educação |
description |
O presente trabalho faz um recorte sobre os avanços tecnológicos ao longo da história da humanidade, discute o espaço escolar e as práticas docentes neste novo tempo permeado pelas Tecnologias da Informação e Comunicação. Apresenta pesquisas e levantamentos realizados no Brasil sobre o uso das novas tecnologias nas escolas, por professores e alunos. Mostra alguns exemplos de efetivas ações que já ocorrem, tanto por parte das esferas públicas como por parte de professores que se capacitaram e após desenvolveram projetos nas escolas. É apresentado um estudo de caso envolvendo formação de estudantes de licenciatura para o uso de ferramentas de autoria com vistas ao seu uso educacional e um levantamento sobre a experiência e expectativas dos docentes em formação quanto ao uso da TIC. Ao final estão algumas considerações sobre a atuação da monitoria neste processo de formação. |
publishDate |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-08-31T02:18:38Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/147865 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001000146 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/147865 |
identifier_str_mv |
001000146 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147865/1/001000146.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147865/2/001000146.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147865/3/001000146.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
879b43c83e6ab6862daa0861c5c598b0 da8f55641dcf6fbea249fa86fbf1774e b8fa77ed376039457338e22e1febb83a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447180921536512 |