Mapoteca de olhares e o caminho das ostras : estratégias pedagógicas em artes visuais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/258705 |
Resumo: | A presente pesquisa é baseada no pensar sobre a formação de professores em artes visuais. A partir das poéticas e permeado pelas vivências dentro do curso de licenciatura em artes visuais, o trabalho busca estabelecer uma conversa entre práticas artísticas, pedagógicas e investigativas. Unindo recortes de experiências em múltiplos formatos a autores disparadores como Paul Valéry (2000) e Fernando Hernández (2000, 2007), busco refletir como se constrói uma docência partindo das poéticas e visualidades. Acrescento que esse trabalho de conclusão é centrado numa mudança de perspectiva da educação, aqui suscitada por Tim Ingold (2015), em que a ideia de indução do conhecimento é confrontada com a compreensão do professor como aquele que conduz os estudantes para o lado de fora, colocando a docência em movimento. Sendo assim, estabeleço diálogos com o pensamento de artistas e autores para evidenciar essa mudança, como Yayoi Kussama, Valeriano López, Dione Veiga Vieira, Rita Irwin (2004) e bell hooks (1999, 2017). Tramando esse encontro entre artistas e pesquisadores da educação, busco também borrar as fronteiras entre arte, docência e pesquisa. |
id |
UFRGS-2_596b72c476d7fa387ee1a2b28d530462 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/258705 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Citadella, Pedro Dalla RosaRosa, Aline Nunes daMossi, Cristian PolettiJunqueira, Lilian Maus2023-05-30T03:32:05Z2023http://hdl.handle.net/10183/258705001170041A presente pesquisa é baseada no pensar sobre a formação de professores em artes visuais. A partir das poéticas e permeado pelas vivências dentro do curso de licenciatura em artes visuais, o trabalho busca estabelecer uma conversa entre práticas artísticas, pedagógicas e investigativas. Unindo recortes de experiências em múltiplos formatos a autores disparadores como Paul Valéry (2000) e Fernando Hernández (2000, 2007), busco refletir como se constrói uma docência partindo das poéticas e visualidades. Acrescento que esse trabalho de conclusão é centrado numa mudança de perspectiva da educação, aqui suscitada por Tim Ingold (2015), em que a ideia de indução do conhecimento é confrontada com a compreensão do professor como aquele que conduz os estudantes para o lado de fora, colocando a docência em movimento. Sendo assim, estabeleço diálogos com o pensamento de artistas e autores para evidenciar essa mudança, como Yayoi Kussama, Valeriano López, Dione Veiga Vieira, Rita Irwin (2004) e bell hooks (1999, 2017). Tramando esse encontro entre artistas e pesquisadores da educação, busco também borrar as fronteiras entre arte, docência e pesquisa.This essay is based on the analyses of teacher’s developments in the art field. Starting from the poetics, and permeated by the involvement inside the graduation in visual arts, this essay intends to establish a conversation between artistic, pedagogical and investigative practices. Originating from excerpts of experiences in multiple formats, and in tandem with provoking authors such as Paul Valéry (1999) and Fernando Hernández (2018), there is a consideration about the construction of schooling coming from poetics and visuality. This essay is focused on a change of perspective in education, evoked by Tim Ingold (2015), where the concept of knowledge induction is confronted by the comprehension of the teacher as the one who leads the students to the outside, puting education in movement. Therefore, dialogues are established with the thought of artist and authors to signify this change, such as Yayoi Kussama, Valeriano López, Dione Veiga Vieira, Rita Irwin (2004) and bell hooks (1999, 2017). Engaging this assembly of artist and researchers of education, this essay also tries to soften the edges among art, teaching and research.application/pdfporArtes visuais : EnsinoCerâmicaA/r/tografiaEstágio curricularVisual arts educationA/r/tographyPoeticsSupervised academic training programCeramicCounter-ostracismMapoteca de olhares e o caminho das ostras : estratégias pedagógicas em artes visuaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2023Artes Visuais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001170041.pdf.txt001170041.pdf.txtExtracted Texttext/plain104149http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258705/2/001170041.pdf.txt567b5cabb0e19843cfb1816001768e09MD52ORIGINAL001170041.pdfTexto completoapplication/pdf222109518http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258705/1/001170041.pdf8577b5a5ec62809b9d4892036ced4bd2MD5110183/2587052023-05-31 03:29:51.684366oai:www.lume.ufrgs.br:10183/258705Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-31T06:29:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Mapoteca de olhares e o caminho das ostras : estratégias pedagógicas em artes visuais |
title |
Mapoteca de olhares e o caminho das ostras : estratégias pedagógicas em artes visuais |
spellingShingle |
Mapoteca de olhares e o caminho das ostras : estratégias pedagógicas em artes visuais Citadella, Pedro Dalla Rosa Artes visuais : Ensino Cerâmica A/r/tografia Estágio curricular Visual arts education A/r/tography Poetics Supervised academic training program Ceramic Counter-ostracism |
title_short |
Mapoteca de olhares e o caminho das ostras : estratégias pedagógicas em artes visuais |
title_full |
Mapoteca de olhares e o caminho das ostras : estratégias pedagógicas em artes visuais |
title_fullStr |
Mapoteca de olhares e o caminho das ostras : estratégias pedagógicas em artes visuais |
title_full_unstemmed |
Mapoteca de olhares e o caminho das ostras : estratégias pedagógicas em artes visuais |
title_sort |
Mapoteca de olhares e o caminho das ostras : estratégias pedagógicas em artes visuais |
author |
Citadella, Pedro Dalla Rosa |
author_facet |
Citadella, Pedro Dalla Rosa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Citadella, Pedro Dalla Rosa |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rosa, Aline Nunes da |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Mossi, Cristian Poletti Junqueira, Lilian Maus |
contributor_str_mv |
Rosa, Aline Nunes da Mossi, Cristian Poletti Junqueira, Lilian Maus |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artes visuais : Ensino Cerâmica A/r/tografia Estágio curricular |
topic |
Artes visuais : Ensino Cerâmica A/r/tografia Estágio curricular Visual arts education A/r/tography Poetics Supervised academic training program Ceramic Counter-ostracism |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Visual arts education A/r/tography Poetics Supervised academic training program Ceramic Counter-ostracism |
description |
A presente pesquisa é baseada no pensar sobre a formação de professores em artes visuais. A partir das poéticas e permeado pelas vivências dentro do curso de licenciatura em artes visuais, o trabalho busca estabelecer uma conversa entre práticas artísticas, pedagógicas e investigativas. Unindo recortes de experiências em múltiplos formatos a autores disparadores como Paul Valéry (2000) e Fernando Hernández (2000, 2007), busco refletir como se constrói uma docência partindo das poéticas e visualidades. Acrescento que esse trabalho de conclusão é centrado numa mudança de perspectiva da educação, aqui suscitada por Tim Ingold (2015), em que a ideia de indução do conhecimento é confrontada com a compreensão do professor como aquele que conduz os estudantes para o lado de fora, colocando a docência em movimento. Sendo assim, estabeleço diálogos com o pensamento de artistas e autores para evidenciar essa mudança, como Yayoi Kussama, Valeriano López, Dione Veiga Vieira, Rita Irwin (2004) e bell hooks (1999, 2017). Tramando esse encontro entre artistas e pesquisadores da educação, busco também borrar as fronteiras entre arte, docência e pesquisa. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-05-30T03:32:05Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/258705 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001170041 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/258705 |
identifier_str_mv |
001170041 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258705/2/001170041.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258705/1/001170041.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
567b5cabb0e19843cfb1816001768e09 8577b5a5ec62809b9d4892036ced4bd2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224660381073408 |