Mapoteca de olhares e o caminho das ostras : estratégias pedagógicas em artes visuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Citadella, Pedro Dalla Rosa
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/258705
Resumo: A presente pesquisa é baseada no pensar sobre a formação de professores em artes visuais. A partir das poéticas e permeado pelas vivências dentro do curso de licenciatura em artes visuais, o trabalho busca estabelecer uma conversa entre práticas artísticas, pedagógicas e investigativas. Unindo recortes de experiências em múltiplos formatos a autores disparadores como Paul Valéry (2000) e Fernando Hernández (2000, 2007), busco refletir como se constrói uma docência partindo das poéticas e visualidades. Acrescento que esse trabalho de conclusão é centrado numa mudança de perspectiva da educação, aqui suscitada por Tim Ingold (2015), em que a ideia de indução do conhecimento é confrontada com a compreensão do professor como aquele que conduz os estudantes para o lado de fora, colocando a docência em movimento. Sendo assim, estabeleço diálogos com o pensamento de artistas e autores para evidenciar essa mudança, como Yayoi Kussama, Valeriano López, Dione Veiga Vieira, Rita Irwin (2004) e bell hooks (1999, 2017). Tramando esse encontro entre artistas e pesquisadores da educação, busco também borrar as fronteiras entre arte, docência e pesquisa.
id UFRGS-2_596b72c476d7fa387ee1a2b28d530462
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/258705
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Citadella, Pedro Dalla RosaRosa, Aline Nunes daMossi, Cristian PolettiJunqueira, Lilian Maus2023-05-30T03:32:05Z2023http://hdl.handle.net/10183/258705001170041A presente pesquisa é baseada no pensar sobre a formação de professores em artes visuais. A partir das poéticas e permeado pelas vivências dentro do curso de licenciatura em artes visuais, o trabalho busca estabelecer uma conversa entre práticas artísticas, pedagógicas e investigativas. Unindo recortes de experiências em múltiplos formatos a autores disparadores como Paul Valéry (2000) e Fernando Hernández (2000, 2007), busco refletir como se constrói uma docência partindo das poéticas e visualidades. Acrescento que esse trabalho de conclusão é centrado numa mudança de perspectiva da educação, aqui suscitada por Tim Ingold (2015), em que a ideia de indução do conhecimento é confrontada com a compreensão do professor como aquele que conduz os estudantes para o lado de fora, colocando a docência em movimento. Sendo assim, estabeleço diálogos com o pensamento de artistas e autores para evidenciar essa mudança, como Yayoi Kussama, Valeriano López, Dione Veiga Vieira, Rita Irwin (2004) e bell hooks (1999, 2017). Tramando esse encontro entre artistas e pesquisadores da educação, busco também borrar as fronteiras entre arte, docência e pesquisa.This essay is based on the analyses of teacher’s developments in the art field. Starting from the poetics, and permeated by the involvement inside the graduation in visual arts, this essay intends to establish a conversation between artistic, pedagogical and investigative practices. Originating from excerpts of experiences in multiple formats, and in tandem with provoking authors such as Paul Valéry (1999) and Fernando Hernández (2018), there is a consideration about the construction of schooling coming from poetics and visuality. This essay is focused on a change of perspective in education, evoked by Tim Ingold (2015), where the concept of knowledge induction is confronted by the comprehension of the teacher as the one who leads the students to the outside, puting education in movement. Therefore, dialogues are established with the thought of artist and authors to signify this change, such as Yayoi Kussama, Valeriano López, Dione Veiga Vieira, Rita Irwin (2004) and bell hooks (1999, 2017). Engaging this assembly of artist and researchers of education, this essay also tries to soften the edges among art, teaching and research.application/pdfporArtes visuais : EnsinoCerâmicaA/r/tografiaEstágio curricularVisual arts educationA/r/tographyPoeticsSupervised academic training programCeramicCounter-ostracismMapoteca de olhares e o caminho das ostras : estratégias pedagógicas em artes visuaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2023Artes Visuais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001170041.pdf.txt001170041.pdf.txtExtracted Texttext/plain104149http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258705/2/001170041.pdf.txt567b5cabb0e19843cfb1816001768e09MD52ORIGINAL001170041.pdfTexto completoapplication/pdf222109518http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258705/1/001170041.pdf8577b5a5ec62809b9d4892036ced4bd2MD5110183/2587052023-05-31 03:29:51.684366oai:www.lume.ufrgs.br:10183/258705Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-31T06:29:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mapoteca de olhares e o caminho das ostras : estratégias pedagógicas em artes visuais
title Mapoteca de olhares e o caminho das ostras : estratégias pedagógicas em artes visuais
spellingShingle Mapoteca de olhares e o caminho das ostras : estratégias pedagógicas em artes visuais
Citadella, Pedro Dalla Rosa
Artes visuais : Ensino
Cerâmica
A/r/tografia
Estágio curricular
Visual arts education
A/r/tography
Poetics
Supervised academic training program
Ceramic
Counter-ostracism
title_short Mapoteca de olhares e o caminho das ostras : estratégias pedagógicas em artes visuais
title_full Mapoteca de olhares e o caminho das ostras : estratégias pedagógicas em artes visuais
title_fullStr Mapoteca de olhares e o caminho das ostras : estratégias pedagógicas em artes visuais
title_full_unstemmed Mapoteca de olhares e o caminho das ostras : estratégias pedagógicas em artes visuais
title_sort Mapoteca de olhares e o caminho das ostras : estratégias pedagógicas em artes visuais
author Citadella, Pedro Dalla Rosa
author_facet Citadella, Pedro Dalla Rosa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Citadella, Pedro Dalla Rosa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rosa, Aline Nunes da
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Mossi, Cristian Poletti
Junqueira, Lilian Maus
contributor_str_mv Rosa, Aline Nunes da
Mossi, Cristian Poletti
Junqueira, Lilian Maus
dc.subject.por.fl_str_mv Artes visuais : Ensino
Cerâmica
A/r/tografia
Estágio curricular
topic Artes visuais : Ensino
Cerâmica
A/r/tografia
Estágio curricular
Visual arts education
A/r/tography
Poetics
Supervised academic training program
Ceramic
Counter-ostracism
dc.subject.eng.fl_str_mv Visual arts education
A/r/tography
Poetics
Supervised academic training program
Ceramic
Counter-ostracism
description A presente pesquisa é baseada no pensar sobre a formação de professores em artes visuais. A partir das poéticas e permeado pelas vivências dentro do curso de licenciatura em artes visuais, o trabalho busca estabelecer uma conversa entre práticas artísticas, pedagógicas e investigativas. Unindo recortes de experiências em múltiplos formatos a autores disparadores como Paul Valéry (2000) e Fernando Hernández (2000, 2007), busco refletir como se constrói uma docência partindo das poéticas e visualidades. Acrescento que esse trabalho de conclusão é centrado numa mudança de perspectiva da educação, aqui suscitada por Tim Ingold (2015), em que a ideia de indução do conhecimento é confrontada com a compreensão do professor como aquele que conduz os estudantes para o lado de fora, colocando a docência em movimento. Sendo assim, estabeleço diálogos com o pensamento de artistas e autores para evidenciar essa mudança, como Yayoi Kussama, Valeriano López, Dione Veiga Vieira, Rita Irwin (2004) e bell hooks (1999, 2017). Tramando esse encontro entre artistas e pesquisadores da educação, busco também borrar as fronteiras entre arte, docência e pesquisa.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-05-30T03:32:05Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/258705
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001170041
url http://hdl.handle.net/10183/258705
identifier_str_mv 001170041
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258705/2/001170041.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258705/1/001170041.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 567b5cabb0e19843cfb1816001768e09
8577b5a5ec62809b9d4892036ced4bd2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224660381073408