Investigação da transformação de conceitos de termoquímica a partir de concepções alternativas de alunos do ensino médio de uma escola pública estadual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/109997 |
Resumo: | Inicialmente busquei identificar as concepções alternativas ao conhecimento científico que os alunos possuem sobre o tema Termoquímica. Na sequência, analisei as respostas tentando identificar as possíveis inadequações das concepções sobre Termoquímica, para analisar se seriam ou não obstáculos ao ensino/aprendizagem e tentar superá-las durante minhas aulas, quando necessário. Minha pesquisa foi realizada no segundo semestre letivo de 2014, em duas turmas de terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública da rede estadual. Para meu trabalho formulei um questionário com perguntas abertas para coleta de dados sobre as concepções alternativas que os estudantes possuem sobre Termoquímica. Com as respostas obtidas nesse levantamento e com minhas anotações no diário de campo, elaborei minhas aulas. No transcorrer das aulas, preparei um segundo questionário com o objetivo de avaliar se houve complexificações nessas concepções. Após a coleta das respostas dos questionários, fiz um agrupamento por categorias para cada questão formulada, e então separei os grupos em conceitos adequados e os inadequados e, por fim, fiz a análise e a discussão relacionadas com os conceitos investigados. Através das respostas aos questionários, verifiquei que os estudantes apresentam lacunas de conhecimento que impedem o aperfeiçoamento ou construção de novos conceitos e com isso não conseguem expressar corretamente aquilo que estão aprendendo. Em alguns casos observei que há grande dificuldade em superar as concepções alternativas identificadas inicialmente. |
id |
UFRGS-2_59779e011f4b64c6982329efd3a8c023 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/109997 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ribeiro, Thaís de FreitasSalgado, Tania Denise Miskinis2015-02-11T02:18:34Z2014http://hdl.handle.net/10183/109997000951756Inicialmente busquei identificar as concepções alternativas ao conhecimento científico que os alunos possuem sobre o tema Termoquímica. Na sequência, analisei as respostas tentando identificar as possíveis inadequações das concepções sobre Termoquímica, para analisar se seriam ou não obstáculos ao ensino/aprendizagem e tentar superá-las durante minhas aulas, quando necessário. Minha pesquisa foi realizada no segundo semestre letivo de 2014, em duas turmas de terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública da rede estadual. Para meu trabalho formulei um questionário com perguntas abertas para coleta de dados sobre as concepções alternativas que os estudantes possuem sobre Termoquímica. Com as respostas obtidas nesse levantamento e com minhas anotações no diário de campo, elaborei minhas aulas. No transcorrer das aulas, preparei um segundo questionário com o objetivo de avaliar se houve complexificações nessas concepções. Após a coleta das respostas dos questionários, fiz um agrupamento por categorias para cada questão formulada, e então separei os grupos em conceitos adequados e os inadequados e, por fim, fiz a análise e a discussão relacionadas com os conceitos investigados. Através das respostas aos questionários, verifiquei que os estudantes apresentam lacunas de conhecimento que impedem o aperfeiçoamento ou construção de novos conceitos e com isso não conseguem expressar corretamente aquilo que estão aprendendo. Em alguns casos observei que há grande dificuldade em superar as concepções alternativas identificadas inicialmente.application/pdfporTermoquímicaEnsino de quimicaEnsino médioInvestigação da transformação de conceitos de termoquímica a partir de concepções alternativas de alunos do ensino médio de uma escola pública estadualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de QuímicaPorto Alegre, BR-RS2014Química: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000951756.pdf000951756.pdfTexto completoapplication/pdf199624http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109997/1/000951756.pdf450b89536f06ce10a0cbd90363bdae54MD51TEXT000951756.pdf.txt000951756.pdf.txtExtracted Texttext/plain51296http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109997/2/000951756.pdf.txt45b5bd5e78a16af46e555353dbae1a6eMD52THUMBNAIL000951756.pdf.jpg000951756.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1069http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109997/3/000951756.pdf.jpgc1bab9c6ad3c3e8ffc6b9f8eae402b1eMD5310183/1099972018-10-23 09:16:21.646oai:www.lume.ufrgs.br:10183/109997Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T12:16:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Investigação da transformação de conceitos de termoquímica a partir de concepções alternativas de alunos do ensino médio de uma escola pública estadual |
title |
Investigação da transformação de conceitos de termoquímica a partir de concepções alternativas de alunos do ensino médio de uma escola pública estadual |
spellingShingle |
Investigação da transformação de conceitos de termoquímica a partir de concepções alternativas de alunos do ensino médio de uma escola pública estadual Ribeiro, Thaís de Freitas Termoquímica Ensino de quimica Ensino médio |
title_short |
Investigação da transformação de conceitos de termoquímica a partir de concepções alternativas de alunos do ensino médio de uma escola pública estadual |
title_full |
Investigação da transformação de conceitos de termoquímica a partir de concepções alternativas de alunos do ensino médio de uma escola pública estadual |
title_fullStr |
Investigação da transformação de conceitos de termoquímica a partir de concepções alternativas de alunos do ensino médio de uma escola pública estadual |
title_full_unstemmed |
Investigação da transformação de conceitos de termoquímica a partir de concepções alternativas de alunos do ensino médio de uma escola pública estadual |
title_sort |
Investigação da transformação de conceitos de termoquímica a partir de concepções alternativas de alunos do ensino médio de uma escola pública estadual |
author |
Ribeiro, Thaís de Freitas |
author_facet |
Ribeiro, Thaís de Freitas |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Thaís de Freitas |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Salgado, Tania Denise Miskinis |
contributor_str_mv |
Salgado, Tania Denise Miskinis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Termoquímica Ensino de quimica Ensino médio |
topic |
Termoquímica Ensino de quimica Ensino médio |
description |
Inicialmente busquei identificar as concepções alternativas ao conhecimento científico que os alunos possuem sobre o tema Termoquímica. Na sequência, analisei as respostas tentando identificar as possíveis inadequações das concepções sobre Termoquímica, para analisar se seriam ou não obstáculos ao ensino/aprendizagem e tentar superá-las durante minhas aulas, quando necessário. Minha pesquisa foi realizada no segundo semestre letivo de 2014, em duas turmas de terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública da rede estadual. Para meu trabalho formulei um questionário com perguntas abertas para coleta de dados sobre as concepções alternativas que os estudantes possuem sobre Termoquímica. Com as respostas obtidas nesse levantamento e com minhas anotações no diário de campo, elaborei minhas aulas. No transcorrer das aulas, preparei um segundo questionário com o objetivo de avaliar se houve complexificações nessas concepções. Após a coleta das respostas dos questionários, fiz um agrupamento por categorias para cada questão formulada, e então separei os grupos em conceitos adequados e os inadequados e, por fim, fiz a análise e a discussão relacionadas com os conceitos investigados. Através das respostas aos questionários, verifiquei que os estudantes apresentam lacunas de conhecimento que impedem o aperfeiçoamento ou construção de novos conceitos e com isso não conseguem expressar corretamente aquilo que estão aprendendo. Em alguns casos observei que há grande dificuldade em superar as concepções alternativas identificadas inicialmente. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-02-11T02:18:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/109997 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000951756 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/109997 |
identifier_str_mv |
000951756 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109997/1/000951756.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109997/2/000951756.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109997/3/000951756.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
450b89536f06ce10a0cbd90363bdae54 45b5bd5e78a16af46e555353dbae1a6e c1bab9c6ad3c3e8ffc6b9f8eae402b1e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447140765270016 |