Trabalho docente no ensino superior : análise da produção científica publicada no Brasil (2010-2019)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/239508 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo mapear e analisar o estado da arte da produção acadêmica sobre trabalho docente no Ensino Superior publicada no Brasil na última década (2010-2019), em artigos científicos indexados na base de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO). Por meio de uma revisão sistemática, foram analisados aspectos quantitativos e qualitativos da literatura, com uso de técnicas bibliométricas e de análise de conteúdo. Os resultados indicam predomínio de pesquisas sobre formação e avaliação da docência universitária; saberes e práticas docentes; precarização, condições e relações de trabalho docente. Esse panorama contribui para a identificação de tendências e lacunas teóricas e para a proposição de uma agenda potencial para avanço da pesquisa brasileira. |
id |
UFRGS-2_597c2101aca5662abb944d1526f98194 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/239508 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Gemelli, Catia EliCloss, Lisiane Quadrado2022-05-31T01:01:10Z20220101-7330http://hdl.handle.net/10183/239508001140134Este artigo tem por objetivo mapear e analisar o estado da arte da produção acadêmica sobre trabalho docente no Ensino Superior publicada no Brasil na última década (2010-2019), em artigos científicos indexados na base de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO). Por meio de uma revisão sistemática, foram analisados aspectos quantitativos e qualitativos da literatura, com uso de técnicas bibliométricas e de análise de conteúdo. Os resultados indicam predomínio de pesquisas sobre formação e avaliação da docência universitária; saberes e práticas docentes; precarização, condições e relações de trabalho docente. Esse panorama contribui para a identificação de tendências e lacunas teóricas e para a proposição de uma agenda potencial para avanço da pesquisa brasileira.This paper aims to map and analyze the state of the art in studies on teaching work in higher education published in Brazil in the last decade (2010-2019) through scientific articles indexed in the Scientific Eletronic Library Online (SciELO) database. A systematic review has been carried out in order to analyze quantitative and qualitative aspects of the literature using bibliometric techniques, and content analysis. The results indicate the predominance of research on training and evaluation of university teaching; teaching knowledge and practices; and precarization, conditions, and teaching work relations. This panorama contributes to identify theoretical trends and gaps, as well as to propose a potential agenda to advance Brazilian research.Este artículo tiene por objetivo mapear y analizar el estado del arte de la producción académica sobre trabajo docente en la enseñanza superior publicada en Brasil en la última década (2010-2019), por medio de artículos científicos indexados en la base de datos Scientific Electronic Library Online (SciELO). A partir de una revisión sistemática, se analizaron aspectos cuantitativos y cualitativos de la literatura, con uso de técnicas bibliométricas y de análisis de contenido. Los resultados indican predominio de investigaciones sobre formación y evaluación de la docencia universitaria; saberes y prácticas docentes; y precarización, condiciones y relaciones de trabajo docente. Este panorama contribuye a la identificación de tendencias y lagunas teóricas y a la propuesta de una agenda potencial para avanzar en la investigación brasileña.application/pdfporEducação e sociedade. Campinas, SP. Vol. 43 (2022), p. 1-20, e246522Educação superiorRevisão sistemáticaTrabalho docenteTeaching workHigher educationSystematic reviewTrabajo docenteEducación superiorRevisión sistemáticaTrabalho docente no ensino superior : análise da produção científica publicada no Brasil (2010-2019)Teaching work in higher education : analysis of scientific production published in Brazil (2010-2019)Trabajo docente en educación superior : análisis de la producción científica publicada en Brasil (2010-2019)info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001140134.pdf.txt001140134.pdf.txtExtracted Texttext/plain68898http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239508/2/001140134.pdf.txt5d3fdc6967231a45aa43fe50f2ae8c14MD52ORIGINAL001140134.pdfTexto completoapplication/pdf353499http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239508/1/001140134.pdf1d3cff762066491c9cba7401fb860041MD5110183/2395082022-06-03 04:35:18.251801oai:www.lume.ufrgs.br:10183/239508Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2022-06-03T07:35:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Trabalho docente no ensino superior : análise da produção científica publicada no Brasil (2010-2019) |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Teaching work in higher education : analysis of scientific production published in Brazil (2010-2019) |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Trabajo docente en educación superior : análisis de la producción científica publicada en Brasil (2010-2019) |
title |
Trabalho docente no ensino superior : análise da produção científica publicada no Brasil (2010-2019) |
spellingShingle |
Trabalho docente no ensino superior : análise da produção científica publicada no Brasil (2010-2019) Gemelli, Catia Eli Educação superior Revisão sistemática Trabalho docente Teaching work Higher education Systematic review Trabajo docente Educación superior Revisión sistemática |
title_short |
Trabalho docente no ensino superior : análise da produção científica publicada no Brasil (2010-2019) |
title_full |
Trabalho docente no ensino superior : análise da produção científica publicada no Brasil (2010-2019) |
title_fullStr |
Trabalho docente no ensino superior : análise da produção científica publicada no Brasil (2010-2019) |
title_full_unstemmed |
Trabalho docente no ensino superior : análise da produção científica publicada no Brasil (2010-2019) |
title_sort |
Trabalho docente no ensino superior : análise da produção científica publicada no Brasil (2010-2019) |
author |
Gemelli, Catia Eli |
author_facet |
Gemelli, Catia Eli Closs, Lisiane Quadrado |
author_role |
author |
author2 |
Closs, Lisiane Quadrado |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gemelli, Catia Eli Closs, Lisiane Quadrado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação superior Revisão sistemática Trabalho docente |
topic |
Educação superior Revisão sistemática Trabalho docente Teaching work Higher education Systematic review Trabajo docente Educación superior Revisión sistemática |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teaching work Higher education Systematic review Trabajo docente |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Educación superior Revisión sistemática |
description |
Este artigo tem por objetivo mapear e analisar o estado da arte da produção acadêmica sobre trabalho docente no Ensino Superior publicada no Brasil na última década (2010-2019), em artigos científicos indexados na base de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO). Por meio de uma revisão sistemática, foram analisados aspectos quantitativos e qualitativos da literatura, com uso de técnicas bibliométricas e de análise de conteúdo. Os resultados indicam predomínio de pesquisas sobre formação e avaliação da docência universitária; saberes e práticas docentes; precarização, condições e relações de trabalho docente. Esse panorama contribui para a identificação de tendências e lacunas teóricas e para a proposição de uma agenda potencial para avanço da pesquisa brasileira. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-05-31T01:01:10Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/239508 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0101-7330 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001140134 |
identifier_str_mv |
0101-7330 001140134 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/239508 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educação e sociedade. Campinas, SP. Vol. 43 (2022), p. 1-20, e246522 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239508/2/001140134.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239508/1/001140134.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5d3fdc6967231a45aa43fe50f2ae8c14 1d3cff762066491c9cba7401fb860041 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817725135264677888 |