Trabalho docente no ensino superior : análise da produção científica publicada no Brasil (2010-2019)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gemelli, Catia Eli
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Closs, Lisiane Quadrado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/239508
Resumo: Este artigo tem por objetivo mapear e analisar o estado da arte da produção acadêmica sobre trabalho docente no Ensino Superior publicada no Brasil na última década (2010-2019), em artigos científicos indexados na base de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO). Por meio de uma revisão sistemática, foram analisados aspectos quantitativos e qualitativos da literatura, com uso de técnicas bibliométricas e de análise de conteúdo. Os resultados indicam predomínio de pesquisas sobre formação e avaliação da docência universitária; saberes e práticas docentes; precarização, condições e relações de trabalho docente. Esse panorama contribui para a identificação de tendências e lacunas teóricas e para a proposição de uma agenda potencial para avanço da pesquisa brasileira.
id UFRGS-2_597c2101aca5662abb944d1526f98194
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/239508
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Gemelli, Catia EliCloss, Lisiane Quadrado2022-05-31T01:01:10Z20220101-7330http://hdl.handle.net/10183/239508001140134Este artigo tem por objetivo mapear e analisar o estado da arte da produção acadêmica sobre trabalho docente no Ensino Superior publicada no Brasil na última década (2010-2019), em artigos científicos indexados na base de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO). Por meio de uma revisão sistemática, foram analisados aspectos quantitativos e qualitativos da literatura, com uso de técnicas bibliométricas e de análise de conteúdo. Os resultados indicam predomínio de pesquisas sobre formação e avaliação da docência universitária; saberes e práticas docentes; precarização, condições e relações de trabalho docente. Esse panorama contribui para a identificação de tendências e lacunas teóricas e para a proposição de uma agenda potencial para avanço da pesquisa brasileira.This paper aims to map and analyze the state of the art in studies on teaching work in higher education published in Brazil in the last decade (2010-2019) through scientific articles indexed in the Scientific Eletronic Library Online (SciELO) database. A systematic review has been carried out in order to analyze quantitative and qualitative aspects of the literature using bibliometric techniques, and content analysis. The results indicate the predominance of research on training and evaluation of university teaching; teaching knowledge and practices; and precarization, conditions, and teaching work relations. This panorama contributes to identify theoretical trends and gaps, as well as to propose a potential agenda to advance Brazilian research.Este artículo tiene por objetivo mapear y analizar el estado del arte de la producción académica sobre trabajo docente en la enseñanza superior publicada en Brasil en la última década (2010-2019), por medio de artículos científicos indexados en la base de datos Scientific Electronic Library Online (SciELO). A partir de una revisión sistemática, se analizaron aspectos cuantitativos y cualitativos de la literatura, con uso de técnicas bibliométricas y de análisis de contenido. Los resultados indican predominio de investigaciones sobre formación y evaluación de la docencia universitaria; saberes y prácticas docentes; y precarización, condiciones y relaciones de trabajo docente. Este panorama contribuye a la identificación de tendencias y lagunas teóricas y a la propuesta de una agenda potencial para avanzar en la investigación brasileña.application/pdfporEducação e sociedade. Campinas, SP. Vol. 43 (2022), p. 1-20, e246522Educação superiorRevisão sistemáticaTrabalho docenteTeaching workHigher educationSystematic reviewTrabajo docenteEducación superiorRevisión sistemáticaTrabalho docente no ensino superior : análise da produção científica publicada no Brasil (2010-2019)Teaching work in higher education : analysis of scientific production published in Brazil (2010-2019)Trabajo docente en educación superior : análisis de la producción científica publicada en Brasil (2010-2019)info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001140134.pdf.txt001140134.pdf.txtExtracted Texttext/plain68898http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239508/2/001140134.pdf.txt5d3fdc6967231a45aa43fe50f2ae8c14MD52ORIGINAL001140134.pdfTexto completoapplication/pdf353499http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239508/1/001140134.pdf1d3cff762066491c9cba7401fb860041MD5110183/2395082022-06-03 04:35:18.251801oai:www.lume.ufrgs.br:10183/239508Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-06-03T07:35:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Trabalho docente no ensino superior : análise da produção científica publicada no Brasil (2010-2019)
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Teaching work in higher education : analysis of scientific production published in Brazil (2010-2019)
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Trabajo docente en educación superior : análisis de la producción científica publicada en Brasil (2010-2019)
title Trabalho docente no ensino superior : análise da produção científica publicada no Brasil (2010-2019)
spellingShingle Trabalho docente no ensino superior : análise da produção científica publicada no Brasil (2010-2019)
Gemelli, Catia Eli
Educação superior
Revisão sistemática
Trabalho docente
Teaching work
Higher education
Systematic review
Trabajo docente
Educación superior
Revisión sistemática
title_short Trabalho docente no ensino superior : análise da produção científica publicada no Brasil (2010-2019)
title_full Trabalho docente no ensino superior : análise da produção científica publicada no Brasil (2010-2019)
title_fullStr Trabalho docente no ensino superior : análise da produção científica publicada no Brasil (2010-2019)
title_full_unstemmed Trabalho docente no ensino superior : análise da produção científica publicada no Brasil (2010-2019)
title_sort Trabalho docente no ensino superior : análise da produção científica publicada no Brasil (2010-2019)
author Gemelli, Catia Eli
author_facet Gemelli, Catia Eli
Closs, Lisiane Quadrado
author_role author
author2 Closs, Lisiane Quadrado
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gemelli, Catia Eli
Closs, Lisiane Quadrado
dc.subject.por.fl_str_mv Educação superior
Revisão sistemática
Trabalho docente
topic Educação superior
Revisão sistemática
Trabalho docente
Teaching work
Higher education
Systematic review
Trabajo docente
Educación superior
Revisión sistemática
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching work
Higher education
Systematic review
Trabajo docente
dc.subject.spa.fl_str_mv Educación superior
Revisión sistemática
description Este artigo tem por objetivo mapear e analisar o estado da arte da produção acadêmica sobre trabalho docente no Ensino Superior publicada no Brasil na última década (2010-2019), em artigos científicos indexados na base de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO). Por meio de uma revisão sistemática, foram analisados aspectos quantitativos e qualitativos da literatura, com uso de técnicas bibliométricas e de análise de conteúdo. Os resultados indicam predomínio de pesquisas sobre formação e avaliação da docência universitária; saberes e práticas docentes; precarização, condições e relações de trabalho docente. Esse panorama contribui para a identificação de tendências e lacunas teóricas e para a proposição de uma agenda potencial para avanço da pesquisa brasileira.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-31T01:01:10Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/239508
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0101-7330
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001140134
identifier_str_mv 0101-7330
001140134
url http://hdl.handle.net/10183/239508
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação e sociedade. Campinas, SP. Vol. 43 (2022), p. 1-20, e246522
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239508/2/001140134.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239508/1/001140134.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5d3fdc6967231a45aa43fe50f2ae8c14
1d3cff762066491c9cba7401fb860041
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225057666596864