Educação antirracista na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Candia, Danielle Ruck de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/252037
Resumo: O presente tabalho tem por objetivo apresentar questões que circulam ao entorno do tema Educação Antirracista na Educação Infantil, trazendo questões fundamentais para o bem estar social de um indivíduo, como a importância da identidade de uma criança ser trabalha em sala de aula e compreensões ao entorno de termos como raça e etnia. Pretende-se analisar se os professores sabem quando estão lidando com questões de preconceito ou discriminação racial e investigar o que fazem diante de situações desse tipo, seja em interações aluno-aluno, professor-aluno, aluno-professor ou qualquer outro profissional que faz parte da instituição escolar. Busca-se, também, observar se os professores abordam em sala a cultura afro-brasileira e o ensino propriamente dito da história brasileira. Salienta-se que este trabalho fundamentou-se em materiais bibliográficos de autores como Nilma Lino Gomes (2005 e 2012 ) e Oliveira e Candau (2010). Este estudo tem como metodologia analisar, de forma reflexiva e analítica, fontes bibliográficas de maneira exploratória, buscando compreender o que os autores trazem de contribuição para este campo. Além de uma entrevista semiestruturada direcionda a professores da educação infantil. Os resultados afirmam que, dentro da Educação Infantil, existe ainda um grande receio em no que diz respeito ao trabalho com questões étnico-raciais. Hipotetiza-se um receio, talvez, em olhar para o próximo, que, dentro deste contexto, ainda é uma criança, que, até o presente momento, encontra-se com a necessidade de ter a sua identidade esculpida e valorizada. Dessa forma, presume-se que o trabalho em torno da auto estima e da identidade de uma criança negra e das colocações que circulam em torno de raça, etnia, cultura afro-brasileira e história brasileira deve ocorrer urgentemente a passos maiores na Educação Infantil.
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