Representação midiática da identidade de gênero : percepções do público a partir do posicionamento da Netflix na retomada da série House of Cards

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schmidt, Jamille Luiza
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/192955
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso tem como temática os processos de representação midiática, a partir da perspectiva dos conceitos de identidade, diferença e gênero nas publicações da fanpage da série House of Cards, no Facebook. O objetivo geral é compreender as diferentes camadas percepção dos públicos a partir dos conteúdos propostos. Para tanto, foi preciso apresentar o posicionamento da Netflix a partir dos escândalos e a consequente forma de retomada da série por meio de sua fanpage, identificar as diferentes temáticas envolvidas nas camadas de percepção dos públicos e analisar as posições de decodificação da audiência quanto aos novos rumos da série House of Cards a partir das teorias de Stuart Hall. O estudo reflete sobre debates identitários, representações midiáticas e processos relacionados à audiências e fãs. O procedimento metodológico foi baseado entre métodos qualitativos e quantitativos, os quais serão viabilizados a partir das técnicas de pesquisa bibliográfica que embasam teoricamente a análise, técnica de pesquisa documental a fim de apresentar o posicionamento da Netflix, observação não participante que auxilia no processo de seleção da amostra e que, em cima da qual, será realizada a técnica de análise de conteúdo para identificar as temáticas e as posições de decodificação. Ao falar de redes sociais e conversação em redes, foram utilizados conceitos de Recuero (2009-2012). Para os conceitos de identidade, diferença e identificação, foram empregadas teorias de Hall (2011-2013) e Silva (2013). No capítulo sobre gênero, movimento feminista e identidade de gênero, considerou-se as concepções de Beauvoir (1970), Scott (1989) e Hall (2006). Os conceitos de representação midiática foram retratados por Hall (2006) e Freire Filho (2009). Ao tratar sobre os estudos de recepção, foram apresentados os conceitos de Hall (2003) e Tomazetti e Coruja (2017). Por fim, a teoria sobre trânsito nas audiências foi apresentada por Orozco Gomez (2011). Constatou-se que, de modo geral, a audiência decodifica a mensagem da organização, conforme codificação proposta por ela mesmo, apoiando a retomada da série com uma personagem do gênero feminino assumindo o papel principal da trama.
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O procedimento metodológico foi baseado entre métodos qualitativos e quantitativos, os quais serão viabilizados a partir das técnicas de pesquisa bibliográfica que embasam teoricamente a análise, técnica de pesquisa documental a fim de apresentar o posicionamento da Netflix, observação não participante que auxilia no processo de seleção da amostra e que, em cima da qual, será realizada a técnica de análise de conteúdo para identificar as temáticas e as posições de decodificação. Ao falar de redes sociais e conversação em redes, foram utilizados conceitos de Recuero (2009-2012). Para os conceitos de identidade, diferença e identificação, foram empregadas teorias de Hall (2011-2013) e Silva (2013). No capítulo sobre gênero, movimento feminista e identidade de gênero, considerou-se as concepções de Beauvoir (1970), Scott (1989) e Hall (2006). Os conceitos de representação midiática foram retratados por Hall (2006) e Freire Filho (2009). Ao tratar sobre os estudos de recepção, foram apresentados os conceitos de Hall (2003) e Tomazetti e Coruja (2017). Por fim, a teoria sobre trânsito nas audiências foi apresentada por Orozco Gomez (2011). Constatou-se que, de modo geral, a audiência decodifica a mensagem da organização, conforme codificação proposta por ela mesmo, apoiando a retomada da série com uma personagem do gênero feminino assumindo o papel principal da trama.The present work of conclusion of course has as itsmatic the processes of media representation, from the perspective of the concepts of identity, difference and gender in the fanpage publications of the House of Cards series, on Facebook. The general objective is to understand the different layers perception of the public from the proposed contents. In order to do so, it was necessary to present the positioning of Netflix from the scandals and the consequent way of resuming the series through its fanpage, to identify the different themes involved in the layers of public perception and to analyze the positions of decoding the audience regarding the new direction of the House of Cards series from Stuart Hall's theories. The study reflects on identity debates, media representations, and processes related to audiences and fans. The methodological procedure was based on qualitative and quantitative methods, which will be made possible through bibliographic research techniques that theoretically support the analysis, documentary research technique in order to present the positioning of Netflix, a non-participant observation that assists in the selection process of the sample and that, above which, the technique of content analysis will be performed to identify the themes and the decoding positions. When talking about social networks and conversation in networks, concepts of Recuero (2009-2012) were used. For the concepts of identity, difference and identification, theories of Hall (2011-2013) and Silva (2013) were employed. In the chapter on gender, feminist movement and gender identity, the conceptions of Beauvoir (1970), Scott (1989) and Hall (2006) were considered. The concepts of media representation were portrayed by Hall (2006) and Freire Filho (2009). In dealing with reception studies, the concepts of Hall (2003) and Tomazetti and Owl (2017) were presented. Finally, the theory of transit in the hearings was presented by Orozco Gomez (2011). It was found that, in general, the audience decodes the message of the organization, according to codification proposed by itself, supporting the resumption of the series with a female character assuming the main role of the plot.application/pdfporEstudos de gêneroIdentidade de gêneroHouse of Cards (Série de televisão)Media representationFacebookHouse of CardsDecoding positionsIdentity debatesRepresentação midiática da identidade de gênero : percepções do público a partir do posicionamento da Netflix na retomada da série House of Cardsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2018Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001087359.pdf.txt001087359.pdf.txtExtracted Texttext/plain159517http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/192955/2/001087359.pdf.txtba6e5b4bec9ff5952d3975dbb656ebceMD52ORIGINAL001087359.pdfTexto completoapplication/pdf1347843http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/192955/1/001087359.pdfbcee14a46769949b1d33a569355f256cMD5110183/1929552019-04-20 02:35:16.785063oai:www.lume.ufrgs.br:10183/192955Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-04-20T05:35:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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