A literatura infantil contribuindo na aprendizagem dos alunos no laboratório de aprendizagem em uma escola municipal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Loch, Evanice Schnath Mendes
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/71904
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo demonstrar como a Literatura Infantil contribuiu na aprendizagem dos alunos no Laboratório de Aprendizagem nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Esse trabalho foi baseado em minha prática docente durante o estágio curricular obrigatório e fundamentado pelos teóricos Bettelheim (1996), Abramovich (1997), Real (2007), Bragatto (1986), Wornick (1986), Werneck (1986), Bamberger (1987), Freire (1986), Coelho (2000), Aroeira (1986), Antunes (2001), Charles (1975), Rufino e Gomes (1999), Cunha (1998), Sawulsk (2002), Martins (1994), Zilberman (1987), onde inicialmente é feita uma abordagem sobre a importância das histórias, seus benefícios, papel do professor mediador e o desenvolvimento da criança. Tem como objetivo a pesquisa com enfoque no valor que a Literatura Infantil possui quando bem utilizada no ambiente escolar, evidenciando a sua contribuição no desenvolvimento pessoal, intelectual, conduzindo a criança ao mundo da leitura e escrita. Relata o desenvolvimento da experiência realizada no Laboratório de Aprendizagem por meio de histórias infantis trabalhadas em momentos distintos, de forma lúdica e prazerosa. Os resultados dessa prática foram a melhora que os educandos apresentaram no seu desenvolvimento emocional e cognitivo, ampliando os seus conhecimentos e despertando o gosto pela leitura. As histórias possibilitaram a troca de opiniões, a ampliação do vocabulário, o desenvolvimento da capacidade de expressão, a interpretação dos textos, a criaticidade e a criatividade. Cabe assim ao Laboratório de Aprendizagem trabalhar em parceria com a sala de aula buscando novas alternativas para que possam ser sanadas as dificuldades na aprendizagem de cada aluno.
id UFRGS-2_59a1ce1fd1f3bd483e364d284c3d6a8a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71904
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Loch, Evanice Schnath MendesReal, Luciane Magalhães Corte2013-05-24T01:48:10Z2011http://hdl.handle.net/10183/71904000880458O presente trabalho tem por objetivo demonstrar como a Literatura Infantil contribuiu na aprendizagem dos alunos no Laboratório de Aprendizagem nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Esse trabalho foi baseado em minha prática docente durante o estágio curricular obrigatório e fundamentado pelos teóricos Bettelheim (1996), Abramovich (1997), Real (2007), Bragatto (1986), Wornick (1986), Werneck (1986), Bamberger (1987), Freire (1986), Coelho (2000), Aroeira (1986), Antunes (2001), Charles (1975), Rufino e Gomes (1999), Cunha (1998), Sawulsk (2002), Martins (1994), Zilberman (1987), onde inicialmente é feita uma abordagem sobre a importância das histórias, seus benefícios, papel do professor mediador e o desenvolvimento da criança. Tem como objetivo a pesquisa com enfoque no valor que a Literatura Infantil possui quando bem utilizada no ambiente escolar, evidenciando a sua contribuição no desenvolvimento pessoal, intelectual, conduzindo a criança ao mundo da leitura e escrita. Relata o desenvolvimento da experiência realizada no Laboratório de Aprendizagem por meio de histórias infantis trabalhadas em momentos distintos, de forma lúdica e prazerosa. Os resultados dessa prática foram a melhora que os educandos apresentaram no seu desenvolvimento emocional e cognitivo, ampliando os seus conhecimentos e despertando o gosto pela leitura. As histórias possibilitaram a troca de opiniões, a ampliação do vocabulário, o desenvolvimento da capacidade de expressão, a interpretação dos textos, a criaticidade e a criatividade. Cabe assim ao Laboratório de Aprendizagem trabalhar em parceria com a sala de aula buscando novas alternativas para que possam ser sanadas as dificuldades na aprendizagem de cada aluno.application/pdfporLiteratura infantilEnsino público municipalLaboratório pedagógicoA literatura infantil contribuindo na aprendizagem dos alunos no laboratório de aprendizagem em uma escola municipalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2011Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000880458.pdf000880458.pdfTexto completoapplication/pdf1312727http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71904/1/000880458.pdfe35fb704d01aab92d74b9da36e9a30aeMD51TEXT000880458.pdf.txt000880458.pdf.txtExtracted Texttext/plain75640http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71904/2/000880458.pdf.txt3e759c2798ee554b9369401762018f09MD52THUMBNAIL000880458.pdf.jpg000880458.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1129http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71904/3/000880458.pdf.jpg434e2e66e28b2cd7e7b6c1ac15f086b8MD5310183/719042018-10-17 07:58:54.705oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71904Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:58:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A literatura infantil contribuindo na aprendizagem dos alunos no laboratório de aprendizagem em uma escola municipal
title A literatura infantil contribuindo na aprendizagem dos alunos no laboratório de aprendizagem em uma escola municipal
spellingShingle A literatura infantil contribuindo na aprendizagem dos alunos no laboratório de aprendizagem em uma escola municipal
Loch, Evanice Schnath Mendes
Literatura infantil
Ensino público municipal
Laboratório pedagógico
title_short A literatura infantil contribuindo na aprendizagem dos alunos no laboratório de aprendizagem em uma escola municipal
title_full A literatura infantil contribuindo na aprendizagem dos alunos no laboratório de aprendizagem em uma escola municipal
title_fullStr A literatura infantil contribuindo na aprendizagem dos alunos no laboratório de aprendizagem em uma escola municipal
title_full_unstemmed A literatura infantil contribuindo na aprendizagem dos alunos no laboratório de aprendizagem em uma escola municipal
title_sort A literatura infantil contribuindo na aprendizagem dos alunos no laboratório de aprendizagem em uma escola municipal
author Loch, Evanice Schnath Mendes
author_facet Loch, Evanice Schnath Mendes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Loch, Evanice Schnath Mendes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Real, Luciane Magalhães Corte
contributor_str_mv Real, Luciane Magalhães Corte
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura infantil
Ensino público municipal
Laboratório pedagógico
topic Literatura infantil
Ensino público municipal
Laboratório pedagógico
description O presente trabalho tem por objetivo demonstrar como a Literatura Infantil contribuiu na aprendizagem dos alunos no Laboratório de Aprendizagem nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Esse trabalho foi baseado em minha prática docente durante o estágio curricular obrigatório e fundamentado pelos teóricos Bettelheim (1996), Abramovich (1997), Real (2007), Bragatto (1986), Wornick (1986), Werneck (1986), Bamberger (1987), Freire (1986), Coelho (2000), Aroeira (1986), Antunes (2001), Charles (1975), Rufino e Gomes (1999), Cunha (1998), Sawulsk (2002), Martins (1994), Zilberman (1987), onde inicialmente é feita uma abordagem sobre a importância das histórias, seus benefícios, papel do professor mediador e o desenvolvimento da criança. Tem como objetivo a pesquisa com enfoque no valor que a Literatura Infantil possui quando bem utilizada no ambiente escolar, evidenciando a sua contribuição no desenvolvimento pessoal, intelectual, conduzindo a criança ao mundo da leitura e escrita. Relata o desenvolvimento da experiência realizada no Laboratório de Aprendizagem por meio de histórias infantis trabalhadas em momentos distintos, de forma lúdica e prazerosa. Os resultados dessa prática foram a melhora que os educandos apresentaram no seu desenvolvimento emocional e cognitivo, ampliando os seus conhecimentos e despertando o gosto pela leitura. As histórias possibilitaram a troca de opiniões, a ampliação do vocabulário, o desenvolvimento da capacidade de expressão, a interpretação dos textos, a criaticidade e a criatividade. Cabe assim ao Laboratório de Aprendizagem trabalhar em parceria com a sala de aula buscando novas alternativas para que possam ser sanadas as dificuldades na aprendizagem de cada aluno.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-05-24T01:48:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/71904
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000880458
url http://hdl.handle.net/10183/71904
identifier_str_mv 000880458
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71904/1/000880458.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71904/2/000880458.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71904/3/000880458.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e35fb704d01aab92d74b9da36e9a30ae
3e759c2798ee554b9369401762018f09
434e2e66e28b2cd7e7b6c1ac15f086b8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224447572574208