A literatura infantil contribuindo na aprendizagem dos alunos no laboratório de aprendizagem em uma escola municipal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/71904 |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo demonstrar como a Literatura Infantil contribuiu na aprendizagem dos alunos no Laboratório de Aprendizagem nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Esse trabalho foi baseado em minha prática docente durante o estágio curricular obrigatório e fundamentado pelos teóricos Bettelheim (1996), Abramovich (1997), Real (2007), Bragatto (1986), Wornick (1986), Werneck (1986), Bamberger (1987), Freire (1986), Coelho (2000), Aroeira (1986), Antunes (2001), Charles (1975), Rufino e Gomes (1999), Cunha (1998), Sawulsk (2002), Martins (1994), Zilberman (1987), onde inicialmente é feita uma abordagem sobre a importância das histórias, seus benefícios, papel do professor mediador e o desenvolvimento da criança. Tem como objetivo a pesquisa com enfoque no valor que a Literatura Infantil possui quando bem utilizada no ambiente escolar, evidenciando a sua contribuição no desenvolvimento pessoal, intelectual, conduzindo a criança ao mundo da leitura e escrita. Relata o desenvolvimento da experiência realizada no Laboratório de Aprendizagem por meio de histórias infantis trabalhadas em momentos distintos, de forma lúdica e prazerosa. Os resultados dessa prática foram a melhora que os educandos apresentaram no seu desenvolvimento emocional e cognitivo, ampliando os seus conhecimentos e despertando o gosto pela leitura. As histórias possibilitaram a troca de opiniões, a ampliação do vocabulário, o desenvolvimento da capacidade de expressão, a interpretação dos textos, a criaticidade e a criatividade. Cabe assim ao Laboratório de Aprendizagem trabalhar em parceria com a sala de aula buscando novas alternativas para que possam ser sanadas as dificuldades na aprendizagem de cada aluno. |
id |
UFRGS-2_59a1ce1fd1f3bd483e364d284c3d6a8a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71904 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Loch, Evanice Schnath MendesReal, Luciane Magalhães Corte2013-05-24T01:48:10Z2011http://hdl.handle.net/10183/71904000880458O presente trabalho tem por objetivo demonstrar como a Literatura Infantil contribuiu na aprendizagem dos alunos no Laboratório de Aprendizagem nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Esse trabalho foi baseado em minha prática docente durante o estágio curricular obrigatório e fundamentado pelos teóricos Bettelheim (1996), Abramovich (1997), Real (2007), Bragatto (1986), Wornick (1986), Werneck (1986), Bamberger (1987), Freire (1986), Coelho (2000), Aroeira (1986), Antunes (2001), Charles (1975), Rufino e Gomes (1999), Cunha (1998), Sawulsk (2002), Martins (1994), Zilberman (1987), onde inicialmente é feita uma abordagem sobre a importância das histórias, seus benefícios, papel do professor mediador e o desenvolvimento da criança. Tem como objetivo a pesquisa com enfoque no valor que a Literatura Infantil possui quando bem utilizada no ambiente escolar, evidenciando a sua contribuição no desenvolvimento pessoal, intelectual, conduzindo a criança ao mundo da leitura e escrita. Relata o desenvolvimento da experiência realizada no Laboratório de Aprendizagem por meio de histórias infantis trabalhadas em momentos distintos, de forma lúdica e prazerosa. Os resultados dessa prática foram a melhora que os educandos apresentaram no seu desenvolvimento emocional e cognitivo, ampliando os seus conhecimentos e despertando o gosto pela leitura. As histórias possibilitaram a troca de opiniões, a ampliação do vocabulário, o desenvolvimento da capacidade de expressão, a interpretação dos textos, a criaticidade e a criatividade. Cabe assim ao Laboratório de Aprendizagem trabalhar em parceria com a sala de aula buscando novas alternativas para que possam ser sanadas as dificuldades na aprendizagem de cada aluno.application/pdfporLiteratura infantilEnsino público municipalLaboratório pedagógicoA literatura infantil contribuindo na aprendizagem dos alunos no laboratório de aprendizagem em uma escola municipalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2011Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000880458.pdf000880458.pdfTexto completoapplication/pdf1312727http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71904/1/000880458.pdfe35fb704d01aab92d74b9da36e9a30aeMD51TEXT000880458.pdf.txt000880458.pdf.txtExtracted Texttext/plain75640http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71904/2/000880458.pdf.txt3e759c2798ee554b9369401762018f09MD52THUMBNAIL000880458.pdf.jpg000880458.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1129http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71904/3/000880458.pdf.jpg434e2e66e28b2cd7e7b6c1ac15f086b8MD5310183/719042018-10-17 07:58:54.705oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71904Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:58:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A literatura infantil contribuindo na aprendizagem dos alunos no laboratório de aprendizagem em uma escola municipal |
title |
A literatura infantil contribuindo na aprendizagem dos alunos no laboratório de aprendizagem em uma escola municipal |
spellingShingle |
A literatura infantil contribuindo na aprendizagem dos alunos no laboratório de aprendizagem em uma escola municipal Loch, Evanice Schnath Mendes Literatura infantil Ensino público municipal Laboratório pedagógico |
title_short |
A literatura infantil contribuindo na aprendizagem dos alunos no laboratório de aprendizagem em uma escola municipal |
title_full |
A literatura infantil contribuindo na aprendizagem dos alunos no laboratório de aprendizagem em uma escola municipal |
title_fullStr |
A literatura infantil contribuindo na aprendizagem dos alunos no laboratório de aprendizagem em uma escola municipal |
title_full_unstemmed |
A literatura infantil contribuindo na aprendizagem dos alunos no laboratório de aprendizagem em uma escola municipal |
title_sort |
A literatura infantil contribuindo na aprendizagem dos alunos no laboratório de aprendizagem em uma escola municipal |
author |
Loch, Evanice Schnath Mendes |
author_facet |
Loch, Evanice Schnath Mendes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Loch, Evanice Schnath Mendes |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Real, Luciane Magalhães Corte |
contributor_str_mv |
Real, Luciane Magalhães Corte |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura infantil Ensino público municipal Laboratório pedagógico |
topic |
Literatura infantil Ensino público municipal Laboratório pedagógico |
description |
O presente trabalho tem por objetivo demonstrar como a Literatura Infantil contribuiu na aprendizagem dos alunos no Laboratório de Aprendizagem nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Esse trabalho foi baseado em minha prática docente durante o estágio curricular obrigatório e fundamentado pelos teóricos Bettelheim (1996), Abramovich (1997), Real (2007), Bragatto (1986), Wornick (1986), Werneck (1986), Bamberger (1987), Freire (1986), Coelho (2000), Aroeira (1986), Antunes (2001), Charles (1975), Rufino e Gomes (1999), Cunha (1998), Sawulsk (2002), Martins (1994), Zilberman (1987), onde inicialmente é feita uma abordagem sobre a importância das histórias, seus benefícios, papel do professor mediador e o desenvolvimento da criança. Tem como objetivo a pesquisa com enfoque no valor que a Literatura Infantil possui quando bem utilizada no ambiente escolar, evidenciando a sua contribuição no desenvolvimento pessoal, intelectual, conduzindo a criança ao mundo da leitura e escrita. Relata o desenvolvimento da experiência realizada no Laboratório de Aprendizagem por meio de histórias infantis trabalhadas em momentos distintos, de forma lúdica e prazerosa. Os resultados dessa prática foram a melhora que os educandos apresentaram no seu desenvolvimento emocional e cognitivo, ampliando os seus conhecimentos e despertando o gosto pela leitura. As histórias possibilitaram a troca de opiniões, a ampliação do vocabulário, o desenvolvimento da capacidade de expressão, a interpretação dos textos, a criaticidade e a criatividade. Cabe assim ao Laboratório de Aprendizagem trabalhar em parceria com a sala de aula buscando novas alternativas para que possam ser sanadas as dificuldades na aprendizagem de cada aluno. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-05-24T01:48:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/71904 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000880458 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/71904 |
identifier_str_mv |
000880458 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71904/1/000880458.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71904/2/000880458.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71904/3/000880458.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e35fb704d01aab92d74b9da36e9a30ae 3e759c2798ee554b9369401762018f09 434e2e66e28b2cd7e7b6c1ac15f086b8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224447572574208 |