Orquestra Villa-Lobos : reescrevendo histórias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sanchotene, Virgínia Crivellaro
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/29275
Resumo: A presente pesquisa foi desenvolvida junto ao grupo artístico Orquestra Villa-Lobos, sediado na Escola Municipal Heitor Villa-Lobos, localizada na Vila MAPA, em Porto Alegre. O objetivo deste trabalho foi descrever o Programa Orquestra Villa-Lobos, da Escola Municipal Heitor Villa-Lobos, como uma possibilidade de escape, por parte de seus integrantes, das condições de assujeitamento que os posicionam à margem de ações e experiências sociais e culturais possíveis ou permitidas apenas a uma classe considerada mais “nobre” ou “rica” da população. Por meio do Programa, jovens de classe popular têm acesso à linguagem musical e à técnica de diversos instrumentos, bem como, a outras oportunidades de formação musical e humana que contribuem para sua ampliação cultural, formação pessoal e, em muitos casos, capacitação profissional. A Escola Villa-Lobos é sediada na Lomba do Pinheiro – Porto Alegre –, e atende os estudantes da Comunidade da Vila MAPA. Os dados qualitativos apresentados permitem a compreensão da dimensão alcançada pelo Programa, através do trabalho musical e social desenvolvido junto aos jovens da comunidade, em especial junto aos 40 integrantes da Orquestra, professores e coordenadora, colaboradores desta pesquisa.
id UFRGS-2_59bb6054bd84bd0650681e1cd70f7cec
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29275
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Sanchotene, Virgínia CrivellaroPrass, Luciana2011-06-01T06:00:33Z2011http://hdl.handle.net/10183/29275000776699A presente pesquisa foi desenvolvida junto ao grupo artístico Orquestra Villa-Lobos, sediado na Escola Municipal Heitor Villa-Lobos, localizada na Vila MAPA, em Porto Alegre. O objetivo deste trabalho foi descrever o Programa Orquestra Villa-Lobos, da Escola Municipal Heitor Villa-Lobos, como uma possibilidade de escape, por parte de seus integrantes, das condições de assujeitamento que os posicionam à margem de ações e experiências sociais e culturais possíveis ou permitidas apenas a uma classe considerada mais “nobre” ou “rica” da população. Por meio do Programa, jovens de classe popular têm acesso à linguagem musical e à técnica de diversos instrumentos, bem como, a outras oportunidades de formação musical e humana que contribuem para sua ampliação cultural, formação pessoal e, em muitos casos, capacitação profissional. A Escola Villa-Lobos é sediada na Lomba do Pinheiro – Porto Alegre –, e atende os estudantes da Comunidade da Vila MAPA. Os dados qualitativos apresentados permitem a compreensão da dimensão alcançada pelo Programa, através do trabalho musical e social desenvolvido junto aos jovens da comunidade, em especial junto aos 40 integrantes da Orquestra, professores e coordenadora, colaboradores desta pesquisa.The present research was developed along the artistic group Orquestra Villa-Lobos, hosted in the municipal school Heitor Villa-Lobos, located in the Vila MAPA, in Porto Alegre. The objective of this work was to describe the Programa Orquestra Villa-Lobos, from the municipal school Heitor Villa-Lobos, as a possibility of escape, by its members, from the conditions of “submission” that positions them on the sidelines of actions and social experiences and cultures possible or permitted only to a class considered more “noble” or “rich” of the population. Through the Programa, youngsters from the working class have access to the musical language and to techniques of various musical instruments, as well as, to other opportunities of musical and human formation that contributes to its cultural expansion, personal formation and, in many cases, professional capacitation. The Villa-Lobos school is hosted in the Lomba do Pinheiro – Porto Alegre, and serves the students from the Comunidade da Vila MAPA. The qualitative data presented allows the comprehension of the dimension achieved by the Programa, through the musical and social work developed along the youngsters of the community, especially along the 40 members of the Orquestra, teachers and coordinator, contributors of this research.application/pdfporEducação musicalEducação popularEnsino públicoMusical educationPopular educationPublic schoolOrquestra Villa-Lobos : reescrevendo históriasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2011especializaçãoCurso de Especialização em Pedagogia da Arteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000776699.pdf.txt000776699.pdf.txtExtracted Texttext/plain111316http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29275/2/000776699.pdf.txt0ead542b80260a2a3d460b0fa55e4b01MD52ORIGINAL000776699.pdf000776699.pdfTexto completoapplication/pdf1316862http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29275/1/000776699.pdfe36ddd15e1e622dc9980be918d6594d1MD51THUMBNAIL000776699.pdf.jpg000776699.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1032http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29275/3/000776699.pdf.jpg7305ed37fa3467a0b539ab32e2b3bda7MD5310183/292752018-10-09 09:19:06.653oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29275Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T12:19:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Orquestra Villa-Lobos : reescrevendo histórias
title Orquestra Villa-Lobos : reescrevendo histórias
spellingShingle Orquestra Villa-Lobos : reescrevendo histórias
Sanchotene, Virgínia Crivellaro
Educação musical
Educação popular
Ensino público
Musical education
Popular education
Public school
title_short Orquestra Villa-Lobos : reescrevendo histórias
title_full Orquestra Villa-Lobos : reescrevendo histórias
title_fullStr Orquestra Villa-Lobos : reescrevendo histórias
title_full_unstemmed Orquestra Villa-Lobos : reescrevendo histórias
title_sort Orquestra Villa-Lobos : reescrevendo histórias
author Sanchotene, Virgínia Crivellaro
author_facet Sanchotene, Virgínia Crivellaro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sanchotene, Virgínia Crivellaro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Prass, Luciana
contributor_str_mv Prass, Luciana
dc.subject.por.fl_str_mv Educação musical
Educação popular
Ensino público
topic Educação musical
Educação popular
Ensino público
Musical education
Popular education
Public school
dc.subject.eng.fl_str_mv Musical education
Popular education
Public school
description A presente pesquisa foi desenvolvida junto ao grupo artístico Orquestra Villa-Lobos, sediado na Escola Municipal Heitor Villa-Lobos, localizada na Vila MAPA, em Porto Alegre. O objetivo deste trabalho foi descrever o Programa Orquestra Villa-Lobos, da Escola Municipal Heitor Villa-Lobos, como uma possibilidade de escape, por parte de seus integrantes, das condições de assujeitamento que os posicionam à margem de ações e experiências sociais e culturais possíveis ou permitidas apenas a uma classe considerada mais “nobre” ou “rica” da população. Por meio do Programa, jovens de classe popular têm acesso à linguagem musical e à técnica de diversos instrumentos, bem como, a outras oportunidades de formação musical e humana que contribuem para sua ampliação cultural, formação pessoal e, em muitos casos, capacitação profissional. A Escola Villa-Lobos é sediada na Lomba do Pinheiro – Porto Alegre –, e atende os estudantes da Comunidade da Vila MAPA. Os dados qualitativos apresentados permitem a compreensão da dimensão alcançada pelo Programa, através do trabalho musical e social desenvolvido junto aos jovens da comunidade, em especial junto aos 40 integrantes da Orquestra, professores e coordenadora, colaboradores desta pesquisa.
publishDate 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-06-01T06:00:33Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/29275
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000776699
url http://hdl.handle.net/10183/29275
identifier_str_mv 000776699
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29275/2/000776699.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29275/1/000776699.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29275/3/000776699.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0ead542b80260a2a3d460b0fa55e4b01
e36ddd15e1e622dc9980be918d6594d1
7305ed37fa3467a0b539ab32e2b3bda7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224409192595456