Orquestra Villa-Lobos : reescrevendo histórias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/29275 |
Resumo: | A presente pesquisa foi desenvolvida junto ao grupo artístico Orquestra Villa-Lobos, sediado na Escola Municipal Heitor Villa-Lobos, localizada na Vila MAPA, em Porto Alegre. O objetivo deste trabalho foi descrever o Programa Orquestra Villa-Lobos, da Escola Municipal Heitor Villa-Lobos, como uma possibilidade de escape, por parte de seus integrantes, das condições de assujeitamento que os posicionam à margem de ações e experiências sociais e culturais possíveis ou permitidas apenas a uma classe considerada mais “nobre” ou “rica” da população. Por meio do Programa, jovens de classe popular têm acesso à linguagem musical e à técnica de diversos instrumentos, bem como, a outras oportunidades de formação musical e humana que contribuem para sua ampliação cultural, formação pessoal e, em muitos casos, capacitação profissional. A Escola Villa-Lobos é sediada na Lomba do Pinheiro – Porto Alegre –, e atende os estudantes da Comunidade da Vila MAPA. Os dados qualitativos apresentados permitem a compreensão da dimensão alcançada pelo Programa, através do trabalho musical e social desenvolvido junto aos jovens da comunidade, em especial junto aos 40 integrantes da Orquestra, professores e coordenadora, colaboradores desta pesquisa. |
id |
UFRGS-2_59bb6054bd84bd0650681e1cd70f7cec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29275 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Sanchotene, Virgínia CrivellaroPrass, Luciana2011-06-01T06:00:33Z2011http://hdl.handle.net/10183/29275000776699A presente pesquisa foi desenvolvida junto ao grupo artístico Orquestra Villa-Lobos, sediado na Escola Municipal Heitor Villa-Lobos, localizada na Vila MAPA, em Porto Alegre. O objetivo deste trabalho foi descrever o Programa Orquestra Villa-Lobos, da Escola Municipal Heitor Villa-Lobos, como uma possibilidade de escape, por parte de seus integrantes, das condições de assujeitamento que os posicionam à margem de ações e experiências sociais e culturais possíveis ou permitidas apenas a uma classe considerada mais “nobre” ou “rica” da população. Por meio do Programa, jovens de classe popular têm acesso à linguagem musical e à técnica de diversos instrumentos, bem como, a outras oportunidades de formação musical e humana que contribuem para sua ampliação cultural, formação pessoal e, em muitos casos, capacitação profissional. A Escola Villa-Lobos é sediada na Lomba do Pinheiro – Porto Alegre –, e atende os estudantes da Comunidade da Vila MAPA. Os dados qualitativos apresentados permitem a compreensão da dimensão alcançada pelo Programa, através do trabalho musical e social desenvolvido junto aos jovens da comunidade, em especial junto aos 40 integrantes da Orquestra, professores e coordenadora, colaboradores desta pesquisa.The present research was developed along the artistic group Orquestra Villa-Lobos, hosted in the municipal school Heitor Villa-Lobos, located in the Vila MAPA, in Porto Alegre. The objective of this work was to describe the Programa Orquestra Villa-Lobos, from the municipal school Heitor Villa-Lobos, as a possibility of escape, by its members, from the conditions of “submission” that positions them on the sidelines of actions and social experiences and cultures possible or permitted only to a class considered more “noble” or “rich” of the population. Through the Programa, youngsters from the working class have access to the musical language and to techniques of various musical instruments, as well as, to other opportunities of musical and human formation that contributes to its cultural expansion, personal formation and, in many cases, professional capacitation. The Villa-Lobos school is hosted in the Lomba do Pinheiro – Porto Alegre, and serves the students from the Comunidade da Vila MAPA. The qualitative data presented allows the comprehension of the dimension achieved by the Programa, through the musical and social work developed along the youngsters of the community, especially along the 40 members of the Orquestra, teachers and coordinator, contributors of this research.application/pdfporEducação musicalEducação popularEnsino públicoMusical educationPopular educationPublic schoolOrquestra Villa-Lobos : reescrevendo históriasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2011especializaçãoCurso de Especialização em Pedagogia da Arteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000776699.pdf.txt000776699.pdf.txtExtracted Texttext/plain111316http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29275/2/000776699.pdf.txt0ead542b80260a2a3d460b0fa55e4b01MD52ORIGINAL000776699.pdf000776699.pdfTexto completoapplication/pdf1316862http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29275/1/000776699.pdfe36ddd15e1e622dc9980be918d6594d1MD51THUMBNAIL000776699.pdf.jpg000776699.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1032http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29275/3/000776699.pdf.jpg7305ed37fa3467a0b539ab32e2b3bda7MD5310183/292752018-10-09 09:19:06.653oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29275Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T12:19:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Orquestra Villa-Lobos : reescrevendo histórias |
title |
Orquestra Villa-Lobos : reescrevendo histórias |
spellingShingle |
Orquestra Villa-Lobos : reescrevendo histórias Sanchotene, Virgínia Crivellaro Educação musical Educação popular Ensino público Musical education Popular education Public school |
title_short |
Orquestra Villa-Lobos : reescrevendo histórias |
title_full |
Orquestra Villa-Lobos : reescrevendo histórias |
title_fullStr |
Orquestra Villa-Lobos : reescrevendo histórias |
title_full_unstemmed |
Orquestra Villa-Lobos : reescrevendo histórias |
title_sort |
Orquestra Villa-Lobos : reescrevendo histórias |
author |
Sanchotene, Virgínia Crivellaro |
author_facet |
Sanchotene, Virgínia Crivellaro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sanchotene, Virgínia Crivellaro |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Prass, Luciana |
contributor_str_mv |
Prass, Luciana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação musical Educação popular Ensino público |
topic |
Educação musical Educação popular Ensino público Musical education Popular education Public school |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Musical education Popular education Public school |
description |
A presente pesquisa foi desenvolvida junto ao grupo artístico Orquestra Villa-Lobos, sediado na Escola Municipal Heitor Villa-Lobos, localizada na Vila MAPA, em Porto Alegre. O objetivo deste trabalho foi descrever o Programa Orquestra Villa-Lobos, da Escola Municipal Heitor Villa-Lobos, como uma possibilidade de escape, por parte de seus integrantes, das condições de assujeitamento que os posicionam à margem de ações e experiências sociais e culturais possíveis ou permitidas apenas a uma classe considerada mais “nobre” ou “rica” da população. Por meio do Programa, jovens de classe popular têm acesso à linguagem musical e à técnica de diversos instrumentos, bem como, a outras oportunidades de formação musical e humana que contribuem para sua ampliação cultural, formação pessoal e, em muitos casos, capacitação profissional. A Escola Villa-Lobos é sediada na Lomba do Pinheiro – Porto Alegre –, e atende os estudantes da Comunidade da Vila MAPA. Os dados qualitativos apresentados permitem a compreensão da dimensão alcançada pelo Programa, através do trabalho musical e social desenvolvido junto aos jovens da comunidade, em especial junto aos 40 integrantes da Orquestra, professores e coordenadora, colaboradores desta pesquisa. |
publishDate |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-06-01T06:00:33Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/29275 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000776699 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/29275 |
identifier_str_mv |
000776699 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29275/2/000776699.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29275/1/000776699.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29275/3/000776699.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0ead542b80260a2a3d460b0fa55e4b01 e36ddd15e1e622dc9980be918d6594d1 7305ed37fa3467a0b539ab32e2b3bda7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224409192595456 |