Mapeamento de soluções tecnológicas em sistemas de recomendação educacionais em âmbito brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Aline de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Hollerweger, Leonéia, Santos, Gabriela, Farias, Adriano Fiad, Behar, Patrícia Alejandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/173928
Resumo: Sistemas de recomendação são facilitadores na seleção de informações relevantes e têm sido amplamente adotados em processos de ensino-aprendizagem. Com o mapeamento de 20 projetos aplicados ao campo educacional, são apresentadas análises quantitativas usando mineração de textos e qualitativas por classificação seguindo critérios previamente definidos. Os resultados demonstram aplicações em situações de aprendizagem como recomendação de recursos digitais, relacionadas ao estilo de aprendizagem e baseadas em capacidade e desempenho. Alguns projetos integrados a plataformas específicas usam dados de acesso a ferramentas sinalizando sugestões didáticas. A maioria dos estudos trata do apoio à Educação a Distância e são destinados ao Ensino Superior. As técnicas de recomendação mais utilizadas são a filtragem colaborativa, de conteúdo e híbrida. Este estudo contribuiu para a sistematização de recursos tecnológicos voltados à educação possibilitando a experimentação de outras formas de vivenciar o processo de ensino-aprendizagem por docentes e discentes.
id UFRGS-2_5a065a068e78b37d02f4e272223ccef9
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/173928
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Campos, Aline deHollerweger, LeonéiaSantos, GabrielaFarias, Adriano FiadBehar, Patrícia Alejandra2018-03-27T02:31:33Z20171516-084Xhttp://hdl.handle.net/10183/173928001061764Sistemas de recomendação são facilitadores na seleção de informações relevantes e têm sido amplamente adotados em processos de ensino-aprendizagem. Com o mapeamento de 20 projetos aplicados ao campo educacional, são apresentadas análises quantitativas usando mineração de textos e qualitativas por classificação seguindo critérios previamente definidos. Os resultados demonstram aplicações em situações de aprendizagem como recomendação de recursos digitais, relacionadas ao estilo de aprendizagem e baseadas em capacidade e desempenho. Alguns projetos integrados a plataformas específicas usam dados de acesso a ferramentas sinalizando sugestões didáticas. A maioria dos estudos trata do apoio à Educação a Distância e são destinados ao Ensino Superior. As técnicas de recomendação mais utilizadas são a filtragem colaborativa, de conteúdo e híbrida. Este estudo contribuiu para a sistematização de recursos tecnológicos voltados à educação possibilitando a experimentação de outras formas de vivenciar o processo de ensino-aprendizagem por docentes e discentes.Recommender Systems are facilitators in the selection of relevant data and has been widely adopted in teaching-learning processes. By the mapping of 20 projects applied from educational field, quantitative analysis are presented using text mining and qualitative analysis using classification according to previously defined criteria. The results demonstrate applications in learning situations as the recommendation of digital resources, related to learning styles and based on ability and performance. Some projects are integrated with specific platforms using access data signaling didactic suggestions. Most of the studies support Distance Education and Higher Education. The most commonly used recommendation techniques are collaborative, content and hybrid filtering. This study contributed for the systematization of educational technology resources, allowing another ways of experiencing teaching-learning by teachers and students.application/pdfporInformática na educação : teoria & prática. Porto Alegre. Vol. 20, n.3 (set./dez. 2017), p. 78-93Tecnologia educacionalInformática na educaçãoRecommender systemsEducationLearningTeachingMapeamento de soluções tecnológicas em sistemas de recomendação educacionais em âmbito brasileiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001061764.pdf001061764.pdfTexto completoapplication/pdf509745http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173928/1/001061764.pdf323c0fd47faf5b686f1b43d5c22a13d6MD51TEXT001061764.pdf.txt001061764.pdf.txtExtracted Texttext/plain55045http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173928/2/001061764.pdf.txt9b0e1a2a5f75929f98c17e1082d26612MD52THUMBNAIL001061764.pdf.jpg001061764.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1635http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173928/3/001061764.pdf.jpgbaad8d9c7c55a917e75fb414968ce631MD5310183/1739282018-10-17 07:36:47.165oai:www.lume.ufrgs.br:10183/173928Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:36:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mapeamento de soluções tecnológicas em sistemas de recomendação educacionais em âmbito brasileiro
title Mapeamento de soluções tecnológicas em sistemas de recomendação educacionais em âmbito brasileiro
spellingShingle Mapeamento de soluções tecnológicas em sistemas de recomendação educacionais em âmbito brasileiro
Campos, Aline de
Tecnologia educacional
Informática na educação
Recommender systems
Education
Learning
Teaching
title_short Mapeamento de soluções tecnológicas em sistemas de recomendação educacionais em âmbito brasileiro
title_full Mapeamento de soluções tecnológicas em sistemas de recomendação educacionais em âmbito brasileiro
title_fullStr Mapeamento de soluções tecnológicas em sistemas de recomendação educacionais em âmbito brasileiro
title_full_unstemmed Mapeamento de soluções tecnológicas em sistemas de recomendação educacionais em âmbito brasileiro
title_sort Mapeamento de soluções tecnológicas em sistemas de recomendação educacionais em âmbito brasileiro
author Campos, Aline de
author_facet Campos, Aline de
Hollerweger, Leonéia
Santos, Gabriela
Farias, Adriano Fiad
Behar, Patrícia Alejandra
author_role author
author2 Hollerweger, Leonéia
Santos, Gabriela
Farias, Adriano Fiad
Behar, Patrícia Alejandra
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Aline de
Hollerweger, Leonéia
Santos, Gabriela
Farias, Adriano Fiad
Behar, Patrícia Alejandra
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia educacional
Informática na educação
topic Tecnologia educacional
Informática na educação
Recommender systems
Education
Learning
Teaching
dc.subject.eng.fl_str_mv Recommender systems
Education
Learning
Teaching
description Sistemas de recomendação são facilitadores na seleção de informações relevantes e têm sido amplamente adotados em processos de ensino-aprendizagem. Com o mapeamento de 20 projetos aplicados ao campo educacional, são apresentadas análises quantitativas usando mineração de textos e qualitativas por classificação seguindo critérios previamente definidos. Os resultados demonstram aplicações em situações de aprendizagem como recomendação de recursos digitais, relacionadas ao estilo de aprendizagem e baseadas em capacidade e desempenho. Alguns projetos integrados a plataformas específicas usam dados de acesso a ferramentas sinalizando sugestões didáticas. A maioria dos estudos trata do apoio à Educação a Distância e são destinados ao Ensino Superior. As técnicas de recomendação mais utilizadas são a filtragem colaborativa, de conteúdo e híbrida. Este estudo contribuiu para a sistematização de recursos tecnológicos voltados à educação possibilitando a experimentação de outras formas de vivenciar o processo de ensino-aprendizagem por docentes e discentes.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-03-27T02:31:33Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/173928
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1516-084X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001061764
identifier_str_mv 1516-084X
001061764
url http://hdl.handle.net/10183/173928
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Informática na educação : teoria & prática. Porto Alegre. Vol. 20, n.3 (set./dez. 2017), p. 78-93
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173928/1/001061764.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173928/2/001061764.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173928/3/001061764.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 323c0fd47faf5b686f1b43d5c22a13d6
9b0e1a2a5f75929f98c17e1082d26612
baad8d9c7c55a917e75fb414968ce631
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447657871572992