Mapeamento de soluções tecnológicas em sistemas de recomendação educacionais em âmbito brasileiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/173928 |
Resumo: | Sistemas de recomendação são facilitadores na seleção de informações relevantes e têm sido amplamente adotados em processos de ensino-aprendizagem. Com o mapeamento de 20 projetos aplicados ao campo educacional, são apresentadas análises quantitativas usando mineração de textos e qualitativas por classificação seguindo critérios previamente definidos. Os resultados demonstram aplicações em situações de aprendizagem como recomendação de recursos digitais, relacionadas ao estilo de aprendizagem e baseadas em capacidade e desempenho. Alguns projetos integrados a plataformas específicas usam dados de acesso a ferramentas sinalizando sugestões didáticas. A maioria dos estudos trata do apoio à Educação a Distância e são destinados ao Ensino Superior. As técnicas de recomendação mais utilizadas são a filtragem colaborativa, de conteúdo e híbrida. Este estudo contribuiu para a sistematização de recursos tecnológicos voltados à educação possibilitando a experimentação de outras formas de vivenciar o processo de ensino-aprendizagem por docentes e discentes. |
id |
UFRGS-2_5a065a068e78b37d02f4e272223ccef9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/173928 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Campos, Aline deHollerweger, LeonéiaSantos, GabrielaFarias, Adriano FiadBehar, Patrícia Alejandra2018-03-27T02:31:33Z20171516-084Xhttp://hdl.handle.net/10183/173928001061764Sistemas de recomendação são facilitadores na seleção de informações relevantes e têm sido amplamente adotados em processos de ensino-aprendizagem. Com o mapeamento de 20 projetos aplicados ao campo educacional, são apresentadas análises quantitativas usando mineração de textos e qualitativas por classificação seguindo critérios previamente definidos. Os resultados demonstram aplicações em situações de aprendizagem como recomendação de recursos digitais, relacionadas ao estilo de aprendizagem e baseadas em capacidade e desempenho. Alguns projetos integrados a plataformas específicas usam dados de acesso a ferramentas sinalizando sugestões didáticas. A maioria dos estudos trata do apoio à Educação a Distância e são destinados ao Ensino Superior. As técnicas de recomendação mais utilizadas são a filtragem colaborativa, de conteúdo e híbrida. Este estudo contribuiu para a sistematização de recursos tecnológicos voltados à educação possibilitando a experimentação de outras formas de vivenciar o processo de ensino-aprendizagem por docentes e discentes.Recommender Systems are facilitators in the selection of relevant data and has been widely adopted in teaching-learning processes. By the mapping of 20 projects applied from educational field, quantitative analysis are presented using text mining and qualitative analysis using classification according to previously defined criteria. The results demonstrate applications in learning situations as the recommendation of digital resources, related to learning styles and based on ability and performance. Some projects are integrated with specific platforms using access data signaling didactic suggestions. Most of the studies support Distance Education and Higher Education. The most commonly used recommendation techniques are collaborative, content and hybrid filtering. This study contributed for the systematization of educational technology resources, allowing another ways of experiencing teaching-learning by teachers and students.application/pdfporInformática na educação : teoria & prática. Porto Alegre. Vol. 20, n.3 (set./dez. 2017), p. 78-93Tecnologia educacionalInformática na educaçãoRecommender systemsEducationLearningTeachingMapeamento de soluções tecnológicas em sistemas de recomendação educacionais em âmbito brasileiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001061764.pdf001061764.pdfTexto completoapplication/pdf509745http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173928/1/001061764.pdf323c0fd47faf5b686f1b43d5c22a13d6MD51TEXT001061764.pdf.txt001061764.pdf.txtExtracted Texttext/plain55045http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173928/2/001061764.pdf.txt9b0e1a2a5f75929f98c17e1082d26612MD52THUMBNAIL001061764.pdf.jpg001061764.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1635http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173928/3/001061764.pdf.jpgbaad8d9c7c55a917e75fb414968ce631MD5310183/1739282018-10-17 07:36:47.165oai:www.lume.ufrgs.br:10183/173928Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:36:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Mapeamento de soluções tecnológicas em sistemas de recomendação educacionais em âmbito brasileiro |
title |
Mapeamento de soluções tecnológicas em sistemas de recomendação educacionais em âmbito brasileiro |
spellingShingle |
Mapeamento de soluções tecnológicas em sistemas de recomendação educacionais em âmbito brasileiro Campos, Aline de Tecnologia educacional Informática na educação Recommender systems Education Learning Teaching |
title_short |
Mapeamento de soluções tecnológicas em sistemas de recomendação educacionais em âmbito brasileiro |
title_full |
Mapeamento de soluções tecnológicas em sistemas de recomendação educacionais em âmbito brasileiro |
title_fullStr |
Mapeamento de soluções tecnológicas em sistemas de recomendação educacionais em âmbito brasileiro |
title_full_unstemmed |
Mapeamento de soluções tecnológicas em sistemas de recomendação educacionais em âmbito brasileiro |
title_sort |
Mapeamento de soluções tecnológicas em sistemas de recomendação educacionais em âmbito brasileiro |
author |
Campos, Aline de |
author_facet |
Campos, Aline de Hollerweger, Leonéia Santos, Gabriela Farias, Adriano Fiad Behar, Patrícia Alejandra |
author_role |
author |
author2 |
Hollerweger, Leonéia Santos, Gabriela Farias, Adriano Fiad Behar, Patrícia Alejandra |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campos, Aline de Hollerweger, Leonéia Santos, Gabriela Farias, Adriano Fiad Behar, Patrícia Alejandra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia educacional Informática na educação |
topic |
Tecnologia educacional Informática na educação Recommender systems Education Learning Teaching |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Recommender systems Education Learning Teaching |
description |
Sistemas de recomendação são facilitadores na seleção de informações relevantes e têm sido amplamente adotados em processos de ensino-aprendizagem. Com o mapeamento de 20 projetos aplicados ao campo educacional, são apresentadas análises quantitativas usando mineração de textos e qualitativas por classificação seguindo critérios previamente definidos. Os resultados demonstram aplicações em situações de aprendizagem como recomendação de recursos digitais, relacionadas ao estilo de aprendizagem e baseadas em capacidade e desempenho. Alguns projetos integrados a plataformas específicas usam dados de acesso a ferramentas sinalizando sugestões didáticas. A maioria dos estudos trata do apoio à Educação a Distância e são destinados ao Ensino Superior. As técnicas de recomendação mais utilizadas são a filtragem colaborativa, de conteúdo e híbrida. Este estudo contribuiu para a sistematização de recursos tecnológicos voltados à educação possibilitando a experimentação de outras formas de vivenciar o processo de ensino-aprendizagem por docentes e discentes. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-03-27T02:31:33Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/173928 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1516-084X |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001061764 |
identifier_str_mv |
1516-084X 001061764 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/173928 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Informática na educação : teoria & prática. Porto Alegre. Vol. 20, n.3 (set./dez. 2017), p. 78-93 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173928/1/001061764.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173928/2/001061764.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173928/3/001061764.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
323c0fd47faf5b686f1b43d5c22a13d6 9b0e1a2a5f75929f98c17e1082d26612 baad8d9c7c55a917e75fb414968ce631 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447657871572992 |