As Américas de Narcos: representações identitárias em uma série transnacional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/144261 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo analisar as representações identitárias da Colômbia e dos Estados Unidos na primeira temporada da série Narcos (2015), produção original da Netflix. A discussão sobre identidade parte dos Estudos Culturais britânicos, através de conceitos de Stuart Hall (2013), e latinoamericanos, com Néstor García Canclini (2003). Os autores Tomaz Tadeu da Silva (2013), Kathryn Woodward (2013) e Renato Ortiz (1994) também contribuem para compreender o descentramento do sujeito pós-moderno, os modos como as nações são imaginadas e a relação entre identidade e diferença. Essas questões são pertinentes para o tencionamento de projetos transnacionais de produção audiovisual, pois influenciam seus modos de produção e de distribuição. Valdellós e Muñoz (2011) e Bordwell (2008) nos ajudam a entender como a série Narcos se insere nesse contexto, já que é uma produção estadunidense, com diretores e atores latino-americanos e norte-americanos, ambientada na Colômbia. A narrativa é construída a partir da narração de um policial estadunidense, que descreve as relações entre Estados Unidos e Colômbia, qualificando os dois países. Através da análise fílmica, compara-se a voz do narrador e a apresentação em linguagem audiovisual das representações dos territórios colombiano e estadunidense, dos agentes políticos e dos policiais dos dois países. Com base na análise dessas três categorias, é possível identificar diferentes representações identitárias dos dois países e relacioná-las com as características transnacionais de produção e distribuição da série Narcos. |
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Vieira, Martina NichelRossini, Miriam de SouzaPimentel, Juliano Rodrigues2016-08-05T02:15:18Z2016http://hdl.handle.net/10183/144261000998971Este trabalho tem como objetivo analisar as representações identitárias da Colômbia e dos Estados Unidos na primeira temporada da série Narcos (2015), produção original da Netflix. A discussão sobre identidade parte dos Estudos Culturais britânicos, através de conceitos de Stuart Hall (2013), e latinoamericanos, com Néstor García Canclini (2003). Os autores Tomaz Tadeu da Silva (2013), Kathryn Woodward (2013) e Renato Ortiz (1994) também contribuem para compreender o descentramento do sujeito pós-moderno, os modos como as nações são imaginadas e a relação entre identidade e diferença. Essas questões são pertinentes para o tencionamento de projetos transnacionais de produção audiovisual, pois influenciam seus modos de produção e de distribuição. Valdellós e Muñoz (2011) e Bordwell (2008) nos ajudam a entender como a série Narcos se insere nesse contexto, já que é uma produção estadunidense, com diretores e atores latino-americanos e norte-americanos, ambientada na Colômbia. A narrativa é construída a partir da narração de um policial estadunidense, que descreve as relações entre Estados Unidos e Colômbia, qualificando os dois países. Através da análise fílmica, compara-se a voz do narrador e a apresentação em linguagem audiovisual das representações dos territórios colombiano e estadunidense, dos agentes políticos e dos policiais dos dois países. Com base na análise dessas três categorias, é possível identificar diferentes representações identitárias dos dois países e relacioná-las com as características transnacionais de produção e distribuição da série Narcos.Este trabajo tiene como objetivo analizar las representaciones de las identidades de Colombia y de los Estados Unidos en la primera temporada de la serie Narcos (2015), producción original de Netflix. La discusión acerca de la identidad parte de los Estudios Culturales británicos a través de conceptos de Stuart Hall (2013), y latinoamericanos, con Néstor García Canclini (2003). Los autores Tomaz Tadeu da Silva (2013), Kathryn Woodward (2013) y Renato Ortiz (1994) también contribuyen a la comprensión del descentramiento del sujeto posmoderno, las formas en que son imaginadas las naciones y la relación entre identidad y diferencia. Estas cuestiones son relevantes para el tensionamiento de proyectos transnacionales de producción audiovisual, ya que influyen en sus modos de producción y distribución. Valdellós y Muñoz (2011) y Bordwell (2008) nos ayudan a entender como la serie Narcos se introduce en este contexto, ya que es una producción estadounidense con directores y actores latino-americanos y norteamericanos, ambientada en Colombia. La narrativa se construye a partir de la narración de un policía estadounidense, que describe la relación entre Estados Unidos y Colombia, calificando los dos países. A través del análisis fílmico, comparanse la voz del narrador y la presentación em linguaje visual de las representaciones de los territorios de Colombia y Estados Unidos, de los agentes políticos y policías de los dos países. Con base en el análisis de estas tres categorías, es posible identificar las diferentes representaciones de las identidades de ambos países y relacionarlas con las características transnacionales de producción y distribución de la serie Narcos.application/pdfporIdentidade nacionalNarcos (Série de televisão)AudiovisualIdentidadNetflixCinema transnacionalAs Américas de Narcos: representações identitárias em uma série transnacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2016Comunicação Social: Habilitação em Jornalismograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000998971.pdf000998971.pdfTexto completoapplication/pdf2963185http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/144261/1/000998971.pdf26f546459e5a5bddd39d8638fd1ac785MD51TEXT000998971.pdf.txt000998971.pdf.txtExtracted Texttext/plain165971http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/144261/2/000998971.pdf.txtb0b056ee6340d203f2212937d1c3e5dfMD52THUMBNAIL000998971.pdf.jpg000998971.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg966http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/144261/3/000998971.pdf.jpgb9085459e726887a5505acc384039ae3MD5310183/1442612018-10-29 07:47:31.892oai:www.lume.ufrgs.br:10183/144261Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T10:47:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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