Skate King : uma aplicação geolocalizada para mapeamento de pontos de interesse
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/253207 |
Resumo: | Com a modernização dos smartphones e das tecnologias utilizadas por dispositivos móveis, surgem cada vez mais aplicações que utilizam dados de geolocalização para melhor atender seus usuários. Da mesma forma, o skate recentemente se tornou um esporte olím pico e sua popularidade vem crescendo cada vez mais. Com isso, surge uma oportunidade para o desenvolvimento de uma solução para fomentar a comunidade e incentivar a prá tica do esporte. Esse trabalho visa documentar o desenvolvimento da aplicação Skate King, uma plataforma onde skatistas, utilizando dados de geolocalização, podem cadas trar locais propícios para a prática do skate. É possível navegar por um mapa e visualizar os locais cadastrados nas proximidades, assim como avaliar, fazer check-in, e adicionar novos locais. Essa plataforma foi implementada utilizando melhores práticas de desen volvimento de software, tanto para o backend quanto para o frontend. Um dos principais pilares para guiar o desenvolvimento é a escalabilidade, já que o objetivo é que essa solu ção seja utilizada por milhares de skatistas. Para isso, são aproveitados os benefícios da computação em nuvem e seguidos os princípios específicos desse contexto. Dessa forma, o resultado do desenvolvimento é uma aplicação que proporciona uma experiência fluida para os usuários e tem uma boa performance, mesmo com um grande volume de tráfego. Os princípios e padrões adotados no desenvolvimento desse projeto poderão ser seguidos em outras aplicações que visem escalabilidade e agilidade. |
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Mendonça, Pedro WeberGalante, Renata de Matos2022-12-24T05:06:15Z2022http://hdl.handle.net/10183/253207001154658Com a modernização dos smartphones e das tecnologias utilizadas por dispositivos móveis, surgem cada vez mais aplicações que utilizam dados de geolocalização para melhor atender seus usuários. Da mesma forma, o skate recentemente se tornou um esporte olím pico e sua popularidade vem crescendo cada vez mais. Com isso, surge uma oportunidade para o desenvolvimento de uma solução para fomentar a comunidade e incentivar a prá tica do esporte. Esse trabalho visa documentar o desenvolvimento da aplicação Skate King, uma plataforma onde skatistas, utilizando dados de geolocalização, podem cadas trar locais propícios para a prática do skate. É possível navegar por um mapa e visualizar os locais cadastrados nas proximidades, assim como avaliar, fazer check-in, e adicionar novos locais. Essa plataforma foi implementada utilizando melhores práticas de desen volvimento de software, tanto para o backend quanto para o frontend. Um dos principais pilares para guiar o desenvolvimento é a escalabilidade, já que o objetivo é que essa solu ção seja utilizada por milhares de skatistas. Para isso, são aproveitados os benefícios da computação em nuvem e seguidos os princípios específicos desse contexto. Dessa forma, o resultado do desenvolvimento é uma aplicação que proporciona uma experiência fluida para os usuários e tem uma boa performance, mesmo com um grande volume de tráfego. Os princípios e padrões adotados no desenvolvimento desse projeto poderão ser seguidos em outras aplicações que visem escalabilidade e agilidade.With the modernization of smartphones and the technologies used by mobile devices, more and more applications use geolocation data to better serve their users. Likewise, skateboarding has recently become an Olympic sport and its popularity is growing each day. With this, an opportunity arises for the development of a solution to foster the com munity and encourage the practice of the sport. This work aims to document the devel opment of the Skate King application, a platform where skaters, using geolocation data, can register suitable places for skateboarding. They can browse a map and view nearby registered locations, as well as rate, check-in, and add new locations. This platform was implemented using software development best practices, both for the backend and for the frontend. One of the main pillars to guide development was scalability, as the goal is for this solution to be used by thousands of skaters. For this, the benefits of cloud com puting were taken advantage of and the specific principles of this context were followed. Thus, the result of development was an application that provides a fluid experience for users and performs well, even with a large volume of traffic. The principles and standards adopted in the development of this project can be followed in other applications aimed at scalability and agility.application/pdfporDispositivos móveisGeolocalizaçãoAndroidSkateCloud,AppiOSSkate King : uma aplicação geolocalizada para mapeamento de pontos de interesseSkate King : a geolocation application for point of interest mapping info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de InformáticaPorto Alegre, BR-RS2022Ciência da Computação: Ênfase em Ciência da Computação: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001154658.pdf.txt001154658.pdf.txtExtracted Texttext/plain134758http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253207/2/001154658.pdf.txt8c275cc547d838085155c9a472e006c9MD52ORIGINAL001154658.pdfTexto completoapplication/pdf15068489http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253207/1/001154658.pdf49bc4c30839aacc9b85a7a1653522828MD5110183/2532072022-12-25 05:56:18.501633oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253207Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-12-25T07:56:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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