Materiais manipulativos na aprendizagem de números inteiros
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/179476 |
Resumo: | Foi discutido nesse trabalho, tendo como base as leituras das referências bibliográficas, dificuldades apresentadas pelos alunos na aprendizagem dos números inteiros, como também a importância da utilização de materiais manipulativos na aprendizagem desse conteúdo. Foi utilizado a metodologia do estudo exploratório. Este trabalho tem como objetivo propor uma estratégia didática que contribua para a aprendizagem de números inteiros, de maneira a solucionar algumas das dificuldades apresentadas pelos alunos sobre esse conteúdo. A estratégia consiste na utilização de materiais manipulativos e situações-problema para a apresentação de números inteiros, construção de seus conceitos e operações de adição e subtração com os mesmos. Minha principal inspiração, no desenvolvimento do texto, foi através dos autores: Megid (2001), que mostrou a motivação em se trabalhar este conteúdo; Rodrigues e Gazire (2012), que mostraram a importância em não só utilizar os materiais manipulativos para a aprendizagem, mas também saber utilizar; Martini (2010), que fez um trabalho que se aproxima do meu; e Morais (2010), que também trabalhou com os números inteiros utilizando materiais manipulativos. |
id |
UFRGS-2_5a98eaee29f88a51899a99cebef8ee1a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/179476 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silveira, Priscila FerreiraBasso, Marcus Vinicius de Azevedo2018-06-16T03:13:44Z2017http://hdl.handle.net/10183/179476001068649Foi discutido nesse trabalho, tendo como base as leituras das referências bibliográficas, dificuldades apresentadas pelos alunos na aprendizagem dos números inteiros, como também a importância da utilização de materiais manipulativos na aprendizagem desse conteúdo. Foi utilizado a metodologia do estudo exploratório. Este trabalho tem como objetivo propor uma estratégia didática que contribua para a aprendizagem de números inteiros, de maneira a solucionar algumas das dificuldades apresentadas pelos alunos sobre esse conteúdo. A estratégia consiste na utilização de materiais manipulativos e situações-problema para a apresentação de números inteiros, construção de seus conceitos e operações de adição e subtração com os mesmos. Minha principal inspiração, no desenvolvimento do texto, foi através dos autores: Megid (2001), que mostrou a motivação em se trabalhar este conteúdo; Rodrigues e Gazire (2012), que mostraram a importância em não só utilizar os materiais manipulativos para a aprendizagem, mas também saber utilizar; Martini (2010), que fez um trabalho que se aproxima do meu; e Morais (2010), que também trabalhou com os números inteiros utilizando materiais manipulativos.It was discussed in this work, based on the readings of bibliographical references, difficulties presented by the students in the learning of integers, as well as the importance of the use of manipulative materials in the learning of this content. The exploratory study methodology was used. This work aims to propose a didactic strategy that contributes to the learning of whole numbers, in order to solve some of the difficulties presented by the students about this content. The strategy consists in the use of manipulative materials and problem situations for the presentation of integers, construction of their concepts and operations of addition and subtraction with them. My main inspiration in the development of the text was through the authors: Megid (2001), who showed the motivation to work on this content; Rodrigues and Gazire (2012), who showed the importance of not only using manipulative materials for learning, but also know how to use; Martini (2010), who did a work that approaches mine; and Morais (2010), who also worked with whole numbers using manipulative materials. Keywords: Whole numbers, manipulative materials, didactic proposal.application/pdfporNúmeros inteirosProposta didáticaMateriais manipulativos na aprendizagem de números inteirosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPorto Alegre, BR-RS2017Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001068649.pdf001068649.pdfTexto completoapplication/pdf1315399http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179476/1/001068649.pdf5aec13bf7bde37fcbd2a98c11afc5e5aMD51TEXT001068649.pdf.txt001068649.pdf.txtExtracted Texttext/plain82017http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179476/2/001068649.pdf.txt2b10d676ab8558b3154fbea36634a9afMD5210183/1794762018-06-17 02:26:55.017167oai:www.lume.ufrgs.br:10183/179476Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-06-17T05:26:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Materiais manipulativos na aprendizagem de números inteiros |
title |
Materiais manipulativos na aprendizagem de números inteiros |
spellingShingle |
Materiais manipulativos na aprendizagem de números inteiros Silveira, Priscila Ferreira Números inteiros Proposta didática |
title_short |
Materiais manipulativos na aprendizagem de números inteiros |
title_full |
Materiais manipulativos na aprendizagem de números inteiros |
title_fullStr |
Materiais manipulativos na aprendizagem de números inteiros |
title_full_unstemmed |
Materiais manipulativos na aprendizagem de números inteiros |
title_sort |
Materiais manipulativos na aprendizagem de números inteiros |
author |
Silveira, Priscila Ferreira |
author_facet |
Silveira, Priscila Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silveira, Priscila Ferreira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo |
contributor_str_mv |
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Números inteiros Proposta didática |
topic |
Números inteiros Proposta didática |
description |
Foi discutido nesse trabalho, tendo como base as leituras das referências bibliográficas, dificuldades apresentadas pelos alunos na aprendizagem dos números inteiros, como também a importância da utilização de materiais manipulativos na aprendizagem desse conteúdo. Foi utilizado a metodologia do estudo exploratório. Este trabalho tem como objetivo propor uma estratégia didática que contribua para a aprendizagem de números inteiros, de maneira a solucionar algumas das dificuldades apresentadas pelos alunos sobre esse conteúdo. A estratégia consiste na utilização de materiais manipulativos e situações-problema para a apresentação de números inteiros, construção de seus conceitos e operações de adição e subtração com os mesmos. Minha principal inspiração, no desenvolvimento do texto, foi através dos autores: Megid (2001), que mostrou a motivação em se trabalhar este conteúdo; Rodrigues e Gazire (2012), que mostraram a importância em não só utilizar os materiais manipulativos para a aprendizagem, mas também saber utilizar; Martini (2010), que fez um trabalho que se aproxima do meu; e Morais (2010), que também trabalhou com os números inteiros utilizando materiais manipulativos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-06-16T03:13:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/179476 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001068649 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/179476 |
identifier_str_mv |
001068649 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179476/1/001068649.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179476/2/001068649.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5aec13bf7bde37fcbd2a98c11afc5e5a 2b10d676ab8558b3154fbea36634a9af |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447219011059712 |