Materiais manipulativos na aprendizagem de números inteiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Priscila Ferreira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/179476
Resumo: Foi discutido nesse trabalho, tendo como base as leituras das referências bibliográficas, dificuldades apresentadas pelos alunos na aprendizagem dos números inteiros, como também a importância da utilização de materiais manipulativos na aprendizagem desse conteúdo. Foi utilizado a metodologia do estudo exploratório. Este trabalho tem como objetivo propor uma estratégia didática que contribua para a aprendizagem de números inteiros, de maneira a solucionar algumas das dificuldades apresentadas pelos alunos sobre esse conteúdo. A estratégia consiste na utilização de materiais manipulativos e situações-problema para a apresentação de números inteiros, construção de seus conceitos e operações de adição e subtração com os mesmos. Minha principal inspiração, no desenvolvimento do texto, foi através dos autores: Megid (2001), que mostrou a motivação em se trabalhar este conteúdo; Rodrigues e Gazire (2012), que mostraram a importância em não só utilizar os materiais manipulativos para a aprendizagem, mas também saber utilizar; Martini (2010), que fez um trabalho que se aproxima do meu; e Morais (2010), que também trabalhou com os números inteiros utilizando materiais manipulativos.
id UFRGS-2_5a98eaee29f88a51899a99cebef8ee1a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/179476
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silveira, Priscila FerreiraBasso, Marcus Vinicius de Azevedo2018-06-16T03:13:44Z2017http://hdl.handle.net/10183/179476001068649Foi discutido nesse trabalho, tendo como base as leituras das referências bibliográficas, dificuldades apresentadas pelos alunos na aprendizagem dos números inteiros, como também a importância da utilização de materiais manipulativos na aprendizagem desse conteúdo. Foi utilizado a metodologia do estudo exploratório. Este trabalho tem como objetivo propor uma estratégia didática que contribua para a aprendizagem de números inteiros, de maneira a solucionar algumas das dificuldades apresentadas pelos alunos sobre esse conteúdo. A estratégia consiste na utilização de materiais manipulativos e situações-problema para a apresentação de números inteiros, construção de seus conceitos e operações de adição e subtração com os mesmos. Minha principal inspiração, no desenvolvimento do texto, foi através dos autores: Megid (2001), que mostrou a motivação em se trabalhar este conteúdo; Rodrigues e Gazire (2012), que mostraram a importância em não só utilizar os materiais manipulativos para a aprendizagem, mas também saber utilizar; Martini (2010), que fez um trabalho que se aproxima do meu; e Morais (2010), que também trabalhou com os números inteiros utilizando materiais manipulativos.It was discussed in this work, based on the readings of bibliographical references, difficulties presented by the students in the learning of integers, as well as the importance of the use of manipulative materials in the learning of this content. The exploratory study methodology was used. This work aims to propose a didactic strategy that contributes to the learning of whole numbers, in order to solve some of the difficulties presented by the students about this content. The strategy consists in the use of manipulative materials and problem situations for the presentation of integers, construction of their concepts and operations of addition and subtraction with them. My main inspiration in the development of the text was through the authors: Megid (2001), who showed the motivation to work on this content; Rodrigues and Gazire (2012), who showed the importance of not only using manipulative materials for learning, but also know how to use; Martini (2010), who did a work that approaches mine; and Morais (2010), who also worked with whole numbers using manipulative materials. Keywords: Whole numbers, manipulative materials, didactic proposal.application/pdfporNúmeros inteirosProposta didáticaMateriais manipulativos na aprendizagem de números inteirosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPorto Alegre, BR-RS2017Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001068649.pdf001068649.pdfTexto completoapplication/pdf1315399http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179476/1/001068649.pdf5aec13bf7bde37fcbd2a98c11afc5e5aMD51TEXT001068649.pdf.txt001068649.pdf.txtExtracted Texttext/plain82017http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179476/2/001068649.pdf.txt2b10d676ab8558b3154fbea36634a9afMD5210183/1794762018-06-17 02:26:55.017167oai:www.lume.ufrgs.br:10183/179476Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-06-17T05:26:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Materiais manipulativos na aprendizagem de números inteiros
title Materiais manipulativos na aprendizagem de números inteiros
spellingShingle Materiais manipulativos na aprendizagem de números inteiros
Silveira, Priscila Ferreira
Números inteiros
Proposta didática
title_short Materiais manipulativos na aprendizagem de números inteiros
title_full Materiais manipulativos na aprendizagem de números inteiros
title_fullStr Materiais manipulativos na aprendizagem de números inteiros
title_full_unstemmed Materiais manipulativos na aprendizagem de números inteiros
title_sort Materiais manipulativos na aprendizagem de números inteiros
author Silveira, Priscila Ferreira
author_facet Silveira, Priscila Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Priscila Ferreira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
contributor_str_mv Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Números inteiros
Proposta didática
topic Números inteiros
Proposta didática
description Foi discutido nesse trabalho, tendo como base as leituras das referências bibliográficas, dificuldades apresentadas pelos alunos na aprendizagem dos números inteiros, como também a importância da utilização de materiais manipulativos na aprendizagem desse conteúdo. Foi utilizado a metodologia do estudo exploratório. Este trabalho tem como objetivo propor uma estratégia didática que contribua para a aprendizagem de números inteiros, de maneira a solucionar algumas das dificuldades apresentadas pelos alunos sobre esse conteúdo. A estratégia consiste na utilização de materiais manipulativos e situações-problema para a apresentação de números inteiros, construção de seus conceitos e operações de adição e subtração com os mesmos. Minha principal inspiração, no desenvolvimento do texto, foi através dos autores: Megid (2001), que mostrou a motivação em se trabalhar este conteúdo; Rodrigues e Gazire (2012), que mostraram a importância em não só utilizar os materiais manipulativos para a aprendizagem, mas também saber utilizar; Martini (2010), que fez um trabalho que se aproxima do meu; e Morais (2010), que também trabalhou com os números inteiros utilizando materiais manipulativos.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-06-16T03:13:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/179476
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001068649
url http://hdl.handle.net/10183/179476
identifier_str_mv 001068649
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179476/1/001068649.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179476/2/001068649.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 5aec13bf7bde37fcbd2a98c11afc5e5a
2b10d676ab8558b3154fbea36634a9af
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447219011059712