A criança e os motivadores na escolha de um livro: um estudo de caso na biblioteca do Colégio Marista São José, RJ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brunoro, Laura Gauss Blauth da Rocha
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/134806
Resumo: Aponta a leitura como elemento fundamental na formação do aluno e do cidadão. Explica a importância da biblioteca escolar no processo de formação do leitor e na criação do hábito da leitura e do prazer na leitura. Apresenta o Colégio Marista São José, RJ, como cenário da pesquisa e exibe o contexto da rede e do universo Marista. Fundamenta os Níveis de Desenvolvimento Infantil (Piaget) e as Fases da Leitura (Bamberger) e a importância destes para uma boa organização da biblioteca escolar, como forma de não confundir o leitor. Realiza uma dinâmica de compreensão da realidade infantil e de seus gostos literários através do grupo focal. Analisa os níveis de desenvolvimento e as fases de leitura dos sujeitos individualmente. Indica os padrões observados nas motivações das crianças em suas escolhas literárias. Compreende, com base nos resultados do grupo focal, o critério de pré seleção e de escolha dos livros na biblioteca.
id UFRGS-2_5ab40b95855b9995924d012d128639c3
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134806
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Brunoro, Laura Gauss Blauth da RochaSousa, Rodrigo Silva Caxias de2016-04-02T02:05:55Z2015http://hdl.handle.net/10183/134806000987574Aponta a leitura como elemento fundamental na formação do aluno e do cidadão. Explica a importância da biblioteca escolar no processo de formação do leitor e na criação do hábito da leitura e do prazer na leitura. Apresenta o Colégio Marista São José, RJ, como cenário da pesquisa e exibe o contexto da rede e do universo Marista. Fundamenta os Níveis de Desenvolvimento Infantil (Piaget) e as Fases da Leitura (Bamberger) e a importância destes para uma boa organização da biblioteca escolar, como forma de não confundir o leitor. Realiza uma dinâmica de compreensão da realidade infantil e de seus gostos literários através do grupo focal. Analisa os níveis de desenvolvimento e as fases de leitura dos sujeitos individualmente. Indica os padrões observados nas motivações das crianças em suas escolhas literárias. Compreende, com base nos resultados do grupo focal, o critério de pré seleção e de escolha dos livros na biblioteca.Points out that the key element in the formation of students and citizens is the reading. Explains the importance of the school library on the training process of reading and establishing the habit and the pleasure. It presents the Marist Brothers International School São José, at Rio de Janeiro, as the set and displays the context and network of the Marist universe. Grounds on the Child Development Levels (Piaget) and the Stages of Reading (Bamberger) and their importance on the good organization of the school library, in order to clarify the reader. Performs a dynamic to understand the children's reality and their reading preferences through focus groups. Analyzes the levels of development and the phases of reading of each subject and indicates the patterns observed in the child's motivations in the literary choices. It comprises, based on the results of the focus groups, the criteria for pre selection and choice of books in the library.application/pdfporBiblioteca escolarHábito de leituraLiterary motivatorsSchool libraryFocus groupsA criança e os motivadores na escolha de um livro: um estudo de caso na biblioteca do Colégio Marista São José, RJinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2015Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000987574.pdf000987574.pdfTexto completoapplication/pdf952562http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134806/1/000987574.pdfde0f9c07f35393a73df667c065de19e6MD51TEXT000987574.pdf.txt000987574.pdf.txtExtracted Texttext/plain100190http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134806/2/000987574.pdf.txta99ef19cfafba4bf54ddfdb90c5de43cMD52THUMBNAIL000987574.pdf.jpg000987574.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1104http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134806/3/000987574.pdf.jpg295eccc5b92acc2e9dbbafc61ebf23acMD5310183/1348062023-04-02 03:24:40.632609oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134806Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-04-02T06:24:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A criança e os motivadores na escolha de um livro: um estudo de caso na biblioteca do Colégio Marista São José, RJ
title A criança e os motivadores na escolha de um livro: um estudo de caso na biblioteca do Colégio Marista São José, RJ
spellingShingle A criança e os motivadores na escolha de um livro: um estudo de caso na biblioteca do Colégio Marista São José, RJ
Brunoro, Laura Gauss Blauth da Rocha
Biblioteca escolar
Hábito de leitura
Literary motivators
School library
Focus groups
title_short A criança e os motivadores na escolha de um livro: um estudo de caso na biblioteca do Colégio Marista São José, RJ
title_full A criança e os motivadores na escolha de um livro: um estudo de caso na biblioteca do Colégio Marista São José, RJ
title_fullStr A criança e os motivadores na escolha de um livro: um estudo de caso na biblioteca do Colégio Marista São José, RJ
title_full_unstemmed A criança e os motivadores na escolha de um livro: um estudo de caso na biblioteca do Colégio Marista São José, RJ
title_sort A criança e os motivadores na escolha de um livro: um estudo de caso na biblioteca do Colégio Marista São José, RJ
author Brunoro, Laura Gauss Blauth da Rocha
author_facet Brunoro, Laura Gauss Blauth da Rocha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brunoro, Laura Gauss Blauth da Rocha
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sousa, Rodrigo Silva Caxias de
contributor_str_mv Sousa, Rodrigo Silva Caxias de
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteca escolar
Hábito de leitura
topic Biblioteca escolar
Hábito de leitura
Literary motivators
School library
Focus groups
dc.subject.eng.fl_str_mv Literary motivators
School library
Focus groups
description Aponta a leitura como elemento fundamental na formação do aluno e do cidadão. Explica a importância da biblioteca escolar no processo de formação do leitor e na criação do hábito da leitura e do prazer na leitura. Apresenta o Colégio Marista São José, RJ, como cenário da pesquisa e exibe o contexto da rede e do universo Marista. Fundamenta os Níveis de Desenvolvimento Infantil (Piaget) e as Fases da Leitura (Bamberger) e a importância destes para uma boa organização da biblioteca escolar, como forma de não confundir o leitor. Realiza uma dinâmica de compreensão da realidade infantil e de seus gostos literários através do grupo focal. Analisa os níveis de desenvolvimento e as fases de leitura dos sujeitos individualmente. Indica os padrões observados nas motivações das crianças em suas escolhas literárias. Compreende, com base nos resultados do grupo focal, o critério de pré seleção e de escolha dos livros na biblioteca.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-02T02:05:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/134806
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000987574
url http://hdl.handle.net/10183/134806
identifier_str_mv 000987574
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134806/1/000987574.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134806/2/000987574.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134806/3/000987574.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv de0f9c07f35393a73df667c065de19e6
a99ef19cfafba4bf54ddfdb90c5de43c
295eccc5b92acc2e9dbbafc61ebf23ac
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447166200578048