A criança e os motivadores na escolha de um livro: um estudo de caso na biblioteca do Colégio Marista São José, RJ
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/134806 |
Resumo: | Aponta a leitura como elemento fundamental na formação do aluno e do cidadão. Explica a importância da biblioteca escolar no processo de formação do leitor e na criação do hábito da leitura e do prazer na leitura. Apresenta o Colégio Marista São José, RJ, como cenário da pesquisa e exibe o contexto da rede e do universo Marista. Fundamenta os Níveis de Desenvolvimento Infantil (Piaget) e as Fases da Leitura (Bamberger) e a importância destes para uma boa organização da biblioteca escolar, como forma de não confundir o leitor. Realiza uma dinâmica de compreensão da realidade infantil e de seus gostos literários através do grupo focal. Analisa os níveis de desenvolvimento e as fases de leitura dos sujeitos individualmente. Indica os padrões observados nas motivações das crianças em suas escolhas literárias. Compreende, com base nos resultados do grupo focal, o critério de pré seleção e de escolha dos livros na biblioteca. |
id |
UFRGS-2_5ab40b95855b9995924d012d128639c3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134806 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Brunoro, Laura Gauss Blauth da RochaSousa, Rodrigo Silva Caxias de2016-04-02T02:05:55Z2015http://hdl.handle.net/10183/134806000987574Aponta a leitura como elemento fundamental na formação do aluno e do cidadão. Explica a importância da biblioteca escolar no processo de formação do leitor e na criação do hábito da leitura e do prazer na leitura. Apresenta o Colégio Marista São José, RJ, como cenário da pesquisa e exibe o contexto da rede e do universo Marista. Fundamenta os Níveis de Desenvolvimento Infantil (Piaget) e as Fases da Leitura (Bamberger) e a importância destes para uma boa organização da biblioteca escolar, como forma de não confundir o leitor. Realiza uma dinâmica de compreensão da realidade infantil e de seus gostos literários através do grupo focal. Analisa os níveis de desenvolvimento e as fases de leitura dos sujeitos individualmente. Indica os padrões observados nas motivações das crianças em suas escolhas literárias. Compreende, com base nos resultados do grupo focal, o critério de pré seleção e de escolha dos livros na biblioteca.Points out that the key element in the formation of students and citizens is the reading. Explains the importance of the school library on the training process of reading and establishing the habit and the pleasure. It presents the Marist Brothers International School São José, at Rio de Janeiro, as the set and displays the context and network of the Marist universe. Grounds on the Child Development Levels (Piaget) and the Stages of Reading (Bamberger) and their importance on the good organization of the school library, in order to clarify the reader. Performs a dynamic to understand the children's reality and their reading preferences through focus groups. Analyzes the levels of development and the phases of reading of each subject and indicates the patterns observed in the child's motivations in the literary choices. It comprises, based on the results of the focus groups, the criteria for pre selection and choice of books in the library.application/pdfporBiblioteca escolarHábito de leituraLiterary motivatorsSchool libraryFocus groupsA criança e os motivadores na escolha de um livro: um estudo de caso na biblioteca do Colégio Marista São José, RJinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2015Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000987574.pdf000987574.pdfTexto completoapplication/pdf952562http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134806/1/000987574.pdfde0f9c07f35393a73df667c065de19e6MD51TEXT000987574.pdf.txt000987574.pdf.txtExtracted Texttext/plain100190http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134806/2/000987574.pdf.txta99ef19cfafba4bf54ddfdb90c5de43cMD52THUMBNAIL000987574.pdf.jpg000987574.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1104http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134806/3/000987574.pdf.jpg295eccc5b92acc2e9dbbafc61ebf23acMD5310183/1348062023-04-02 03:24:40.632609oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134806Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-04-02T06:24:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A criança e os motivadores na escolha de um livro: um estudo de caso na biblioteca do Colégio Marista São José, RJ |
title |
A criança e os motivadores na escolha de um livro: um estudo de caso na biblioteca do Colégio Marista São José, RJ |
spellingShingle |
A criança e os motivadores na escolha de um livro: um estudo de caso na biblioteca do Colégio Marista São José, RJ Brunoro, Laura Gauss Blauth da Rocha Biblioteca escolar Hábito de leitura Literary motivators School library Focus groups |
title_short |
A criança e os motivadores na escolha de um livro: um estudo de caso na biblioteca do Colégio Marista São José, RJ |
title_full |
A criança e os motivadores na escolha de um livro: um estudo de caso na biblioteca do Colégio Marista São José, RJ |
title_fullStr |
A criança e os motivadores na escolha de um livro: um estudo de caso na biblioteca do Colégio Marista São José, RJ |
title_full_unstemmed |
A criança e os motivadores na escolha de um livro: um estudo de caso na biblioteca do Colégio Marista São José, RJ |
title_sort |
A criança e os motivadores na escolha de um livro: um estudo de caso na biblioteca do Colégio Marista São José, RJ |
author |
Brunoro, Laura Gauss Blauth da Rocha |
author_facet |
Brunoro, Laura Gauss Blauth da Rocha |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brunoro, Laura Gauss Blauth da Rocha |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sousa, Rodrigo Silva Caxias de |
contributor_str_mv |
Sousa, Rodrigo Silva Caxias de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biblioteca escolar Hábito de leitura |
topic |
Biblioteca escolar Hábito de leitura Literary motivators School library Focus groups |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Literary motivators School library Focus groups |
description |
Aponta a leitura como elemento fundamental na formação do aluno e do cidadão. Explica a importância da biblioteca escolar no processo de formação do leitor e na criação do hábito da leitura e do prazer na leitura. Apresenta o Colégio Marista São José, RJ, como cenário da pesquisa e exibe o contexto da rede e do universo Marista. Fundamenta os Níveis de Desenvolvimento Infantil (Piaget) e as Fases da Leitura (Bamberger) e a importância destes para uma boa organização da biblioteca escolar, como forma de não confundir o leitor. Realiza uma dinâmica de compreensão da realidade infantil e de seus gostos literários através do grupo focal. Analisa os níveis de desenvolvimento e as fases de leitura dos sujeitos individualmente. Indica os padrões observados nas motivações das crianças em suas escolhas literárias. Compreende, com base nos resultados do grupo focal, o critério de pré seleção e de escolha dos livros na biblioteca. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-02T02:05:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/134806 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000987574 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/134806 |
identifier_str_mv |
000987574 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134806/1/000987574.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134806/2/000987574.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134806/3/000987574.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
de0f9c07f35393a73df667c065de19e6 a99ef19cfafba4bf54ddfdb90c5de43c 295eccc5b92acc2e9dbbafc61ebf23ac |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447166200578048 |