Estudo sobre a influência das condições do pavimento no coeficiente de atrito lateral de curvas horizontais - estudo de caso da curva do km 46 da ERS-122

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Passos, Paulo Henrique
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/206078
Resumo: O atrito entre a superfície do pavimento e o pneu do veículo pode ocorrer de duas diferentes maneiras, quais sejam: longitudinal e transversal. O presente estudo se refere à segunda situação, cuja aplicação está relacionada com a trajetória correta de curvas dos veículos, evitando derrapagem e tombamentos. A determinação deste parâmetro, também chamado de atrito lateral (side friction), é alcançada a partir de ensaios de textura homologados, tanto de macro quanto de microtextura. A aplicação de correlações normatizadas entre os parâmetros de campo e os coeficientes fundamentais, permitem a determinação do índice de atrito internacional, referido como side friction, necessários à definição da geometria de curvas, que no Brasil se baseiam em estudos internacionais adaptados, para definição do raio mínimo, superelevação e a velocidade de projeto. O presente estudo, após realizar o equacionamento, apresentou um valor de coeficiente de atrito lateral demandado para a realização segura da curva de 0,129, demonstrando que a superelevação existente permite condições adequadas de aderência pneu pavimento. Essa condição é válida quando respeitada a velocidade de projeto calculada, bem como tendo o raio da curva superando o raio mínimo normativo para a rodovia de Classe II, montanhosa. Os ensaios de atrito e textura de uma faixa de rolamento possibilitaram a validação das correlações das normas,bem como a comparação da norma vigente com a anterior, confirmando que ensaios de Mancha de Areia e os ensaios realizados com equipamentos como o Pêndulo Britânico resultam em parâmetros cuja manipulação algébrica permite que se encontre o side friction através do International Friction Index (IFI).
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