Análise de pavimento flexível: estudo de um trecho crítico na rodovia ERS-421
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10737/578 |
Resumo: | A maioria das cidades brasileiras, de médio e grande porte, atravessou nas décadas de 1960 e 1970, um período de extraordinário crescimento urbano, o que exigiu do Poder Público grandes investimentos em infraestrutura e, em especial, na expansão ou mesmo criação de um sistema viário. Foi necessário também proporcionar a estas vias condições para tráfego de veículos, circulação de pedestres, sua pavimentação e a utilização de um sistema de manutenção permanente. Entretanto, o que se observa hoje são rodovias esburacadas, repletas de problemas de execução, sem manutenção, praticamente abandonadas. Em vista disso, este trabalho visa analisar um trecho crítico de 300 metros da ERS-421, localizado entre os quilômetros 3+800 e 4+100, no bairro Conventos, Lajeado/RS. A partir de visitas in loco, identificaram-se as principais patologias deste pavimento, bem como se tentou investigar as prováveis causas destes problemas e propor possíveis soluções a eles. É visível a necessidade de melhoria no sistema viário, e não apenas para quem exerce a atividade do transporte, porém, para todos os setores da economia e da sociedade em geral, que dele dependem para alcançar níveis satisfatórios de desenvolvimento. |
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