A criança pré-escolar e alguns dos seus sentimentos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1982 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/258275 |
Resumo: | Através de uma revisão dos pontos de vista de Thiessen, Jersild, Lacan, Fages, Freud, Watson, Holmes, Mucchielli, Iákobson, Pedrosa, o autor desenvolve um perfil da criança dos O aos 3 anos num primeiro momento, e dos 3 aos 6 anos a seguir. Aborda a importância do "estádio do espelho" para a consciência de si, a "etapa do negativismo" para a auto-afirmação e a do domínio da linguagem. Paralelamente destaca os sentimentos de cólera, medo, ciúmes, inveja, que têm, como os sentimentos em geral, inegável valor pelo "desencadeamento de ações sociais e anti-sociais". O autor conclui o artigo estabelecendo a relação íntima que tem no desenvolvimento da criança pré-escolar os aspectos lúdico, o familiar, o intelectual e o mais íntimo, que é o da sensibilidade. |
id |
UFRGS-2_5aca70cafccfadb9cb82620624efc101 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/258275 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Mouriño Mosquera, Juan José2023-05-18T03:41:49Z19820100-3143http://hdl.handle.net/10183/258275000065793Através de uma revisão dos pontos de vista de Thiessen, Jersild, Lacan, Fages, Freud, Watson, Holmes, Mucchielli, Iákobson, Pedrosa, o autor desenvolve um perfil da criança dos O aos 3 anos num primeiro momento, e dos 3 aos 6 anos a seguir. Aborda a importância do "estádio do espelho" para a consciência de si, a "etapa do negativismo" para a auto-afirmação e a do domínio da linguagem. Paralelamente destaca os sentimentos de cólera, medo, ciúmes, inveja, que têm, como os sentimentos em geral, inegável valor pelo "desencadeamento de ações sociais e anti-sociais". O autor conclui o artigo estabelecendo a relação íntima que tem no desenvolvimento da criança pré-escolar os aspectos lúdico, o familiar, o intelectual e o mais íntimo, que é o da sensibilidade.Through a revision of Thiessen, Jersild, Lacan, Fages, Freud, Watson, Holmes, Mucchielli, Iákobson, Pedrosa's viewpoints, the author designs a proflle of a 0-3 year-old child firstly, and then from the 3-6 year-old. There is an approach to the importance of the "mirror stadium" for self-consciousness, the stage of negativism for self-assurance and the management of language. At the same time, the article makes conspicous that feelings of anger, fear, jealouse and envy have, like feelings in general, an undeniable value because of liberating social and anti-social actions. By the end, the author concludes the article stating the deep relationships in a pre-school child's development among play, family, intellect, and more than all, sensibility.application/pdfporEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 7, n. 2 (maio/ago. 1982), p. 75-84Psicologia da criançaIdade pré-escolarA criança pré-escolar e alguns dos seus sentimentosinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000065793.pdf.txt000065793.pdf.txtExtracted Texttext/plain26605http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258275/2/000065793.pdf.txt7bcbfafc13ed7a1e54440b68fba59327MD52ORIGINAL000065793.pdfTexto completoapplication/pdf272982http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258275/1/000065793.pdf5eea782e78f562658bcf6bcbf7929482MD5110183/2582752023-05-19 03:27:28.488222oai:www.lume.ufrgs.br:10183/258275Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-19T06:27:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A criança pré-escolar e alguns dos seus sentimentos |
title |
A criança pré-escolar e alguns dos seus sentimentos |
spellingShingle |
A criança pré-escolar e alguns dos seus sentimentos Mouriño Mosquera, Juan José Psicologia da criança Idade pré-escolar |
title_short |
A criança pré-escolar e alguns dos seus sentimentos |
title_full |
A criança pré-escolar e alguns dos seus sentimentos |
title_fullStr |
A criança pré-escolar e alguns dos seus sentimentos |
title_full_unstemmed |
A criança pré-escolar e alguns dos seus sentimentos |
title_sort |
A criança pré-escolar e alguns dos seus sentimentos |
author |
Mouriño Mosquera, Juan José |
author_facet |
Mouriño Mosquera, Juan José |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mouriño Mosquera, Juan José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia da criança Idade pré-escolar |
topic |
Psicologia da criança Idade pré-escolar |
description |
Através de uma revisão dos pontos de vista de Thiessen, Jersild, Lacan, Fages, Freud, Watson, Holmes, Mucchielli, Iákobson, Pedrosa, o autor desenvolve um perfil da criança dos O aos 3 anos num primeiro momento, e dos 3 aos 6 anos a seguir. Aborda a importância do "estádio do espelho" para a consciência de si, a "etapa do negativismo" para a auto-afirmação e a do domínio da linguagem. Paralelamente destaca os sentimentos de cólera, medo, ciúmes, inveja, que têm, como os sentimentos em geral, inegável valor pelo "desencadeamento de ações sociais e anti-sociais". O autor conclui o artigo estabelecendo a relação íntima que tem no desenvolvimento da criança pré-escolar os aspectos lúdico, o familiar, o intelectual e o mais íntimo, que é o da sensibilidade. |
publishDate |
1982 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
1982 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-05-18T03:41:49Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/258275 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0100-3143 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000065793 |
identifier_str_mv |
0100-3143 000065793 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/258275 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 7, n. 2 (maio/ago. 1982), p. 75-84 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258275/2/000065793.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258275/1/000065793.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7bcbfafc13ed7a1e54440b68fba59327 5eea782e78f562658bcf6bcbf7929482 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447828011417600 |