Educação escolar quilombola e o acesso ao ensino superior público brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Matheus Monteiro
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Alves-Brito, Alan
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/278514
Resumo: No âmbito das discussões sobre educação escolar quilombola diferenciada, a ambiguidade raça-classe se apresenta como um empecilho epistêmico importante. Apesar de algumas décadas de investimento analítico na problematização das relações étnico-raciais no contexto escolar brasileiro, ainda não foram realizadas pesquisas com foco específico no desempenho de estudantes quilombolas. Por isso, no presente trabalho analisamos o desempenho de estudantes nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e avaliamos se este desempenho permite que os estudantes quilombolas ingressem no ensino superior público brasileiro. Desenvolvemos um estudo quantitativo utilizando dados do ENEM e do Censo da Educação Básica para estabelecer reflexões sobre de que maneira os sentidos da raça e classe social se interseccionam e se materializam nas desigualdades escolares contemporâneas. Metodologicamente nos valemos de estatísticas descritivas interpretadas à luz da literatura educacional e sociológica. Os resultados revelam que estudantes quilombolas possuem, em média, perfil socioeconômico que pode ser associado com a classe popular e suas chances de ingresso no ensino superior são diminutas. Discutimos os resultados a partir do mito da democracia racial e da meritocracia e problematizamos ações de políticas públicas para a educação escolar quilombola.
id UFRGS-2_5b0520eea5b72c1e7c5c593b7de5ed29
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/278514
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Nascimento, Matheus MonteiroAlves-Brito, Alan2024-09-06T06:39:21Z20241517-6312http://hdl.handle.net/10183/278514001200722No âmbito das discussões sobre educação escolar quilombola diferenciada, a ambiguidade raça-classe se apresenta como um empecilho epistêmico importante. Apesar de algumas décadas de investimento analítico na problematização das relações étnico-raciais no contexto escolar brasileiro, ainda não foram realizadas pesquisas com foco específico no desempenho de estudantes quilombolas. Por isso, no presente trabalho analisamos o desempenho de estudantes nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e avaliamos se este desempenho permite que os estudantes quilombolas ingressem no ensino superior público brasileiro. Desenvolvemos um estudo quantitativo utilizando dados do ENEM e do Censo da Educação Básica para estabelecer reflexões sobre de que maneira os sentidos da raça e classe social se interseccionam e se materializam nas desigualdades escolares contemporâneas. Metodologicamente nos valemos de estatísticas descritivas interpretadas à luz da literatura educacional e sociológica. Os resultados revelam que estudantes quilombolas possuem, em média, perfil socioeconômico que pode ser associado com a classe popular e suas chances de ingresso no ensino superior são diminutas. Discutimos os resultados a partir do mito da democracia racial e da meritocracia e problematizamos ações de políticas públicas para a educação escolar quilombola.In current discussions on differentiated quilombola school education, race-class ambiguitypresents itself as an important epistemic obstacle. Despite a few decades of analyticalinvestment in problematizing ethnic-racial relations within Brazilian school context, researchhas not yet been carried out with a specific focus on the performance of quilombola students.Therefore, in the present study, we analyze the students results in the National High School Exam (ENEM) and evaluate whether this performance allows quilombola students to enterBrazilian public Higher Education. We developed a quantitative study using data from ENEMand the Basic Education Census to establish reflections on how the meanings of race and socialclass interact and materialize in contemporary school inequalities. Methodologically, we usedescriptive statistics interpreted considering educational and sociological literature. The resultsreveal that quilombola students have, on average, a socioeconomic profile that can beassociated with the lower class so that their chances of entering Higher Education arerestricted. We discuss the results based on the myth of racial democracy and meritocracy aswell as problematize public policy actions for quilombola school education.application/pdfporThema : revista científica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas. Pelotas. Vol. 23, n. 1 (2024), p. 205-223Educação escolar quilombolaDesigualdades educacionaisRaça e classe socialQuilombola school educationEducational inequalitiesRaceSocial classEducação escolar quilombola e o acesso ao ensino superior público brasileiroQuilombola school education and access to Brazilian public Higher Education info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001200722.pdf.txt001200722.pdf.txtExtracted Texttext/plain54369http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/278514/2/001200722.pdf.txt6377ed07f2b9ebdad1ba9113358495a2MD52ORIGINAL001200722.pdfTexto completoapplication/pdf404376http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/278514/1/001200722.pdfd1aebeb8fe78d5b0294867ff6e94ff68MD5110183/2785142024-09-07 06:19:13.615099oai:www.lume.ufrgs.br:10183/278514Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-09-07T09:19:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação escolar quilombola e o acesso ao ensino superior público brasileiro
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Quilombola school education and access to Brazilian public Higher Education
title Educação escolar quilombola e o acesso ao ensino superior público brasileiro
spellingShingle Educação escolar quilombola e o acesso ao ensino superior público brasileiro
Nascimento, Matheus Monteiro
Educação escolar quilombola
Desigualdades educacionais
Raça e classe social
Quilombola school education
Educational inequalities
Race
Social class
title_short Educação escolar quilombola e o acesso ao ensino superior público brasileiro
title_full Educação escolar quilombola e o acesso ao ensino superior público brasileiro
title_fullStr Educação escolar quilombola e o acesso ao ensino superior público brasileiro
title_full_unstemmed Educação escolar quilombola e o acesso ao ensino superior público brasileiro
title_sort Educação escolar quilombola e o acesso ao ensino superior público brasileiro
author Nascimento, Matheus Monteiro
author_facet Nascimento, Matheus Monteiro
Alves-Brito, Alan
author_role author
author2 Alves-Brito, Alan
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Matheus Monteiro
Alves-Brito, Alan
dc.subject.por.fl_str_mv Educação escolar quilombola
Desigualdades educacionais
Raça e classe social
topic Educação escolar quilombola
Desigualdades educacionais
Raça e classe social
Quilombola school education
Educational inequalities
Race
Social class
dc.subject.eng.fl_str_mv Quilombola school education
Educational inequalities
Race
Social class
description No âmbito das discussões sobre educação escolar quilombola diferenciada, a ambiguidade raça-classe se apresenta como um empecilho epistêmico importante. Apesar de algumas décadas de investimento analítico na problematização das relações étnico-raciais no contexto escolar brasileiro, ainda não foram realizadas pesquisas com foco específico no desempenho de estudantes quilombolas. Por isso, no presente trabalho analisamos o desempenho de estudantes nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e avaliamos se este desempenho permite que os estudantes quilombolas ingressem no ensino superior público brasileiro. Desenvolvemos um estudo quantitativo utilizando dados do ENEM e do Censo da Educação Básica para estabelecer reflexões sobre de que maneira os sentidos da raça e classe social se interseccionam e se materializam nas desigualdades escolares contemporâneas. Metodologicamente nos valemos de estatísticas descritivas interpretadas à luz da literatura educacional e sociológica. Os resultados revelam que estudantes quilombolas possuem, em média, perfil socioeconômico que pode ser associado com a classe popular e suas chances de ingresso no ensino superior são diminutas. Discutimos os resultados a partir do mito da democracia racial e da meritocracia e problematizamos ações de políticas públicas para a educação escolar quilombola.
publishDate 2024
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-09-06T06:39:21Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/278514
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1517-6312
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001200722
identifier_str_mv 1517-6312
001200722
url http://hdl.handle.net/10183/278514
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Thema : revista científica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas. Pelotas. Vol. 23, n. 1 (2024), p. 205-223
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/278514/2/001200722.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/278514/1/001200722.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6377ed07f2b9ebdad1ba9113358495a2
d1aebeb8fe78d5b0294867ff6e94ff68
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447864405393408