Educação escolar quilombola e o acesso ao ensino superior público brasileiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/278514 |
Resumo: | No âmbito das discussões sobre educação escolar quilombola diferenciada, a ambiguidade raça-classe se apresenta como um empecilho epistêmico importante. Apesar de algumas décadas de investimento analítico na problematização das relações étnico-raciais no contexto escolar brasileiro, ainda não foram realizadas pesquisas com foco específico no desempenho de estudantes quilombolas. Por isso, no presente trabalho analisamos o desempenho de estudantes nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e avaliamos se este desempenho permite que os estudantes quilombolas ingressem no ensino superior público brasileiro. Desenvolvemos um estudo quantitativo utilizando dados do ENEM e do Censo da Educação Básica para estabelecer reflexões sobre de que maneira os sentidos da raça e classe social se interseccionam e se materializam nas desigualdades escolares contemporâneas. Metodologicamente nos valemos de estatísticas descritivas interpretadas à luz da literatura educacional e sociológica. Os resultados revelam que estudantes quilombolas possuem, em média, perfil socioeconômico que pode ser associado com a classe popular e suas chances de ingresso no ensino superior são diminutas. Discutimos os resultados a partir do mito da democracia racial e da meritocracia e problematizamos ações de políticas públicas para a educação escolar quilombola. |
id |
UFRGS-2_5b0520eea5b72c1e7c5c593b7de5ed29 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/278514 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Nascimento, Matheus MonteiroAlves-Brito, Alan2024-09-06T06:39:21Z20241517-6312http://hdl.handle.net/10183/278514001200722No âmbito das discussões sobre educação escolar quilombola diferenciada, a ambiguidade raça-classe se apresenta como um empecilho epistêmico importante. Apesar de algumas décadas de investimento analítico na problematização das relações étnico-raciais no contexto escolar brasileiro, ainda não foram realizadas pesquisas com foco específico no desempenho de estudantes quilombolas. Por isso, no presente trabalho analisamos o desempenho de estudantes nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e avaliamos se este desempenho permite que os estudantes quilombolas ingressem no ensino superior público brasileiro. Desenvolvemos um estudo quantitativo utilizando dados do ENEM e do Censo da Educação Básica para estabelecer reflexões sobre de que maneira os sentidos da raça e classe social se interseccionam e se materializam nas desigualdades escolares contemporâneas. Metodologicamente nos valemos de estatísticas descritivas interpretadas à luz da literatura educacional e sociológica. Os resultados revelam que estudantes quilombolas possuem, em média, perfil socioeconômico que pode ser associado com a classe popular e suas chances de ingresso no ensino superior são diminutas. Discutimos os resultados a partir do mito da democracia racial e da meritocracia e problematizamos ações de políticas públicas para a educação escolar quilombola.In current discussions on differentiated quilombola school education, race-class ambiguitypresents itself as an important epistemic obstacle. Despite a few decades of analyticalinvestment in problematizing ethnic-racial relations within Brazilian school context, researchhas not yet been carried out with a specific focus on the performance of quilombola students.Therefore, in the present study, we analyze the students results in the National High School Exam (ENEM) and evaluate whether this performance allows quilombola students to enterBrazilian public Higher Education. We developed a quantitative study using data from ENEMand the Basic Education Census to establish reflections on how the meanings of race and socialclass interact and materialize in contemporary school inequalities. Methodologically, we usedescriptive statistics interpreted considering educational and sociological literature. The resultsreveal that quilombola students have, on average, a socioeconomic profile that can beassociated with the lower class so that their chances of entering Higher Education arerestricted. We discuss the results based on the myth of racial democracy and meritocracy aswell as problematize public policy actions for quilombola school education.application/pdfporThema : revista científica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas. Pelotas. Vol. 23, n. 1 (2024), p. 205-223Educação escolar quilombolaDesigualdades educacionaisRaça e classe socialQuilombola school educationEducational inequalitiesRaceSocial classEducação escolar quilombola e o acesso ao ensino superior público brasileiroQuilombola school education and access to Brazilian public Higher Education info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001200722.pdf.txt001200722.pdf.txtExtracted Texttext/plain54369http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/278514/2/001200722.pdf.txt6377ed07f2b9ebdad1ba9113358495a2MD52ORIGINAL001200722.pdfTexto completoapplication/pdf404376http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/278514/1/001200722.pdfd1aebeb8fe78d5b0294867ff6e94ff68MD5110183/2785142024-09-07 06:19:13.615099oai:www.lume.ufrgs.br:10183/278514Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-09-07T09:19:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Educação escolar quilombola e o acesso ao ensino superior público brasileiro |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Quilombola school education and access to Brazilian public Higher Education |
title |
Educação escolar quilombola e o acesso ao ensino superior público brasileiro |
spellingShingle |
Educação escolar quilombola e o acesso ao ensino superior público brasileiro Nascimento, Matheus Monteiro Educação escolar quilombola Desigualdades educacionais Raça e classe social Quilombola school education Educational inequalities Race Social class |
title_short |
Educação escolar quilombola e o acesso ao ensino superior público brasileiro |
title_full |
Educação escolar quilombola e o acesso ao ensino superior público brasileiro |
title_fullStr |
Educação escolar quilombola e o acesso ao ensino superior público brasileiro |
title_full_unstemmed |
Educação escolar quilombola e o acesso ao ensino superior público brasileiro |
title_sort |
Educação escolar quilombola e o acesso ao ensino superior público brasileiro |
author |
Nascimento, Matheus Monteiro |
author_facet |
Nascimento, Matheus Monteiro Alves-Brito, Alan |
author_role |
author |
author2 |
Alves-Brito, Alan |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Matheus Monteiro Alves-Brito, Alan |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação escolar quilombola Desigualdades educacionais Raça e classe social |
topic |
Educação escolar quilombola Desigualdades educacionais Raça e classe social Quilombola school education Educational inequalities Race Social class |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Quilombola school education Educational inequalities Race Social class |
description |
No âmbito das discussões sobre educação escolar quilombola diferenciada, a ambiguidade raça-classe se apresenta como um empecilho epistêmico importante. Apesar de algumas décadas de investimento analítico na problematização das relações étnico-raciais no contexto escolar brasileiro, ainda não foram realizadas pesquisas com foco específico no desempenho de estudantes quilombolas. Por isso, no presente trabalho analisamos o desempenho de estudantes nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e avaliamos se este desempenho permite que os estudantes quilombolas ingressem no ensino superior público brasileiro. Desenvolvemos um estudo quantitativo utilizando dados do ENEM e do Censo da Educação Básica para estabelecer reflexões sobre de que maneira os sentidos da raça e classe social se interseccionam e se materializam nas desigualdades escolares contemporâneas. Metodologicamente nos valemos de estatísticas descritivas interpretadas à luz da literatura educacional e sociológica. Os resultados revelam que estudantes quilombolas possuem, em média, perfil socioeconômico que pode ser associado com a classe popular e suas chances de ingresso no ensino superior são diminutas. Discutimos os resultados a partir do mito da democracia racial e da meritocracia e problematizamos ações de políticas públicas para a educação escolar quilombola. |
publishDate |
2024 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-09-06T06:39:21Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2024 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/278514 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1517-6312 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001200722 |
identifier_str_mv |
1517-6312 001200722 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/278514 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Thema : revista científica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas. Pelotas. Vol. 23, n. 1 (2024), p. 205-223 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/278514/2/001200722.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/278514/1/001200722.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6377ed07f2b9ebdad1ba9113358495a2 d1aebeb8fe78d5b0294867ff6e94ff68 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447864405393408 |