História nas quadras : análise do uso do storytelling da Nike a partir da imagem de Michael Jordan em filmes publicitários da linha de tênis de basquete Air Jordan

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martinez, Victor Lobão de Souza
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/281882
Resumo: Este trabalho propõe uma análise sobre como a Nike utilizou a imagem do jogador de basquete Michael Jordan para a criação de filmes publicitários que fazem uso do storytelling, para a linha de tênis Air Jordan. A técnica do storytelling (Veloso, 2021) consiste na criação de narrativas através de palavras ou recursos audiovisuais, a fim de estabelecer um laço entre o consumidor e os valores da marca, por meio do apelo aos sentimentos e emoções, acionando arquétipos usados nas construções narrativas (Mark e Pearson, 2003). Desse modo, buscou-se compreender as histórias contadas, identificando os elementos relacionados à trajetória e às experiências pessoais de Michel Jordan, contidos nas peças publicitárias. Para atingir esse objetivo, foram analisados quatro comerciais da Nike, em que a marca aproveitou a trajetória do ex-jogador para o desenvolvimento dos enredos. O trabalho foi realizado por meio da pesquisa exploratória de caráter qualitativo acerca do tema, de uma pesquisa através dos rastros digitais, discorridos por Fernanda Bruno (2012), e da análise dos códigos publicitários verbais e visuais, explicados por Umberto Eco (2003), e aplicados aos quatro objetos de estudos. Como principais conclusões da pesquisa, é possível apontar que a marca ao mesmo tempo em que abordou momentos marcantes da trajetória do jogador, também aproveitou aspectos da personalidade de Jordan para o desenvolvimento das narrativas. Com isso, explorou diferentes arquétipos narrativos usados no storytelling.
id UFRGS-2_5b1341f5a72c4a12c0ae34d9abf74452
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/281882
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Martinez, Victor Lobão de SouzaRossini, Miriam de Souza2024-12-03T06:51:28Z2024http://hdl.handle.net/10183/281882001215695Este trabalho propõe uma análise sobre como a Nike utilizou a imagem do jogador de basquete Michael Jordan para a criação de filmes publicitários que fazem uso do storytelling, para a linha de tênis Air Jordan. A técnica do storytelling (Veloso, 2021) consiste na criação de narrativas através de palavras ou recursos audiovisuais, a fim de estabelecer um laço entre o consumidor e os valores da marca, por meio do apelo aos sentimentos e emoções, acionando arquétipos usados nas construções narrativas (Mark e Pearson, 2003). Desse modo, buscou-se compreender as histórias contadas, identificando os elementos relacionados à trajetória e às experiências pessoais de Michel Jordan, contidos nas peças publicitárias. Para atingir esse objetivo, foram analisados quatro comerciais da Nike, em que a marca aproveitou a trajetória do ex-jogador para o desenvolvimento dos enredos. O trabalho foi realizado por meio da pesquisa exploratória de caráter qualitativo acerca do tema, de uma pesquisa através dos rastros digitais, discorridos por Fernanda Bruno (2012), e da análise dos códigos publicitários verbais e visuais, explicados por Umberto Eco (2003), e aplicados aos quatro objetos de estudos. Como principais conclusões da pesquisa, é possível apontar que a marca ao mesmo tempo em que abordou momentos marcantes da trajetória do jogador, também aproveitou aspectos da personalidade de Jordan para o desenvolvimento das narrativas. Com isso, explorou diferentes arquétipos narrativos usados no storytelling.This study aims to analyze how Nike utilized the image of basketball player Michael Jordan to create advertisements that make use of storytelling for the Air Jordan sneaker line. The storytelling technique (Veloso, 2021) involves creating narratives through words or audiovisual resources to establish a bond between the consumer and the brand’s values by appealing to feelings and emotions, activating archetypes used in narrative constructs (Mark e Pearson, 2003). Thus, the goal was to understand the stories told, identifying elements related to Michael Jordan’s journey and personal experiences contained in the advertisements. To achieve this objective, four Nike commercials were analyzed, in which the brand leveraged the former player’s career for the development of the plots. The study was conducted through exploratory qualitative research on the topic, research through digital traces, discussed by Fernanda Bruno (2012, and the analysis of verbal and visual advertising codes, as explained by Umberto Eco (2003), applied to the four study objects. The main conclusions of the research indicate that the brand met the work’s perspectives by utilizing aspects of Jordan’s personality and moments from his career for the development of the narratives. The main conclusions of the research indicate that the brand not only highlighted significant moments in the player’s career but also leveraged aspects of Jordan’s personality to develop the narratives. In doing so, it explored different narrative archetypes used in storytelling.application/pdfporNarrativa publicitáriaFilme publicitárioCelebridadesNikeStorytellingAdvertising narrativeCreativityMichael JordanHistória nas quadras : análise do uso do storytelling da Nike a partir da imagem de Michael Jordan em filmes publicitários da linha de tênis de basquete Air Jordaninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2024Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001215695.pdf.txt001215695.pdf.txtExtracted Texttext/plain121204http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/281882/2/001215695.pdf.txt052ac9c8f3d82b4642d7fab23c3d2440MD52ORIGINAL001215695.pdfTexto completoapplication/pdf3441993http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/281882/1/001215695.pdf847c8b147529d54e600b4bb4d8f08239MD5110183/2818822024-12-04 07:54:41.13459oai:www.lume.ufrgs.br:10183/281882Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2024-12-04T09:54:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv História nas quadras : análise do uso do storytelling da Nike a partir da imagem de Michael Jordan em filmes publicitários da linha de tênis de basquete Air Jordan
title História nas quadras : análise do uso do storytelling da Nike a partir da imagem de Michael Jordan em filmes publicitários da linha de tênis de basquete Air Jordan
spellingShingle História nas quadras : análise do uso do storytelling da Nike a partir da imagem de Michael Jordan em filmes publicitários da linha de tênis de basquete Air Jordan
Martinez, Victor Lobão de Souza
Narrativa publicitária
Filme publicitário
Celebridades
Nike
Storytelling
Advertising narrative
Creativity
Michael Jordan
title_short História nas quadras : análise do uso do storytelling da Nike a partir da imagem de Michael Jordan em filmes publicitários da linha de tênis de basquete Air Jordan
title_full História nas quadras : análise do uso do storytelling da Nike a partir da imagem de Michael Jordan em filmes publicitários da linha de tênis de basquete Air Jordan
title_fullStr História nas quadras : análise do uso do storytelling da Nike a partir da imagem de Michael Jordan em filmes publicitários da linha de tênis de basquete Air Jordan
title_full_unstemmed História nas quadras : análise do uso do storytelling da Nike a partir da imagem de Michael Jordan em filmes publicitários da linha de tênis de basquete Air Jordan
title_sort História nas quadras : análise do uso do storytelling da Nike a partir da imagem de Michael Jordan em filmes publicitários da linha de tênis de basquete Air Jordan
author Martinez, Victor Lobão de Souza
author_facet Martinez, Victor Lobão de Souza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martinez, Victor Lobão de Souza
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rossini, Miriam de Souza
contributor_str_mv Rossini, Miriam de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Narrativa publicitária
Filme publicitário
Celebridades
topic Narrativa publicitária
Filme publicitário
Celebridades
Nike
Storytelling
Advertising narrative
Creativity
Michael Jordan
dc.subject.eng.fl_str_mv Nike
Storytelling
Advertising narrative
Creativity
Michael Jordan
description Este trabalho propõe uma análise sobre como a Nike utilizou a imagem do jogador de basquete Michael Jordan para a criação de filmes publicitários que fazem uso do storytelling, para a linha de tênis Air Jordan. A técnica do storytelling (Veloso, 2021) consiste na criação de narrativas através de palavras ou recursos audiovisuais, a fim de estabelecer um laço entre o consumidor e os valores da marca, por meio do apelo aos sentimentos e emoções, acionando arquétipos usados nas construções narrativas (Mark e Pearson, 2003). Desse modo, buscou-se compreender as histórias contadas, identificando os elementos relacionados à trajetória e às experiências pessoais de Michel Jordan, contidos nas peças publicitárias. Para atingir esse objetivo, foram analisados quatro comerciais da Nike, em que a marca aproveitou a trajetória do ex-jogador para o desenvolvimento dos enredos. O trabalho foi realizado por meio da pesquisa exploratória de caráter qualitativo acerca do tema, de uma pesquisa através dos rastros digitais, discorridos por Fernanda Bruno (2012), e da análise dos códigos publicitários verbais e visuais, explicados por Umberto Eco (2003), e aplicados aos quatro objetos de estudos. Como principais conclusões da pesquisa, é possível apontar que a marca ao mesmo tempo em que abordou momentos marcantes da trajetória do jogador, também aproveitou aspectos da personalidade de Jordan para o desenvolvimento das narrativas. Com isso, explorou diferentes arquétipos narrativos usados no storytelling.
publishDate 2024
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-12-03T06:51:28Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/281882
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001215695
url http://hdl.handle.net/10183/281882
identifier_str_mv 001215695
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/281882/2/001215695.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/281882/1/001215695.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 052ac9c8f3d82b4642d7fab23c3d2440
847c8b147529d54e600b4bb4d8f08239
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1817724776953675776