Desemparedando : potencialidades dos espaços externos em escolas de educação infantil Jardins de Praça de Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Gisele Rodrigues
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/152899
Resumo: Esse trabalho analisou as potencialidades dos espaços externos em três Escolas Municipais de Educação Infantil Jardim de Praça de Porto Alegre. O objetivo foi investigar as possibilidades e as potencialidades, os limites, os recursos e os usos dos pátios nessas Escolas e também se existe alguma relação da Escola para com as praças públicas onde elas estão situadas. A investigação considerou, para as análises, os eixos norteadores das atuais Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI/2009): a brincadeira e as interações. A pesquisa envolveu uma abordagem qualitativa em educação, a partir de um estudo de caso múltiplo, cujos procedimentos foram: 1) análise documental curricular nacional e municipal sobre os espaços na educação infantil; 2) identificação do contexto de atendimento dessa etapa em Porto Alegre e da origem e concepção dos Jardins de Praça nessa cidade; 3) levantamento bibliográfico sobre o espaço como elemento curricular; 4) observação e registro fotográfico em três escolas jardins de praça e 5) entrevista semi-estruturada com Professoras e Direções das Escolas observadas e com Assessora da mantenedora. A revisão bibliográfica aponta a importância da brincadeira “na rua” para as crianças moradoras de grandes centros urbanos (BROWN, 2006). O espaço é considerado como uma “estrutura de oportunidades” que podem ser “estimulantes” ou “limitantes” (ZABALZA apud FORNEIRO, 2008) e ele deve ser composto de vários lugares (BRUNER, 2013). Os muros e o entorno da Escola também devem ser considerados como transmissores de mensagens da cidade para as crianças (FERNANDES e ELALI, 2008), sendo que nos pátios e nas praças existem oportunidades de aprendizagem tão significativas quanto nos ambientes internos (HORN e GOBATTO, 2015). As análises apontaram, a partir dos dados gerados pelas entrevistas, que existem algumas especificidades e características em atuar nessas Escolas hoje em dia: o espaço físico interno e externo, a localização em meio a uma praça, o atendimento em turno parcial em alguma delas, a concepção histórica desses lugares, a população urbana e não periférica que é atendida nessas Escolas e ainda a quantidade pequena de crianças e famílias que circulam na Escola, comparado a outras da Rede. A pesquisa constatou algumas relações que são estabelecidas com a praça pública em que as Escolas jardins de praça estão situadas, em diferentes compreensões de responsabilidades, interações e usos pelas famílias, comunidade, crianças e Professoras. As análises identificaram quais espaços, brinquedos e recursos estão sendo ofertados nas áreas externas para as crianças, que promovam possibilidades para brincar e interagir de forma espontânea e também em propostas dirigidas pelas Professoras, apontando a função pedagógica que as equipes das Escolas observam nos pátios e praças durante a jornada escolar.
id UFRGS-2_5b23ca110f8bfc4e1017af89c8d2a51b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/152899
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Soares, Gisele RodriguesFlores, Maria Luiza Rodrigues2017-02-21T02:27:05Z2016http://hdl.handle.net/10183/152899001013576Esse trabalho analisou as potencialidades dos espaços externos em três Escolas Municipais de Educação Infantil Jardim de Praça de Porto Alegre. O objetivo foi investigar as possibilidades e as potencialidades, os limites, os recursos e os usos dos pátios nessas Escolas e também se existe alguma relação da Escola para com as praças públicas onde elas estão situadas. A investigação considerou, para as análises, os eixos norteadores das atuais Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI/2009): a brincadeira e as interações. A pesquisa envolveu uma abordagem qualitativa em educação, a partir de um estudo de caso múltiplo, cujos procedimentos foram: 1) análise documental curricular nacional e municipal sobre os espaços na educação infantil; 2) identificação do contexto de atendimento dessa etapa em Porto Alegre e da origem e concepção dos Jardins de Praça nessa cidade; 3) levantamento bibliográfico sobre o espaço como elemento curricular; 4) observação e registro fotográfico em três escolas jardins de praça e 5) entrevista semi-estruturada com Professoras e Direções das Escolas observadas e com Assessora da mantenedora. A revisão bibliográfica aponta a importância da brincadeira “na rua” para as crianças moradoras de grandes centros urbanos (BROWN, 2006). O espaço é considerado como uma “estrutura de oportunidades” que podem ser “estimulantes” ou “limitantes” (ZABALZA apud FORNEIRO, 2008) e ele deve ser composto de vários lugares (BRUNER, 2013). Os muros e o entorno da Escola também devem ser considerados como transmissores de mensagens da cidade para as crianças (FERNANDES e ELALI, 2008), sendo que nos pátios e nas praças existem oportunidades de aprendizagem tão significativas quanto nos ambientes internos (HORN e GOBATTO, 2015). As análises apontaram, a partir dos dados gerados pelas entrevistas, que existem algumas especificidades e características em atuar nessas Escolas hoje em dia: o espaço físico interno e externo, a localização em meio a uma praça, o atendimento em turno parcial em alguma delas, a concepção histórica desses lugares, a população urbana e não periférica que é atendida nessas Escolas e ainda a quantidade pequena de crianças e famílias que circulam na Escola, comparado a outras da Rede. A pesquisa constatou algumas relações que são estabelecidas com a praça pública em que as Escolas jardins de praça estão situadas, em diferentes compreensões de responsabilidades, interações e usos pelas famílias, comunidade, crianças e Professoras. As análises identificaram quais espaços, brinquedos e recursos estão sendo ofertados nas áreas externas para as crianças, que promovam possibilidades para brincar e interagir de forma espontânea e também em propostas dirigidas pelas Professoras, apontando a função pedagógica que as equipes das Escolas observam nos pátios e praças durante a jornada escolar.application/pdfporEducação infantilDesemparedando : potencialidades dos espaços externos em escolas de educação infantil Jardins de Praça de Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2016especializaçãoEspecialização em Docência na Educação Infantilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001013576.pdf001013576.pdfTexto completoapplication/pdf3735019http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152899/1/001013576.pdf58cc1769db1a07d948d7dc227904e735MD51TEXT001013576.pdf.txt001013576.pdf.txtExtracted Texttext/plain236041http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152899/2/001013576.pdf.txtad96017c98f096b72724ea28224b2771MD5210183/1528992017-02-22 02:27:46.846053oai:www.lume.ufrgs.br:10183/152899Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-02-22T05:27:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desemparedando : potencialidades dos espaços externos em escolas de educação infantil Jardins de Praça de Porto Alegre
title Desemparedando : potencialidades dos espaços externos em escolas de educação infantil Jardins de Praça de Porto Alegre
spellingShingle Desemparedando : potencialidades dos espaços externos em escolas de educação infantil Jardins de Praça de Porto Alegre
Soares, Gisele Rodrigues
Educação infantil
title_short Desemparedando : potencialidades dos espaços externos em escolas de educação infantil Jardins de Praça de Porto Alegre
title_full Desemparedando : potencialidades dos espaços externos em escolas de educação infantil Jardins de Praça de Porto Alegre
title_fullStr Desemparedando : potencialidades dos espaços externos em escolas de educação infantil Jardins de Praça de Porto Alegre
title_full_unstemmed Desemparedando : potencialidades dos espaços externos em escolas de educação infantil Jardins de Praça de Porto Alegre
title_sort Desemparedando : potencialidades dos espaços externos em escolas de educação infantil Jardins de Praça de Porto Alegre
author Soares, Gisele Rodrigues
author_facet Soares, Gisele Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Gisele Rodrigues
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Flores, Maria Luiza Rodrigues
contributor_str_mv Flores, Maria Luiza Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
topic Educação infantil
description Esse trabalho analisou as potencialidades dos espaços externos em três Escolas Municipais de Educação Infantil Jardim de Praça de Porto Alegre. O objetivo foi investigar as possibilidades e as potencialidades, os limites, os recursos e os usos dos pátios nessas Escolas e também se existe alguma relação da Escola para com as praças públicas onde elas estão situadas. A investigação considerou, para as análises, os eixos norteadores das atuais Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI/2009): a brincadeira e as interações. A pesquisa envolveu uma abordagem qualitativa em educação, a partir de um estudo de caso múltiplo, cujos procedimentos foram: 1) análise documental curricular nacional e municipal sobre os espaços na educação infantil; 2) identificação do contexto de atendimento dessa etapa em Porto Alegre e da origem e concepção dos Jardins de Praça nessa cidade; 3) levantamento bibliográfico sobre o espaço como elemento curricular; 4) observação e registro fotográfico em três escolas jardins de praça e 5) entrevista semi-estruturada com Professoras e Direções das Escolas observadas e com Assessora da mantenedora. A revisão bibliográfica aponta a importância da brincadeira “na rua” para as crianças moradoras de grandes centros urbanos (BROWN, 2006). O espaço é considerado como uma “estrutura de oportunidades” que podem ser “estimulantes” ou “limitantes” (ZABALZA apud FORNEIRO, 2008) e ele deve ser composto de vários lugares (BRUNER, 2013). Os muros e o entorno da Escola também devem ser considerados como transmissores de mensagens da cidade para as crianças (FERNANDES e ELALI, 2008), sendo que nos pátios e nas praças existem oportunidades de aprendizagem tão significativas quanto nos ambientes internos (HORN e GOBATTO, 2015). As análises apontaram, a partir dos dados gerados pelas entrevistas, que existem algumas especificidades e características em atuar nessas Escolas hoje em dia: o espaço físico interno e externo, a localização em meio a uma praça, o atendimento em turno parcial em alguma delas, a concepção histórica desses lugares, a população urbana e não periférica que é atendida nessas Escolas e ainda a quantidade pequena de crianças e famílias que circulam na Escola, comparado a outras da Rede. A pesquisa constatou algumas relações que são estabelecidas com a praça pública em que as Escolas jardins de praça estão situadas, em diferentes compreensões de responsabilidades, interações e usos pelas famílias, comunidade, crianças e Professoras. As análises identificaram quais espaços, brinquedos e recursos estão sendo ofertados nas áreas externas para as crianças, que promovam possibilidades para brincar e interagir de forma espontânea e também em propostas dirigidas pelas Professoras, apontando a função pedagógica que as equipes das Escolas observam nos pátios e praças durante a jornada escolar.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-02-21T02:27:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/152899
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001013576
url http://hdl.handle.net/10183/152899
identifier_str_mv 001013576
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152899/1/001013576.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152899/2/001013576.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 58cc1769db1a07d948d7dc227904e735
ad96017c98f096b72724ea28224b2771
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447189276590080