Desemparedamento das infâncias : possíveis relações com a educação física escolar e a educação infantil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/240173 |
Resumo: | Na cultura dos povos indígenas, as crianças são responsáveis por sua socialização, na medida em que participam da vida social: elas têm a habilidade de processar tudo à sua volta, o dito e o não dito, o explícito e o velado, o entendido e o subentendido. Retirá-las do convívio social, resguardando-as tão somente em “espaços infantis”, geralmente fechados e com pouco ou quase nenhum contato com a natureza - que é o que fazemos nos espaços de Educação Infantil -, é também uma forma de retirar das crianças sua autonomia frente à própria educação. Diante desta desconexão entre Infâncias, Educação Infantil e Natureza, o presente estudo se constituiu a partir da seguinte questão-problema: Como a Educação Física escolar pode colaborar no processo de desemparadamento das infâncias na Educação Infantil e qual a sua contribuição na relação criança-natureza? Como objetivos, este trabalho procurou, além de compreender o questionamento da questão-problema, compreender como organizar os espaços pedagógicos da escola para possibilitar o desemparadamento das infâncias e quais possibilidades metodológicas (materiais/tempos/projetos) podem contribuir na relação criança- natureza. Além disso, se propôs a mapear as escolas de Educação Infantil da cidade de Porto Alegre/RS que se aproximam das perspectivas educativas que desencorajam o emparedamento das infâncias e procuram aproximações nas relações criança-natureza. Trata-se de uma investigação caracterizada como pesquisa exploratória qualitativa descritiva, com ênfase na revisão de literatura sobre a temática estudada e na análise dos sites e redes sociais (Facebook e Instagram) das escolas de Educação Infantil mapeadas, bem como do conhecimento desses espaços e respectivas conversas e diálogos com as sujeitas-colaboradoras e os sujeitos-colaboradores de cada escola do mapeamento. Para a obtenção de informações foram utilizados os seguintes procedimentos: Observação Participante do dia da visita às escolas do mapeamento; Diário de Campo; Diálogo com as sujeitas-colaboradoras e os sujeitos-colaboradores da pesquisa; e Análise dos seguintes Documentos: documentos normativos, orientadores e de diretrizes da Educação Infantil no Brasil, bem como sites e redes socias (Facebook e Instagram) das escolas do mapeamento. Os principais resultados constituíram três categorias de análise: (a) mapeamento inicial das escolas de Educação Infantil na cidade de Porto Alegre/RS e cidades próximas de grande Porto Alegre/RS que se aproximam do entendimento de educação a partir do desemparedamento das infâncias; (b) descrição do contato com as escolas do mapeamento; e (c) reflexões sobre as conexões entre o desemparedamento das infâncias, a Educação Infantil e a Educação Física. Destaco que a Educação Física precisa ser decolonizada, entendendo as crianças como seres humanos que são em sua máxima plenitude, ou seja, sujeitas e sujeitos produtoras e produtores de cultura e de conhecimento histórico e socialmente contextualizados, priorizando, para tanto, experiências educativas em contato com a natureza, onde as crianças possam investigar o mundo, brincar, interagir, movimentar-se livremente e criar. |
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