Brincar e aprender com e na natureza: a perspectiva do desemparedamento da infância na Educação Infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Fernanda
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15270
Resumo: The present work has as general objective to present the separation of childhood as an important instrument in the promotion of school practices that address the child-nature relationship in early childhood education. The concept of desemparedamento refers to the term coined by Léa Tiriba and can be defined initially as a proposal to carry out school experiences in external spaces, outside the classroom. In this sense, documents and publications of the Ministry of Education were analyzed to understand the relevance of external spaces in promoting the integral development of children. The methodology used was that of bibliographic research, in which publications on the topic were surveyed between 2010 and 2020. It was also found that practices and pedagogical planning also need to be taken into account, and not just the available space. Thus, the qualitative research makes it possible to recognize the importance of children's contact with nature, highlighting their rights and respecting their wishes
id SCAR_be527491b4c08040cd670d76b2afb11a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/15270
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Ferreira, FernandaSantos, Maria Walburga doshttp://lattes.cnpq.br/2954227254025696Camargo, Andreia Regina de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/0936098182171676http://lattes.cnpq.br/5103399776594037571acd3c-5147-4e36-906a-7cfa518ccf2a2021-12-03T22:31:45Z2021-12-03T22:31:45Z2021-11-08FERREIRA, Fernanda. Brincar e aprender com e na natureza: a perspectiva do desemparedamento da infância na Educação Infantil. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15270.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15270The present work has as general objective to present the separation of childhood as an important instrument in the promotion of school practices that address the child-nature relationship in early childhood education. The concept of desemparedamento refers to the term coined by Léa Tiriba and can be defined initially as a proposal to carry out school experiences in external spaces, outside the classroom. In this sense, documents and publications of the Ministry of Education were analyzed to understand the relevance of external spaces in promoting the integral development of children. The methodology used was that of bibliographic research, in which publications on the topic were surveyed between 2010 and 2020. It was also found that practices and pedagogical planning also need to be taken into account, and not just the available space. Thus, the qualitative research makes it possible to recognize the importance of children's contact with nature, highlighting their rights and respecting their wishesEl presente trabajo tiene como objetivo general presentar el “desemparedamento” de la infancia como un instrumento importante en la promoción de prácticas escolares que abordan la relación niño-naturaleza en la educación infantil. El concepto de “desemparedamento” hace referencia al término creado por Léa Tiriba y puede definirse inicialmente como una propuesta para llevar a cabo experiencias escolares en espacios externos, fuera del aula. En este sentido, se analizaron documentos y publicaciones del Ministerio de Educación para comprender la relevancia de los espacios externos en la promoción del desarrollo integral de la niñez. La metodología utilizada fue la investigación bibliográfica, en la cual se realizó un levantamiento de publicaciones sobre el tema entre los años 2010 y 2020. Además de esto, se encontró que también se deben tener en cuenta las prácticas y el planeamiento pedagógico, y no solo el espacio disponible. Por fin, la investigación permite reconocer la importancia del contacto de los niños con la naturaleza, destacando su derecho y respetando sus deseos.O presente trabalho tem como objetivo geral apresentar o desemparedamento da infância como um importante instrumento na promoção de práticas escolares que abordam a relação criança-natureza na educação infantil. O conceito de desemparedamento se refere ao termo cunhado por Léa Tiriba e pode ser definido inicialmente como uma proposta de realizar vivências escolares nos espaços externos, fora da sala de aula. Nesse sentido, foram analisados documentos e publicações do Ministério da Educação para compreender a relevância dos espaços externos na promoção do desenvolvimento integral da criança. A metodologia empregada foi a da pesquisa bibliográfica, na qual foi realizado o levantamento das publicações referentes ao tema entre os anos de 2010 e 2020. Verificou-se, ainda, que que as práticas e o planejamento pedagógico também precisam ser levados em consideração, e não somente o espaço disponível. Com isso, a pesquisa de cunho qualitativo possibilita reconhecer a importância do contato das crianças com a natureza, evidenciando seu direito e respeitando suas vontades.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus SorocabaPedagogia - PedL-SoUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessDesemparedamentoInfânciaEducação infantilChildhoodChild educationInfanciaEducación infantilCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOBrincar e aprender com e na natureza: a perspectiva do desemparedamento da infância na Educação InfantilPlaying and lerning with and nature: the perspective of desemparedamento childhood in early childhood educationJugar y aprender con y en la naturaleza: la perspectiva de desemparedamento de la infancia en la educación de la primera infanciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis6006002f0046ef-3a9b-4074-9094-de7c4d571a1breponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINAL[Fernanda Ferreira] TCC - Versão final.pdf[Fernanda Ferreira] TCC - Versão final.pdfTrabalho de conclusão de curso completo Pedagogia - Sorocaba - Fernanda Ferreira 2021application/pdf1254302https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15270/1/%5bFernanda%20Ferreira%5d%20%20TCC%20-%20Vers%c3%a3o%20final.pdf69c63dacb4577b02ffc8eda402d60ddfMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15270/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52TEXT[Fernanda Ferreira] TCC - Versão final.pdf.txt[Fernanda Ferreira] TCC - Versão final.pdf.txtExtracted texttext/plain86333https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15270/3/%5bFernanda%20Ferreira%5d%20%20TCC%20-%20Vers%c3%a3o%20final.pdf.txt2b53f33412b674c6ecfcc0391ad2ac11MD53THUMBNAIL[Fernanda Ferreira] TCC - Versão final.pdf.jpg[Fernanda Ferreira] TCC - Versão final.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5914https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15270/4/%5bFernanda%20Ferreira%5d%20%20TCC%20-%20Vers%c3%a3o%20final.pdf.jpg5a74a0da480e103c5b6d10843cf83325MD54ufscar/152702023-09-18 18:32:24.53oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/15270Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:32:24Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Brincar e aprender com e na natureza: a perspectiva do desemparedamento da infância na Educação Infantil
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Playing and lerning with and nature: the perspective of desemparedamento childhood in early childhood education
dc.title.alternative.spa.fl_str_mv Jugar y aprender con y en la naturaleza: la perspectiva de desemparedamento de la infancia en la educación de la primera infancia
title Brincar e aprender com e na natureza: a perspectiva do desemparedamento da infância na Educação Infantil
spellingShingle Brincar e aprender com e na natureza: a perspectiva do desemparedamento da infância na Educação Infantil
Ferreira, Fernanda
Desemparedamento
Infância
Educação infantil
Childhood
Child education
Infancia
Educación infantil
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
title_short Brincar e aprender com e na natureza: a perspectiva do desemparedamento da infância na Educação Infantil
title_full Brincar e aprender com e na natureza: a perspectiva do desemparedamento da infância na Educação Infantil
title_fullStr Brincar e aprender com e na natureza: a perspectiva do desemparedamento da infância na Educação Infantil
title_full_unstemmed Brincar e aprender com e na natureza: a perspectiva do desemparedamento da infância na Educação Infantil
title_sort Brincar e aprender com e na natureza: a perspectiva do desemparedamento da infância na Educação Infantil
author Ferreira, Fernanda
author_facet Ferreira, Fernanda
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5103399776594037
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Fernanda
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Maria Walburga dos
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2954227254025696
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Camargo, Andreia Regina de Oliveira
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0936098182171676
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 571acd3c-5147-4e36-906a-7cfa518ccf2a
contributor_str_mv Santos, Maria Walburga dos
Camargo, Andreia Regina de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Desemparedamento
Infância
Educação infantil
topic Desemparedamento
Infância
Educação infantil
Childhood
Child education
Infancia
Educación infantil
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Childhood
Child education
dc.subject.spa.fl_str_mv Infancia
Educación infantil
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
description The present work has as general objective to present the separation of childhood as an important instrument in the promotion of school practices that address the child-nature relationship in early childhood education. The concept of desemparedamento refers to the term coined by Léa Tiriba and can be defined initially as a proposal to carry out school experiences in external spaces, outside the classroom. In this sense, documents and publications of the Ministry of Education were analyzed to understand the relevance of external spaces in promoting the integral development of children. The methodology used was that of bibliographic research, in which publications on the topic were surveyed between 2010 and 2020. It was also found that practices and pedagogical planning also need to be taken into account, and not just the available space. Thus, the qualitative research makes it possible to recognize the importance of children's contact with nature, highlighting their rights and respecting their wishes
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-12-03T22:31:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-12-03T22:31:45Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-11-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FERREIRA, Fernanda. Brincar e aprender com e na natureza: a perspectiva do desemparedamento da infância na Educação Infantil. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15270.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15270
identifier_str_mv FERREIRA, Fernanda. Brincar e aprender com e na natureza: a perspectiva do desemparedamento da infância na Educação Infantil. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15270.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15270
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
600
dc.relation.authority.fl_str_mv 2f0046ef-3a9b-4074-9094-de7c4d571a1b
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus Sorocaba
Pedagogia - PedL-So
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus Sorocaba
Pedagogia - PedL-So
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15270/1/%5bFernanda%20Ferreira%5d%20%20TCC%20-%20Vers%c3%a3o%20final.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15270/2/license_rdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15270/3/%5bFernanda%20Ferreira%5d%20%20TCC%20-%20Vers%c3%a3o%20final.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15270/4/%5bFernanda%20Ferreira%5d%20%20TCC%20-%20Vers%c3%a3o%20final.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 69c63dacb4577b02ffc8eda402d60ddf
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
2b53f33412b674c6ecfcc0391ad2ac11
5a74a0da480e103c5b6d10843cf83325
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813715640032165888