Operatoriedade cognitiva e experimentação virtual imersiva de Eletricidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/262955 |
Resumo: | Este trabalho empregou a plataforma virtual imersiva 3D OpenSim, para o desenvolvimento de um experimento sobre Eletricidade. A Epistemologia Genética e a teoria da Abstração Reflexionante de Piaget foram o pano de fundo, tanto para o projeto do circuito, quanto para a coleta e análise dos dados. A gravação audiovisual da apliação da entrevista clínica em conjunto com as simulações virtuais, permitiu a coleta de informações comportamentais e de desempenho dos sujeitos. Os dados foram transcritos em protocolos, conforme o Método Clínico e a análise revelou a adequação do uso da teoria de Piaget para a criação de experimentos virtuais imersivos 3D de Eletricidade. Ademais, os sujeitos da pesquisa demonstraram o uso do pensamento formal frente às situações-problema apresentadas pelas simulações computacionais. |
id |
UFRGS-2_5b367ae86a82664543e58e5e767d2579 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262955 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ferreira, Valter AntônioBos, Andréia SolangeTarouco, Liane Margarida RockenbachBecker, Fernando2023-08-01T03:34:06Z20191679-1916http://hdl.handle.net/10183/262955001171807Este trabalho empregou a plataforma virtual imersiva 3D OpenSim, para o desenvolvimento de um experimento sobre Eletricidade. A Epistemologia Genética e a teoria da Abstração Reflexionante de Piaget foram o pano de fundo, tanto para o projeto do circuito, quanto para a coleta e análise dos dados. A gravação audiovisual da apliação da entrevista clínica em conjunto com as simulações virtuais, permitiu a coleta de informações comportamentais e de desempenho dos sujeitos. Os dados foram transcritos em protocolos, conforme o Método Clínico e a análise revelou a adequação do uso da teoria de Piaget para a criação de experimentos virtuais imersivos 3D de Eletricidade. Ademais, os sujeitos da pesquisa demonstraram o uso do pensamento formal frente às situações-problema apresentadas pelas simulações computacionais.This work employed the OpenSim 3D immersive virtual platform for the development of an Electricity experiment. Genetic Epistemology and Piaget's Theory of Reflective Abstraction were the backdrop for both circuit design and data collection and analysis. The audiovisual recording of the clinical interview application in conjunction with the virtual simulations, allowed the collection of behavioral and performance information of the subjects. Data were transcribed into protocols according to the Clinical Method and the analysis revealed the appropriateness of using Piaget's theory for the creation of immersive 3D Electricity experiments. Moreover, the research subjects demonstrated the use of formal thinking in face of problem situations presented by computer simulations.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 17, n. 2 (2019), p. 375-384Tecnologia educacionalLaboratório virtualVirtual Immersive 3D LaboratoryGenetic EpistemologyPhysics TeachingOperatoriedade cognitiva e experimentação virtual imersiva de EletricidadeCognitive operativeity and immersive virtual experimentation of electricity info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001171807.pdf.txt001171807.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262955/2/001171807.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL001171807.pdfTexto completoapplication/pdf3744511http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262955/1/001171807.pdf94d85919bad535769f189e9ad8a709f2MD5110183/2629552023-08-02 03:33:29.576873oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262955Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-02T06:33:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Operatoriedade cognitiva e experimentação virtual imersiva de Eletricidade |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Cognitive operativeity and immersive virtual experimentation of electricity |
title |
Operatoriedade cognitiva e experimentação virtual imersiva de Eletricidade |
spellingShingle |
Operatoriedade cognitiva e experimentação virtual imersiva de Eletricidade Ferreira, Valter Antônio Tecnologia educacional Laboratório virtual Virtual Immersive 3D Laboratory Genetic Epistemology Physics Teaching |
title_short |
Operatoriedade cognitiva e experimentação virtual imersiva de Eletricidade |
title_full |
Operatoriedade cognitiva e experimentação virtual imersiva de Eletricidade |
title_fullStr |
Operatoriedade cognitiva e experimentação virtual imersiva de Eletricidade |
title_full_unstemmed |
Operatoriedade cognitiva e experimentação virtual imersiva de Eletricidade |
title_sort |
Operatoriedade cognitiva e experimentação virtual imersiva de Eletricidade |
author |
Ferreira, Valter Antônio |
author_facet |
Ferreira, Valter Antônio Bos, Andréia Solange Tarouco, Liane Margarida Rockenbach Becker, Fernando |
author_role |
author |
author2 |
Bos, Andréia Solange Tarouco, Liane Margarida Rockenbach Becker, Fernando |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Valter Antônio Bos, Andréia Solange Tarouco, Liane Margarida Rockenbach Becker, Fernando |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia educacional Laboratório virtual |
topic |
Tecnologia educacional Laboratório virtual Virtual Immersive 3D Laboratory Genetic Epistemology Physics Teaching |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Virtual Immersive 3D Laboratory Genetic Epistemology Physics Teaching |
description |
Este trabalho empregou a plataforma virtual imersiva 3D OpenSim, para o desenvolvimento de um experimento sobre Eletricidade. A Epistemologia Genética e a teoria da Abstração Reflexionante de Piaget foram o pano de fundo, tanto para o projeto do circuito, quanto para a coleta e análise dos dados. A gravação audiovisual da apliação da entrevista clínica em conjunto com as simulações virtuais, permitiu a coleta de informações comportamentais e de desempenho dos sujeitos. Os dados foram transcritos em protocolos, conforme o Método Clínico e a análise revelou a adequação do uso da teoria de Piaget para a criação de experimentos virtuais imersivos 3D de Eletricidade. Ademais, os sujeitos da pesquisa demonstraram o uso do pensamento formal frente às situações-problema apresentadas pelas simulações computacionais. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-08-01T03:34:06Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/262955 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1679-1916 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001171807 |
identifier_str_mv |
1679-1916 001171807 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/262955 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 17, n. 2 (2019), p. 375-384 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262955/2/001171807.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262955/1/001171807.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 94d85919bad535769f189e9ad8a709f2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447833746079744 |