Políticas educacionais para crianças de zero a cinco anos : um estudo comparativo entre argentina, Brasil e Uruguai (2001-2014)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bruscato, Andrea Cristiane Maraschin
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Farenzena, Nalú
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/180405
Resumo: O trabalho teve como tema de interesse as Políticas Públicas Educacionais para a Educação Infantil, que vão desde o direito à educação aos processos e relações no planejamento, na gestão e no controle público e social das políticas, fundamentadas nos modos como a sociedade e o Estado reconhecem a infância. A pesquisa assumiu como objetivo geral analisar as políticas públicas educacionais definidas em nível normativo para as crianças entre zero e cinco anos na Argentina, Brasil e Uruguai entre os anos 2001 a 2014. De acordo com o estudo feito, as políticas educacionais brasileiras, argentinas e uruguaias apresentam características similares no que se refere à afirmação da educação como um direito, ao predomínio estatal na prestação do serviço educacional, ao financiamento público e à desigualdade dos resultados educacionais, porém, com variações na organização e gestão dos sistemas educacionais. Por meio do campo metodológico da análise comparada, buscou-se identificar semelhanças e diferenças no marco regulatório das políticas públicas educacionais, e verificar em que medida estava sendo assegurada a educação como direito da criança pequena. Por fim, concluiu-se que os conceitos de infância, criança e cuidados são bastante similares nos três países; que é de responsabilidade do Estado a oferta de instituições de qualidade, o fortalecimento da cobertura obrigatória (4 e 5 anos), a universalização do acesso às crianças de 3 anos, e ampliação de vagas para a faixa etária de zero a dois anos, sem desequilíbrios regionais ou desigualdades sociais.
id UFRGS-2_5b45412d78e7efab5b497fa1493f73c3
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180405
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Bruscato, Andrea Cristiane MaraschinFarenzena, Nalú2018-07-12T02:26:17Z20170102-4248http://hdl.handle.net/10183/180405001067327O trabalho teve como tema de interesse as Políticas Públicas Educacionais para a Educação Infantil, que vão desde o direito à educação aos processos e relações no planejamento, na gestão e no controle público e social das políticas, fundamentadas nos modos como a sociedade e o Estado reconhecem a infância. A pesquisa assumiu como objetivo geral analisar as políticas públicas educacionais definidas em nível normativo para as crianças entre zero e cinco anos na Argentina, Brasil e Uruguai entre os anos 2001 a 2014. De acordo com o estudo feito, as políticas educacionais brasileiras, argentinas e uruguaias apresentam características similares no que se refere à afirmação da educação como um direito, ao predomínio estatal na prestação do serviço educacional, ao financiamento público e à desigualdade dos resultados educacionais, porém, com variações na organização e gestão dos sistemas educacionais. Por meio do campo metodológico da análise comparada, buscou-se identificar semelhanças e diferenças no marco regulatório das políticas públicas educacionais, e verificar em que medida estava sendo assegurada a educação como direito da criança pequena. Por fim, concluiu-se que os conceitos de infância, criança e cuidados são bastante similares nos três países; que é de responsabilidade do Estado a oferta de instituições de qualidade, o fortalecimento da cobertura obrigatória (4 e 5 anos), a universalização do acesso às crianças de 3 anos, e ampliação de vagas para a faixa etária de zero a dois anos, sem desequilíbrios regionais ou desigualdades sociais.The work had as topic of interest the educational public policies for child education, from the right to education to the processes and relations in the planning, management and public and social control over policies, based on the way society and State recognize childhood. The research assumed as a general objective to analyze the educational public policies defined in a normative level for children between zero and five years in Argentina, Brazil and Uruguay from 2000 to 2014. According to the study, Brazilian, Argentinean and Uruguayan educational policies present similarities such as the right to education, the state predominancy in the provision of educational service, public financing and inequality of educational results, but with differences in the organization and management of educational systems. Through the methodological field of comparative analysis, the purpose was to identify similarities and differences in the regulation mark of educational public policies, and to verify in what way the education was being guaranteed as a child’s right. Lastly, the conclusion is that childhood, child and care concepts are very similar in these three countries; that is a State responsability to offer good institutions, the enhancement of obligatory coverage (4 and 5 years), the acces universalization to 3 years old children, and the vacancy amplification for the age group between zero and two years, without regional imbalances or social inequalities.El trabajo tuvo como tema de interés las Políticas Públicas Educativas para la Educación Infantil, que van desde el derecho a la educación hasta los procesos y relaciones en la planificación, gestión y control público y social de las políticas, fundamentadas en el modo que la sociedad y el Estado reconocen la infancia. La investigación asumió como objetivo general analizar las políticas públicas educativas definidas en nivel normativo para los niños entre cero y cinco años en Argentina, Brasil y Uruguay entre los años 2001 hasta 2014. Según el estudio hecho, las políticas educativas brasileñas, argentinas y uruguayas presentan características similares en lo que se refiere a la afirmación de la educación como un derecho, al predomínio estatal en la prestación del servicio educacional, al financiamento público y a la desigualdad de los resultados educacionales, pero con variaciones en la organización y gestión de los sistemas educativos. Por medio del campo metodológico de la análisis comparada, se buscó identificar semejanzas y diferencias en el marco regulatorio de las políticas públicas educativas, y verificar en que medida estaba siendo asegurada la educación como derecho del niño pequeño. Por fin, se concluye que los conceptos de infáncia, niño y cuidados son bastante similares en los tres países; que es de responsabilidad del Estado la oferta de instituciones de qualidad, el fortalecimiento de la cobertura obligatoria (4 y 5 anos), la universalización del acceso a los niños de tres años, y ampliación de plazas para la franja etária de cero a dos años, sin desequilibrios regionales o desigualdades sociales.application/pdfporCadernos de estudos sociais. Recife. Vol. 32, n. 2 (jul./dez. 2017), p. 76-102Políticas públicasEducação infantilPolítica educacionalChild EducationEducational Public PoliciesEducational Comparative StudyBrazilArgentinaUruguayEducación InfantilPolíticas Públicas EducativasEstudio Comparado en EducaciónBrasilArgentinaUruguayPolíticas educacionais para crianças de zero a cinco anos : um estudo comparativo entre argentina, Brasil e Uruguai (2001-2014)Educational policies for children from zero to five years: a comparative study in between argentina, brazil and Uruguay (2001-2014)Políticas educacionales para niños de cero a cinco años : um estudio comparativo entre argentina, brasil y uruguay (2001-2014)info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001067327.pdf001067327.pdfTexto completoapplication/pdf583766http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180405/1/001067327.pdf0c958dc05a46f6ad746177299f11e831MD51TEXT001067327.pdf.txt001067327.pdf.txtExtracted Texttext/plain68428http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180405/2/001067327.pdf.txtb6ce631a325f1d69ade69309d992337eMD5210183/1804052020-11-11 05:13:08.386179oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180405Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-11-11T07:13:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Políticas educacionais para crianças de zero a cinco anos : um estudo comparativo entre argentina, Brasil e Uruguai (2001-2014)
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Educational policies for children from zero to five years: a comparative study in between argentina, brazil and Uruguay (2001-2014)
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Políticas educacionales para niños de cero a cinco años : um estudio comparativo entre argentina, brasil y uruguay (2001-2014)
title Políticas educacionais para crianças de zero a cinco anos : um estudo comparativo entre argentina, Brasil e Uruguai (2001-2014)
spellingShingle Políticas educacionais para crianças de zero a cinco anos : um estudo comparativo entre argentina, Brasil e Uruguai (2001-2014)
Bruscato, Andrea Cristiane Maraschin
Políticas públicas
Educação infantil
Política educacional
Child Education
Educational Public Policies
Educational Comparative Study
Brazil
Argentina
Uruguay
Educación Infantil
Políticas Públicas Educativas
Estudio Comparado en Educación
Brasil
Argentina
Uruguay
title_short Políticas educacionais para crianças de zero a cinco anos : um estudo comparativo entre argentina, Brasil e Uruguai (2001-2014)
title_full Políticas educacionais para crianças de zero a cinco anos : um estudo comparativo entre argentina, Brasil e Uruguai (2001-2014)
title_fullStr Políticas educacionais para crianças de zero a cinco anos : um estudo comparativo entre argentina, Brasil e Uruguai (2001-2014)
title_full_unstemmed Políticas educacionais para crianças de zero a cinco anos : um estudo comparativo entre argentina, Brasil e Uruguai (2001-2014)
title_sort Políticas educacionais para crianças de zero a cinco anos : um estudo comparativo entre argentina, Brasil e Uruguai (2001-2014)
author Bruscato, Andrea Cristiane Maraschin
author_facet Bruscato, Andrea Cristiane Maraschin
Farenzena, Nalú
author_role author
author2 Farenzena, Nalú
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bruscato, Andrea Cristiane Maraschin
Farenzena, Nalú
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas públicas
Educação infantil
Política educacional
topic Políticas públicas
Educação infantil
Política educacional
Child Education
Educational Public Policies
Educational Comparative Study
Brazil
Argentina
Uruguay
Educación Infantil
Políticas Públicas Educativas
Estudio Comparado en Educación
Brasil
Argentina
Uruguay
dc.subject.eng.fl_str_mv Child Education
Educational Public Policies
Educational Comparative Study
Brazil
Argentina
Uruguay
dc.subject.spa.fl_str_mv Educación Infantil
Políticas Públicas Educativas
Estudio Comparado en Educación
Brasil
Argentina
Uruguay
description O trabalho teve como tema de interesse as Políticas Públicas Educacionais para a Educação Infantil, que vão desde o direito à educação aos processos e relações no planejamento, na gestão e no controle público e social das políticas, fundamentadas nos modos como a sociedade e o Estado reconhecem a infância. A pesquisa assumiu como objetivo geral analisar as políticas públicas educacionais definidas em nível normativo para as crianças entre zero e cinco anos na Argentina, Brasil e Uruguai entre os anos 2001 a 2014. De acordo com o estudo feito, as políticas educacionais brasileiras, argentinas e uruguaias apresentam características similares no que se refere à afirmação da educação como um direito, ao predomínio estatal na prestação do serviço educacional, ao financiamento público e à desigualdade dos resultados educacionais, porém, com variações na organização e gestão dos sistemas educacionais. Por meio do campo metodológico da análise comparada, buscou-se identificar semelhanças e diferenças no marco regulatório das políticas públicas educacionais, e verificar em que medida estava sendo assegurada a educação como direito da criança pequena. Por fim, concluiu-se que os conceitos de infância, criança e cuidados são bastante similares nos três países; que é de responsabilidade do Estado a oferta de instituições de qualidade, o fortalecimento da cobertura obrigatória (4 e 5 anos), a universalização do acesso às crianças de 3 anos, e ampliação de vagas para a faixa etária de zero a dois anos, sem desequilíbrios regionais ou desigualdades sociais.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-07-12T02:26:17Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/180405
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0102-4248
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001067327
identifier_str_mv 0102-4248
001067327
url http://hdl.handle.net/10183/180405
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Cadernos de estudos sociais. Recife. Vol. 32, n. 2 (jul./dez. 2017), p. 76-102
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180405/1/001067327.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180405/2/001067327.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 0c958dc05a46f6ad746177299f11e831
b6ce631a325f1d69ade69309d992337e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224946970525696