Notas para um pensamento por imagem : do discurso visual à imagem como queda
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/187257 |
Resumo: | No presente artigo, apresentamos uma reflexão sobre a noção de imagem a partir da fotografia que ficou conhecida como The Falling Man, feita durante o atentado de 11 de setembro de 2001 em Nova Iorque. Essa discussão toma o sistema do imaginário antropológico como uma perspectiva embasadora dos questionamentos acerca da existência de um pensamento por imagem. O texto inicia explorando o alcance da perspectiva do discurso visual e os limites de se tomar a imagem como argumento e chega a apontar para a necessidade de adicionar elementos da teoria da imagem à discussão no caso de fotografias que venham a se tornam elas mesmas um acontecimento. |
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De Carli, Anelise AngeliMartins, Ana Tais2018-12-19T04:07:58Z20181516-6082http://hdl.handle.net/10183/187257001082400No presente artigo, apresentamos uma reflexão sobre a noção de imagem a partir da fotografia que ficou conhecida como The Falling Man, feita durante o atentado de 11 de setembro de 2001 em Nova Iorque. Essa discussão toma o sistema do imaginário antropológico como uma perspectiva embasadora dos questionamentos acerca da existência de um pensamento por imagem. O texto inicia explorando o alcance da perspectiva do discurso visual e os limites de se tomar a imagem como argumento e chega a apontar para a necessidade de adicionar elementos da teoria da imagem à discussão no caso de fotografias que venham a se tornam elas mesmas um acontecimento.This paper presents a discussion on the notion of image starting with the photograph that became known as The Falling Man, made during the 9/11 attack in New York. This reflection takes the system of the anthropological imaginary as an underlying perspective of the questions about the existence of a thought by image. The text begins by exploring the scope of the perspective of visual discourse and the limits of taking the image as an argument and arrives to point the need to add elements of image theory to discussion in the case of photographs that will become themselves an event.application/pdfporÍcone : revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Recife. Vol. 16, n. 2 (2018), p. 225–239ImaginárioSemióticaFotografiaImageImaginarySymbolic imaginationPhotographyAesthetic experienceNotas para um pensamento por imagem : do discurso visual à imagem como quedaNotes on a thought by image: from visual discourse to the image as fallinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001082400.pdf.txt001082400.pdf.txtExtracted Texttext/plain47281http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187257/2/001082400.pdf.txt4857af6560b5770e866845eb80982adeMD52ORIGINAL001082400.pdfTexto completoapplication/pdf440078http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187257/1/001082400.pdf04a8b43de7d93cc327cb3e3fe96be304MD5110183/1872572021-03-09 04:50:27.247495oai:www.lume.ufrgs.br:10183/187257Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-03-09T07:50:27Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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No presente artigo, apresentamos uma reflexão sobre a noção de imagem a partir da fotografia que ficou conhecida como The Falling Man, feita durante o atentado de 11 de setembro de 2001 em Nova Iorque. Essa discussão toma o sistema do imaginário antropológico como uma perspectiva embasadora dos questionamentos acerca da existência de um pensamento por imagem. O texto inicia explorando o alcance da perspectiva do discurso visual e os limites de se tomar a imagem como argumento e chega a apontar para a necessidade de adicionar elementos da teoria da imagem à discussão no caso de fotografias que venham a se tornam elas mesmas um acontecimento. |
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