Percepções e atitudes dos consumidores finais sobre a comercialização de bebidas energéticas em novos canais de distribuição
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/111953 |
Resumo: | Em um contexto de grande crescimento da categoria de bebidas energéticas percebe-se uma necessidade, por parte dos fabricantes destes produtos, de entender de forma mais profunda a realidade dos canais de distribuição utilizados pelos mesmos, gerando vantagem competitiva através da análise dos modelos de distribuição e da criação de estratégias específicas para aperfeiçoamento deles. O presente estudo fez uso de uma pesquisa exploratória, baseada em entrevistas em profundidade e observação direta, com o objetivo de identificar novos canais de distribuição, analisando-os sob a ótica do consumidor final. Além disso, também se buscou, nestes mesmos consumidores, analisar suas percepções e atitudes em relação aos novos canais identificados, almejando desenvolver os novos canais de distribuição em alicerces projetados pelo comportamento do consumidor. Os resultados mostraram que há, de forma geral, uma convergência de idéias não apenas em relação a opções de novos canais de distribuição mas também às atitudes e percepções dos consumidores em acerca destes canais. Os potenciais novos canais de distribuição, identificados no trabalho, foram sedes de empresas, bancas de revistas e academias. Considerando atitudes e percepções, notou-se que os pontos levantados pelos entrevistados foram, em sua maior parte, ratificados através da observação direta. Entre eles, pode-se citar a importância de marca, o posicionamento do produto dentro dos estabelecimentos comerciais e a presença de materiais de divulgação e visibilidade durante a experiência de compra. |
id |
UFRGS-2_5b6b02731d9ea20a7703cbc8fb3f085e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/111953 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Frasca, Fernando MaffeiSantos, Cristiane Pizzutti dos2015-03-12T01:58:09Z2014http://hdl.handle.net/10183/111953000947989Em um contexto de grande crescimento da categoria de bebidas energéticas percebe-se uma necessidade, por parte dos fabricantes destes produtos, de entender de forma mais profunda a realidade dos canais de distribuição utilizados pelos mesmos, gerando vantagem competitiva através da análise dos modelos de distribuição e da criação de estratégias específicas para aperfeiçoamento deles. O presente estudo fez uso de uma pesquisa exploratória, baseada em entrevistas em profundidade e observação direta, com o objetivo de identificar novos canais de distribuição, analisando-os sob a ótica do consumidor final. Além disso, também se buscou, nestes mesmos consumidores, analisar suas percepções e atitudes em relação aos novos canais identificados, almejando desenvolver os novos canais de distribuição em alicerces projetados pelo comportamento do consumidor. Os resultados mostraram que há, de forma geral, uma convergência de idéias não apenas em relação a opções de novos canais de distribuição mas também às atitudes e percepções dos consumidores em acerca destes canais. Os potenciais novos canais de distribuição, identificados no trabalho, foram sedes de empresas, bancas de revistas e academias. Considerando atitudes e percepções, notou-se que os pontos levantados pelos entrevistados foram, em sua maior parte, ratificados através da observação direta. Entre eles, pode-se citar a importância de marca, o posicionamento do produto dentro dos estabelecimentos comerciais e a presença de materiais de divulgação e visibilidade durante a experiência de compra.application/pdfporCanais de distribuiçãoHábitos de consumoComportamento do consumidorPercepções e atitudes dos consumidores finais sobre a comercialização de bebidas energéticas em novos canais de distribuiçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2014/1Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000947989.pdf000947989.pdfTexto completoapplication/pdf479034http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/111953/1/000947989.pdfb6d514ae87d8c69359a98485f3c19258MD51TEXT000947989.pdf.txt000947989.pdf.txtExtracted Texttext/plain103603http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/111953/2/000947989.pdf.txtfc05ed0f3df69aa99f3fbb028a349c38MD52THUMBNAIL000947989.pdf.jpg000947989.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1206http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/111953/3/000947989.pdf.jpgb9e62db5faa74223adfcb327cead180eMD5310183/1119532019-06-07 02:35:45.576338oai:www.lume.ufrgs.br:10183/111953Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-06-07T05:35:45Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Percepções e atitudes dos consumidores finais sobre a comercialização de bebidas energéticas em novos canais de distribuição |
title |
Percepções e atitudes dos consumidores finais sobre a comercialização de bebidas energéticas em novos canais de distribuição |
spellingShingle |
Percepções e atitudes dos consumidores finais sobre a comercialização de bebidas energéticas em novos canais de distribuição Frasca, Fernando Maffei Canais de distribuição Hábitos de consumo Comportamento do consumidor |
title_short |
Percepções e atitudes dos consumidores finais sobre a comercialização de bebidas energéticas em novos canais de distribuição |
title_full |
Percepções e atitudes dos consumidores finais sobre a comercialização de bebidas energéticas em novos canais de distribuição |
title_fullStr |
Percepções e atitudes dos consumidores finais sobre a comercialização de bebidas energéticas em novos canais de distribuição |
title_full_unstemmed |
Percepções e atitudes dos consumidores finais sobre a comercialização de bebidas energéticas em novos canais de distribuição |
title_sort |
Percepções e atitudes dos consumidores finais sobre a comercialização de bebidas energéticas em novos canais de distribuição |
author |
Frasca, Fernando Maffei |
author_facet |
Frasca, Fernando Maffei |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Frasca, Fernando Maffei |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santos, Cristiane Pizzutti dos |
contributor_str_mv |
Santos, Cristiane Pizzutti dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Canais de distribuição Hábitos de consumo Comportamento do consumidor |
topic |
Canais de distribuição Hábitos de consumo Comportamento do consumidor |
description |
Em um contexto de grande crescimento da categoria de bebidas energéticas percebe-se uma necessidade, por parte dos fabricantes destes produtos, de entender de forma mais profunda a realidade dos canais de distribuição utilizados pelos mesmos, gerando vantagem competitiva através da análise dos modelos de distribuição e da criação de estratégias específicas para aperfeiçoamento deles. O presente estudo fez uso de uma pesquisa exploratória, baseada em entrevistas em profundidade e observação direta, com o objetivo de identificar novos canais de distribuição, analisando-os sob a ótica do consumidor final. Além disso, também se buscou, nestes mesmos consumidores, analisar suas percepções e atitudes em relação aos novos canais identificados, almejando desenvolver os novos canais de distribuição em alicerces projetados pelo comportamento do consumidor. Os resultados mostraram que há, de forma geral, uma convergência de idéias não apenas em relação a opções de novos canais de distribuição mas também às atitudes e percepções dos consumidores em acerca destes canais. Os potenciais novos canais de distribuição, identificados no trabalho, foram sedes de empresas, bancas de revistas e academias. Considerando atitudes e percepções, notou-se que os pontos levantados pelos entrevistados foram, em sua maior parte, ratificados através da observação direta. Entre eles, pode-se citar a importância de marca, o posicionamento do produto dentro dos estabelecimentos comerciais e a presença de materiais de divulgação e visibilidade durante a experiência de compra. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-03-12T01:58:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/111953 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000947989 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/111953 |
identifier_str_mv |
000947989 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/111953/1/000947989.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/111953/2/000947989.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/111953/3/000947989.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b6d514ae87d8c69359a98485f3c19258 fc05ed0f3df69aa99f3fbb028a349c38 b9e62db5faa74223adfcb327cead180e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447142775390208 |